terça-feira, 27 de outubro de 2009

Autonomia continua a dividir PS de Sócrates e PSD de Jardim

Só Cavaco é que fez aparecer as Regiões Autónomas, na tomada de posse do XVIII Governo do País, através do seu discurso.

De Sócrates, nem uma referência, e nenhuma palavra.


E da Madeira ninguém do Governo se dignou a estar presente.


Pelos vistos o contencioso e a guerra entre Lisboa e o Funchal vai continuar!


Quem perde?


A Madeira!...

Foto: DN-Lisboa

Tomada de Posse em Câmara de Lobos

Ontem foi dia de tomada de posse em Câmara de Lobos, foi o primeiro Município a dar posse aos novos Autarcas da Assembleia Municipal e da Câmara.

Como sabem, fui um dos que tomou posse como vereador, sendo que também estive presente para ouvir o discurso desenquadrado do reconduzido Presidente da Câmara, Arlindo Gomes.


Digo desenquadrado, porque assisti ao discurso de um Autarca, que pelos vistos não percebeu nada do que lhe terá acontecido no dia 11 de Outubro, onde perdeu dois vereadores, perdeu muitos mandatos na AMCL e até perdeu a maioria na Assembleia de Freguesia do Estreito de Cª Lobos, de onde o homem é natural, para não falar do número de votos perdidos no computo geral.


Continua autista, sem perceber que o problema é ele próprio, as suas atitudes e a sua estratégia. Só não perde as eleições porque o seu mandato é apadrinhado pelo AJJ, caso contrário aposto que perderia as eleições.


O seu discurso de ontem é o exemplo mais recente, do que foram estes últimos 8 anos da governação de Arlindo Gomes. Continua ressabiado com o mundo, continua a manter um rumo que o Povo já lhe deu a entender estar errado, continua apostar em prioridades erradas e que colocam em risco o futuro do concelho.


Arlindo Gomes, perdeu mais de metade do seu tempo a mandar recados e a responder provocações, já veiculadas na comunicação social a certos políticos, cometendo com isso o erro de dar importância a factos que pelos vistos o deixam preocupado. E que nos deixa agora também muito preocupados. Pior, coloca acima dos problemas e anseios dos Câmara-lobenses, guerrinhas estéreis e pessoais, subvertendo as prioridades, já no primeiro dia do seu mandato.


Meteu tudo e todos no mesmo saco. Atacou tudo o que mexeu nestas eleições, rotulando-os de difamadores e de outras tantas coisas. Mas enfia o barrete quem quer! Eu sei que fiz uma campanha digna, sem ofensas, nem difamações. Todos sabem que fiz uma campanha de alternativa e de propostas e o resultado esta ai, conseguimos os nossos objectivos.


Estou a espera da marcação da primeira e seguintes reuniões para iniciar um trabalho sério e responsável em prol dos Câmara-lobenses. As nossas propostas continuam validas e tudo faremos para que lhes sejam reconhecidas qualidades e possam ser aplicadas e assumidas em benefício de todo o Concelho.


Tudo o resto é mera perca de tempo que não interessa dar importância.


Ao Arlindo e ao Isidoro, apenas dizer-lhes que a campanha acabou e que importa trabalhar!!!...



Imagem: DN-Madeira

O Partido Socialista da Madeira

Julgo que ninguém tem estado indiferente ao que se vai passando no já partido PS - Madeira. Refiro-me as constantes guerras internas, que agora voltaram a ter uma intensidade considerável, por causa da sucessão ao carismático João Carlos Gouveia, que até ao último dia de apresentação de candidaturas, poderá ser também ou não, novamente candidato. Sabemos que o homem é "menino" para isso e muito mais!!!...
Mas por enquanto são conhecidas apenas duas candidaturas a liderança, velhos conhecidos de todos nós. Jacinto Serrão e o Vítor Freitas.
Pela blogosfera socialista, tenho lido muitos textos divertidissimos, que comparados ao tal livreco do Saramago são de longe mais interessantes!...
Acho incrível o que estes senhores escrevem. É julgo eu, algo único no contexto nacional, nem sequer comparável as criticas já feitas em contextos diferentes (claro!), por Soares, Seguro ou até pelo Alegre, em relação aos seus pares. Mas de longe muito mais duro.
Eu e muitos outros madeirenses vamo-nos divertindo com este espectáculo todo!!!...
Relativamente aos candidatos, apenas referir que em termos políticos são mais do mesmo, mais do passado perdedor do PS-M. E mais! Estes senhores não se livram (nenhum), do rotulo de anti-autonomistas, tudo por causa das suas posições relativamente aos atropelos socialistas, vindos do Continente e da governação de José Sócrates, do qual ambos são cúmplices. Eu ao contrário do que por ai já foi escrito, considero que não há só uma candidatura que serve os interesses de Jardim, são as duas. Ou alguém tem duvidas que algum destes senhores não permitem ao PSD, arranjar argumentos para os derrotar em eleições?!... Bom! Se isto é o melhor que o PS tem para dar aos Madeirenses, teremos em 2011 com certezas verdadeiras mudanças políticas. O PS continuará a cair e a ser cada vez mais pequeno, enquanto outros Partidos, nomeadamente o CDS vão continuar a crescer e a tornar-se na verdadeira alternativa ao PSD.
Com estes condicionantes todos, com estas polémicas corrosivas todas, querem estes senhores apresentar-se como verdadeira alternativa política? Acho que nem eles acreditam serem capazes!...

O tal novo livro de Saramago: "Caim"

Como já o expressei anteriormente, não sou leitor de Saramago e o pouco que li, não me disse nada. Eu ao contrário de outros não considero que seja um grande escritor.

Alias, nem as suas opções políticas, nem as suas criticas sociais e até culturais, alguma vez me aqueceram ou arrefeceram!...


Tenho é pena que ainda alguém, nomeadamente na Igreja Católica Portuguesa lhe dêem corda. Será que ainda não perceberam que o homem quer é publicidade para vender mais um dos seus livrecos?!!...

Foto: Público

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Arq. Carrilho da Graça projecta ponte pedonal em versão "top model"

No Jornal de Notícias de hoje é também publicada uma notícia que nos dá a conhecer a nova ponte pedonal da Covilhã, travessia sobre a Ribeira da Carpinteira que faz parte do plano de mobilidade da Covilhã e passa a ser uma das pontes pedonais mais altas do país: chega aos 52 metros de altura, o equivalente a um edifício de 17 andares. De referir também que em vez ligar a direito as duas encostas (duas zonas urbanas da cidade), a ponte com 220 metros de extensão serpenteia o vale, seguindo o perfil recortado.

Fica aqui também o link sobre mais este interessante projecto do arq. Carrilho da Graça.

Governo de Sócrates toma posse hoje

Hoje toma posse o XVIII Governo Constitucional, liderado mais uma vez pelo Eng. José Sócrates, governo este que ao contrário do anterior terá de governar sem maioria absoluta.

Algumas mudanças no elenco governativo já são conhecidas, mas como o refere o Adolfo Mesquita Nunes, são mudanças para tentar fazer chegar ao fim, um Governo minoritário, não habituado a dialogar. Sinceramente acho que dentro de 2 anos vamos estar novamente em eleições!...


Já agora deixo aqui o texto acima referido, intitulado: «O núcleo duro de José Sócrates», publicado hoje, no Jornal "i":


A composição do governo deve ser analisada olhando para quem ficou, para quem foi promovido e para quem (não) entrou. Quanto a quem ficou, basta atentar nos sete primeiros lugares da hierarquia do governo para perceber que José Sócrates resistiu a alterar o carácter político dos principais ministérios. Quanto às promoções, foram apenas duas e ambas têm um fortíssimo cunho político: Jorge Lacão e João Tiago Silveira.


Quanto às entradas, todas elas vão ocupar ministérios colocados na base da hierarquia do governo. Mas há uma excepção. E ela explica-se politicamente e por si: Alberto Martins, que vai ocupar uma das pastas de topo.


Os novos nomes provêm do politicamente pouco arriscado universo da administração (Ambiente, Cultura, Agricultura e, em parte, Educação). As únicas entradas que fogem a este universo são as de Maria Helena André e António Mendonça. Temos por isso um governo que, com excepção destes dois nomes, não oferece qualquer abertura. Pelo contrário, o governo está centrado no politicamente estabelecido núcleo duro de José Sócrates e amparado por nomes de quadros intermédios da Administração.


Trata-se, afinal de contas, de um governo fortemente apostado em sobreviver a uma maioria relativa (algo só possível com a saída de Santos Silva dos Assuntos Parlamentares). Veremos se a aposta é igualmente forte no cumprimento dos compromissos eleitorais.


sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Câmara de Lobos e o Arranjo Urbanístico das Salinas do Arq. Paulo David












Hoje como referi, Câmara de Lobos assinala o seu 174º aniversário. Ficam aqui fotos minhas de uma obra que fala de Câmara de Lobos fora da Madeira, nomeadamente nos meios académicos ligados a arquitectura. Esta obra do arquitecto Paulo David é uma espécie de cartão de visita de um Concelho que até na arquitectura pode marcar a diferença. É mais um caminho!...

Vejam as imagens.


Câmara de Lobos assinala hoje o seu 174º aniversário

Como não podia deixar de ser estive também presente na Sessão Solene que aconteceu hoje no inicio da tarde, comemorativa dos 174º aniversário do Município.

Aproveito aqui também para endereçar a todos os Câmara-lobenses sinceras palavras de esperança, num futuro que acredito poderá ser melhor para todos, tendo em conta os últimos resultados eleitorais das eleições Autárquicas para o Concelho.


Tal como o referi na Campanha, Câmara de Lobos tem tudo para ser um Concelho com futuro. Acredito que com trabalho e com um rumo certo é possível gerar riqueza e postos de trabalho, bastando para tal que TODOS, nos empenhemos para que Câmara de Lobos seja um Município virado para o Turismo. Não falta nada! Existem as belezas naturais, tradições, gastronomia e acima de tudo a massa humana única, maioritariamente jovem, que julgo empenhar-se-à para que este Concelho seja atractivo para quem reside e para quem o queira visitar. Este é o principal desafio a vencer para combater a pobreza e o desemprego ainda existente que tudo trava neste belo Concelho.


Pela nossa parte tudo faremos para que este objectivo estratégico possa vingar, tudo também farei com os meus colegas de Partido eleitos para ajudar a resolver responsavelmente os problemas deste Concelho. Não esqueceremos as nossas promessas e o nosso empenho será o máximo, vão ver!


Como no passado não nos deixaremos amedrontar por ninguém. O nosso caminho esta traçado.


Queremos lá saber das magoas e dores de alma de quem andou oito anos a virar a cara aos munícipes. Os resultados espelham bem o descontentamento das pessoas com esta forma de estar, por isso não deveriam estar surpreendidos com os resultados e muito menos aborrecidos com o Povo.


O nosso projecto político é conhecido pela grande maioria das pessoas de Câmara de Lobos, pelo que com responsabilidade seremos Oposição responsável, com visão aprofundada do que é verdadeiramente necessário e não a oposição que pelos vistos alguns vão querer continuar a desempenhar, do mero remendo, da varandinha por pintar, do lixo que ficou por varrer, etc, etc... que foram ao longo de anos. Nós estaremos para aprofundar o papel da Oposição, problemas verdadeiramente sérios afligem os Câmara-lobenses e não podemos defrauda-los. O sinal do Povo foi dado, cumpre-nos a nós entende-lo. Faremos o nosso melhor!..


Hoje é dia de festa, pelo que o resto até a tomada de posse pode esperar.


Parabéns a Câmara de Lobos e as suas gentes!...

Álvaro Siza recebeu titulo de membro honorário da Ordem dos Arquitectos

Na passada quarta-feira dia 14, tive o privilegio de assistir a homenagem prestada pela Ordem dos Arquitectos ao Arq. Siza Vieira. Tive a sorte de poder lá estar após ter cumprido com os meus compromissos académicos que me obrigaram a uma deslocação "relâmpago" a Lisboa.

Nunca tinha assistido a uma conferência deste grande Mestre da Arquitectura Portuguesa, que desta vez brindou os presentes com uma apresentação de algumas das suas obras centradas no tema dos arranjos exteriores. Simplesmente fantástico!...


Depois logo que seja possível vou colocar algumas fotografias desse acto que teve lugar no Pavilhão de Portugal, obra do qual Siza também é autor, organizado como já referi pela OA.


Fica aqui a notícia divulgada pela Associação casa da Arquitectura sobre este acontecimento:


ÁLVARO SIZA RECEBEU TÍTULO DE MEMBRO HONORÁRIO DA ORDEM DOS ARQUITECTOS

O arquitecto Álvaro Siza recebeu ontem o título de Membro Honorário da Ordem dos Arquitectos (OA) durante uma homenagem, em Lisboa, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Arquitectura 2009.


À cerimónia realizada no Pavilhão de Portugal do Parque das Nações, seguiu-se uma conferência e a apresentação do último livro do homenageado, intitulado "01 Textos", publicado pela editora Civilização, que reúne 153 textos, alguns inéditos, com organização e prefácio de Carlos Campos Morais.


O título foi outorgado a Álvaro Siza Vieira "em homenagem ao notável contributo para a afirmação e dignificação da Arquitectura e da profissão em Portugal e no Mundo", referiu a Ordem dos Arquitectos.

Estou de volta!...

Passados estes dias em que foi necessário reorganizar a minha vida após semanas de intensa luta política, que me obrigou a deixar outras coisas em "banho maria", começa a haver tempo e disponibilidade para continuar a escrever neste meu blog.
Muito tenho por organizar e fazer, mas vou tentar aos poucos e poucos voltar a escrever sobre o que gosto. As eleições já acabaram e com isso a prioridade para assuntos de ordem político também deixarão de ter o peso que nestes últimos meses tiveram. Vou novamente a falar e muito de arquitectura e de tantas outras coisas, que são muito importantes para mim.
Vamos a isso!...

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Conseguimos!...

Contados os votos os resultados falam por si. Acreditamos e conseguimos!...

O CDS, consegue pela primeira vez (julgo eu), um vereador na Câmara, duplica a sua representação na Assembleia Municipal, duplica a sua representação na Assembleia de Freguesia do Estreito de Cª Lobos, quase conseguíamos duplicar a nossa representação na Assembleia de Freguesia de Cª Lobos e elegemos um representante na Quinta Grande, para além de consolidar a nossa votação acima dos 1600 votos, portanto 10% do eleitorado, subindo também fortemente no Curral e no Jardim da Serra.


Como era espectável, estas eleições foram muito complicadas no Concelho de Câmara de Lobos. Para além de termos um PSD que domina praticamente tudo o que mexe na sociedade civil, que fez a par do PS, uma campanha fortíssima, que até trouxeram artistas pimbas, tínhamos também em jogo a sobrevivência política de um líder Partidário, neste caso do MPT, liderado pelo João Isidoro, que como se viu só por si valeu, o que noutras eleições este Partido não conseguiu obter.


Além disto, temos o efeito Coelho (PND), que não atingindo o seu objectivo de ser eleito vereador, também contribuiu para a dispersão de votos que no final de contas prejudicou ao PSD, ao próprio PS e até a CDU. Que na minha opinião são os grandes derrotados da jornada eleitoral.


Para mim é muito positivo também, ver que nos próximos 4 anos o PSD será obrigado a dialogar com as restantes forças políticas eleitas, visto que o eleitorado forçou esta situação. Embora o PSD tenha a maioria na Câmara, este 4, 1, 1, 1 e a perca da maioria na Assembleia de Freguesia do Estreito, determina que o bom senso e a responsabilidade em beneficio das pessoas esteja acima dos interesses Partidários. Pela nossa parte esperamos para ver com sentido de responsabilidade.


Quero finalmente endereçar a todos os eleitos as minhas felicitações e agradecer os inúmeros telefonemas, sms, e-mail e até os post de alguns bloguistas regionais. Muito obrigado a todos!...


Cá estaremos para esta nova etapa, prontos para continuar a trabalhar por Câmara de Lobos.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

"Continuar por Câmara de Lobos": A campanha chegou ao fim.

Faltando poucos minutos para o fecho de mais esta campanha eleitoral com vista as Eleições Autárquicas, queria apenas fazer uns agradecimentos e um pequena reflexão para partilhar.

Começo pelos agradecimentos a todos aqueles que comigo estiveram no terreno a dar a conhecer as nossas propostas e a todos aqueles que envolveram-se na colocação também dos cartazes e na feitura do nosso Manifesto Eleitoral. Não menos importantes são também os meus colegas candidatos que sempre que puderam estiveram também na rua a trabalhar por este projecto. Todos sem excepção empenharam-se para divulgar as nossas ideias. Muito Obrigado a todos!


Como sabem o CDS já no âmbito das eleições legislativas tinha feito uma opção que julgo sensata de não gastar dinheiro desnecessário nas campanhas eleitorais. Nós também fizemos em Cª Lobos o mesmo. Ao contrário do PSD e do PS, que gastaram rios de dinheiro, num Concelho com tremendos problemas sociais e de pobreza, fizemos uma campanha com poucos brindes, apostando sim em fazer um bom manifesto eleitoral, onde as nossas propostas fossem claras e perceptíveis por qualquer cidadão. O nosso principal objectivo nestas eleições sempre foi o de mostrar as mais valias do nosso projecto político e isso acho que conseguimos.


Fizemos uma campanha não de "pimbas", mas sim do porta a porta, ouvindo as pessoas, os seus problemas e o que estes acham do que tem sido feito em Câmara de Lobos, ao longo destes últimos anos, para além dos seus anseios. Todos ganhamos, porque apreendemos uns com os outros. Conheci um pouco mais do Concelho e os cidadãos, acho também ficaram a conhecer melhor as opções que lhes são apresentadas nestas eleições, nomeadamente a nossa.


Pela minha parte, embora cansado fisicamente de horas e horas em campanha, estou satisfeito pela campanha elevada e digna que fizemos.


Agora é tempo de meditar.


Mas uma coisa acho ficou muito clara: "Há cada vez mais pessoas a pensar como nós" em Cª Lobos!...

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Lá está o Quintino a tentar enganar mais uma vez o Povo!...

O candidato do PCP a Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Quintino Costa, ensaiou mais uma vez um conjunto de mentiras, que nem ele próprio acredita. A mais recente "tanga" do Quintino é dizer que os restantes Partidos da Oposição na AMCL teriam votado contra a sua Moção de Censura a Arlindo Gomes por estarem ao lado de supostos crimes por este cometidos, nomeadamente no caso da bomba de gasolina do Estreito de Cª Lobos.

Ele sabe que o que se passou não foi assim. De facto o PCP ficou isolado nesta moção de censura, pelo simples facto de não a ter sustentado. Um mero artigo de jornal não é suficiente e ele o sabe, para fazer cair um Executivo Municipal.


A suspeita existiu e continua a existir. Todos temos ouvido falar desta história que liga o ainda Presidente da Câmara a essa bomba de gasolina e de que se calhar por detrás de todo o processo de licenciamento, existam irregularidades ou ilegalidades. Agora é preciso provas para agir. E isso o Quintino Costa não apresentou. Nem foi capaz de solicitar elementos para sustentar a sua moção, nem se preocupou em ver o processo. Não tinha interesse nisso. Só quis na altura como agora, fazer demagogia com um assunto que anda de boca em boca pelo Concelho, sem nenhum sentido de responsabilidade.


De qualquer forma posso garantir ao Quintino Costa, que tal como está previsto no meu Programa, na Vereação pugnarei para garantir boas práticas de ordenamento do território e ambiente, fazendo cumprir com rigor a legislação vigente. Isso ele pode ter a certeza não vou vergar-me como aconteceu com o PS a maioria PSD.


E no caso de surgirem provas que mereçam uma auditoria aos serviços de obras particulares, neste ou noutros casos, garanto que serei um dos primeiros a propor essa auditoria.


Quintino, comece a falar verdade!...

O BE foi ontem a Cª Lobos para dizer um monte de barbaridades

O Candidato do Bloco de Esquerda a Câmara Municipal de Câmara de Lobos, num acto já de desespero político veio a boa maneira de outros Partidos extremistas, dizer um monte de mentiras, demonstrando desconhecer a realidade do Concelho e por outro lado de desconhecer o que nos diversos órgãos autárquicos os diversos Partidos tem feito. Basta lerem as actas da Assembleia Municipal para demonstrar como o Ernesto Ferraz meteu mais uma vez água!...

A acusação de que na oposição todos os Partidos representados na AMCL, nada fizeram é tão absurda que só dá vontade de rir. Estes são mais uns que julgam que o Povo anda a dormir!...


Agora eu e se calhar outros representantes de outros Partidos podemos perguntar ao Ernesto Ferraz, onde andou estes 4 anos? Que propostas fez chegar a Câmara ou a Assembleia Municipal? Quando defendeu os interesses dos Câmara-lobenses na qualidade de cidadão,? Podia faze-lo! Só agora?!!...


E já agora as propostas? Quais? Nada! Zero!...


A 11 de Outubro não se admirem de ver o resultado das legislativas ir pelo ralo abaixo!... O Povo quer gente com propostas sérias e coerentes. O discurso do BE continua o mesmo, igual a de outros extremistas. Dizer mal de todos e nada propor, em Cª Lobos dá zero! Esperem para ver.


segunda-feira, 5 de outubro de 2009

As propostas do CDS para Cª Lobos: Políticas de Segurança e Protecção Civil:

1. Estabeleceremos com o Ministério da Administração Interna, “Contratos Locais de Segurança”, para que a Polícia de Segurança Pública (PSP), possa reequacionar meios e estratégias eficazes na protecção da liberdade e da tranquilidade públicas. As localidades a abranger com estes contratos serão: Curral das Freiras, Estreito de Câmara de Lobos, o Centro da Cidade de Câmara de Lobos e pontos turísticos do Concelho.
2. Tudo faremos para que seja instalada uma esquadra da PSP, no Curral das Freiras e um Posto Policial no Estreito de Câmara de Lobos.
3. Elaborar a Carta de Riscos do Concelho.
4. Regulamentar a defesa das ribeiras e cursos de água do Concelho, alguns bastante poluídos.
5. Implementar uma rede eficiente de bocas-de-incêndio no Concelho.

domingo, 4 de outubro de 2009

«Paulo Portas quer "ter mais vereadores"»

O líder do CDS disse hoje que o partido quer aumentar a representação nas autarquias, apesar de reconhecer que estas eleições são "menos fáceis".

"O nosso objectivo é, com humildade porque estas eleições autárquicas são menos fáceis para nós, aumentar a nossa representação", afirmou Paulo Portas.

O lider centrista, que falava durante uma visita à feira de Aguiar da Beira na companhia da candidata do CDS à câmara local, Emília Bento, acrescentou que quer "espalhar a onda" e "ter mais vereadores".

"O que eu peço às pessoas que já votaram em nós, onde virem o símbolo do CDS voltem a fazê-lo. Aqueles que não acreditavam que era possível chegar aos dois dígitos, aos 10%, e termos o CDS a crescer juntem-se a esta onda que está a crescer e a tornar-se mais forte", apelou.

Entrevista do DN-M ao Paulo Portas

O resultado do último domingo, com a eleição de um deputado pela Madeira, foi uma surpresa?

Para o José Manuel Rodrigues e para mim próprio, não foi. Tínhamos consciência, primeiro, de que havia um crescimento do partido, ao nível nacional, que não era reconhecido nas sondagens. Também sabíamos que as pessoas eram muito sensíveis ao trabalho que tínhamos feito, a favor das PME, de uma redução da carga fiscal, de uma fiscalização a sério do Rendimento Mínimo, de dar prioridade às pensões dos mais velhos, do julgamento rápido dos delinquentes, da autoridade dos professores...

E isso foi suficiente para eleger mais deputados?


Tínhamos consciência de que tudo isso eram valores muito partilhados pelas pessoas e que estávamos a crescer. Acresce, aqui na Madeira, um facto que eu não quero deixar de registar: o José Manuel Rodrigues, não só é uma voz forte e carismática, como apareceu junto do eleitorado como uma voz independente e livre, capaz de aumentar o pluralismo na Madeira, capaz de sair do habitual, ou seja, das polémicas entre o PS e o PSD. É uma voz capaz de defender, com isenção, que o Governo da República tem de cumprir os compromissos com a Região e que os conflitos entre os dois governos não beneficiam a Região.

Foram essas as razões da eleição?


Acho que foi por ter aparecido com esse sentido construtivo, com esse sentido positivo e de serviço às pessoas, que conseguiu esse feito histórico de, 30 anos depois do dr. Cabral Fernandes , conseguirmos ter um deputado na Assembleia da República que será um deputado que vai dar que falar.

Poderá dar que falar se o CDS avançar com as propostas regionais, sobretudo em relação à lei das finanças e à revisão constitucional?


A nossa atitude no parlamento vai ser fiel aos nossos compromissos. Nós somos um partido preocupado com a defesa da autonomia, não acreditamos no centralismo como modo de governar qualquer país e acreditamos na defesa de mais democracia no quadro da autonomia. Apresentaremos, certamente, propostas no quadro da revisão da Constituição e também temos compromissos claros no quadro da revisão da lei das finanças regionais. Nesse caso, como já disse, acho que o Governo da República tem de cumprir os seus compromissos com as Regiões Autónomas.

Até onde acha que poderá ir o alargamento dos poderes das regiões?


Vamos ver, neste momento, ainda não abriu a legislatura, muito menos a comissão de revisão constitucional. Vamos reunir o grupo parlamentar e ainda não abordámos as propostas legislativas que vamos fazer, por isso será preciso esperar umas semanas. O que posso garantir é que as propostas serão autonomistas e de mais democracia dentro dessa autonomia.

No entanto, em relação à lei das finanças regionais, há promessas do CDS, feitas durante a campanha eleitoral. É o que sempre disse: o Governo da República tem de cumprir os compromisso com a Região. Há um conjunto de projectos de interesse comum que podem ser desenvolvidos e podem avançar, caso as instituições assim o decidam.

Entre eles estará o novo hospital da Madeira?


Exactamente, sem dúvida nenhuma que estará no nosso caderno de encargos.

Logo no início, fez referência ao eterno conflito entre a Região e a República, entre Alberto João Jardim e José Sócrates. Essa situação não irá manter-se?


A grande vantagem do reforço do CDS e da presença de José Manuel Rodrigues na Assembleia da República é que as pessoas, que até aqui só podiam abrigar-se de um dos dois lados do conflito, têm uma alternativa. As pessoas sabiam que o PSD-M estava em guerra com o Governo do República e que o PS-M estava a proteger esse Governo. Desta vez, há uma voz livre e independente.

O CDS será um terceira elemento, ou ficará à margem desse conflito?


A posição do CDS é uma grande vantagem e correspondeu, certamente, à vontade da população. Evidentemente que é normal o conflito em política e durante as campanhas eleitorais, o que sucede é que as instituições são instituições e são obrigadas a cooperar, para bem da população. As instituições não são partidos.

Cinco prioridades logo a abrir

O presidente do CDS-PP esteve ontem na Madeira para garantir que, mal o próximo parlamento nacional abra portas, serão cinco as prioridades dos 21 deputados eleitos domingo passado. Primeiro, "redução da carga fiscal sobre as pequenas e médias empresas, a fim de salvar empregos e promover a contratação de novos empregados. Segundo, defender o julgamento rápido, em 48 horas, dos delinquentes apanhados em flagrante delito, de maneira a acabar com o sentimento de impunidade. Em terceiro lugar, "uma fiscalização generalizada do rendimento mínimo, que distinga o que é justo do que é abuso, separar o 'trigo do joio', e em contrapartida encontrar um mecanismo que nunca mais permita que as pensões de 240 ou 200 euros, em vez de subirem, ou fiquem na mesma ou baixam, com esta fórmula que os socialistas arranjaram. Em quarto, que a Assembleia da República tenha uma Comissão de Agricultura e Pescas, sinal da importância dos sectores produtivos. E, em quinto, um novo modelo de avaliação para os professores que seja consensual, justo tal como já está em vigor no ensino particular e cooperativo".

Paulo Portas na Madeira esta semana

Na passada quinta-feira o Presidente do CDS esteve na RAM, para agradecer o resultado obtido nas últimas eleições legislativa.

Para os interessados em saber mais alguns pormenores desta visita fica aqui o link ao DN-Madeira.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

PS em Cª Lobos só agora é que quer resolver os problemas dos Câmara-lobenses?

Mais uma vez o PS em Câmara de Lobos chega tarde e mal, veja-se esta notícia!...

Só ontem na última reunião da AMCL é que apresentaram propostas para atenuar problemas já identificados e discutidos em anos anteriores. Só agora passados quatro anos é que lembraram-se de que tinham uma obrigação para com o Povo!...


Onde andaram estes últimos 4 anos??!...


Porque importa referir por um lado, o PS em Câmara de Lobos para além de ter 4 Deputados Municipais que nada propuseram para resolver os reais e verdadeiros problemas dos Câmara-lobenses, teve também um Vereador que ao longo destes anos só votou ao lado da maioria e até como sabemos veio elogiar o trabalho feito pelo executivo PSD.


Por outro lado quero referir também que fiquei muito espantado com os eleitos do PS, que para além de só trazerem propostas em vésperas de eleições, apresentaram propostas muito semelhantes a aquelas que nós CDS, já tínhamos apresentado e que estes não votaram favoravelmente no passado recente, como foi o caso da Proposta da Taxa Municipal de Direitos de Passagem - TMDP, em que passo a citar a acta da AMCL de 26/09/09, eles tiveram o desplante de referir que "...deveria ser mais cara, porque do ponto de vista legal quem fica mais beneficiado é as empresas..." E agora vieram pedir tal como nós o fizemos no ano passado a sua suspensão!.. O que mudou a final de um ano para cá???...Tenham vergonha!...


E sobre as Taxas de IMI, nem falo!... Demagogicamente foram repetir o que alguns munícipes escreveram em artigos de opinião publicados no DN-M, por estes dias. Porque no passado votaram também contra as nossas propostas de revisão das taxas. E pouco ou nada ligaram ao verdadeiro problema deste imposto que é a questão dos zonamentos, que não enquadram-se com a realidade do Concelho.


É isto que o PS chama de oposição??!...


Bom, então esta na hora de mudar!...


Convido a todos os visitantes deste blog em especial aos Câmara-lobenses que por cá passam para que visitem o Blog do CDS/PP de Câmara de Lobos, para que indo ao arquivo deste possam ver o que foi feito por nós nos órgãos autarquicos do Concelho e ao mesmo tempo possam através também deste link, lerem também o que se passou ao longo dos últimos 4 anos na AMCL, através das suas actas. Nada melhor para mostrar quem verdadeiramente trabalhou.

Última reunião deste mandato da Assembleia Municipal de Câmara de Lobos

Antes de mais quero tal como o fez o ainda Presidente da Câmara, Arlindo Gomes, num artigo de opinião hoje publicado no Diário Cidade, endereçar também uma palavra de apreço pela postura sempre digna de respeito pessoal que existiu nas reuniões da Assembleia Municipal, entre todos os que nela tiveram assento. Desde a mesa, ao seu Presidente, o Dr. Jorge Faria, que não continuará a desempenhar essas funções, aos Deputados Municipais de todas as bancadas e ao Executivo Camarário, que indiferentemente das perspectivas políticas sempre muito divergentes, souberam distinguir a luta política do respeito e considerações pessoais que todos nós merecemos.
Tendo em conta que não sou candidato a esse órgão autarquico, foi também uma reunião de despedida, duma experiência muito importante em termos pessoais. Foi para mim gratificante poder defender os interesses das populações e conhecer ainda mais profundamente a realidade de um Concelho que a muitos anos representa por diversas razões muito para mim. Foi uma outra forma de servir a causa comum e isso enche-me de orgulho, visto que acho ter sido útil para melhorar de certa forma o dia a dia das pessoas deste Concelho.
Muito obrigado!...

Caso dos submarinos

Só agora consegui ler as notícias vindas a público sobre as buscas feitas em quatro escritórios de advogados, por causa do tal caso que envolvem suspeitas de negócios ilícitos envolvendo a aquisição de submarinos no tempo em que Paulo Portas era ministro da Defesa.

Sobre isto quero apenas dizer que acho bem que se façam todas as diligências necessárias para que este caso chegue ao fim de uma vez por todas.


Como a própria notícia refere, este assunto já data de Julho de 2006 e é mais do que tempo de se acabar com este inquérito. Se houver gente que tenha de ir a julgamento que vá, se há crimes para julgar e condenar, pois que se julguem de uma vez por todas. Chega de boatos e de suspeições sem que de concreto exista alguma coisa. Chega de tentativas quase sempre frustradas de assassinatos políticos, a pedido de certos indivíduos que não conformando-se com as opções do Povo, teimam em utilizar as suas influências na comunicação social e até nos meios judiciais para dar cabo dos seus adversários políticos, quando não o conseguem pela via eleitoral.


Espero que desta vez a investigação acelere e chegue ao fim rapidamente. Até lá e até julgados e condenados este caso não passa de mais uma fábula mal contada.


__________________


Nota: Diverte-me ver como a certa gente e que no alto dos seus "altares" julgam-se donos da verdade, para julgar pessoas. Correm logo para tentar crucificar tudo o que é adversários, mesmo sem que tenham alguma coisa de concreto para o fazer. O pior é que nunca conseguem explicar coisas como estas que aconteceram em Salvaterra de Magos.



Cartaz do CDS/PP em Cª Lobos

Queria aqui deixar um agradecimento ao Nuno Gouveia, do blog "Imagens de Campanha", pela critica positiva feita ao nosso cartaz, que já começa a aparecer pelo Concelho de Câmara de Lobos.

Quero também aproveitar a oportunidade para também agradecer a todos aqueles que ao longo destes últimos dias fizeram os possíveis e impossíveis, para ajudar-nos a colocar na rua todo o material de campanha, que começa a aparecer. Em especial quero agradecer no meu nome e no nome de todos os candidatos e militantes do CDS de Cª Lobos ao Nelson Mendonça, ao Amilcar Figueira, ao Lídio Aguiar, ao José Manuel Rodrigues e até ao Lino Abreu (que permitiu a paragem das maquinas na gráfica do seu material, para deixar avançar o nosso) e a todos os outros elementos do Partido, que até altas horas da madrugada de ontem, comigo estiveram para colocar os primeiros cartazes nas ruas do Concelho de Câmara de Lobos.


Muito obrigado!...