segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Proposta do CDS evita aumento encapotado de impostos de Sócrates

Sexta-feira passada, numa sessão inédita da Assembleia da República, TODOS os Partidos da Oposição aprovaram um adiamento da entrada em vigor do Código Contributivo da Segurança Social apresentado pelo CDS/PP, que previa um aumento encapotado de impostos, já a partir de 2010.

Com esta proposta por exemplo cá na Madeira os artesãos, as bordadeiras e os agricultores iriam ver fortemente agravadas as suas contribuições a Segurança social, o que seria no tempo de crise em que vivemos uma machadada quase que mortal para estes sectores. Para os restantes trabalhadores e empresários os impactos seriam muito maus, pelo que foi muito bom para o País ver adiado este Código. Espero que do seio das Oposições na AR, saia consensos para não só adiar, mas para revogar esta Lei injusta e se encontrem soluções mais justas que não prejudicando ainda mais o Povo, se consiga financiar a segurança social deste País.


Se o Governo quer reduzir o défice então comece por reduzir a despesa corrente!...


Aumentar impostos é que não!...


____________


Nota: Chocante é ver jornalistas a defender estes aumentos encapotados de impostos, censurando as Oposições por defenderem o Povo que os elegeu. E se eles estivessem quietos e deixassem isto passar o que não diriam?... Triste coisa!...

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

“Paz em Câmara de Lobos” (?)

É com alguma indignação e tristeza que continuo a assistir a falta de rigor e imparcialidade jornalística do DN-Madeira quando se trata do seguimento que faz das reuniões da CMCL. Refiro-me ao artigo publicado hoje, com o titulo "Paz em Câmara de Lobos". Nada de novo tendo em conta o que fez quando seguiu as reuniões da AMCL no passado mais recente.

Do meu ponto de vista mais uma vez o DN-Madeira, tem retratado de forma muito parcial e até superficial o que de facto se tem passado nas reuniões da Câmara, confundindo o respeito pessoal e institucional que deve de existir entre os seus membros, com as diferenças políticas que marcadamente existem entre as diversas forças políticas nela representados, passando a ideia de que afinal pelos vistos ninguém faz frente a maioria PSD na Câmara. O DN-Madeira confunde e distorce o que de facto se passa nessas reuniões. Reparem que nem mencionam na notícia o que de facto mereceu os tais votos unânimes. Só por isso passa a ideia errada do que foi discutido e votado, que se foi por unanimidade é porque responsavelmente deveria ser esse o sentido de voto. Oposição não pode ser sempre do contra e contra tudo. Se há “Paz” em certos assuntos é porque são questões pacíficas, onde não se justificam “guerras” políticas.

Pelos vistos a existência de respeito, diálogo civilizado e bom senso significam que nestas reuniões não existam discordâncias políticas, propostas alternativas, recomendações e até protestos. Enganam-se mais uma vez! Existe um Regimento que indiferentemente do que cada um de nós possa pensar sobre ele, tem de ser respeitado e seguido. Mas mesmo discordando de alguns pontos deste documento, tem aparecido trabalho político em defesa das pessoas deste Concelho. Muito tem sido feito para melhorar a vida dos munícipes vindo das Oposições, mas muito pouco o DN-Madeira tem dito sobre isso. Pior até por vezes como neste último artigo, ignorou totalmente o que por exemplo o CDS/PP apresentou nessa reunião. Só por aqui pode ver-se o tratamento diferenciado dado, as diversas forças políticas beneficiando claramente algumas em detrimento de outras.

Por isso importa aqui referir, que desde o primeiro dia cada um dos eleitos tem tentado assumir um papel activo, crítico e alguns até responsável na defesa daqueles que os elegeram. Cada um com o seu estilo e forma própria de fazer política. Pena é que certa comunicação social não os trate a TODOS por igual.

Se o DN-Madeira considera que a tal “Paz” que diz existir é por entender que as Oposições na Câmara estão acomodadas ao lado da maioria esquecendo as diferenças políticas e as opções e as propostas feitas na campanha eleitoral, engana-se e confundem o que realmente se passa. É uma visão pessoal de quem escreve e que lamentavelmente passa para os leitores deste matutino como factos. Afinal estamos perante um artigo de opinião de quem escreve. Estes artigos não são o retrato fiel do que nessas reuniões se tem passado faltando assim a imparcialidade e a isenção que é necessária, o que é pena.

Sei que alguns estavam a espera de reuniões conflituosas e sabotagem inconsequente, tendo em conta o que por vezes alguns dizem na rua, que não reflectem-se na acção, nem no conteúdo com o qual estes se apresentam as reuniões camarárias. A esses de facto é possível assacar algumas responsabilidades, pelas expectativas “furadas” que alguns alimentam. De facto é lamentável que hajam duas caras na forma de alguns fazerem política. São esses que alimentam este tipo de jornalismo sensacionalista, que só serve para descredibilizar ainda mais a política. Sendo de lamentar, que certa comunicação social vá atrás destas “não notícias”.

Só espero que o acompanhamento que é feito a estas reuniões da CMCL, venham de facto a mudar. Espero que para além de fazerem uma crónica fiel ao que venha a acontecer nessas reuniões, TODOS indiferentemente das afinidades políticas dos jornalistas destacados, possamos ser ouvidos, materializando-se com isto retratos verdadeiros do que nas reuniões desta Câmara se passar. É para além de uma questão de respeito, uma questão de bom jornalismo que esta em causa. Os leitores deste Diário merecem melhor.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Face Oculta: Desviada a atenção para o CDS

Tal com esperava, a malta da esquerda joga-se logo para cima do CDS para camuflar o que de facto esta em causa, a instrumentalização da justiça portuguesa para acabar de vez com mais um caso que põe em causa o Primeiro ministro de Portugal. Basta ler este artigo do Correio da Manhã, para perceber do que é que falo.

Tino e Quintino, não acham que é verdadeiramente absurda mais esta tentativa de envolver o CDS ou dirigentes deste Partido, que como se sabe não é governo e que na altura dos supostos factos também não o era? Qual é o interesse de um empresário corrupto em financiar um Partido da Oposição, que nada pode oferecer em troca de dinheiro? Acham mesmo?


Esta é mais uma manobra para desviar a atenção! Nada Mais!. O verdadeiro "centro" da "coisa" é mais uma vez o PS e José Sócrates!

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A 20 anos caiu um muro, hoje faltam cair outros



Foto: Expresso

Alguém entendeu isto?

Ontem li no DN-Madeira uma notícia que deixou-me intrigado e até preocupado, refiro-me a peça: «Ex-vereador critica insinuações a director de departamento em Câmara de Lobos».

Vi nessa notícia questões que necessitam de ser explicadas. Não se compreende a necessidade do ex-Vereador ter de vir a público a contradizer o seu colega de vereação e Presidente de Câmara, fragilizando-o como o fez. Portanto desmentindo o que a poucos dias atrás este tinha dito em resposta as acusações levantadas pelo João Isidoro. Afinal é ou não é??!...


De facto isto pelo, "timing", pelo conteúdo e até pelas pessoas envolvidas deixam a qualquer um verdadeiramente intrigado e sem perceber o que por detrás possa estar, no meio disto. Como dizeran-me alguns, o que será que vai arrebentar?!...


Aqui pela minha parte estarei atento e como é natural, esperarei pelas respostas e demais "show-off" habitual!... A ver o que é que isto vai dar!...


Ninguém da Esquerda Regional fala?!!...



Se fosse de submárinos ou do CDS o que não escreveriam??!...


Mas DISTO nada! Zero!...


Tal como já disse "n" vezes. No continente como na Madeira, PS e PSD são farinha do mesmo saco!...


Novamente as incoerências socialistas

A semana passada foi recheada de muitas iniciativas políticas. Todos os Partidos pareciam que estavam em campanha eleitoral. Mas de facto o que mais ressaltou a vista, foram as propostas socialistas e as declarações de alguns dos seus dirigentes sobre outras posições recentes do seu Partido, que no mínimo mostram o incoerentes e levianos que tem sido nas suas posições e propostas.

Aqui importa salvaguardar o posicionamento coerente do deputado Carlos Pereira, sobre a questão da Lei de Finanças Regionais e do deputado André Escórcio sobre a sua proposta para um novo modelo educativo para a RAM, sendo que contudo, ainda neste âmbito muito ainda seja necessário conhecer para se ter uma opinião definitiva sobre tão importante assunto.


Mas voltando a questão que originou este "post" é inacreditável o que ouvi da boca do agora reconduzido Secretário de Estado para o Turismo, Bernardo Trindade sobre a posição do PS (agora), relativa a revisão da Lei de Finanças Regionais. De facto na Campanha das Legislativas ouviu-se o então candidato Trindade dizer que era importante avaliar a Lei para ser alterada. Ele próprio lembro-me apontou um conjunto de anomalias a Lei, que julgo são consensuais, porem agora diz que a avaliação vai ainda começar!? Começar??! Mas, ele e todos nós já sabemos o que esta mal! Importa é começar a debater rapidamente aquilo que a ALM, já aprovou e que o próprio PS também votou favoravelmente, para resolver-se este assunto. Chega de enganar, tomem uma posição definitiva.


Outra tremenda incoerência são as propostas que vamos conhecendo do debate interno do PS, sobre a Lei Eleitoral para a Madeira. Bom para além de serem pouco pluralistas, mas parecem uma cópia do rascunho deitado fora de Jardim, quando no passado mais recente se falou das alterações que deram origem a Lei actualmente em vigor. Se alguém se lembra estes dois candidatos a liderança socialista manifestaram-se totalmente contra tais medidas. Agora parece que evoluíram para uma pseudo-social-democracia, por conveniência!...


Quem já deu sinais de descontentamento é o seu Partido satélite!... Ora! São os mais prejudicados!...


Sinceramente já não sei o que é pior se estes senhores o aquele que lá esta!....


Mas uma coisa sei, venha quem vier, é bom para o CDS!...



Em Cª Lobos: «CDS já apresenta trabalho»

«A nova vereação de Câmara de Lobos reuniu-se ontem pela primeira vez após a tomada de posse na passada segunda-feira. Uma reunião de trabalho 'à porta fechada' que serviu essencialmente para 'alinhavar' os formalismos e procedimentos durante as reuniões quinzenais camarárias. Neste novo mandato o executivo câmara-lobense vai passar a reunir-se às sextas-feiras de manhã (10 horas), sendo que a última sessão do mês é, como habitualmente, aberta ao público.

Aparentemente a boa disposição marcou este primeiro 'frente a frente' entre a maioria social-democrata liderada por Arlindo Gomes e a oposição tripartida - PS, MPT e CDS-PP.


Sobre a mesa estiveram também as intenções do presidente quanto às competências delegadas nos restantes três vereadores que compõem o executivo, sendo que as obras particulares vão ficar sob a alçada directa de Arlindo Gomes, embora o mesmo tenha assumido que o licenciamento será em reunião de Câmara.


CDS já apresenta trabalho


À saída, o CDS agendou uma conferência de imprensa para mostrar que está representado na Câmara para "cumprir com aquilo que disse durante a campanha".


Roberto Rodrigues apresentou já dois "problemas". Um no bairro social do Ribeiro Real, de âmbito ambiental e de salubridade, com particular incidência na falta de limpeza de um ribeiro e deficiências nos contentores de lixo. Levou ainda um abaixo-assinado com mais de meio milhar de assinaturas a reivindicar "a repavimentação da estrada do Covão".


O autarca centrista confrontou ainda o executivo com a necessidade de serem asseguradas condições de trabalho aos vereadores da oposição. Apesar da receptividade, Arlindo Gomes ficou de dar resposta na próxima reunião de trabalho.»


Fonte: DN-Madeira


__________


Faço referência a esta notícia embora já passados vários dias, só para dizer que não fazendo o alarido que outros fazem na comunicação social quase que diariamente, sem que depois tal atitude se converta em propostas ou em protestos concretos no local próprio (CMCL), nós (CDS), tal como o fizemos no mandato anterior na AMCL, já começamos a trabalhar. Prometi as pessoas que desde o primeiro dia levaria os problemas colocados as reuniões, no intuito de as resolver e assim o fiz. Já surgiram os primeiros protestos responsaveis a situações concretas e também as primeiras propostas e recomendações. Estas que o DN-Madeira, relatou no dia 1 de Novembro e outras que no passado dia 6, também dei conta, nomeadamente com a limpeza de alguns caminhos, com a falta de ecopontos e a questão do elevador do mercado do Estreito averiado a meses, foram as nossas primeiras acções. Não fui o único, mas tendo em conta o que os outros anunciaram iriam fazer, acho que estamos a ser os mais coerentes.


Oposição séria e responsável, não tem duas caras. Uma na rua para os jornais e outra nas reuniões!...


A minha dentro e fora é sempre a mesma!... E assim vai continuar!...





domingo, 1 de novembro de 2009

Socialista madeirenses querem mudar modelo educativo regional?

Hoje o DN-Madeira, antecipa as linhas gerais da proposta socialista, que pretende "revolucionar", todo o sistema educativo regional. A proposta tem a assinatura do professor e deputado, André Escórcio, pessoa que nesta área sabe do que fala, porque conhece muito bem o sector, tendo em conta a sua experiência profissional reconhecida pelos seus pares e não só.

Do que foi hoje conhecido, há sem duvida muitas coisas com as quais concordo, mas também muitas outras com as quais discordo totalmente. Além disto julgo que muito terá ficado por saber-se, pelo que antes de tomar uma posição definitiva sobre esta proposta esperarei até que a proposta seja na integra conhecida, isto porque como pai é um assunto que muito me interessa. Além disto é importante também saber o que pensam os professores sobre o texto, porque não há reforma que vingue, sem que os profissionais da área acreditem que pode ser benéfica.


Mas, confesso que tal como terá acontecido a outros madeirenses, surgiu-me também um conjunto de questões que não resisto aqui colocar.


A primeira e a mais evidente é porque é que esta proposta sendo segundo os socialistas locais tão boa, tão inovadora, não foi apresentada ao Governo de José Sócrates?


É importante lembrar que nos últimos anos foi o Governo Socialista na República que quis mudar todo o sistema, cometendo tremendos erros, que julgo agora deverão pelo menos parcialmente alterados, visto que temos nova Ministra e outra equipa no Ministério. Aqui se a tal proposta do PS-M é de facto tão boa, tinha pertinência em ser acolhida. Então, porque não é assumida pelos socialistas na República?


Outra duvida que surge tendo em conta o actual momento do PS-M, tem a ver com o "timing". Em vésperas de um Congresso socialista e quando na praça pública de forma vergonhosa ambas as candidaturas conhecidas a liderança, atacam-se de forma pouco "convencional", isto não será mais uma manobra para distrair os madeirenses? Será que alguém quer desviar a atenção dessa pouca vergonha que tem sido a disputa interna pela liderança do PS-M?

De facto podemos estar talvez perante uma boa proposta, mas se calhar apresentada no lugar e no tempo errados. Esperar para ver!...