domingo, 26 de setembro de 2010

Porto de Pesca de Câmara de Lobos

Na passada Sexta-feira dia 24, no meu espaço no Facebook referi após conhecimento desta notícia que referia que o Porto de Pesca previsto para Câmara de Lobos seria revisto, que esta seria mais uma promessa eleitoral do PSD que era para esquecer.

Disse também que os Câmara-lobenses são mais uma vez enganados! E que esta coisa de rever o projecto, era uma forma de engavetar o projecto para ser apresentado como uma novidade dentro de dez anos.

E para rematar referi que apostava que ainda iam dizer que o programa eleitoral seria cumprido na integra! Aceitando apostas!!!...
 
Hoje li também no DN-Madeira uma outra notícia com origem numa iniciativa do MPT-M, em que estes defendem um novo projecto para um Porto mais pequeno para o Concelho.
 
Eu discordo...

Entendo que Câmara de Lobos pode e tem condições para receber um grande porto de pesca, este sim bem localizado e ao contrário dos que já foram feitos no norte da da Ilha que não servem para nada, poderá ter todas as condições necessárias para transferir a lota da Madeira e todas as outras infraestruturas de apoio ao sector, inclusive a DR de Pescas, que actualmente estão no Porto do Funchal e que tendo em conta a nova vocação deste Porto (Porto de Turismo) devem de lá sair.

Importa lembrar que é em Cª Lobos que se encontra talvez a mais importante comunidade piscatória da RAM e este sector como outros (Turismo e Comércio em geral) beneficiariam com um grande porto regional.

Discuto a localização actual do projecto. Sou dos que defende que o Porto deveria ficar na zona onde está o actual estaleiro naval que nunca funcionou como devia, na entrada do Concelho vindo do Funchal e antes das Salinas. Para mim deve o GR aproveitar esta infraestrutura, adapta-la e encaixar aí este novo Porto.
 
Agora que se deve manter a ideia de ter um grande Porto da Região, lá isso sem duvidas continuo a defender!...
 
A proposta do MPT-M, não é mais do que a proposta que agora o PSD-M quer e que não passa de mais do mesmo que existe pela Região fora, nomeadamente no norte da Ilha que não funciona.
 
Imagem: Google

Como não podia deixar de ser eu não apoio museus sem sentido...

Li hoje no DN-Madeira uma notícia que deixou-me perplexo, nomeadamente de uma proposta de um deputado municipal do CDS de S. Vicente, que propunha a criação de um "museu do assassino".

Como é evidente eu não me revejo e acredito que uma grande e esmagadora maioria dos militantes e dirigentes do CDS não apoiam semelhante loucura. Alias e tal como me foi dito por um amigo e militante do CDS em S. Vicente, esta situação apanhou toda a gente do Partido desprevenidos, tratando-se de um acto isolado de alguém que entendeu a revelia dos princípios e das orientações do Partido apresentar esta asneirada, sem consultar nem debater com ninguém.

Entendo que tendo em conta a gravidade do acto em si é importante que todos nós militantes e dirigentes do CDS nos demarquemos disto e espero sinceramente que o Partido também tome medidas para acabar com este tipo de situações que pelo que sei é recorrente em S. Vicente, visto que põe em causa o trabalho de todo o Partido na RAM e não só. Já é tempo!...

Por mim esta gente não merece nem tem confiança política para continuar. É tempo de darem o lugar a gente que leve isto a sério e com responsabilidade.




quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Presidências: «Quase 40% da direita aceitaria uma alternativa»

Por estes dias têm aparecido na comunicação social nacional várias noticias a dar conta do descontentamento de muita gente de centro-direita, que desiludida com este primeiro mandato presidencial de Cavaco Silva, entende haver espaço para se discutir uma possível segunda candidatura alternativa no Centro-direita.

De facto Cavaco fez um mandato que não foi ao encontro da sua base eleitoral que o elegeu, ou pelo menos de uma parte substancial dela. Promulgou leis que não deveria promulgar e tem fechado os olhos à muitas das trapalhadas socialistas nestes anos.


Eu pessoalmente também acho que há espaço para essa segunda candidatura, se esta de facto for encabeçada por alguém que aglutine na sua volta este descontentamento com Cavaco.

Acontece que das possíveis candidaturas avançadas na comunicação social, apenas três parece-me realmente viáveis e com capacidades de fazer sentir este descontentamento. Refiro-me ao Bagão Félix, ao Adriano Moreira e eventualmente ao Pedro Santana Lopes.

As outras candidaturas possíveis e já veiculadas na comunicação social confesso também não desgosto e identifico-me com elas, mas acho que não teriam o mesmo efeito e correm o risco de terem um resultado que será tudo, menos honroso e isso não interessa.

De facto se existe um movimento social que queira uma segunda alternativa ao Centro-direita, deve ponderar muito bem o que deve fazer e bater incansavelmente nas portas certas, daqueles que são capazes de mobilizar este eleitorado e que de certeza seriam capazes de mudar posições políticas por exemplo do CDS, que espera pela decisão de Cavaco para definir o seu posicionamento. É possível e desejável!

Mas uma coisa pela minha parte é quase certo, o meu voto dificilmente será em Cavaco!...

Entretanto ficam aqui os links a notícias que sobre este assunto fazem notícia hoje no País.

 
Image: Google

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

E a Venezuela??!...

Fico satisfeito por ver que o Roberto Almada afinal também condena as tiranias sejam elas de esquerda ou de direita.

Apenas mantenho as minhas duvidas relativamente ao caso da Venezuela, que embora ainda seja considerada uma democracia tem também problemas muito sérios relativamente ao respeito dos direitos dos cidadãos.

Até a pouco tempo atrás o BE era defensor das políticas ditatoriais de inspiração cubana de Hugo Chávez, que de certa forma são semelhantes as de Jardim por cá. Será que ainda as defende?...

Pela minha parte apenas referir que deste regime são condenáveis as suas políticas de controlo da comunicação social e de redução dos direitos civis, tal como outras formas de tirania que por este mundo há, sejam elas do quadrante político que vier. Eu condeno o que se passa na Venezuela e o Roberto Almada também condena?...

_________

Eu como Luso-venezuelano vou dar através do meu voto um contributo, para ver se é desta que o tirano chávez deixa o poder na Venezuela. 26 de Setembro vou votar contra as políticas de esquerda que desgraçam este querido País!..

sábado, 4 de setembro de 2010

Querem ver que os de esquerda são uns santos(?)...

Vi um "post" no blog do Roberto Almada que é no mínimo absurdo, tendo em conta que tirania não tem área política. Houve e há a direita como também a esquerda, por isso, deveria quando assinalar os exemplos que assinala, também referir os exemplos da sua área (esquerda).

Tendo em conta isto, apenas gostaria de relembrar ao Roberto Almada que a poucos dias atrás também foi conhecida a perseguição do regime de Fidel Castro (Cuba) aos homossexuais cubanos, sendo que o BE, também até agora não se indignou com isto. As tantas agora acham isto um acto normal e de liberdade democrática, quem sabe!!... Pois!...

Outros exemplos poderiam ser acrescentados dos Governos ditos democráticos de Hugo Chaves (Venezuela), de Evo Morales (Bolívia), na China, Vietnam, etc, etc... Mas fico-me por aqui, o exemplo cubano é demonstrativo de que há pelo mundo fora, como pela nossa história de quem se serve e serviu de ideologias para servir-se do poder, o resto é a demagogia barata que o BE lamentavelmente gosta de usar...

Imagem roubada / plagiada: Google

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Meia verdade não chega...


«...Acredita que o PSD pode sair do Governo ou que Jardim pode não ser o candidato?

Jardim anunciou que entrou em reflexão. Já o fez várias vezes. Desde 1984, já lá vão 26 anos. O mais natural é que se candidate. Eu acho que não é bom para o PSD nem para a Madeira. Eu acho que é preciso renovação geracional e acho que o criador já não domina a criatura que criou.

Então por onde passa a mudança?

Já não passa pelo interior do PSD. A não ser que perca a maioria absoluta em 2011. Aí sim, o PSD teria uma derrota e seria obrigado a negociar com a oposição a passagem do seu Programa de Governo.

O PP seria a bengala do PSD?

Não seria a bengala.

Estamos a falar de uma coligação de Governo com o PSD?

Eu acho que só depois de lidos os resultados eleitorais é que se pode responder.

Neste momento não exclui essa possibilidade.

Eu não excluo a possibilidade de viabilizar a estabilidade política na Madeira se for necessário o voto do PP. Mas gostaria que, já em 2011, pudesse influenciar os destinos da Madeira....»


Para bom entendedor isto devidamente enquadrado no seu contexto original basta para entender do que se está a falar, o resto são as manipulações habituais de gente com dores de cotovelo...

Imagem roubada / plagiada do Google

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Miguel: E o resto?...

Ohh Miguel!...

Acho que fui muito claro...


Pode você voltar com a conversa da Convenção, que o essencial não respondeu. O PS deixou o BE condicionar com a sua carta a participação de todos aqueles que estão a direita do PS. Essa é que é a verdadeira questão a qual continua a fugir e da qual o PS não se demarcou...

Se no CDS havia desconfiança relativamente as verdadeiras intenções do PS elas foram esclarecidas pelo líder desta "Frente", Roberto Almada por estes dias, que subtilmente, esclareceu com quem o BE e claro PS querem convergência.

Isto aliado ao comprometedor SILÊNCIO dos dirigentes do PS sobre isto.

O mais engraçado nisto é que as tantas a estratégia fica incompleta, porque os outros aos quais pretendiam engolir, são capazes de não ir na conversa!... Veremos!...

Sobre a questão das ambições deixe que lhe diga mais uma vez, que os seus textos demonstram que o PS está sim verdadeiramente preocupado com o crescimento do CDS na Região, pelo que agora percebe-se as reais intenções do PS, das quais eu já desconfiava.

Alias, só os dirigentes do PS, nomeadamente o Miguel é que se tem preocupado em fazer ênfase nas "ambições" e contas do CDS, escondendo com isso as frustrações e receios do seu PS, que pelos vistos já encomendou estudos de opinião ou sondagens e ficou preocupado com os resultados!!!...

Para mim Miguel ou se calhar goste melhor "Basta que Sim", o PS tenta de alguma forma evitar a continua hemorragia que desde 2007, tem feito com que o PS venha perdendo força eleitoral a cada acto eleitoral que passa. Essa para mim é verdadeira razão do aparecimento desta Plataforma mal conduzida, tentando condicionar os que tem vindo a crescer, nomeadamente o CDS.


_____________

Para o meu espanto e sem perceber a razão do "apagão", vou deixar aqui anexo ao meu texto, o "post" apagado do Miguel Fonseca para que se percebam as minhas razões.

«Cortar da Direita: leia e analise, se faz favor



"Jacinto Serrão anunciou que estão marcados encontros com outras representações e que está a ser "lançada a ideia da realização" de uma convenção entre todas as forças que aderirem à plataforma, possivelmente na Primavera de 2011": "está a ser lançada a ideia", sabe o que é isto? Está a ser lançada, nos encontros, a ideia, para ser discutida, não foi dito que foi decidida. Então o CDS recusa logo, pela voz de Lopes da Fonseca. Depois, mantém o silêncio, ainda não disse formalmente que não está disposto a discutir. A verdade é que o CDS para se fazer ouvir tem de participar.


Postado por basta que sim às Quinta-feira, Setembro 02, 2010»



Miguel: «Só para recordar...»

O Miguel perdeu a cabeça e ele verdadeiramente "enrascado" com o rumo que a "Plataforma" actualmente leva ficou pelos vistos muito aborrecido com o JMR. Tudo por este ter já declinado hoje o convite a adesão a "Plataforma", que entretanto se transformou em mini Frente de Esquerda, sim mini! porque até agora nem o PCP nem o MPT dizeram que sim e tendo em conta o que vamos ouvindo aqui e alí as respostas parecem que serão negativas também.

O Miguel passa a bola em desespero e diz que o enrascado é o CDS, mas esquece que quem condicionou verdadeiramente a participação nesta Plataforma foi o PS que deixou o BE, com a sua carta (pública), excluir todos aqueles que estão a direita do PS. Ou será que o Miguel acha que ninguém percebeu isto? E depois anunciam ao "mundo" que já decidiram uma convenção primaveril(?) Quando no inicio quando se falou da realização desta iniciativa, esta foi abordada como um assunto a debater(?). Pois! Já esta decidida!... Por isso Miguel faça o favor de não deitar areia para os olhos de ninguém...

Alías e para que não fiquem duvidas é o próprio líder bloquista hoje, também no seu blog a lembrar que o BE só entra em "coisas" destas só com Partidos ditos de esquerda, mais clarinho impossível, num "post" denominado "Só para recordar..."

Para finalizar, de registar a forma muito inteligente com que o Roberto Almada está a levar a água ao seu moinho, passando com isto a ser claramente o líder desta Frente. Quem diria!...


"Plataforma" começa mal

De facto o PS não esta a saber conduzir bem este processo ou então está a apostar já na Frente reduzida de esquerda, desprezando todos os outros com quem disse querer conversar.

Isto porque da reunião que aconteceu ontem entre o PS e o BE, já foi anunciada uma convenção para a primavera sem falar com os outros Partidos e/ou organizações e personalidades da sociedade civil. Se este é um gesto "democrático" e de abertura, acho que estamos todos entendidos!...

Assim só excluem e se haver vamos é isso se calhar que querem. As tantas esperam agora pelos "não" dos Partidos e outros, para acusarem os outros de não quererem mudar o actual estado de coisas na RAM. Chicos espertos estes!...

Esta se calhar é a forma encontrada entre bloquistas e socialistas para na RAM ambos apoiarem (como consequência), a candidatura de Alegre a Presidência da República e claro preparar as Autárquicas de 2013 para o Funchal.

Mais uma vez fica aqui provado o desajeitado que é o Jacinto Serrão nestas coisas, sendo que com já disse JMR, o que nasce torto nunca mais endireita.

Para mim começa ser claro já o fim da tal Plataforma Democrática dita pluralista que nos primeiros dias diziam estes querer, agora percebe-se que no fim de contas queriam recusas para justificar a nova aliança a esquerda, neste caso com o Bloco.

De facto merecem-se!...

Imagem: DN-Madeira