terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Visita ao Curral das Freiras para ver os estragos ocasionados pelo temporal de 20 de Dezembro

Estive hoje no Curral das Freiras a ver os danos ocasionados pelo temporal que mais uma vez se abateu sobre a Madeira e especial sobre o Curral das Freiras, sendo que também contactei com alguns populares e constatei os trabalhos que estão a ser feitos para a limpeza e desobstrução de vias, corregos, ribeiros e casas.

De lamentar mais uma vez que os alertas das populações não tenham sido ouvidos pelos responsáveis da Junta, da Câmara e em especial do Governo Regional que tem a tutela das linhas de água. As consequências desta inercia, está a vista. Mais destruição...

Pela minha parte e da estrutura Partidária do CDS que represento, prepararei um conjunto de iniciativas e propostas para tentar ajudar estas populações. É meu dever...

Ficam aqui algumas fotografias recolhidas hoje pelo Secretário Geral da Concelhia, Amilcar Figueira.





quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O MPT se queixa do CDS??!...

No seu Blog Oficial, o MPT reage a um post aqui escrito e também as declarações de ontem dos eleitos do CDS na Assembleia de Freguesia do Estreito de Câmara de Lobos relativamente ao que aconteceu na última reunião da Assembleia de Freguesia do Estreito da passada Sexta-feira, que nós consideramos infeliz e que não pode de forma alguma passar sem a devida resposta.

Antes de mais referir que lamento que o João Isidoro não assuma o que escreve no Blog do seu Partido e que não concretize as acusações que faz, mas confesso que já estou habituado a isto tendo em conta que já à algum tempo a está parte, sei que o MPT e ele próprio andam no Concelho de Câmara de Lobos, a passar a ideia de que serei uma espécie de “segundo Fraga”, julgo que acreditando que eu não saberia de onde estariam a vir tais acusações ridículas e infundadas que faz. Mas enfim!... É assim por vezes a política e temos de saber lidar com isso…

Mas, vamos ao que verdadeiramente interessa…

No esclarecimento feito pelo João Isidoro, são feitas afirmações que aqui de uma forma muito clara vou desmontar e desmentir tendo em conta que por muito que ao João e ao MPT custe, há falsidades que não passam e tem de ser dura e prontamente respondidas.

Assim sendo começo por clarificar a questão do suposto elogio que segundo o MPT, um dos nossos eleitos teria feito a Junta de Freguesia do Estreito na última sessão da Assembleia de Freguesia em que foi discutido o Plano e Orçamento dessa Junta para 2011.

Do que me foi dado a saber (e não só pelos nossos eleitos), a nossa intervenção foi apenas e só para clarificar a nossa intenção e do porque iríamos votar contra os documentos em apreço. Para o eleito do MPT, José Isidoro, poderia soar a uma espécie de elogio, mas não foi. Foi simplesmente afirmar que a Junta poderia ter ido mais longe e que está poderia ter feito mais, nomeadamente na pressão que deve fazer junto de quem de direito (CMCL e GR) para se cumprirem as promessas que já tem “barbas” do PSD, que estão por cumprir e claro para que de uma vez por todas a CM deixe de castigar o Estreito pelo último resultado autárquico que retirou a maioria ao PSD nessa AF, mesmo que indiferentemente tenha como aconteceu, atendido a todas as propostas que apresentamos ao longo do ano, fazendo o que há muito as populações do Estreito reclamam, que é o melhoramento da rede viária que está num estado lastimável de degradação. De relembrar que o CDS entregou e deverá ser anexa a acta da sessão uma declaração de voto a esclarecer isto tudo isto que acabei de referir, sendo que convido ao MPT, ao João e ao José Isidoro a lerem a mesma no Blog da nossa Concelhia, para ver se encontram nessa declaração de voto, algum elogio ao PSD.

Mas sobre quem elogia quem, apenas referir aquilo que me foi transmitido por vários dos presente e que no fim de contas mostram ao contrário do que o MPT agora afirma, que se afinal alguém tentou salvar a pele do PSD no fim de contas foi o MPT, porque pelos vistos afirmou que a culpa do que ainda não foi feito no Concelho é de todos menos do PSD(?)!!!... Para tal vou citar aqui parte de um comentário do Narciso Ornelas, eleito do Partido Socialista, nessa Assembleia de Freguesia, que na minha página do Facebook, referiu-se sobre o posicionamento do MPT, da seguinte forma:

“O MPT preferiu culpar apenas o governo central pelos cortes que as juntas estão a sofrer.

Também falaram na dívida do estado para com a Câmara - que ronda os 700 mil euros – mas nunca em momento algum se lembraram de referir que o maior devedor é o Governo Regional do PSD, que deve cerca de 6 milhões de euros ao nosso município, como lembraram os vogais do PS-M…”

Se houve elogio se verá na próxima acta sem dúvidas de quem foi, mas desconfio por aquilo que me contaram que afinal os elogios esses vieram daqueles que hoje nós acusam… Veremos no fim se é ou não assim!...

Sobre as criticas penso que já aqui foi esclarecido que o MPT não criticou ao PSD, mas sim ao PS, posição muito diferente daquelas que o CDS e o PS tiveram de critica a governação do PSD na Junta e na Câmara, mais uma vez fica aqui a promessa de colocar a acta desta reunião quando está for pública, num link, para se tirar a dita “prova dos nove”!...

Mas aconselho ao João a ler as actas recentes da Assembleia de Freguesia e aí constatar quem faz verdadeira OPOSIÇÃO e apresenta propostas e quem passa pelas reuniões a elogiar ou desculpar o que ainda não foi feito, alias como acontece também na Câmara Municipal ou  na Assembleia Municipal

Relativamente a outra acusação feita pelo MPT / João Isidoro que diz: “…lamenta que o CDS tenha optado por fazer oposição à oposição em vez de fazer oposição ao PSD”. A isto dizer-lhe que nós fazemos oposição clara e forte ao PSD e ele o sabe, tal como os Câmara-lobenses também começam a saber e querem. Se hoje juntamos o MPT ao PSD é porque de facto a sua acção política bloqueou até agora acções políticas para que o Estreito e o Concelho estivesse melhor do que está. O povo tem de saber quem é que na Oposição tem safado o PSD de assumir os seus compromissos, tendo em conta que a Oposição toda junta nesta Freguesia tem força suficiente para os obrigar a fazer mais. Mas, indo mais longe gostaria de lembrar ao João que num passado recente o seu MPT, através dele próprio, também fez criticas e oposição ao CDS, quando este defendeu e bem uma nova Lei de Finanças Regionais na Assembleia da República. Ou será que já está esquecido disso?

Outra acusação feita que importa também desmontar agora de uma vez por todas é aquela em que o MPT nos acusa, de inviabilizar a constituição de uma Mesa da Assembleia de Freguesia que fosse composta pelo MPT, PS e CDS, no ano passado. De facto nós entendemos na altura e hoje reforçada com este comportamento do MPT, que isto não fazia sentido. Primeiro porque o PSD iria sempre condicionar esta Mesa e aqui a oposição perderia a sua força. Em segundo como se vê pela atitude do MPT ao longo de 2010, este Partido que também queria presidir essa Mesa também condicionaria os restantes partidos da oposição. Para nós quem ganhou as eleições deve governar e não lhes dar argumentos para acusar a oposição de está não os deixar trabalhar, situação que poderia ser invocada facilmente, se essa tal mesa fosse de facto constituída. Para nós a oposição deve toda junta fazer tudo o que estiver ao seu alcance para obrigar o PSD a governar e era isso que nós queríamos e defendemos, sendo que chumbar o Orçamento da Junta de Freguesia, era uma forma de pressão nesse sentido.

Outro assunto que aqui importa desmontar é o delírio do João, que me acusa de criar dificuldades a aprovação de projectos nas reuniões de Câmara. Tal disparate, não passa disso mesmo, um ridículo delírio, visto que simplesmente isso não é verdade, vejam-se as pseudo-actas da Câmara, para se ver de alguma forma se há alguém a bloquear projectos dos cidadãos.

Ainda sobre isto, importa referir que para além de votar em função dos pareceres que nós são entregues, acima de tudo sou um técnico da área do urbanismo e como tal não devo, tal como qualquer vereador seja ele conhecedor desta área ou não votar contrariando pareceres técnicos e aceitar violações as normas urbanísticas em vigor, beneficiando ou prejudicando seja quem for. Para isso é que a CM paga a técnicos cuja função é fazerem pareceres para serem seguidos pelos políticos. Eu desafio ao João Isidoro a concretizar a acusação. Alias se isso fosse verdade, haveria solução, que passaria por novamente pôr o Presidente da Câmara Municipal assumir na totalidade as obras como a Lei prevê, este não o faz porque interessa-lhe condicionar a oposição nestas matérias, sendo que se há novamente alguém a fazer este “jogo” com o PSD é claro o MPT do João Isidoro e mais ninguém.

Acho que antes do João se preocupar com o meu posicionamento sobre obras particulares, deveria preocupar-se mais por cumprir o que disse que iria fazer na campanha eleitoral (vejam aqui o que na campanha prometeu: link 1 e link 2), que se vem me lembro, passaria por “moralizar” os serviços das obras particulares, inclusive afastando certos técnicos. E sobre isto e sobre tantas outras coisas que disse que faria, ainda todos esperamos para ver…

Mas tendo em conta que também na última reunião já votei contra o Regulamento Municipal da Urbanização e Edificação, o qual o João deu seu aval favorável (como acontece com quase tudo o que vai a votos proposto pelo PSD!), e que considero perigosos para o ordenamento do território e urbanismo de Câmara de Lobos, falarei com mais pormenor noutra ocasião, lembrando apenas que fomos mais uma vez o único Partido que apresentou na fase de discussão pública sugestões para melhorar o documento, mas que infelizmente apenas uma das nossas sugestões foi acolhida, não sendo as situações mais gravosas alteradas.

Ao contrário do que o João e o MPT pretendem, não nós calaremos e sempre que necessário apontaremos o dedo a todos aqueles que supostamente na oposição defraudam os interesses de quem os elegeu e que na prática travam soluções vindas das Oposições para melhorar a vida das populações, como foi neste caso no Estreito de Câmara de Lobos.

Fotografia: DN-Madeira

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

MPT mais uma vez para salvar o seu parceiro PSD prejudica o Povo do Estreito de Cª Lobos

O MPT hoje deu mais uma vez a mão ao PSD na Assembleia de Freguesia do Estreito, viabilizando o orçamento da Junta de Freguesia. Lamentável!...

Quem perde é a população do Estreito de Cª Lobos que tendo em conta que o PSD é minoritário, poderia ver hoje com o chumbo do orçamento ter aqui uma janela de oportunidade na reivindicação do cumprimentos das promessas eleitorais que não tem sido cumpridas e claro pressionar a CM a fazer as obras nas estradas e caminhos da Freguesia que se encontram em estado lastimável de degradação e abandono, tendo em conta que é da mesma cor política em ambos os órgãos. Perdeu-se uma grande oportunidade da Oposição toda junta obrigar o PSD na Junta e na Câmara a fazer mais pelo Estreito.

Espero sinceramente que a população penalize em próximas eleições o MPT pela vergonhosa atitude de hoje, que dando a mão ao PSD (mais uma vez, tal como faz na CMCL), ajuda o PSD a castigar o Estreito por ter retirado a maioria a este Partido.

Afinal para que serve a Oposição se está quando tem maioria, não obriga a quem Governa a fazer melhor?!!... Digam-me para que serve então??!...
 
Também não quero acreditar que quem acompanhou a campanha eleitoral do MPT nas Autárquicas e votou neste Partido se reveja nisto. Não acredito!... Onde está o MPT que ía ser a verdadeira oposição na CM e nas Juntas?.. Afinal nunca existiu, é pura fraude...
 
E já agora será que a Comunicação Social Regional não vai dar conta disto?... Será que mais uma vez o João Isidoro e o seu MPT, vão ver esquecida está penalização a população do Estreito, ajudando o seu aliado político o PSD??!.

Confesso que sinto-me indignado por ver que situações destas se tem repetido "n" vezes em Câmara de Lobos nas reuniões da Câmara da Assembleia Municipal e também nas Assembleias de Freguesia e a Comunicação social branqueia, omite, faz de conta que nada se passa. Até quando??!... Que interesses estarão por detrás disto?... Eu, cansei!...

Temos que denunciar isto, o Povo de Câmara de Lobos e da Região tem de saber...
 
Alguém consegue explicar-me porque é que certo matutino regional deixou de ter o seu correspondente como era habitual nas reuniões públicas da CM e nas outras em que não podia lá estar, sempre tentava saber junto de TODOS os Partidos o que nessa reunião acontecia?... porque?... Mudaram de correspondente e de cobertura jornalística porque?... Quem beneficia com isto?

O Povo de Cª Lobos de certeza é que não...
 

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Despesas que o CDS pretendeu ver cortadas no Orçamento Municipal de Cª Lobos e que o PSD não aceitou

Ficam aqui as despesas correntes que pretendiamos fossem cortadas já no próximo Orçamento Municipal para 2011, apresentadas na passada Terça Feira ao Presidente da Câmara, Arlindo Gomes e que pela leitura que fazemos ao documento que vai a votos amanhã não foram atendidas e nalguns casos até aumentou.

Para nós por aqui erá possível reduzir a despesa e libertar verbas importantes para outras áreas, tal como sugerimos nessa mesma reunião da semana passada e que podem ver no meu anterior post.