quinta-feira, 10 de março de 2011

Governo Regional abandona projecto de arranjo urbanístico da Baía de Câmara de Lobos

É já oficial o abandono do projecto anunciado a uns anos atrás como o mais importante para reestruturar a malha urbana do Centro da Cidade de Câmara de Lobos, conhecido como “Projecto de arranjo urbanístico da Baía de Câmara de Lobos”.


Como se sabe esta intervenção foi entregue ao Arq. Paulo David, que projectou um conjunto de equipamentos públicos junto as instalações da antiga serragem (agora actualmente a funcionar como parque de estacionamento descoberto) e o conjunto edificado adjacente, onde seria construído um anfiteatro, um parque de estacionamento subterrâneo, vários edifícios para equipamentos públicos e o prolongamento do Caminho Marítimo da Trincheira, que ligaria a Promenade da Praia Formosa, as Salinas e a Baía de Câmara de Lobos.

Esta intervenção foi já considerada pelo Governo Regional através da própria Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento (SMD), como extremamente importante para dotar de qualidade, espaços que são importantes para dar a Câmara de Lobos condições de atractividade turística que ainda não possuí que potenciem o comércio e o turismo na baixa câmara-lobense.

Lamentavelmente, Câmara de Lobos perde mais uma vez, uma oportunidade de dar o salto qualitativo que tanto necessita para se afirmar no mercado do turismo regional ao ver abandonado este projecto, que pelos visto teve a anuência da Câmara Municipal, que mais uma vez é passiva perante o recuo do Governo Regional nas promessas que deixam mais uma vez de ser cumpridas para este Concelho.

Estamos perante mais uma promessa que vai ficar por cumprir, estamos também perante mais um bom projecto que custou dinheiro do erário público e que é mais um a ser pura e simplesmente deitado fora,  para não falar dos custos com expropriações, sendo que lamentavelmente o dinheiro que seria necessário para fazer esta importante obra pelos vistos vai ser mal gasto, numa outra intervenção essa sim desastrosa para Câmara de Lobos, que é a construção do Porto de Pesca na pitoresca Baía, que a própria intervenção abandonada da SMD salvaguardava, o que é uma verdadeira pena…
Ficam aqui algumas imagens do projecto da autoria do Arq. Paulo David, publicado na revista 2G, que lhe dedicou um número, apresentando várias das suas obras, onde se inclui esta.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Arlindo Gomes tenta subtilmente demarcar-se de Santos Costa relativamente a intervenção na Baía de Cª Lobos

Hoje Também pelo DN-Madeira é possível saber que o Presidente da Autarquia Câmara-lobense, Arlindo Gomes, está incomodado com a intervenção que o Governo Regional pretende concretizar na Baía de Câmara de Lobos, lembrando que já tentou sensibilizar os mesmos para que a intervenção que se venha a fazer «tenha em atenção “as características naturais” daquela baía».

Destas palavras consegue-se perceber que mais uma vez o executivo de Arlindo Gomes foi novamente ultrapassado e que na prática não é tido em conta como aconteceu em outras situações para as decisões que o Governo Regional toma (veja-se o que aconteceu também com a adquisição e instalação do Centro de Saúde e Lar de Idosos de Cª Lobos), mostrando para além do desconforto com mais este facto, a sua desconfiança de que a promessa feita a cerca de duas décadas de se fazer um verdadeiro Porto de Pesca no Concelho, vai ficar pelo caminho.

A isto apenas referir, que não foi esta de forma alguma a promessa feita aos pescadores Madeirenses e em particular aos de Cª Lobos, pelo que vamos assistir a mais uma fraude eleitoral, tendo em conta que o “grande porto de pesca” vai transformar-se numa espécie de cais de acostagem de embarcações de recreio ou mini-marina, de utilidade ainda por se descobrir, não passando de mais um “remendo” para contentar os mais distraídos, colocando com está intervenção avulsa em causa uma Baía única e todos os ganhos turísticos que dela se poderiam obter.

Em soma com este PSD, Câmara de Lobos e a Região perdem duplamente, pois corre o risco forte de ficar sem o Porto de Pesca prometido e sem a sua pitoresca Baía…

Pela minha parte continuarei a defender a preservação da Baía com todos os meios ao meu alcance e a promoção do debate público que se impõe, para que se encontre uma localização que permita a viabilização do Porto de Pesca desejado e prometido, sem que se comprometa o futuro de Cª Lobos.

Podem contar com isso!...



_______

Para aqueles que como eu entendem que é necessário parar e repensar todo este processo fica aqui o link para que assinem a Petição que está em curso para se preservar a pitoresca Baía de Câmara de Lobos.

João Isidoro defende opção Socorridos que o CDS pretende ver também debatida para a localização do Porto de Pesca de Cª Lobos

Fico satisfeito por ver que aos poucos e poucos, dos diferentes quadrantes políticos vamos assistindo a um confluir de posições em torno de uma solução que permita preservar a pitoresca Baía de Câmara de Lobos e que ao mesmo tempo permita que Cª Lobos possa ter o Porto de Pesca de importância regional que a cerca de duas décadas espera.
Digo isto, porque li a notícia de hoje do DN-Madeira em que o líder do MPT-Madeira, João Isidoro, vem a defender o que nós já defendemos, que é a concretização do Porto de Pesca junto das actuais instalações do estaleiro naval da Foz dos Socorridos e mostrar o seu desagrado pela intenção do Governo Regional em construir o dito Porto de Pesca na Baía de Câmara de Lobos.
Nós tal como ele vem defender agora, já conhecíamos o que os pescadores pensam sobre este assunto e já o tínhamos dito na passada Sexta-feira em conferência de imprensa. De facto o grosso dos pescadores e armadores não querem o Porto de Pesca no centro da cidade, que para além de estragar a Baía, teria vários constrangimentos de índole funcional e de acessos que prejudicariam o normal funcionamento do porto e condicionariam também o centro, aumento desnecessariamente o tráfego e a poluição que em nada seria bom ao futuro de um centro que precisa de equipamentos que tragam visitantes e alavanquem uma economia moribunda.
De facto os Socorridos estão próximo ao Parque empresarial e o acesso ao nó da via rápida de Santa Rita, o que tornam esta opção a partida a mais apropriada.
Mas mesmo assim entendo que não se deve fechar a porta a outras localizações e claro defendemos que se estude está hipótese. É bom que se debata este assunto de forma mais abrangente e que se façam os necessários estudos.
Pelos vistos a petição que lançamos, sem ter já recolhido as assinaturas que desejamos para obrigar o Governo a debater este assunto, começa claramente a obrigar aos vários agentes políticos a discutirem e darem importância ao assunto, o que de longe já é uma vitoria dos Câmara-lobenses e demais Madeirenses que querem um debate alargado sobre esta matéria.
De qualquer forma fica aqui o desafio e o convite ao Líder do MPT-Madeira, que faça como o líder nacional do seu Partido, que assine e divulgue a petição que temos vindo a defender, para que de forma mais célere se obrigue ao Governo Regional a inflectir a sua posição, no sentido de se encontrar uma melhor localização para uma promessa que pelos vistos corre o risco de não ser cumprida, tendo em conta outros sinais vindos do PSD.
Fica aqui o desafio ao João Isidoro e veremos que mais apoios de vulto deverão surgir nos próximos dias, a preservação da Baía de Câmara de Lobos…

Foto: Google

__________

Registo com agrado que o Sr. João Isidoro, tenha assinado a petição, tal como outros militantes do MPT-Madeira. É de facto importante uma união de esforços para evitar que a Baía de Cª Lobos seja descaracterizada e que os pescadores tenham o porto que lhes foi prometido... 

quarta-feira, 2 de março de 2011

Texto da Petição a favor da preservação da pitoresca Baia de Câmara de Lobos

Recentemente o Governo Regional da Madeira, após ter apontado duas anteriores localizações para a velha promessa de se construir um grande Porto de Pesca de dimensão Regional em Câmara de Lobos, veio a público assinalar uma terceira localização para esta infra-estrutura portuária, sendo que desta vez decidiram-se pela Baía de Câmara de Lobos.

Lamentavelmente está nova localização, não foi baseada em estudos e muito menos debatendo com a sociedade civil e forças políticas a sua escolha. O programa que serviria de base ao projecto também foi substancialmente abandonado, sendo que com isto também abandona-se uma importante oportunidade de potenciação da economia local, visto que a proposta abandonada no Serrado do Mar, tal como a anterior na foz dos Socorridos, previa a transferência do entreposto frigorífico, a lota e a Direcção Regional de Pescas, actualmente concentrados no Porto do Funchal, que seriam importantes para dar um novo fôlego a economia de Câmara de Lobos.

Para além de não se saber ao certo o que afinal se pretende instalar na Baía de Câmara de Lobos com esta intervenção, que corre o risco de não passar de mais um cais de acostagem esporádica de embarcações sejam elas de pesca ou de recreio como tantas outras que existem por toda a Madeira, Câmara de Lobos pode perder aquele que é seu principal cartaz turístico.

Tendo em conta o passado recente na Região com obras desta natureza e o impacto negativo que estas deixaram não só em termos turísticos como também ambientais, não podemos deixar de estar desconfiados que está nova localização, pode pelas circunstâncias em que surge, a véspera de Eleições Regionais, ser extremamente negativa e com fortes repercussões na economia futura do Concelho, não acrescentando nada de positivo para o seu futuro.

Assim sendo, os subscritores desta petição são contra qualquer obra que sem estudos ou projecto conhecido ou debatido seja lançada junto da Baía de Câmara de Lobos, pois ela pela sua importância, não pode ficar descaracterizada e irremediavelmente perdida, apelando ao Governo Regional que pare, estude e consulte a sociedade civil, no sentido de ser encontrada uma melhor localização para o Porto, que se quer acima de tudo de pesca, com todas as infra-estruturas que por força das circunstâncias actuais deverão sair do Porto do Funchal, mesmo que para tal tendo em conta a actual realidade do sector sejam mais modestas.

Os proponentes da Petição

Roberto Rodrigues - Primeiro peticionário
 
________
 
Assine aqui a petição e divulgue, Câmara de Lobos agradece!...
 
________
 
Quero também agradecer aos Administradores do Portal "VIVA MADEIRA" pela colaboração e apoio dado no lançamento desta Petição. Muito obrigado!...