terça-feira, 26 de abril de 2011

Não somos contra as Festas de Verão promovidas pelo Município, somos sim contra a “queima” de dinheiros públicos em tempo de crise!

Hoje na última reunião ordinária deste mês da CMCL, o executivo PSD levou a discussão e votação o projecto e o orçamento das Festas de Verão deste ano, que como é habitual e tradicional também organizam o desfile das Marchas Populares que habitualmente trazem muitos visitantes ao Concelho. De facto é das poucas actividades que trazem alguma vida ao comércio local que atravessa grandes dificuldades e que espera quase que ansiosamente por este tipo de iniciativas.

Como referi na discussão deste assunto, não somos contra estas festas muito pelo contrário! Elas são extremamente importantes para a dinamização da economia local, que embora avulso e sem estratégia estruturada de desenvolvimento turístico que poderia potenciar a economia de Cª Lobos, são importantes e devem continuar, mesmo em tempo de crise.

Porém importa organiza-las de forma criteriosa para que atingindo os objectivos propostos possam ser feitos com racionalização de recursos financeiros que em tempos como aqueles que correm de crise, não sejam considerados esbanjadores e sim adequados.

Foi isso que propus quando sugeri que se retirassem as verbas previstas para a queima de fogo-de-artifício previsto no orçamento destas festas. Pareceu-me lógico tendo em conta as dificuldades de tesouraria que se conhecem da Câmara e tendo em conta que os 25.000€ previstos poderiam e deveriam ser aplicados na resolução de outros problemas do Município, que continuam adiados por falta de verbas.

Lamentavelmente o corte que propus de 32% que é para queimar, num orçamento para as festas de 77.392€, não foi aceite pela maioria PSD/MPT, porque entendem que muitos deslocam-se a estas festas para ver o fogo de artifício(?)… Confesso-me perplexo perante está justificação, porque sempre achei que o ponto forte destas festas eram e são as Marchas Populares, que movimentam muitos Câmara-lobenses desde a organização até a realização e essa sim de facto deve manter-se, mesmo aumentando os custos como está prevista. No meu ver o fogo em tempos de crise é dispensável e pode esperar por anos melhores.

Por isso e embora reconheça a importância das festas de verão, as quais sou a favor da sua concretização, não posso votar favoravelmente o seu orçamento, pelos argumentos já referidos.

Assim sendo o orçamento destas festas foi aprovado com os votos favoráveis do PSD e do MPT, abstenção do PS e o voto contra do CDS.

_____________
PS: Importa aqui registar a demagogia e a contradição no discurso do Vereador do MPT, João Isidoro, que nas últimas semanas tem vindo a público dizer que a situação do País se deve a erros de governação do PS, do PSD e inclusive do CDS, apresentando-se como o fez nas eleições Autárquicas de 2009 como uma voz diferente que iria /irá(?) defender os interesses dos cidadãos de forma diferente daquelas que os outros partidos actualmente fazem. No meu ver e tendo em conta a prática corrente neste mandato autárquico, não é isso que tem acontecido e em momentos chave onde poderia de facto marcar a diferença, este Vereador não o fez, votando ao lado do PSD, e onde o CDS foi de posição contrária e coerente com aquilo que defendeu na campanha eleitoral (basta ver as actas para confirmar isto). Por isso, em Câmara de Lobos assistimos na prática a uma convergência entre o MPT e o PSD, que o torna também responsável por está que para nós é uma má governação autárquica que é demonstrativa também da contradição num discurso que julgo já não enganará mais ninguém, pelo menos dos mais atentos!...

Fotografia: DN-Madeira