sexta-feira, 23 de maio de 2014

O voto certo em quem dá melhores garantias.


Caros amigos neste momento e tendo em conta as sondagens que se vão conhecendo por estes dias a segunda candidata do CDS nas listas da Coligação "AliançaPortugal"Ana Clara Birrento tem fortes hipóteses de ser eleita.

Os Madeirenses sabem e conhecem o trabalho dos dois deputados europeus do CDS, Nuno Melo e Diogo Feio, que sempre defenderam os interesses não só nacionais, mas também os regionais nas mais diversas áreas, sendo que chamados a colaborar sempre foram solidários com as nossas preocupações, sendo o melhor exemplo disso o papel decisivo que estes tiveram por exemplo no dossier do Centro Internacional de Negócios da Madeira - CINM.


Indiferentemente de outras questões, importa que Portugal e a Madeira continuem a contar com o trabalho dos deputados que ao contrário de outros não brilham pelas suas ausências, mas sim por aquilo que conseguem em favor do seu País e os deputados do CDS sempre tiveram ao longo de anos postura responsável e trabalhadora e disso o País não deve de abdicar de forma alguma.


É por isso que decididamente vou votar na lista da Coligação "Aliança Portugal", porque quero que deputados do CDS continuem a trabalhar em favor de todos os Portugueses.
Por tudo isto convido-o a si a também reconhecendo este trabalho sério e responsável a centrar o seu voto naquilo que verdadeiramente está em causa nestas eleições, deixando para o tempo certo outras avaliações. Importa não esquecer que agora são eleições europeias e o que queremos da Europa no futuro.


Atenção há mais uma vez candidaturas enganosas!...

Hoje é o último dia da campanha eleitoral para as Eleições Europeias do dia 25 de Maio. Todos tivemos oportunidade como cidadãos de ver e ouvir o que as diversas candidaturas tinham a dizer sobre os seus projectos, compromissos e acima de tudo assistimos claramente a deriva de grande parte das candidaturas, que furtaram-se as questões que verdadeiramente estão em causas nestas eleições, para centrar o seu discurso em avaliações fora de tempo de acções governativas.

Honestamente mais uma vez a campanha talvez não foi esclarecedora o quanto devia sobre os assuntos Europeus em causa e sobre o próprio projecto Europeu, tenho também a consciência disso, isto porque a tentação de avaliar outras questões foi mais forte.

Mas de todos as Candidaturas, confesso que aquela que menos gostei e considero verdadeiramente enganosa é a do MPT de Marinho Pinto e do João Isidoro. Quer no continente, quer por cá, estes Candidatos tiveram uma campanha de promessas que como sabemos não passa disso mesmo intenções.

O Marinho Pinto, quer capitalizar descontentamentos atendendo a sua postura trauliteira e populista, semelhante daquela de aquele de quem já confessou quando por cá esteve recentemente ser admirador, Alberto João Jardim. Este tenta ser uma espécie de José Manuel Coelho a querer também surpreender como aconteceu nas ultimas Presidenciais. Acontece é que a multiplicação de Marinhos Pintos, Josés Manueis Coelhos ou de Albertos Joãos Jardins já o tempo provou afinal nada de novo acrescentam a vida política e na verdade degradam ainda mais a imagem da política e dos políticos como sabemos.

Para mim não chega dizer que são contra todos e contra tudo, contra sistemas e que se candidatam para combater isso tudo. Não chega porque na verdade ter palavras que vão ao encontro dos sentimentos das pessoas que descontentes se podem deixar iludir com este falar grosso de certos candidatos é engana-las e iludi-las.

Por cá não podemos permitir que certos candidatos continuem como habitualmente de eleição em eleição, sem nenhum pudor a prometer fazer e depois das eleições esquecerem rapidamente o prometido. É o caso novamente do MPT, que dizem sempre defender a agricultura, a pesca, querem mais dinheiro para isto e para aquilo, mas depois das eleições e eleitos nenhuma proposta apresentam para materializar o que prometeram. Veja-se o que acontece por exemplo na Assembleia Legislativa da Madeira que quase a finalizar mais esta legislatura e a produção deste como de outros Partidos que tentam capitalizar o protesto é quase nula e raramente vai ao encontro do que prometem as pessoas.

Por isso não podia deixar acabar a campanha eleitoral sem denunciar estes comportamentos de políticos que apenas andam a caça de votos para continuarem a subsistir no sistema e que infelizmente com a dispersão de votos colocam em causa a eleição de outros candidatos de certas forças políticas  que historicamente demonstram mais trabalho e resultado em favor das populações.

Assim apelo aos cidadãos indiferentemente de outras avaliações que queiram fazer, que se concentrem no essencial e no que está verdadeiramente em causa no próximo domingo, dia 25 de Maio, que é a escolha de representantes ao Parlamento Europeu e não de avaliar governos, pois esse tempo em breve chegará. Importa escolher tendo em conta o trabalho do passado recente de Candidatos e das forças que representam e isso é conhecido. Nada de dar tiros no escuro, votando em quem para além das suas promessas ou das suas berrarias, nada trouxeram em benefício das populações.

Em consciência votemos a pensar no futuro das próximas gerações e friamente colocar também no Parlamento Europeu, Candidatos que possam com segurança e dentro de famílias políticas com influência ajudar Portugal e a Madeira a serem verdadeiramente mais prosperas, não porque sejam como alguns querem subsidio-dependente mas sim produtiva. É disso que precisamos de levar o País e a Região adiante e só assim criar emprego e riqueza.

Imagem: JM


segunda-feira, 19 de maio de 2014

Pedro continua a não pescar nada!...

A equipa "maravilha" do PSD que governa o Município de Câmara de Lobos continua a sua política de ilusionismo e propaganda, desta vez a anunciar com pompa e circunstância, numa suposta mobilização, aquela que será ao que parece a sua segunda grande "obra" avulsa, desta vez junto a orla costeira da Baía de Câmara de Lobos isto depois do parque infantil já em construção.

Agora se pretende segundo nos vão dando conta os pescadores, a retirada de uma parte substancial das embarcações que estes consideram obsoletas e que dão má imagem a pitoresca baía!...

Depois querem prolongar até o calhau mais um pouco de betão, supostamente para que o turista não venha a cair!... Deixando por resolver velhos problemas que provocam inundações nas alturas das grandes chuvadas e da ETAR, isto porque aqui não querem conflitos com o Governo de Alberto João Jardim...

A isto acrescentam contraditoriamente que vão supostamente substituir-se ao Governo Regional e até 2016 vão recuperar a rampa de varagem, que a muitos anos está em profunda degradação e que só depois do CDS ter levado este assunto a Assembleia Legislativa da Madeira, merecerá agora a sua melhor atenção, se entretanto não for esquecida por mais uns anos como o Porto de Pesca...

Resumindo, se vai colocar mais umas floreiras (as tantas!), se vai reposicionar umas embarcações, (as tantas) também vão retirar a seca da Gata, se vão fazer mais uns "murinhos" e umas guardas com pessoas dos programas ocupacionais e o essencial fica por fazer.

Isto porque a Cidade de Câmara de Lobos, como todo o Concelho não é pensado com seriedade. 

Infelizmente não há uma estratégia urbana, turística e comercial integrada, não há para este local em concreto um projecto que de uma nova vida, um novo rosto ao principal cartaz turístico que é a Baía, que lembro o próprio PSD quis a pouco tempo também destruir trazendo um mini-porto de pesca e que graças a nossa intervenção não foi avante... Isto depois de também terem abandonado uma outra velha promessa, para a qual se gastou muito dinheiro em projectos com o arranjo do actual estacionamento da antiga Serragem (ver projecto do Arq. Paulo David), que deveria ter sido no seu devido tempo construído, porque acredito seria importante para C. Lobos, visto ter uma estratégia bem pensada de dinamização de toda a cidade.

Falta pensar a cidade de Câmara de Lobos desde o Caminho da Trincheira no limite com o Funchal até a Cidade Nova, que permita levar os turistas a se passearem por toda a cidade e não apenas numa pequena parte. Importa que se destaquem pontos de interesse, que se anime constantemente a cidade e que os comerciantes possam aproveitar e assim contribuir para tornar viva a antiga vila... Só assim estaremos a dar passos sólidos e reais num desenvolvimento esse sim sustentado da economia local...

Falta como é óbvio roteiros a sério e não apenas a vinda de "barquinhos" até o velho cais.... O importante é que quem chegue a Câmara de Lobos, seja por terra ou por mar, tenha verdadeiramente a onde ir e tenha logo a chegada as opções claras e um comercio pronto para os receber. Foi isto que claramente o CDS apresentou aos Câmara-lobenses e pelo qual vamos continuar a pugnar.

Enquanto isto não seja visto desta forma, se gastará dinheiro e pouco mudará realmente... Apenas ficará a sensação explorada a exaustão de que se faz obra e como até agora acontece, não dinamiza nada e também não melhora as perspectivas de emprego...

Por isso infelizmente teremos o Pedro e o PSD a continuar a não pescar nada!...

Imagem: JM






Infelizmente o PSD de Cª Lobos se regozija com a pobreza que cresce no Concelho

Ao contrário do que seria de esperar infelizmente o PSD de Cª Lobos continua a fazer política com a precariedade e a pobreza dos que infelizmente ainda não tem como viver sem a solidariedade das instituições públicas.

Desta vez foi a "festa", as fotos, os artigos de encomenda na comunicação social para mais uma vez regozijarem-se por terem dado mais 30 fogos, veja-se bem de habitação condigna (porque não possuíam essas condições), a 83 Munícipes.

Isto prova que passados quase 38 anos de poder laranja na Região e no Município, Câmara de Lobos infelizmente continua a precisar, como nenhum outro Concelho da Madeira de suprimir necessidades básicas da sua população. E porque?... Porque o modelo de desenvolvimento do betão e do alcatrão de décadas, não trouxe nem riqueza, nem emprego a uma economia local hoje claramente moribunda e sem perspectivas de futuro, tudo porque se apostou mal no modelo que claramente não foi sustentável neste Concelho e hoje mais do que no passado os Câmara-lobenses sofrem fortemente com o desemprego que os faz depender cada vez mais das ajudas públicas, seja para habitação ou simplesmente para comer.

Se isto é motivo de regozijo para alguns, que julgam que acenando com estas entregas aos quatro ventos estarão no bom caminho, estão não só redondamente enganados, como também contribuem infelizmente para mostrar Câmara de Lobos como terra sem futuro e a mercê de um PSD que infelizmente mesmo com um novo executivo municipal, continua fazer mais do mesmo, porque o que importa fazer, não o fazem, são incapazes face aos vícios de governação de décadas. Preferem continuar no sistema da subsídio-dependência, como forma de garantir votos, em vez de trabalhar verdadeiramente por uma terra que tudo tem para gerar o emprego necessário produzindo. Temos potencialidades turísticas ainda desaproveitadas e sectores productivos sub-explorados que pelos vistos não são prioridade.

Enquanto estes senhores mostram a sua satisfação com isto, Câmara de Lobos, continua na mesma, sem futuro, sem perspectivas e com os seus filhos a cada semana que passa a procurem noutras paragens melhores condições e TRABALHO, que na sua terra não tem...

Nós CDS, vamos continuar a denunciar, mesmo que estes neo-senhorios do Século XXI que querem continuar a manter os Câmara-lobenses como colonos agachados não gostem, a propaganda e o ilusionismo que nestes primeiros 7 meses de governação autárquica tem sido a sua principal marca de governação. 

Ao PSD do facebook, só se pode combater desmascarando-o e isso vamos fazer sempre que necessário.

Imagem: JM