terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Afinal o PSD-M tudo faz para deixar o CINM morrer lentamente juntando-se a restante esquerda e com a ajuda do PS-M

Hoje foi discutido e votado na Assembleia Legislativa da Madeira,  uma proposta do CDS-M que tinha como finalidade a manutenção do regime fiscal das empresas sedeadas no Centro Internacional de Negócios da Madeira, mas lamentavelmente o PSD-M juntou-se ao PTP do Sr. Coelho e a restante esquerda para a deixar morrer lentamente a praça madeirense, sendo que a estes temos aliado o PS-M que com a sua abstenção fica também associado a este dia triste para a economia da Região.

Em vez de encontrar argumentos jurídicos sólidos para inviabilizar ou para se associar (como gostaríamos que tivesse sido), a proposta do CDS-M, o PSD-M apenas quis fazer um número de circo político utilizando uma recolha descontextualizada de recortes de jornal para tentar encontrar incongruências no discurso do CDS-M sobre este tema ao longo dos últimos anos.

Tudo fizeram para tentar passar a ideia de que o CDS-M no passado tinha sido contra a manutenção do CINM, mas isso de facto não foi demonstrado. Na verdade o que ficou demonstrado sim é que o CDS-M ao longo da história deste processo verificou que o Governo Regional nunca geriu bem este dossiê, inclusive desde a criação do mesmo, pois como sabemos o processo de concessão também não foi claro na altura, sendo que ao longo de anos quando a esquerda tentou dar cabo do CINM, o Governo Regional nada fez para esclarecer as dúvidas que na opinião pública vinham surgindo e que com o silêncio o PSD-M deixou alimentar. Hoje dizem que o CDS-M teve um discurso incongruente, porque fazia os reparos que eram necessários fazer quando importava tudo esclarecer, para que Partidos e opinião pública acreditassem nesta praça, mas não, deixaram que a situação chegasse ao que hoje conhecemos, por inércia e incapacidade governativa, que não assumem e que chutam para quem tudo tem feito para reverter o problema.

Hoje lamentavelmente é um dia negro para a economia da Madeira e para os 3.000 trabalhadores que directa e indirectamente dependem do CINM. Hoje o PSD-M juntou-se definitivamente a toda a esquerda que tudo tem feito para matar aos poucos este importante instrumento de crescimento económico da RAM, o que é uma pena, porque estes que nada fazem para salvar o CINM, são os mesmos que nada de novo conseguem propor alternativo a economia da Madeira, que possa trazer mais receitas a uma economia em que tudo até agora tem orbitado a volta de um Governo Regional falido e sem criatividade, que neste momento é como se vê mais uma vez lamentavelmente, o maior problema da Madeira e dos Madeirenses.

Não posso acabar esta minha crónica, sem também fazer uma referência ao comportamento do PS-M nesta matéria, pois o PS-M mais uma vez tenta enganar os trabalhadores do CINM, como se viu.

Hoje no debate, o PS-M aproveitando-se do anunciado chumbo do PSD-M sobre o referido diploma, para fazer mais uma pirueta abstendo-se na votação.

É mais uma vez vergonhosa esta atitude de um Partido que fica na história por ter sido responsável na República no tempo do Governo Sócrates de tudo ter feito para acabar com o CINM e hoje com a sua abstenção ficou claro que mais do que os tais consensos que agora diz querer e que supostamente patrocinou, temos sim, um PS-M que afinal também não quis adoptar a solução que poderia dar algum fôlego a praça Madeirense e isto tudo porque tal como o PSD-M, o PS-M não queria que o CDS-M fosse visto pelos Madeirenses como o Partido que na pratica teria salvo o CINM. Os ressentimentos continuam nesse Partido, que ainda não quer aceitar o lugar que lhe foi dado no tabuleiro político regional pelos eleitores e que pelos vistos tudo fará para mesmo prejudicando os Madeirenses prosseguir esta sua política da “terra queimada” que tem vindo a praticar, desviando-se daquilo que deveria ser a sua prioridade, o combate ao PSD-M.

Foto: DN-Madeira

sábado, 25 de fevereiro de 2012

«Roberto Rodrigues quer medidas para evitar corte de luz e água aos desempregados»

Famílias desempregadas, com ameaças de corte no abastecimento de água e luz e a ponderar tirar os filhos da escola. Foi para alertar contra esta situação em Câmara de Lobos que Roberto Rodrigues, autarca do CDS/PP, esteve na cidade a anunciou que vai apresentar propostas concretas na Câmara. O CDS quer garantir água e luz nas casas dos desempregados e bolsas de estudo que garantam o pagamento dos passes aos jovens. Ou seja, estancar os efeitos do desemprego em Câmara de Lobos.
O autarca lançou ainda um apelo ao secretário da Educação para impedir que a Escola Básica do Estreito de Câmara de Lobos acabe com os almoços a partir de 2 de Março. Roberto Rodrigues lembrou que para muitos alunos as refeições na escola são as únicas que comem durante todo o dia.
Fonte: DN-Madeira

Fica também aqui o link para a notícia publicada no Diário Cidade sobre este mesmo assunto.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Incongruências?... Então vamos a elas António Trindade!...


Hoje numa cronica de encomenda, o assessor do Secretário do Ambiente e Recursos Naturais, António Trindade, numa coluna fechada (só para PSD's) de supostos leitores do Jornal da Madeira, pelos vistos bem remunerados para fazer este papel, atirasse como outros ao CDS-Madeira.


Desta, o "escriva de serviço" refere que o CDS-Madeira se contradiz quando defende a construção de um novo Hospital para a Madeira e ao mesmo tempo quer a redução da despesa pública, pois como se pode ler no tal artigo consideram a obra do Hospital utópica (?).

Acontece é que o António Trindade não diz que foi o Governo Regional da Madeira que encomendou e lançou o projecto do novo hospital e esquece também que foi o mesmo Governo que criou as expectativas na população para depois os enganar abandonando a intenção, isto depois de desbaratar o dinheiro que poderia ter sido utilizado para este em obras absurdas como a Marina do Lugar de Baixo, o Heliporto do Porto Moniz, o Porto de Pesca (sem pescadores) do Seixal, para não falar do que se continua a desperdiçar no desporto e no Jornal da Madeira todos os dias. Afinal se há incongruência é de quem?!! Do CDS?... Acho que não é quem prometeu e não cumpriu por ter opções erradas de desenvolvimento e essa é sim uma responsabilidade do Governo Regional do PSD-Madeira e de AJJ. Se a Região ficou sem capacidade para construir o que tinha prometido e já investido e que foi muito em projecto e expropriações para este Hospital é só culpa dos que levaram a Madeira a falência!... O PSD-Madeira. 

Pois!... O António Trindade esquece dizer isto propositadamente, sendo fácil assacar responsabilidades aos outros das falhas do seu governo, quando estes os confrontam com estas promessas mentirosas. Isto é demonstrativo de que já esgotaram as suas capacidades governativas, não conseguem encontrar opções e fontes de financiamento alternativas, nomeadamente as previstas na lei de Finanças Regionais, onde sê prevê a possibilidade de candidatar esta obra a fundos nacionais e inclusive comunitários. E é isso que o CDS-Madeira tem vindo a dizer, candidatem o Hospital em vez de perderem o tempo em obras inúteis e a nos culparem dos vossos erros governativos!...

Outra obra que o Assessor do Secretário do Ambiente e Recursos Naturais saca da cartola para voltar acusar o CDS-Madeira de demagogia é o Porto de Pesca de Câmara de Lobos, obra que o PSD-Madeira tem vindo a prometer sistematicamente de eleição para eleição a mais de 20 anos, sendo também nestas últimas eleições regionais mais uma vez promessa para este mandato. Acontece que desta vez e ao contrário do que aconteceu no passado a obra do Porto de Pesca de Cª Lobos deixou de constar do Programa de Governo e daí eu ter questionado no Parlamento o secretário da tutela sobre o mesmo, que muito atrapalhado veio dizer que teria de ser adiado para um futuro (incerto pelos vistos!), pois a Região não poderia para já fazê-lo. Assim sendo questiono, afinal quem é incongruente?... Quem mentiu aos Câmara-lobenses?... Foi o CDS-Madeira?... Foi o CDS-Madeira quem prometeu o Porto de Pesca nestes anos todos?... Claro que não!...

Mais uma vez foi o PSD-Madeira quem criou as expectativas, neste caso já sabendo da difícil situação a que levou a Região, mas mesmo assim voltou a enganar a população, por isso António se quer chamar alguém de incongruente, faça o favor de o fazer aos governantes do seu Partido!...

E de facto concordo consigo numa coisa, muitos exemplos poderiam ser dados de incongruências, só que do Governo a que pertence e dos desperdiços que ao longo da última década foram feitos, que relegaram obras importantes para a RAM, como o Hospital e o Porto de Pesca, lamentavelmente.

Para finalizar importa desmontar uma última mentira que também o António Trindade tenta fazer passar como tantos outros membros do seu Partido já ensaiam, que é de quererem fazer passar a ideia de que o Plano de Ajustamento assinado só por AJJ e Ventura Garcês foi imposto pelo Governo da República PSD/CDS, quando na verdade este plano é da exclusiva responsabilidade do PSD-Madeira, foi só ele a propô-lo e a negocia-lo (e pelos vistos mal) e que não foi ainda sequer discutido na Assembleia Legislativa da Madeira e muito menos foi discutido com nenhum Partido Político na Região. Aqui ninguém é cúmplice das asneiras do PSD-Madeira, muito menos no desenho do tal plano que é extremamente lesivo dos interesses e da autonomia desta Região. Portanto assumam as vossas responsabilidades, que os Madeirenses já perceberam quem os tem vindo a enganar nestes anos todos...

Se o António quer falar de ética na política, comece então por censurar o desperdiço de dinheiros públicos no Jornal da Madeira, que só serve para manipular a informação e para branquear os erros governativos do PSD-Madeira, até lá não tem moral para isso, quando na verdade e nas obras que referiu foi o seu Partido a promete-las para ganhar eleições e depois pouco tempo depois as abandonar, sabendo previamente que nunca as poderia fazer, isso sim é que é falta de ética na política. A nós apenas coube o papel de vós chamar a responsabilidade e denunciar as falsas promessas que fizeram.


Foto: Google