domingo, 9 de junho de 2013

As minhas palavras na apresentação da Comissão de Honra e na Inauguração da Sede Concelhia

Exmo. Sr. Presidente do CDS-Madeira,
Caro amigo Presidente da Comissão de Honra, José Luís Gonçalves,
Caro Mandatário para a Juventude, Edgar Abreu,
Estimados membros da Comissão Política Concelhia,
Estimados colegas Candidatos aos diversos órgãos autárquicos neste Concelho,
Caros convidados militantes e simpatizantes,

É com muito gosto e orgulho que estou cá convosco para hoje apresentar no dia da inauguração desta nossa sede, a Comissão de Honra que apadrinha esta candidatura autárquica neste Concelho de Câmara de Lobos.

Quero na pessoa do Presidente da Comissão de Honra, José Luís Gonçalves e na pessoa do nosso Mandatário para a Juventude, Edgar Abreu, agradecer a disponibilidade e acima de tudo a confiança que todos os membros desta Comissão depositam em todos nós Candidatos. Pela nossa parte podem ter a certeza que tudo faremos para não defraudar as expectativas quer vossas, quer dos Cidadãos desta terra que depositam em nós, a esperança da mudança na governação municipal.

Podem contar connosco para tudo fazermos dentro das mais elementares regras da democracia e no respeito pelas pessoas, para levar as nossas e vossas preocupações e propostas aos restantes cidadãos deste Município. Agradeço a todos, os contributos muito válidos que temos vindo a receber de todos vós, que na diversidade e na riqueza das vossas actividades, experiências e profissões, são importantes para se ter uma perspectiva real dos problemas, das dificuldades e dos caminhos que poderemos trilhar para colocar Câmara de Lobos no caminho certo rumo ao se integral desenvolvimento que se quer sustentado.

Ao contrário de outros, nós vamos continuar a ouvir e a ir ao encontro das pessoas como vínhamos fazendo desde que somos Autarcas, sendo nós próprios, sendo autênticos. Para nós como sabem a política de proximidade se faz todos os dias e não nas vésperas das eleições! Para nós o poder não é para ser exercido hermeticamente dentro dos gabinetes, num isolamento e alheamento da realidade que só se altera em tempo de campanha eleitoral, apenas e só para ganhar votos, isso não é connosco!

Sr. Presidente, Sras. e Sres. Convidados

Essa é a principal diferença entre a nossa candidatura e a candidatura daqueles que sempre foram poder nesta terra. A humildade e a autenticidade que as nossas candidaturas aos diversos órgãos autárquicos representam, de gentes de origem diversa, de vários estratos sociais, de várias profissões, independentes ou de filiados em partidos políticos, que agora juntos querem mudar Câmara de Lobos e que sempre deram valor ao trabalho, como meio de atingir objectivos na vida. Somos todos conhecidos por isso mesmo, pela nossa capacidade de trabalho e de perseverança, para nas dificuldades sempre encontrar soluções. Estamos juntos por Câmara de Lobos, com orgulho!

Julgamos assim humildemente estarmos preparados para assumir, como assumiremos responsabilidades autárquicas findo este processo eleitoral, cujo compromisso queremos hoje formalmente na inauguração da nossa sede, assumir perante todos vós.

Centraremos a nossa acção na avaliação necessária do actual estado do Município, das suas instituições, associações e demais forças vivas, para em conjunto com todos, apontarmos propostas e caminhos que permitam construir um futuro melhor para todos.

Queremos libertar Câmara de Lobos deste poder arrogante, que continua a tentar subjugar e controlar tudo e todos para se manterem no poder. Não podemos continuar a permitir que Câmara de Lobos continue parado no tempo e que os problemas de sempre se continuem a agravar, porque haja quem queira que isto continue assim, para se perpetuarem no poder. Nós não vamos permitir, podem ter a certeza disso!

Vamos denunciar os abusos, as arrogâncias, as incongruências e as falsas promessas que sempre foram as armas e os argumentos usados pelo PSD para não perderem o poder. Chega de mentiras, chega de aldrabices!

Tudo faremos para acabar com o clima de intimidação e o uso abusivo de meios do Governo e do Município sempre que acontecer, ao serviço de uma candidatura e de um Partido. Vamos denuncia-los!

Hoje aconteceu mais um caso destes, em que uma candidata do PSD, que é simultaneamente Delegada Escolar neste Concelho, usou meios ao seu dispor na Delegação Escolar para contactar Directores de Escolas para intimida-los e força-los a estarem presentes numa reunião de cariz partidário e de campanha, em horário de aulas, perturbando assim a actividade e a paz escolar nas escolas do primeiro ciclo do Concelho, o que é inaceitável.

Muitas foram as queixas que nos chegaram disto e por isso não poderíamos deixar de apontar aqui e agora, mais este acto prepotente de intimidação, sem que se peça como deve ser feito, o respectivo pedido de demissão da senhora, que infelizmente não sabe manter a independência que deve ter no cargo que ocupa.

Se a senhora não assumir o erro e o abuso no âmbito das suas funções, demitindo-se, pediremos ao Sr. Secretário Regional da Educação que neste caso demita esta candidata, pois não o fazer é o assumir de uma conivência inaceitável, da qual garantimos hoje será levada até as últimas instâncias, para repor a legalidade e a confiança nas Instituições Públicas, que hoje mais uma vez foi manchada neste Concelho.

Quero para finalizar deixar uma mensagem de esperança a todos os Câmara-lobenses. Nada está perdido! Nada é impossível! O voto é secreto e pertence a cada um de vós! Eles não são donos de ninguém! E o tempo dos colonos acabou!

Câmara de Lobos tem tudo o que é necessário para vencer e para crescer! Para isso todos temos de acreditar e ter esperança num futuro melhor.

Por Câmara de Lobos. Com orgulho!


Obrigado a todos por terem vindo, esta é a vossa casa!

(Sexta-feira 7 de Junho de 2013)

Foto: Amilcar Figueira

terça-feira, 4 de junho de 2013

Agora é uma Reserva Natural!...

Prometer não custa para o PSD como sabemos, basta ver o que tem sido o rol de promessas por cumprir de décadas para com Câmara de Lobos, para perceber bem o que é acção política de quem sempre governou o Município e que do muito que prometeu, muito deixou por cumprir.

Agora inovam!... São mais "verdinhos"!...

Hoje o PSD de Câmara de Lobos através de um dos deputados que tem na Assembleia Legislativa da Madeira veio anunciar aquela que é a mais recente promessa eleitoral deste Partido para o Concelho. Prometem agora veja-se, uma nova Reserva Natural em Câmara de Lobos, que segundo estes será na zona dos Regos, foz da Ribeira do Vigário, junto ao mar, numa zona onde foram lançadas lamas recolhidas após os temporais do 20 de Fevereiro de 2010, como é do conhecimento geral.

Eu até aplaudia a iniciativa se Câmara de Lobos tivesse uma rede de saneamento básico a funcionar sem problemas, isto para não falar das recorrentes descargas que ainda acontecem na ribeira do Vigário, situações que acontecem como é do conhecimento público porque a rede tem problemas já antigos, aos quais se somam problemas na ETAR do Concelho que não funciona já tem algum tempo (anos). Importa também lembrar que é por este conjunto de razões que a Praia do Vigário deixou a muito de ser utilizável para banhos, por manifesta falta de qualidade das águas nesta frente mar.


O PSD é aquela maquina de vender ilusões que todos já conhecemos infelizmente. Anuncia com alguma pompa e circunstância mais está promessa ambiental, para esconder problemas muito sérios que existem no Concelho relacionados com as diversas redes de saneamento básico um pouco por todo o Município e outros também relacionados com a recolha de resíduos sólidos, que se agravaram com a entrega da gestão destas áreas a empresa regional ARM. Em soma Câmara de Lobos tem muito por se fazer nestas áreas antes de se criar mais uma reserva natural e isso estes senhores não falam como se vê.

Para mim e não serei o único, esta vai ser aposto, mais uma promessa que o vento vai levar como tantas outras deste PSD... 

Isto para não falar das prioridades, que mais uma vez não vão ao encontro do que é verdadeiramente necessário para um Concelho com muitos problemas estruturais ainda por resolver mesmo na área do ambiente e do ordenamento do território, como noutras áreas fundamentais.


Mais do que prometer importa agir e é isso que faremos.

Imagem: Google