terça-feira, 2 de agosto de 2011

A questão da Segurança em Câmara de Lobos

Nos últimos tempos lamentavelmente tem sido recorrente ver nos diversos jornais várias notícias relacionadas, com furtos, vandalismo e outros diversos incidentes e crimes. Também não há dia em que não deixe de ouvir as recorrentes queixas em Cª Lobos de quem está preocupado ou assustado com esta onda de criminalidade crescente que se faz sentir.

Foi por isso que decidimos enfrentar o problema e ir ao encontro dos anseios das pessoas, atacando-o em várias frentes, promovendo também a discussão e o debate em torno destes problemas.

Assim no passado dia 30 de Junho deste ano, endereçamos uma carta ao Comandante da Esquadra da PSP de Cª Lobos, que tendo recusado o pedido de audiência connosco para debater este assunto por não estar autorizado pelo comando regional, solicitamos-lhe uma apreciação sobre este problema e questionamo-lo sobre as carências que eventualmente existissem. Desta carta ainda aguardamos resposta.

Posteriormente e lançado este assunto da segurança a debate, surge uma proposta do PS sobre a criação de um Regulamento que permitisse a criação também no Concelho de um núcleo de Guardas-nocturnos, que coerentemente apoiamos, sem preconceitos políticos e sem querer marcar agenda nenhuma, como alguns na praça pública já referiram, como se esta fosse uma questão de aproveitamento político, coisa que pela gravidade se percebe não é.

Tal como solicitamos a PSP informações concretas sobre este problema no Concelho, também encetamos contactos junto dos nossos Grupos Parlamentares, quer na ALM, quer na AR, nomeadamente com o nosso deputado, José Manuel Rodrigues, no sentido de tudo novamente ser feito junto da tutela para dotar de mais meios a polícia e para que se continuasse a reivindicar os Postos Policiais para o Estreito e para o Curral das Freiras, como sempre defendemos, pois hoje mais do que nunca tornava-se importante encontrar meios que fossem ao encontro destas pretensões das populações e acredito da própria PSP que está no terreno.

A par destes contactos todos, decidimos avançar com uma proposta que já sendo testada noutros Municípios com sucesso, poderia no nosso entender ajudar a minimizar o problema se o estudo proposto, desse viabilidade a solução. Falo do Sistema de Videovigilância, que entendíamos deveria ser também estudado, para ver se era uma mais-valia no combate da criminalidade, mas o PSD, tal como foi intransigente com a questão dos Guardas-nocturnos, também foi da mesma forma intransigente com este estudo. Mais uma vez o PSD, achou que estávamos a ser drásticos e mete para baixo do “tapete”, mais este problema.

Tal como defendi, quando chamado a defender a minha proposta na passada Sexta-feira, não entendo como se pode considerar desnecessárias mais medidas de combate ao crime, quando sabemos que por muito que se queira e se pressione, os problemas relacionados com a PSP local, levará algum tempo a serem resolvidos. É ridículo sacudir a água do capote, mandando para o Governo da República e para a PSP este problema e nada fazer para também o combater. É que nem sequer nas causas, há um combate forte, falo da prevenção contra as toxicodependências verdadeiramente eficaz, pois o prometido não é cumprido, nomeadamente construindo-se o Centro de dia para Toxicodependentes, para além da falta de meios humanos nas instituições que lidam com estes problemas, etc, etc..

Por outro lado, o desemprego cresce por causa da crise e da desgovernação do PSD, agravando os problemas sociais que acabam normalmente por fazer crescer também a criminalidade. E aqui importa lembrar que Cª Lobos é o 3º concelho com mais desempregados da RAM, o que deveria fazer reflectir a muita gente com responsabilidades, mas que passivamente olham para estes números e não reagem. Acresce também os problemas do comércio tradicional, moribundo, que espera do Município políticas de dinamização que nunca mais chegam.

E depois dizem que somos “catastrofistas”(?) Só os políticos que já estão anos a mais na política, acomodados ao sistema, esses também na oposição, mas que nada propõe de alternativo e que apenas chutam o problema para quem governa, servindo neste caso como caixa de ressonância (mais uma vez) do PSD é que podem dizer isto, lamentavelmente!...

De qualquer forma não nós conformamos com o chumbo e com a campanha de oportunismos de outros, vamos continuar a seguir este problema e vamos continuar a pressionar aos mais diversos níveis a quem de direito, para a resolução do problema enquanto persistir.

Podem contar com isso!...


Imagem: Notícia do DN-Madeira

Sem comentários: