segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O Jornal da Madeira quer saber porque votamos contra o Voto de bajulação do PSD na última AMCL?... Cá vai a resposta...

Hoje o Jornal da Madeira através do seu Cartoon, levanta dúvidas sobre o porque do nosso voto contra a bajulação proposta pelo PSD através de um voto de congratulação manhoso, que pretendia acima de tudo branquear um negócio pouco claro que vai fazer gastar ao erário público 14 Milhões de Euros num edifício para ser adaptado em Centro de Saúde e Lar de Terceira Idade, sendo este último num 4º Piso, por parte do Governo Regional.

Acho que é rídicula a questão, sendo que seria mais interessante saber o que pensa o Presidente da Câmara, Arlindo Gomes, sobre isto. Pois se bem me lembro já por duas vezes ele próprio já mostrou o seu desagrado com esta escolha do seu Partido nas reuniões de Câmara e pelos vistos o Jornal da Madeira, que está sempre pronto para fazer peças ditas "jornalísticas" quase que diárias sobre o que pensa e faz este senhor ainda não tenha vindo a público nós dar conta deste seu particular desagrado... Curioso não é?!!...

Mas sem querer dar mais importância a um cartoon rasca, que habitualmente só serve para mostrar o quanto estão incomodados no PSD com a acção de certos Partidos, apenas dizer também que antes da peça do DN-Ma ter vindo a público eu aqui neste meu blog, já tinha feito referência ao nosso posicionamento sobre está matéria, lamentando também que a restante oposição se tenha deixado enrolar por está bajulação bacoca do PSD... É isso que nós diferência deles, não jogamos com tactissismos rídiculos que no fim de contas não servem para nada.

Fica aqui mais uma vez para os menos esclarecidos e para os esquecidos do JM, o que nos levou a votar contra o Voto de Congratulação do PSD, na última AMCL de 10 de Fevereiro.

E já agora fica aqui também a peça do DN-Madeira, que mostra também o incomodo que o voto favorável de certos Partidos provocou nas suas estruturas internas...




quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Câmara de Lobos facilita o que??!... Ilegalidades!...

Hoje o Jornal da Madeira publica uma notícia que se o assunto não fosse verdadeiramente sério, era de rir as gargalhadas.
Digo isto porque o seu conteúdo é no mínimo uma aldrabice e claro está, cheia de um sem número de inverdades, para ser verdadeiramente brando nas palavras.
Primeiro, porque não se facilitou coisa nenhuma, APENAS INCLUÍU-SE no Regulamento aprovado obras e formalismos previstos no Regime Jurídico da Edificação e Urbanização (RJUE), de forma a compatibilizar o regulamento e o Regime Jurídico que lhe dá suporte. Nada mais!...
Segundo, porque não existem borlas ou reduções decorrentes destas obras de escaca relevância que NUNCA seriam taxadas (alpendres, muros, telhados, etc…). É mais uma fraude, que merece título garrafal numa primeira página, que lamentavelmente ninguém se deu a maçada de verificar. Pena!...
O que este regulamento tem são ILEGALIDADES que podem a qualquer momento tornar nulo este regulamento municipal, bastando um Munícipe lesado pedir a sua nulidade nas instâncias judiciais. Veja-se por exemplo o caso dos afastamentos legais que passam a ser pura e simplesmente desrespeitados através da aceitação de “Anuências” (que carecem de valor jurídico) pelo novo regulamento, violando o próprio RJUE, o Regulamento Geral de Edificações Urbanas (RGEU) e até o Plano Director Municipal (PDM) de Cª Lobos. Legislação que está toda ela acima deste regulamento e que não podia de forma alguma ser ultrapassada como foi.
A par destas ilegalidades, o novo regulamento vai permitir a construção sem nenhum tipo de controlo de uma série de construções que podem de forma descontrolada aparecer na paisagem, sem que se tenham em conta a integração exterior e a linguagem arquitectónica adequada, o que pode nestes casos por em causa as belezas das paisagens deste Concelho e a harmonização de todo o conjunto edificado existente, com as implicações económicas inerentes. Isto porque se permite a partir de agora sem necessidade de apresentação de projectos ou de um pedido de autorização / licenciamento, obras de construção de garagens, estufas, arrecadações de apoio agrícola, pecuário, silvícola e piscícola até 30m2, que associado a dispensa do não cumprimento de afastamentos, torna o Concelho ainda mais descontrolado do que já é…
Isto poderá (tenho a certeza) agravar o clima de impunidade hoje existente e vai também provocar muitos mais diferendos entre vizinhos, tendo em conta que teremos “Zero” controlo as obras particulares de menor escala.
Sobre as taxas, importa também desmontar uma falsidade referida implicitamente na notícia. Câmara de Lobos não tem taxas baixas e muito menos “borlas”… Tem sim taxas elevadas nesta área do urbanismo, conseguindo ser das mais altas se comparadas com o Funchal ou Machico, por exemplo.

Um munícipe se quiser entregar hoje um projecto de uma moradia terá que pagar a cabeça, taxas de apreciação do processo que em regra poderá custar cerca de 200 Euros, valor muito acima do que praticado actualmente por Machico, Ponta do Sol e se comparado com o Funchal, onde não se paga ainda esta taxa, isto para não falar das outras taxas posteriores para obtenção do Alvar de Construção e para a Licença de Habitabilidade, que também são muito elevadas, comparadas com os municípios acima referidos, daí se perceber o caro que é construir em Câmara de Lobos.
Nós (CDS), também nesta matéria a cerca de uma semana atrás levamos este assunto a discussão a CM e propusemos um abaixamento geral destas taxas em 10%, que embora recolhesse o apoio do PS e do MPT, foi chumbada pelo PSD, por este entender que neste momento o Município tinha de travar “o excesso” de construção existente (?) Veja-se lá esta contradição, quando em tudo o lado se sabe existe retracção no mercado da C. Civil… Incrível, não é?!!...
Pena é que a notícia não refira também os já crónicos problemas verificados com o andamento dos processos de obras particulares no Município, que demoram muito mais do que seria de esperar, levando ao desespero muita gente, que quer apenas construir a sua casa… Se há celeridade, essa pelos vistos não é para todos lamentavelmente!...
Preocupa-nos também é que a notícia nada diga sobre a revisão do PDM de Cª Lobos, que não há maneira de andar. Pelos vistos nem o JM consegue tirar essa informação do Arlindo Gomes!... Pena porque o desenvolvimento do concelho fica em “banho-maria” por mais uns tempos…

Por isso minha gente, toca abrir o olho, porque está é mais uma notícia enganosa, que apenas serve para desviar as atenções e abafar o trabalho, neste caso do CDS, que tem também nesta área feito o seu trabalho e que pelos vistos está a incomodar mais uma vez, a maioria.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A questão do novo Centro de Saúde e Lar de Terceira Idade de Câmara de Lobos

Recentemente foi conhecida a intenção do Governo Regional do PSD em adquirir um edifício que estava em construção, cujos proprietários por razões que aqui agora não interessam referir tinham parada, a espera de melhores dias, que pelos vistos acabou por chegar, com a aquisição agora anunciada.

Falo daquele edifício que já foi designado de “Arca de Cristal”, localizado na Cidade Nova, próximo da Câmara Municipal, que agora vai ser adquirido veja-se bem pela módica quantia de 14 Milhões de Euros, a serem pagos faseadamente. Verdadeiro “totoloto” para o promotor, que foi escolhido num concurso público, cujas condições foram muito questionáveis. Sendo que para muitos feito a medida para este edifício.

Nós Autarcas do CDS em Câmara de Lobos sempre defendemos a construção de um novo Centro de Saúde e Lar de Terceira Idade para Câmara de Lobos, junto ou separados, estes são muito necessários neste Concelho, mas não podemos concordar que se desperdice milhões desnecessariamente para se construir estes equipamentos públicos, existindo como há, tantas outras necessidades, nomeadamente com a necessidade de repararem convenientemente a Rede Viária que atrevo-me a dizer deve ser das mais degradadas da RAM.

Por isso quando ontem em Assembleia Municipal, o PSD apresentou um Voto de Congratulação pelo cumprimento da promessa, o CDS sem hesitação VOTOU CONTRA, por entender que o Lar de Idosos e o Centro de saúde são necessários, mas não a qualquer preço e de qualquer maneira. Não aceitamos que um lar seja instalado como será num 4º Piso, que não hajam espaços verdes e que sacrifiquem outros investimentos fundamentais para o futuro deste Concelho para dar sabe-se lá porque 14 Milhões de euros a um privado, sobrevalorizando o edifício e as instalações que agora serão realizadas. Não contém connosco para bajular o PSD e o seu mau Governo.

Lamento é que a restante oposição se tenha deixado enrolar pelo PSD e que PS, PCP, MPT e PND tenham votado favoravelmente este voto de Congratulação do PSD. VERGONHOSO!...

Imagem: DN-Madeira

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O sentimento de muitos Portugueses: "Parvo que sou"

Fica aqui a letra e o vídeo de uma música com a qual muitos de nós nos temos vindo a identificar dos Deolinda.

Sou da geração sem remuneração
E não me incomoda esta condição
Que parva que eu sou
Porque isto está mal e vai continuar
Já é uma sorte eu poder estagiar
Que parva que eu sou
E fico a pensar
Que mundo tão parvo
Onde para ser escravo é preciso estudar


Sou da geração "casinha dos pais"
Se já tenho tudo, pra quê querer mais?
Que parva que eu sou
Filhos, maridos, estou sempre a adiar
E ainda me falta o carro pagar
Que parva que eu sou
E fico a pensar
Que mundo tão parvo
Onde para ser escravo é preciso estudar


Sou da geração "vou queixar-me pra quê?"
Há alguém bem pior do que eu na TV
Que parva que eu sou
Sou da geração "eu já não posso mais!"
Que esta situação dura há tempo demais
E parva não sou
E fico a pensar,
Que mundo tão parvo
Onde para ser escravo é preciso estudar