quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A verdadeira intenção do BE-M em relação as supostas incongruências do CDS

O BE-M, mostra tal como o PSD-M e o MPT-M que andam com um nervoso miudinho verdadeiramente rídiculo, talvez por esta pré-campanha não lhes estar a correr como desejado e de entre a perca de apoiantes e a fraca visibilidade política, correm quase que desesperadamente e aos trambolhões a tentar enfraquecer outros Partidos da Oposição Regional e que no caso do CDS-M por via da Coligação existente entre o PSD-N e o CDS-N, sendo como se tem visto um dos alvos mais apetecíveis no que vai de pré-campanha por várias razões, mas especialmente porque se tem mostrado coesa e forte, com um bom projecto político, prevendo-se um excelente resultado eleitoral.

Acontece é que o BE/BE-M metem os pés pelas mãos, misturando assuntos regionais que devem ser resolvidos no âmbito da ALM com o âmbito das questões nacionais e que devem ser tratadas na AR. Pior! Confunde questões políticas com questões judiciais que devem ser sim resolvidas nos Tribunais. Para eles vale tudo na política!...

Uma coisa é a censura de actos políticos ou de comportamentos políticos cometidos nesta terra e que devem ser claramente censurados na casa da democracia Madeirense (ALM) por todos como tem sido, indiferentemente de quem proponha, mas que tenha considerações aceitáveis por todos e que em abono da verdade tem acontecido. E outra é pelo simples jogo político servir-se destas situações não para defender princípios ou entidades / pessoas que tenham sido alvo desses comportamentos, mas para condicionar a Coligação Nacional e por via desse condicionamento tentar condicionar neste caso o CDS-M.

Essa é que é a única intenção do BE-M, apenas explorar eventuais contradições políticas de um dos Partidos da Coligação com fins eleitorais, levando o assunto que deve ser resolvido nos Tribunais para o debate da AR, quando estas questões já foram discutidas por diversas vezes e bem pelos Partidos na ALM. Querem apenas é só dividendos eleitorais. Acontece é que o jogo é tão evidente que já ninguém se deixa enganar...

O que importa é que o legitimo representante do CDS-M incluído na bancada do Partido na AR já claramente demonstrou que o CDS-M não se revê nos comportamentos do Governo de AJJ e dos Dirigentes do PSD-M, como aconteceu a dias em que JMR quando votou favoravelmente um voto do BE-M que censurava atitudes do Sr. Jaime Ramos, mesmo como se viu tendo um voto diferente da restante bancada. Uma vez chega!... E é isso que importa, não confundir os cenários políticos e o CDS e bem o tem feito. Porque a posição quer Nacional quer Regional do CDS sobre esta matéria é clara, sem nenhuma incoerência, querendo-se que as questões regionais sejam resolvidas pelos Madeirenses e claro afirmando como Partido que é contra estes comportamentos anómalos em democracia.

Espero que o BE-M que tanto quer ser paladino nestas matérias seja também exemplar levando este assunto aos Tribunais. Esse é que é o desafio encontrar os meios jurídicos que validem uma acção no meio competente. Veremos!... Mas não acredito que o façam… Só lhes interessa a “trica” política!...

Imagem: Google

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Jardim já assume a derrota?...

Para espanto meu e se calhar de muitos Madeirenses, Jardim ontem a noite na sua crónica no TVI24 (hoje também publicado no Jornal da Madeira), pela primeira vez retratou um cenário em que perde as eleições. Assim, assumido esse cenário que também acredito ser possível importa desde já desmontar as consequências que ele quer (iludindo as pessoas), tentar fazer passar no que seria a solução governamental decorrente da sua derrota.

Como já foi sobejamente referido o CDS-Madeira já disse sobre coligações pós eleitorais, que não as vai fazer nem com este PSD-M, nem com o PS-M. O facto é que Jardim assume implicitamente ao sugerir o cenário de coligação governativa pós-eleitoral PS/CDS, que teme a derrota nas eleições de 9 de Outubro e tenta evita-la a todo o custo, formulando hipóteses de governação ridículas que nunca irão acontecer.

Pondo de parte mais este disparate dito por ele, de que se: “votarem no CDS é pôr o PS no poder da Madeira”, e a mentira descarada de que “O PS, entretanto terá acertado o futuro governo madeirense com o CDS”, o importante é que ele assume o cenário de perdedor, o que significa tendo em conta os repetidos ataques ao CDS-Madeira que ele já acredita que o CDS será decisivo para a sua derrota.

A estratégia do PSD-Madeira começa a ser clara e pelo que temos vindo a ver, será fortemente direccionada contra o CDS-Madeira. Basta ver que semanalmente quer no JM (que eles controlam com dinheiros públicos), vários escribas criticam diariamente o CDS. Alias não é só no JM!... É também nos discursos políticos de AJJ que se repetem em actos públicos e partidários.

Mas os argumentos de Jardim são fracos e diria que não se sustentam de forma alguma, pois todos vê-mos claramente que o PS-Madeira, estará longe de obter um resultado que permita almejar o poder na Região, correndo o risco inclusive de ser ultrapassado pelo CDS-M que Jardim tanto teme. E ao contrário do que seria impensável a alguns anos atrás é sem dúvidas um cenário hoje real, pois as últimas eleições de Junho demonstram ser possível, tal como aconteceu nalguns Concelhos.

Por outro lado AJJ ignora deliberadamente que o CDS-Madeira já afirmou claramente que o seu caminho é de ALTERNATIVA, o que significa o assumir de um projecto político com o qual quer disputar sozinho o poder ao PSD-Madeira, pois acredita ter para além de bons e competentes quadros, propostas e soluções para os desafios que o esgotado Governo do PSD-M de Jardim já não consegue resolver.

Uma coisa eu acredito!... Se houver coligações pós eleitorais cujo principal protagonista seja Jardim ela só se fará com o PS de Jacinto Serrão, pois só os famintos de poder pelo poder é que fariam uma coligação com o actual líder do PSD-M, basta ver o que foi o processo da Vice-presidência da ALM e a tentativa de acordo que eles tentaram junto de Jardim para reverem a Lei Eleitoral, que só quem quer o poder pelo poder é que era capaz de fazer acordos políticos com estes. No meu ver é claro que se houver vontade de Jardim em fazer acordos eles só se fariam a sua esquerda, pois tal como ele assumiu recentemente ele já se considera socialista e é só com os socialistas que ele poderia fazer um Governo, pois estes (veja-se o que foi o Governo de Sócrates na República), seriam os que a vários níveis teriam mais pontos de convergência para governarem com ele.



segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O que está em causa a 9 de Outubro

A 9 de Outubro, os Madeirenses serão chamados a escolher uma Assembleia Regional constituída por 47 deputados e que por consequência dará posse a um novo Governo Regional para os próximos 4 anos. Esta será uma eleição de extrema importância para o futuro colectivo da Madeira, pois esta em causa o rumo que a Região deverá seguir, num momento em que vivemos a pior crise económica e social desde que a Autonomia foi conquistada. Os Madeirenses têm nas suas mãos uma oportunidade única para decidir neste tempo de crise que deputados e que governo querem. Se os mesmos que na Assembleia de manhã fazem leis que os beneficiam a tarde, nos seus negócios e se querem continuar também com o mesmo governo que nos levou a actual situação de ruína económica e de endividamento excessivo, que juntos criaram um exército de mais de 20 mil desempregados e de mais de 70 mil pobres ou se querem um novo modelo económico e social, que relance a economia, controle as finanças públicas e que por consequência gere novamente emprego e a estabilidade perdidas. É isto que de facto está em causa a 9 de Outubro, encontrar de entre os Partidos concorrentes, o melhor projecto político que dê as melhores garantias de que a Madeira estará melhor nos próximos anos. Um projecto político que seja credível, exequível, com gente bem preparada, competente e um Partido que sendo o suporte disto seja ele também estável, pois só se pode promover estabilidade, quando se sabe o que ela é. A Madeira necessita de gente conhecedora da realidade regional e que seja ao mesmo tempo capaz de inovar e ousar nas soluções. Os Madeirenses merecem uma Madeira diferente, mas que seja verdadeiramente de todos. Eu acredito que o CDS-M está preparado para este desafio, reunindo a sua volta, não só gente competente e experiente, mas também jovens com ideias frescas, com forte vontade de vencer, que acima de tudo quer ver a sua Madeira como uma terra de oportunidades. O nosso trabalho político pelos Madeirenses está a vista de todos, seja ele nas Autarquias da Região onde estamos representados ou na Assembleia Legislativa da Madeira e mais recentemente na Assembleia da República. Ele fala por nós! Tem sido um trabalho constante e forte na Oposição, mas ao mesmo tempo construtivo, onde não tem faltado propostas e a defesa das causas que defendem os reais interesses dos Madeirenses. Estamos prontos, disponíveis para dar a volta a este modelo obsoleto de desenvolvimento que o PSD-M tem seguido e teima em continuar a seguir. Estamos prontos para ser a real alternativa estável que os Madeirenses tanto querem e acredito que a 9 de Outubro será o momento. Por mim, por ti, pela Madeira, a Madeira vai mudar!... Eu acredito!...
Imagem: Amilcar Figueira
___________________
* Texto de opinião publicado no Jornal "Alternativa Já", na sua versão integral

terça-feira, 2 de agosto de 2011

A questão da Segurança em Câmara de Lobos

Nos últimos tempos lamentavelmente tem sido recorrente ver nos diversos jornais várias notícias relacionadas, com furtos, vandalismo e outros diversos incidentes e crimes. Também não há dia em que não deixe de ouvir as recorrentes queixas em Cª Lobos de quem está preocupado ou assustado com esta onda de criminalidade crescente que se faz sentir.

Foi por isso que decidimos enfrentar o problema e ir ao encontro dos anseios das pessoas, atacando-o em várias frentes, promovendo também a discussão e o debate em torno destes problemas.

Assim no passado dia 30 de Junho deste ano, endereçamos uma carta ao Comandante da Esquadra da PSP de Cª Lobos, que tendo recusado o pedido de audiência connosco para debater este assunto por não estar autorizado pelo comando regional, solicitamos-lhe uma apreciação sobre este problema e questionamo-lo sobre as carências que eventualmente existissem. Desta carta ainda aguardamos resposta.

Posteriormente e lançado este assunto da segurança a debate, surge uma proposta do PS sobre a criação de um Regulamento que permitisse a criação também no Concelho de um núcleo de Guardas-nocturnos, que coerentemente apoiamos, sem preconceitos políticos e sem querer marcar agenda nenhuma, como alguns na praça pública já referiram, como se esta fosse uma questão de aproveitamento político, coisa que pela gravidade se percebe não é.

Tal como solicitamos a PSP informações concretas sobre este problema no Concelho, também encetamos contactos junto dos nossos Grupos Parlamentares, quer na ALM, quer na AR, nomeadamente com o nosso deputado, José Manuel Rodrigues, no sentido de tudo novamente ser feito junto da tutela para dotar de mais meios a polícia e para que se continuasse a reivindicar os Postos Policiais para o Estreito e para o Curral das Freiras, como sempre defendemos, pois hoje mais do que nunca tornava-se importante encontrar meios que fossem ao encontro destas pretensões das populações e acredito da própria PSP que está no terreno.

A par destes contactos todos, decidimos avançar com uma proposta que já sendo testada noutros Municípios com sucesso, poderia no nosso entender ajudar a minimizar o problema se o estudo proposto, desse viabilidade a solução. Falo do Sistema de Videovigilância, que entendíamos deveria ser também estudado, para ver se era uma mais-valia no combate da criminalidade, mas o PSD, tal como foi intransigente com a questão dos Guardas-nocturnos, também foi da mesma forma intransigente com este estudo. Mais uma vez o PSD, achou que estávamos a ser drásticos e mete para baixo do “tapete”, mais este problema.

Tal como defendi, quando chamado a defender a minha proposta na passada Sexta-feira, não entendo como se pode considerar desnecessárias mais medidas de combate ao crime, quando sabemos que por muito que se queira e se pressione, os problemas relacionados com a PSP local, levará algum tempo a serem resolvidos. É ridículo sacudir a água do capote, mandando para o Governo da República e para a PSP este problema e nada fazer para também o combater. É que nem sequer nas causas, há um combate forte, falo da prevenção contra as toxicodependências verdadeiramente eficaz, pois o prometido não é cumprido, nomeadamente construindo-se o Centro de dia para Toxicodependentes, para além da falta de meios humanos nas instituições que lidam com estes problemas, etc, etc..

Por outro lado, o desemprego cresce por causa da crise e da desgovernação do PSD, agravando os problemas sociais que acabam normalmente por fazer crescer também a criminalidade. E aqui importa lembrar que Cª Lobos é o 3º concelho com mais desempregados da RAM, o que deveria fazer reflectir a muita gente com responsabilidades, mas que passivamente olham para estes números e não reagem. Acresce também os problemas do comércio tradicional, moribundo, que espera do Município políticas de dinamização que nunca mais chegam.

E depois dizem que somos “catastrofistas”(?) Só os políticos que já estão anos a mais na política, acomodados ao sistema, esses também na oposição, mas que nada propõe de alternativo e que apenas chutam o problema para quem governa, servindo neste caso como caixa de ressonância (mais uma vez) do PSD é que podem dizer isto, lamentavelmente!...

De qualquer forma não nós conformamos com o chumbo e com a campanha de oportunismos de outros, vamos continuar a seguir este problema e vamos continuar a pressionar aos mais diversos níveis a quem de direito, para a resolução do problema enquanto persistir.

Podem contar com isso!...


Imagem: Notícia do DN-Madeira