sábado, 4 de maio de 2013

Queixa a ERC: Programa da RJM ”Concelhos da Madeira” - Cª Lobos

Fica aqui o teor da queixa que enviamos a ERC sobre o Programa emitido pela Rádio Jornal da Madeira no passado dia 23 de Abril de 2013, que durou 5 horas, feito em Câmara de Lobos.


Exmo. Senhor,

Serve o presente para, na qualidade de deputados eleitos para a Assembleia Legislativa da Madeira nas listas do CDS-PP, alertar Vossa Excelência para a falta de isenção da primeira edição do programa “Concelhos da Madeira”, emitido pela Rádio Jornal da Madeira a 23 de Abril de 2013, que viola claramente o próprio estatuto daquela estação de rádio.

O programa, com a duração de cinco horas, definido em artigo publicado na edição de 24 de Abril de 2013 do Jornal da Madeira - diário do grupo Empresa Jornal da Madeira  que é também proprietário da estação de rádio referida - como “um espaço quinzenal de informação e entretenimento”, não cumpre o ponto 2 do Estatuto Editorial da Rádio Jornal da Madeira, que citamos:

“2 – São objectivos gerais da Rádio Jornal da Madeira, a promoção socio-cultural das populações, a defesa dos interesses do Bem Comum   e do interesse público, o que se traduz por uma informação isenta e aberta ao confronto de opiniões, bem como por uma programação orientada, basicamente, para uma animação cultural e para uma diversão sadia, visando em primeiro lugar a juventude, e a defesa de valores como a participação. A liberdade e a responsabilidade de todos na construção de uma sociedade mais humanizada e solidária”.

Ao comprovar o alinhamento da emissão, os deputados do CDS-PP Madeira constataram que:

- Foi entrevistado o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, eleito pelo PSD;

- Foi entrevistado o próximo cabeça de lista do PSD à Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Sr. Pedro Coelho. Note-se que a própria peça jornalística a que fazemos referencia, publicada a 24 de Abril de 2013 no Jornal da Madeira, apresenta este ator político como, passamos a citar, “candidato social democrata à autarquia”;

- Foi entrevistado o Sr. Secretário Regional da Educação, Dr. Jaime Freitas;

- Foi entrevistada a Dra. Dulce Luís, atual vereadora da Câmara Municipal de Câmara de Lobos;

- Foi entrevistado o Dr. Manuel Pedro, candidato à Assembleia Municipal nas próximas eleições autárquicas, nas listas do PSD, conforme é assumido na peça jornalística publicada no Jornal da Madeira a que acima fazemos referência;

- Não foi entrevistado qualquer representante de partidos da oposição, ou de correntes de opinião contrárias à dominante;

Assim sendo, a emissão violou claramente o ponto 2 do Estatuto Editorial da Rádio Jornal da Madeira, nomeadamente quando o mesmo aponta como “objectivos gerais da Rádio Jornal da Madeira (...) a defesa dos interesses do Bem Comum e do interesse público, o que se traduz por uma informação isenta e aberta ao confronto de opiniões (...)”.

Atendendo ao facto do programa percorrer os 11 concelhos da Região Autónoma da Madeira, numa periodicidade quinzenal, os deputados que subscrevem esta queixam solicitam à Entidade Reguladora para a Comunicação Social que, no âmbito dos seus estatutos e competências, garanta que a Rádio Jornal da Madeira cumpre, nas próximas emissões de “Concelhos da Madeira”, o seu próprio estatuto editorial.

Funchal, 29 de Abril de 2013

Os subscritores

António Lopes da Fonseca
Roberto Rodrigues

Sem comentários: