domingo, 19 de maio de 2013

Agradeço ao José Luís Gonçalves e ao Edgar Abreu o apoio as nossas listas


Quero hoje agradecer ao amigo José Luís Gonçalves o apoio que mais uma vez dá a nossa candidatura aceitando presidir a Comissão de Honra que também apoia estas listas do CDS que concorrem aos diversos órgãos autárquicos de Câmara de Lobos. 

Também endereçar um grande abraço ao Edgar Abreu, pela confiança depositada, pois o seu exemplo de vida e de trabalho nos permitem sonhar e ter esperança num Concelho que sabemos também quer ser diferente para melhor e que acreditamos nós no CDS vai também apostar na mudança que é necessária para atingir esses objectivos comuns.


Um grande abraço e o meu muito obrigado pelo vosso apoio!...

Fotografia: Amilcar Figueira

sábado, 4 de maio de 2013

Queixa a ERC: Programa da RJM ”Concelhos da Madeira” - Cª Lobos

Fica aqui o teor da queixa que enviamos a ERC sobre o Programa emitido pela Rádio Jornal da Madeira no passado dia 23 de Abril de 2013, que durou 5 horas, feito em Câmara de Lobos.


Exmo. Senhor,

Serve o presente para, na qualidade de deputados eleitos para a Assembleia Legislativa da Madeira nas listas do CDS-PP, alertar Vossa Excelência para a falta de isenção da primeira edição do programa “Concelhos da Madeira”, emitido pela Rádio Jornal da Madeira a 23 de Abril de 2013, que viola claramente o próprio estatuto daquela estação de rádio.

O programa, com a duração de cinco horas, definido em artigo publicado na edição de 24 de Abril de 2013 do Jornal da Madeira - diário do grupo Empresa Jornal da Madeira  que é também proprietário da estação de rádio referida - como “um espaço quinzenal de informação e entretenimento”, não cumpre o ponto 2 do Estatuto Editorial da Rádio Jornal da Madeira, que citamos:

“2 – São objectivos gerais da Rádio Jornal da Madeira, a promoção socio-cultural das populações, a defesa dos interesses do Bem Comum   e do interesse público, o que se traduz por uma informação isenta e aberta ao confronto de opiniões, bem como por uma programação orientada, basicamente, para uma animação cultural e para uma diversão sadia, visando em primeiro lugar a juventude, e a defesa de valores como a participação. A liberdade e a responsabilidade de todos na construção de uma sociedade mais humanizada e solidária”.

Ao comprovar o alinhamento da emissão, os deputados do CDS-PP Madeira constataram que:

- Foi entrevistado o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, eleito pelo PSD;

- Foi entrevistado o próximo cabeça de lista do PSD à Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Sr. Pedro Coelho. Note-se que a própria peça jornalística a que fazemos referencia, publicada a 24 de Abril de 2013 no Jornal da Madeira, apresenta este ator político como, passamos a citar, “candidato social democrata à autarquia”;

- Foi entrevistado o Sr. Secretário Regional da Educação, Dr. Jaime Freitas;

- Foi entrevistada a Dra. Dulce Luís, atual vereadora da Câmara Municipal de Câmara de Lobos;

- Foi entrevistado o Dr. Manuel Pedro, candidato à Assembleia Municipal nas próximas eleições autárquicas, nas listas do PSD, conforme é assumido na peça jornalística publicada no Jornal da Madeira a que acima fazemos referência;

- Não foi entrevistado qualquer representante de partidos da oposição, ou de correntes de opinião contrárias à dominante;

Assim sendo, a emissão violou claramente o ponto 2 do Estatuto Editorial da Rádio Jornal da Madeira, nomeadamente quando o mesmo aponta como “objectivos gerais da Rádio Jornal da Madeira (...) a defesa dos interesses do Bem Comum e do interesse público, o que se traduz por uma informação isenta e aberta ao confronto de opiniões (...)”.

Atendendo ao facto do programa percorrer os 11 concelhos da Região Autónoma da Madeira, numa periodicidade quinzenal, os deputados que subscrevem esta queixam solicitam à Entidade Reguladora para a Comunicação Social que, no âmbito dos seus estatutos e competências, garanta que a Rádio Jornal da Madeira cumpre, nas próximas emissões de “Concelhos da Madeira”, o seu próprio estatuto editorial.

Funchal, 29 de Abril de 2013

Os subscritores

António Lopes da Fonseca
Roberto Rodrigues

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Governo Regional do PSD mais uma vez enganou os Câmara-lobenses

É com profunda indignação que hoje tomei conhecimento da notícia do "chumbo" dado pelo Governo Regional ao financiamento dos Caminhos Agrícolas de Santo António / Figueira Lameiro, Encosta da Palmeira e da Levada do Salão, que supostamente estariam garantidos e cujos concursos públicos tinham já sido lançados.

É lamentável que para além dos incumprimentos com os contratos-programa que ultrapassam largamente os 18M€ para com o Município desde 2008, o Governo Regional recue agora na concretização destes Caminhos Agrícolas que sucessivamente tem sido prometidos as populações de eleição em eleição. É vergonhoso o que o Governo Regional (PSD) de Alberto João Jardim / Manuel António Correia tem feito a Câmara de Lobos, castigando-os, fazendo com que o Município tenha parado no tempo. Basta ver o que foi a execução do Plano Plurianual de Investimentos da Câmara Municipal para 2012 (para não falar do Plano do Governo), em que apenas foram concretizados 26% do prometido, inferior ao do ano de 2011, seguindo assim o ritmo de anos anteriores de queda abrupta do investimento público no Concelho.

Já não chega o total desleixo com os arruamentos mais antigos que estão uma lastima, agora junta-se o incumprimento de promessas feitas, mais umas que vão ficar por cumprir. Sendo que importa lembrar que também o Porto de Pesca, o Centro de Saúde / Lar de C. Lobos, a Via rápida para o estreito, a Via Expresso para o Jardim, como grande parte das obras da Lei de Meios e outras obras também pararam ou nunca foram para o terreno.

O CDS e a minha candidatura a Câmara Municipal, pedem as restantes candidaturas e nomeadamente a Candidatura do PSD, liderada por Pedro Coelho que se manifestem tal como o CDS contra este recuo e digam de que lado estão, se ao lado do Governo do PSD (Jardim/Manuel António) ou se ao lado dos Câmara-lobenses, que ficam mais uma vez prejudicados, pois cederam terrenos, deixando de os cultivar em muitos casos com os inerentes prejuízos económicos decorrentes das ditas cedências e as famílias que criaram expectativas quanto aos acessos que teriam supostamente garantidas de acesso as suas habitações e que afinal não vão ter.

Importa que todas as candidaturas façam pressão para que o Governo recue e os caminhos avancem, essa é uma obrigação que nos assiste e quem não o fizer terá muito que explicar aos Câmara-lobenses, pois o que o Povo não quer é candidatos subalternos ao Governo Regional.

Imagem / notícia: DN-Madeira