quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Eleições para à Assembleia da República: Os equívocos propositados que importa esclarecer.


Infelizmente há candidaturas que julgam que com mentiras vão ter melhor sucesso...
1. O CDS-M, vai na MADEIRA sozinho. A Coligação nacional com o PSD não existe nesta região.
2. Ao contrário do que certos Partidos querem fazer passar os Madeirenses não vão votar para escolher o Primeiro-Ministro, mas sim 6 deputados que representarão a Madeira na Assembleia da República. A eleição do Primeiro-Ministro é indirecta.
3. Por muito que alguns repitam, votar na Madeira no CDS não é o mesmo que votar PSD. O CDS-Madeira já demonstrou nos últimos anos ter posições e propostas divergentes em relação ao PSD-M na Assembleia da República e quando assim se justificou votou diferente da sua Bancada, situação que como é do conhecimento público foi diferente da postura do PSD-M.
Portanto votar CDS-M é garantia de defesa da Madeira e dos Madeirenses na República.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Vinho Madeira: Produção deste ano regista aumento de 500 Toneladas


A partida parecerá aos olhos de todos nós que estas são boas notícias, mas poderão não ser....

E digo isto na sequência da notícia do Económico que refere que "Produção de uvas para fabrico de vinho Madeira regista aumento de 500 toneladas", o que a partida deveria ser sempre bom em teoria para a nossa economia e para a imagem turística da Madeira. Mas com o crescimento de um produto de grande qualidade como é o Vinho Madeira, poderemos estar perante um verdadeiro problema a montante no tocante ao armazenamento de toda esta produção que não sabemos como será garantida e por quem, sendo que acima de tudo poderão os produtores terem sérios problemas no tocante aos valores a receber por quilo pelas uvas entregues, isto quando certamente se apertarão ainda mais os critérios de avaliação do amadurecimento e que determinam também que uvas serão para receber ou a rejeitar.


Como sabemos esta actividade têm custos elevados para os agricultores atendendo aos elevados custos com os denominados factores de produção que reduz de forma considerável os ganhos a obter no final da produção com a entrega das uvas, que num ano de excepcional produção terá forte pressão para uma rigorosa selecção do produto a ser aceite e por conseguinte pressão para uma baixa nos valores a pagar.

É importante assim que o governante do sector seja mais concreto quanto aos mecanismos que serão utilizados para garantir o escoamento da produção, como dos critérios subjacentes que regulará o preço a pagar pelas uvas, vem como onde se armazenará toda esta produção, que tem como principal localidade de produção o Estreito de Câmara de Lobos.

Não chega anunciar crescimentos na produção, quando o importante é saber se este crescimento da produção é benéfica também para quem produz.

Imagem: Google

Lota do Funchal: Reconversão ou não?...

Eu acho que não, em primeiro lugar pela incompatibilidade funcional gritante de se querer e bem ter um porto turístico no Funchal, que choca com a actividade de um porto de pesca, pelos ruídos, odores e movimento automóvel que acarretam. Depois porque as instalações actuais quer da Lota, do entreposto frigorífico, a par da ainda Direcção Regional de Pescas estão obsoletas, profundamente degradadas e num local sem grandes margens de manobra para os reconfigurar e modernizar. Portanto urge uma nova solução para a reinstalação destas instalações e equipamentos. Por isso continuo a defender que a velha promessa de um novo Porto de Pesca, com entreposto frigorífico e lota em Câmara de Lobos, nos Socorridos seria a solução ideal para a urgente modernização do sector, que a par de novas embarcações, necessita de ser vista como estratégica para o futuro da Madeira. Esta importante viragem permitirá certamente se encontrar os meios financeiros europeus e porque não também nacionais (tal como para o novo Hospital), que permitam o renascer de um sector que se nada se fizer acabará com o tempo a desaparecer, tal como acontece com os edifícios que hoje servem a sua actividade.

Fica aqui em anexo o "link" a notícia de hoje do Funchal Notícias intitulada "Lota degradada e com amianto pede a Humberto Vasconcelos nova solução", que deu origem a este meu "post".

Imagem: Funchal Noticias.