quarta-feira, 2 de março de 2011

Texto da Petição a favor da preservação da pitoresca Baia de Câmara de Lobos

Recentemente o Governo Regional da Madeira, após ter apontado duas anteriores localizações para a velha promessa de se construir um grande Porto de Pesca de dimensão Regional em Câmara de Lobos, veio a público assinalar uma terceira localização para esta infra-estrutura portuária, sendo que desta vez decidiram-se pela Baía de Câmara de Lobos.

Lamentavelmente está nova localização, não foi baseada em estudos e muito menos debatendo com a sociedade civil e forças políticas a sua escolha. O programa que serviria de base ao projecto também foi substancialmente abandonado, sendo que com isto também abandona-se uma importante oportunidade de potenciação da economia local, visto que a proposta abandonada no Serrado do Mar, tal como a anterior na foz dos Socorridos, previa a transferência do entreposto frigorífico, a lota e a Direcção Regional de Pescas, actualmente concentrados no Porto do Funchal, que seriam importantes para dar um novo fôlego a economia de Câmara de Lobos.

Para além de não se saber ao certo o que afinal se pretende instalar na Baía de Câmara de Lobos com esta intervenção, que corre o risco de não passar de mais um cais de acostagem esporádica de embarcações sejam elas de pesca ou de recreio como tantas outras que existem por toda a Madeira, Câmara de Lobos pode perder aquele que é seu principal cartaz turístico.

Tendo em conta o passado recente na Região com obras desta natureza e o impacto negativo que estas deixaram não só em termos turísticos como também ambientais, não podemos deixar de estar desconfiados que está nova localização, pode pelas circunstâncias em que surge, a véspera de Eleições Regionais, ser extremamente negativa e com fortes repercussões na economia futura do Concelho, não acrescentando nada de positivo para o seu futuro.

Assim sendo, os subscritores desta petição são contra qualquer obra que sem estudos ou projecto conhecido ou debatido seja lançada junto da Baía de Câmara de Lobos, pois ela pela sua importância, não pode ficar descaracterizada e irremediavelmente perdida, apelando ao Governo Regional que pare, estude e consulte a sociedade civil, no sentido de ser encontrada uma melhor localização para o Porto, que se quer acima de tudo de pesca, com todas as infra-estruturas que por força das circunstâncias actuais deverão sair do Porto do Funchal, mesmo que para tal tendo em conta a actual realidade do sector sejam mais modestas.

Os proponentes da Petição

Roberto Rodrigues - Primeiro peticionário
 
________
 
Assine aqui a petição e divulgue, Câmara de Lobos agradece!...
 
________
 
Quero também agradecer aos Administradores do Portal "VIVA MADEIRA" pela colaboração e apoio dado no lançamento desta Petição. Muito obrigado!...

Sem comentários: