quinta-feira, 15 de março de 2012

A Celebração do Dia da Criança em Câmara de Lobos

Recentemente foi levada a reunião de Câmara como é habitual uma proposta por parte do Executivo PSD para a celebração que anualmente se faz referente ao Dia da Criança. Como habitualmente as despesas mais significativas são em transportes e em camisolas, para além de outras também habituais com animação e lanche. 

De facto entre transporte e camisolas o orçamento consome quase os 16.000 Euros previstos para a actividade, o que é sem dúvidas muito. O Executivo PSD justifica o elevado número de camisolas dizendo que para além do número expressivo de crianças a participar e de seus professores e educadores, que estas camisolas não são só para esta festa, mas também é utilizada nos mais diversos eventos e actividades que a CM organiza e/ou participa. Para além disto referem que também cedem algumas a outras instituições que as solicitam.

Embora ache que o valor para as camisolas seja elevado, entendo que por razões de orçamento tenha de haver uma actividade a qual se impute o custo de todas estas camisolas, pelo que assim entendi que deveria votar favoravelmente a realização da actividade indiferentemente do custo,   tendo em conta a importância desta actividade para as crianças do Concelho. Entendo (e dize-o na discussão da proposta), que no futuro a CM deveria repensar a questão das camisolas pois este é um custo dispensável nos tempos que correm de dificuldades, advertindo que caso nada se altere no próximo ano, que votaria contra, sendo que fiquei com a sensação de que há abertura para se repensar isto. Só votei a favor porque as crianças Câmaralobenses não podem ser castigadas pelas más opções de quem governa o Município, quando nos calendários escolares concelhios, toda a comunidade escolar conta com esta iniciativa para partilhar entre os alunos das muitas escolas num dia que é o dia de todas elas e ao contrário do que o PS diz, está nunca foi e acredito não será uma "Manifestação do Regime".  

Quem tem vindo a acompanhar o meu trabalho político no Município sabe perfeitamente que não estou colado ao PSD e que não estou também para ser do contra pelo contra. Acima de tudo pondero bem aqueles que são os reais interesses em causa das populações e voto em consciência tendo em conta estas preocupações.

Já votei ao lado do PSD várias propostas (sendo que votei também muitas contra), como já votei ao lado PS e do MPT as suas propostas a favor do interesse dos Câmaralobenses. Sendo que estes PS e MPT também já o fizeram em relação ao PSD e também algumas das minhas propostas. Portanto aqui não há colagens como o PS e seu vereador tentaram passar num texto que este escreveu recentemente no seu blog da minha parte ao PSD.

Não aceito ao Vereador Carlos Gonçalves, essa tentativa absurda, pois se assim fosse muitas votações que este também já fez ao lado do PSD e da qual não partilhei, como seriam justificadas então?... Isto é pura e simplesmente política baixa e desespero, porque este Vereador sabe perfeitamente que assumo totalmente e com responsabilidade o meu papel de Vereador da Oposição. O meu trabalho político fala por mim!...

Percebo que dentro do PS de Cª Lobos já se tenham iniciado as movimentações para garantir quem será o candidato a CM e que seja necessário mostrar trabalho internamente e externamente, mas aconselho ao Vereador Carlos que se vire sim verdadeiramente para os problemas do Concelho e se deixe de implicar terceiros nessas guerras internas porque acredite isso não o vai fazer ganhar nada!...

Para concluir deixo aqui o link do blog "Rochinhas da Fonte" (Escola da Fonte da Rocha) com o post que estes dedicaram a essa actividade no ano de 2011, para se perceber a importância e a preparação que as escolas fazem para este dia.

2 comentários:

Unknown disse...

Caro Roberto nunca foi intenção minha cola-lo e responsabiliza-lo pelas políticas de quem (des)governa o município.
Simplesmente fiz referência a uma despesa que entendo ser desnecessária, pois da forma que é realizada mais parece uma manifestação do Regime!
Mas digo-lhe mais.
Se por um lado existem escolas que aproveitam o momento para desenvolver atividades no âmbito dos projetos extracurriculares e assim apresentarem em público. Existem também escolas que não comparecem ao evento, pois entendem ser um massacre para as criancinhas.
Mas tudo isso depende do ponto de vista dos professores e conselhos executivos.
Em relação a ser novamente candidato. Nem aquece nem arrefece pois o meu trabalho sempre foi realizado sem olhar a datas e muito menos momentos eleitoralistas.
Se o meu objetivo fosse ser candidato para 2013 de certeza que internamente teria tomado decisões diferentes!
E principalmente iria pra comunicação social fazer demagogia.
Que fique aqui bem claro a minha luta não é se sou o 1º da oposição ou se sou o último da oposição.
A minha luta é ver os Câmaralobenses com mais e melhor!
No final do mandato se a comissão política de concelhia entender que devo continuar, analisarei a proposta com a minha família.
Se entenderem que não devo ser o candidato, irei me disponibilizar para passar o maior número de informações para o novo candidato(a) para que assim esteja preparado para a campanha eleitoral e cumprimento do seu mandato!
Cumprimentos….

Roberto Rodrigues disse...

Caro Carlos,

Tens de compreender que a forma em que o texto está escrito sugeriu tal leitura. Mas se dizes que não foi essa intenção aceito que assim seja.
De qualquer forma penso que o meu comentário também esclarece a minha posição, que as tantas não é tão diferente da tua.
Sobre a tua hipotética candidatura para as próximas autárquicas, apenas posso dizer que é já notado por muita gente de vários quadrantes uma certa disputa entre ti e o Deputado Municipal e Presidente da concelhia Amândio Silva. Por isso associei o texto a está que parece ser já a luta com vista a candidatura!... Se não é as minhas desculpas!...
Abraço
RR