segunda-feira, 12 de março de 2012

Por uma real política social para Câmara de Lobos

Muito recentemente o Presidente da CM de Cª Lobos, veio anunciar que criaria um refeitório social no Concelho em instalações próprias, dizendo também que tinha verbas alocadas para esse fim no orçamento municipal, num valor estimado segundo este de 200 Mil Euros.

Tudo isto é falso! Não há verbas no orçamento para isto e muito menos o custo estimado vai ao encontro dos valores reais para a instalação e manutenção de uma cantina. Aliás é falso também que o PSD em Cª Lobos alguma vez nos orçamentos municipais tivesse políticas sociais serias, pois apenas só se conhecem apoios para algumas bolsas de estudo, a entrega de umas telhas, cimento e outros materiais de construção, que em conjugação com outros apoios vindos de programas nacionais que a região se socorreu (PRID), tem sido o que por este Concelho se conhece.

É necessário ir mais longe quando o Concelho é dos mais penalizados com o flagelo do desemprego. A tudo custo indiferentemente dos apoios que a nível nacional ou regional se criem para minimizar os efeitos da crise é importante que o Município crie também verdadeiros instrumentos de apoio social que vão ao encontro dos problemas específicos da população. Em Câmara de Lobos o desemprego leva a que marido e mulher em muitos casos estejam em casa porque os postos de trabalho pura e simplesmente desapareceram. Os encargos mensais de casa avolumam-se por pagar e o dinheiro já não chega para pagar passes aos estudantes e restantes despesas que diariamente é inerente a actividade escolar.

Por isso o CDS apresentou para agendamento propostas concretas que vão ao encontro destes problemas, esperando que o Executivo Municipal PSD seja sensível e vote favoravelmente para que rapidamente se possa acudir de alguma forma a estas dificuldades, pois estas nossas propostas não implicam mais despesa pública, apenas a reafectação de meios actualmente destinados a despesas correntes desnecessárias, que no nosso entender devem ser destinadas ao necessário INVESTIMENTO SOCIAL nas populações que hoje passam por dificuldades.

(Texto meu que foi publicado na última edição de Março, do Jornal do Grupo Parlamentar do CDS-Madeira "Alternativa").

Imagem: Google Earth

NOTA: Como já referi em post anteriores as propostas aqui referidas foram lamentavelmente chumbada pelo PSD.

Sem comentários: