sexta-feira, 30 de março de 2012

Proposta de Recomendação para Prevenção de Fogos entregue na reunião de CMCL

Fica aqui a Proposta de Recomendação que entreguei hoje em reunião da CMCL, que entendo é extremamente importante para prevenir fogos florestais e não só numa altura de forte seca que tem afectado a Madeira.

quinta-feira, 15 de março de 2012

A Celebração do Dia da Criança em Câmara de Lobos

Recentemente foi levada a reunião de Câmara como é habitual uma proposta por parte do Executivo PSD para a celebração que anualmente se faz referente ao Dia da Criança. Como habitualmente as despesas mais significativas são em transportes e em camisolas, para além de outras também habituais com animação e lanche. 

De facto entre transporte e camisolas o orçamento consome quase os 16.000 Euros previstos para a actividade, o que é sem dúvidas muito. O Executivo PSD justifica o elevado número de camisolas dizendo que para além do número expressivo de crianças a participar e de seus professores e educadores, que estas camisolas não são só para esta festa, mas também é utilizada nos mais diversos eventos e actividades que a CM organiza e/ou participa. Para além disto referem que também cedem algumas a outras instituições que as solicitam.

Embora ache que o valor para as camisolas seja elevado, entendo que por razões de orçamento tenha de haver uma actividade a qual se impute o custo de todas estas camisolas, pelo que assim entendi que deveria votar favoravelmente a realização da actividade indiferentemente do custo,   tendo em conta a importância desta actividade para as crianças do Concelho. Entendo (e dize-o na discussão da proposta), que no futuro a CM deveria repensar a questão das camisolas pois este é um custo dispensável nos tempos que correm de dificuldades, advertindo que caso nada se altere no próximo ano, que votaria contra, sendo que fiquei com a sensação de que há abertura para se repensar isto. Só votei a favor porque as crianças Câmaralobenses não podem ser castigadas pelas más opções de quem governa o Município, quando nos calendários escolares concelhios, toda a comunidade escolar conta com esta iniciativa para partilhar entre os alunos das muitas escolas num dia que é o dia de todas elas e ao contrário do que o PS diz, está nunca foi e acredito não será uma "Manifestação do Regime".  

Quem tem vindo a acompanhar o meu trabalho político no Município sabe perfeitamente que não estou colado ao PSD e que não estou também para ser do contra pelo contra. Acima de tudo pondero bem aqueles que são os reais interesses em causa das populações e voto em consciência tendo em conta estas preocupações.

Já votei ao lado do PSD várias propostas (sendo que votei também muitas contra), como já votei ao lado PS e do MPT as suas propostas a favor do interesse dos Câmaralobenses. Sendo que estes PS e MPT também já o fizeram em relação ao PSD e também algumas das minhas propostas. Portanto aqui não há colagens como o PS e seu vereador tentaram passar num texto que este escreveu recentemente no seu blog da minha parte ao PSD.

Não aceito ao Vereador Carlos Gonçalves, essa tentativa absurda, pois se assim fosse muitas votações que este também já fez ao lado do PSD e da qual não partilhei, como seriam justificadas então?... Isto é pura e simplesmente política baixa e desespero, porque este Vereador sabe perfeitamente que assumo totalmente e com responsabilidade o meu papel de Vereador da Oposição. O meu trabalho político fala por mim!...

Percebo que dentro do PS de Cª Lobos já se tenham iniciado as movimentações para garantir quem será o candidato a CM e que seja necessário mostrar trabalho internamente e externamente, mas aconselho ao Vereador Carlos que se vire sim verdadeiramente para os problemas do Concelho e se deixe de implicar terceiros nessas guerras internas porque acredite isso não o vai fazer ganhar nada!...

Para concluir deixo aqui o link do blog "Rochinhas da Fonte" (Escola da Fonte da Rocha) com o post que estes dedicaram a essa actividade no ano de 2011, para se perceber a importância e a preparação que as escolas fazem para este dia.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Por uma real política social para Câmara de Lobos

Muito recentemente o Presidente da CM de Cª Lobos, veio anunciar que criaria um refeitório social no Concelho em instalações próprias, dizendo também que tinha verbas alocadas para esse fim no orçamento municipal, num valor estimado segundo este de 200 Mil Euros.

Tudo isto é falso! Não há verbas no orçamento para isto e muito menos o custo estimado vai ao encontro dos valores reais para a instalação e manutenção de uma cantina. Aliás é falso também que o PSD em Cª Lobos alguma vez nos orçamentos municipais tivesse políticas sociais serias, pois apenas só se conhecem apoios para algumas bolsas de estudo, a entrega de umas telhas, cimento e outros materiais de construção, que em conjugação com outros apoios vindos de programas nacionais que a região se socorreu (PRID), tem sido o que por este Concelho se conhece.

É necessário ir mais longe quando o Concelho é dos mais penalizados com o flagelo do desemprego. A tudo custo indiferentemente dos apoios que a nível nacional ou regional se criem para minimizar os efeitos da crise é importante que o Município crie também verdadeiros instrumentos de apoio social que vão ao encontro dos problemas específicos da população. Em Câmara de Lobos o desemprego leva a que marido e mulher em muitos casos estejam em casa porque os postos de trabalho pura e simplesmente desapareceram. Os encargos mensais de casa avolumam-se por pagar e o dinheiro já não chega para pagar passes aos estudantes e restantes despesas que diariamente é inerente a actividade escolar.

Por isso o CDS apresentou para agendamento propostas concretas que vão ao encontro destes problemas, esperando que o Executivo Municipal PSD seja sensível e vote favoravelmente para que rapidamente se possa acudir de alguma forma a estas dificuldades, pois estas nossas propostas não implicam mais despesa pública, apenas a reafectação de meios actualmente destinados a despesas correntes desnecessárias, que no nosso entender devem ser destinadas ao necessário INVESTIMENTO SOCIAL nas populações que hoje passam por dificuldades.

(Texto meu que foi publicado na última edição de Março, do Jornal do Grupo Parlamentar do CDS-Madeira "Alternativa").

Imagem: Google Earth

NOTA: Como já referi em post anteriores as propostas aqui referidas foram lamentavelmente chumbada pelo PSD.

Arlindo Gomes também disse não ao alargamento das Bolsas de Estudo para os Jovens Câmaralobenses

Fica aqui uma outra proposta que levou o chumbo do PSD de Câmara de Lobos que visava alargar o número de beneficiários de bolsas de estudo quer para o ensino superior, quer para o ensino secundário como já existiu.


Arlindo Gomes prefere ir a Coreia do Sul do que aprovar está proposta para Apoiar Estratos Sociais Desfavorecidos de Cª Lobos

Fica aqui a proposta que foi recentemente chumbada em reunião de Câmara pelo executivo do PSD de Arlindo Gomes, que claramente opta por viajar a Coreia do Sul em vez de apoiar os que mais precisam no Concelho de Câmara de Lobos.

Importa apenas acrescentar que nós propusemos não o aumento da despesa corrente, mas sim a reafectação para fazer INVESTIMENTO SOCIAL.