sábado, 27 de abril de 2013

Candidatura a Câmara Municipal de Câmara de Lobos


Apresento-me humildemente com uma equipa de homens e mulheres de grande valor, profissional e humano, sendo um privilegio e um orgulho poder trabalhar com eles. São do melhor que Câmara de Lobos tem, disponíveis tal como todos os outros candidatos do CDS aos diversos órgãos autárquicos no Município (Assembleia Municipal e Juntas), para dar o melhor de si para corresponder aos anseios, espectativas e desejos de mudança que se fazem sentir.
Nós acreditados que o voto pode permitir ACREDITAR na mudança!...
Não se deixem intimidar por aqueles que estão instalados ou vivem a conta a maioria laranja que tudo tenta controlar e castrar. O Voto é livre e secreto e pode ao contrário do que estes dizem provocar a mudança que eles tanto receiam.
Sem medo vamos mudar Câmara de Lobos!...


Fotografia: Amilcar Figueira.

Turismo o futuro de Câmara de Lobos


Li por estes dias numa entrevista dada pelo Candidato do PSD à Câmara Municipal de Câmara de Lobos a um matutino desta região, que era o seu desejo que o Município aposte mais no Turismo, como motor de desenvolvimento sustentável. Pela nossa parte congratulamo-nos com esta mudança de atitude do PSD e do seu Candidato, seguindo aquilo pelo qual eu e o CDS neste Concelho nos temos batido durante anos, pois já antes da crise para nós este era o caminho de desenvolvimento que se devia ter seguido, o que permitiria de certeza minimizar os efeitos do desemprego e da pobreza que hoje mais uma vez se fazem sentir de forma profunda em Câmara de Lobos. Alertamos muitas vezes para a importância do turismo e recomendamos nos órgãos autárquicos a mudança no modelo de desenvolvimento que deveria ser de menor aposta no betão e no alcatrão, pois desenvolvimento e qualidade de vida não se medem a metro, privilegiando-se um novo modelo mais sustentável assente no Turismo e nos Sectores Productivos (agricultura e pescas), valorizando com isto as belas paisagens de um território humanizado, a cultura e a gastronomia que são sem dúvidas únicos e de grande valor.

Pena é que o PSD e o seu Candidato querendo enveredar por este modelo de desenvolvimento para não ficar atrás dos seus adversários, ainda não tenha acertado na forma de como o fazer. Não chega se dizer que com ele teremos mais turismo apenas garantindo mais celeridade nos serviços dependentes da CMCL no despachar de projectos com origem em investidores privados. É pouco e é mais do mesmo que foi seguido durante décadas. Para nós CDS, a forma de garantir com sucesso que Câmara de Lobos será uma terra de turismo passa acima de tudo por apostar na promoção do Concelho e das suas capacidades turísticas, junto de potenciais investidores, sejam eles nacionais e/ou estrangeiros, não descurando o necessário contacto com os emigrantes madeirenses que desejam investir na sua terra. A Câmara deve ser embaixadora e ir ao encontro de quem pode investir. A par disto importa também rapidamente desbloquear a revisão do PDM, vocacionando nessa revisão espaços para o surgimento de equipamentos e unidades hoteleiras de pequena dimensão que se ajustem as necessidades do Concelho nesta área. Além disto importa claramente mudar de políticas de gestão do território, pois importa face a importância da paisagem não permitir a continuada degradação da mesma como se tem assistido. Entendemos que se pode e deve permitir a construção, sempre que as mesmas não sejam elementos dissonantes mas sim de valorização. E por fim importa não só baixar as Taxas de IMI, mas sim resolver o velho problema dos índices e dos zonamentos, esses sim os responsáveis por se ter neste imposto valores desajustados pagos pelos proprietários e que afastam investidores como temos vindo alertar também a uns anos a esta parte.

Fonte da Imagem: Google


Como era o nosso dever dei o meu contributo...

De facto importa referir que fiz aquilo que se impunha e que ia ao encontro dos anseios não só dos profissionais e da sua associação, mas acima de tudo se pretendeu ir ao encontro das preocupações das populações que querem ver reduzidos os problemas que infelizmente ainda existem de segurança.

Quero também aqui salientar que este esforço do CDS em tentar levar ao fim o processo dos Guardas Nocturnos teve também a melhor abertura por parte dos restantes Partidos, conseguindo-se assim uma unanimidade e compreensão que sobre esta matéria até agora sempre foi mais difícil de obter. Sem a necessária abertura do PSD e do MPT que sempre mostraram reservas sobre a implementação no Concelho dos Guardas Nocturnos tudo seria mais difícil, ou impossível.

Agradeço também ao Vereador Carlos Gonçalves do PS, que também entendeu o alcance da nossa proposta, que nunca pretendeu relegar o importante contributo do PS sobre esta matéria que teve origem numa iniciativa que em Novembro com a sua aprovação por unanimidade deu inicio a este processo.

Quem ganhou com isto verdadeiramente foi Câmara de Lobos e os seus cidadãos.

Fonte: DN-Madeira, 26/04/2013

quarta-feira, 10 de abril de 2013

PSD agora quer baixar IMI em Câmara de Lobos?

Ontem numa primeira reacção ao "populista anuncio" que mereceu grande destaque na primeira página do Jornal da Madeira relativa a intenção do Candidato do PSD a CMCL, que pretende agora baixar o IMI no Concelho, disse o seguinte no meu mural do Facebook:

Já começaram a prometer mais uma vez o que certamente vão esquecer se forem poder como até agora tem acontecido.
Basta ver o que foram as promessas do PSD para Câmara de Lobos nos últimos 20 anos ou mesmo as dos últimos 4 anos, para se perceber o embuste que repetidamente estes senhores tentam passar. Repetem praticamente de eleição em eleição quase sempre as mesmas obras e intenções. E inclusive o que se promete em eleições regionais é o mesmo na pratica que se promete em eleições autárquicas (basta ver o caderno das promessas que estes chamam de programa eleitoral).
Onde andou então o candidato Pedro Coelho nos últimos anos?... Ou será que este senhor se esqueceu que ele foi e é o líder de uma bancada municipal do PSD que VOTOU FAVORAVELMENTE o aumento do IMI no Concelho?... Onde esteve esse senhor para defender a construção do Porto de Pesca, quando por exemplo nós chamamos a atenção para a promessa que em vésperas de eleições regionais foi novamente prometida para novamente ser deixada cair mal ganharam as eleições, adiando-a "ineternum"??!... Para não falar das outras promessas.
Passou anos a fazer o que então na Assembleia Municipal e na Assembleia Legislativa da Madeira por Câmara de Lobos?...
Os vendedores da banha de cobra já estão em acção!...
OLHO Câmara-lobenses para não serem enganados novamente!...

A isto queria hoje acrescentar o seguinte:

1. É claro (basta ver as actas da AMCL), que o agora Candidato e actual Líder da Bancada do PSD na AMCL recua na questão da manutenção das actuais taxas de IMI, porque lhe dá jeito fazê-lo, tendo em conta por um lado as fragilidades que se vão apontando a sua candidatura pelos cidadãos, um pouco por todo o Concelho e porque faz parte de uma estratégia montada em meados do ano passado em que este foi ensaiando o recuo no que até o ano passado era uma posição firme de quem ao longo da sua passagem pela AMCL sempre defendeu a manutenção das actuais elevadas taxas, criticando duramente como se assistiu anos a fio todas as propostas vindas da Oposição para o abaixamento das taxas.

2. Pode o Candidato do PSD querer agora mudar seu posicionamento e é legitimo o fazer, mas não se livra de que se apontem as fragilidades desse discurso e as também claras incongruências pois na prática nada mudou para tal mudança de posição. Estamos apenas e só perante uma tentativa de alguém que usa o populismo para cair nas graças dos eleitores, nada mais.

3. Na Acta n.º 5/2011 da Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal de Câmara de Lobos, realizada a 18/11/2013 é claro o pensamento que ao longo de anos sustentou aquela que até agora era a sua posição e a posição de todo o PSD em Câmara de Lobos sobre a questão das Taxas de IMI para o Município. No extracto da acta sobre a discussão relativa a Taxa de IMI para 2012 podemos ver que na defesa da posição da Bancada do PSD foi dito o seguinte pelo Dr. Pedro Coelho que afirmou "que atendendo à previsão de redução de transferências, este imposto torna-se uma receita importante para a autarquia, para fazer face às necessidades sociais e de investimentos, pelo que não há margem para redução deste imposto". O que permite agora que nos questionemos afinal o que é que mudou entre 2012 e 2013? Em 2012, o investimento Municipal e Regional no Município foi quase nulo como se sabe e nomeadamente no que era mais prioritário, no social idem, e sim verificaram-se cortes na receita vinda do Estado e nas receitas próprias, mas acima de tudo mais uma vez as receitas provenientes dos Contratos-programa assinados com o Governo Regional não se concretizaram, isto num ano em que já se vivia em forte austeridade, com um desemprego galopante e era também conhecido o buraco financeiro da Madeira da responsabilidade do Governo Regional do PSD-M. Em 2013 nada mudou como sabemos e agora o Candidato que já tinha dado o mote na última AMCL de 2012 de eventual baixa, o faz como referi sabendo desde meados de 2012 que seria o provável candidato do PSD (toda a gente já falava disso dentro do PSD), fazendo assim um recuo estratégico pensando nas Autárquicas de 2013. Tudo isto acontece quando a conjuntura não se alterou como referi, mas que se agrava a olhos vistos. Quero ver se não estaremos perante mais uma das promessas do PSD que ficarão por cumprir como tantas outras... E depois são os outros os populistas!... Pois!... Eles não dormem, mas nós também não.

4. Portanto dizer agora que se vão baixar as taxas sem nada dizer como vai compensar receitas perdidas, permite que qualquer cidadão coloque em causa esta promessa eleitoral.

5. Importa referir que ao longo dos anos ( nos últimos dois mandatos Autárquicos),  o CDS se tem também batido por uma real baixa neste imposto mas pela via da resolução do problema de fundo que são os índices e os zonamentos que em muitos locais estão errados, o que inflaciona o imposto nalguns locais do Concelho e o tornam também insuficiente onde na verdade deveria de ser mais alto. A resolução deste problema faria que este imposto fosse mais justo para todos e assim teríamos com certeza possibilidades de ajustar as taxas para os valores adequados, que certamente seriam em baixa, sem que praticamente o Município perca receita. Mas como se sabe o isto tem esbarrado na insensibilidade e na inercia do PSD local que quase nada fez para alterar isto. Começando pela revisão do PDM que está parado e de medidas de força junto da Direcção Regional dos Assuntos Fiscais para em conjunto se estudasse o problema e por via disso se alterarem as zonas e índices que continuam por alterar. Recomendo que vejam o que temos vindo a defender.

Pelos vistos nada mudou e o PSD continua a tentar enganar as populações prometendo o que depois não vai cumprir. O passado assim o tem demonstrado.

Nós continuaremos coerentes como até agora (ver actas CMCL e AMCL), defendendo aquilo em que acreditamos será melhor para Câmara de Lobos, trabalhando também para dar o melhor projecto político, aliado a um leque de bons candidatos, que julgamos serão a razão para que a MUDANÇA aconteça.

Imagem: JM