sábado, 7 de novembro de 2015

Câmara de Lobos: Mais dois anos em que pouco mudou...

Desde as eleições Autárquicas de 2013, muito pouco mudou para melhor em Câmara de Lobos no meu entender  e do CDS Cª Lobos. Fora o culto da imagem e da propaganda comum a Pedro Coelho e a Albuquerque, infelizmente Câmara de Lobos é dos Municípios da RAM em que actividade económica piora de dia para dia, onde continuam a fechar mais empresas do que se criam, sendo por isso um dos Concelhos com pior performance desde as Eleições Autárquicas. 

Câmara de Lobos continua a ser o Município da ilha da Madeira com o IMI mais alto, onde não se devolve nada do IRS, e em que a tabela de taxas afugentam qualquer investimento no Município. Isto como é óbvio provoca mais desemprego, pobreza e emigração como já referi. Os números assim o demonstram, quando várias instituições que estão no terreno no auxilio dos mais desfavorecidos referem apoiar nestes últimos dois anos em ajuda alimentar mais de 4 Mil pessoas / ano. Por aqui se vê que afinal não existem políticas sociais municipais e regionais que contrariem esta situação e muito menos há uma política séria ou pelo menos estruturada de dinamização da economia local, pois só assim é possível inverter estes números. 

Como já o temos vindo a referir antes das eleições, o PSD, prometeu novamente tudo resolver e inclusive afirmavam que tinham tudo previsto e pronto a colocar em prática, quer no social, quer no tocante a dinamização da economia local, nomeadamente na necessária modernização do sector da agricultura e claro no tocante a dinamização do turismo, sendo que passado dois anos das eleições está tudo a vista de todos, quase nada mudou e pouco do que se fez, foi feito avulso, inclusive a revisão do PDM continua a passo de caracol. Sem o necessário planeamento, tudo continua na mesma, não se tendo até agora verificado acções reais que contrariem os efeitos do esgotamento do velho modelo do PSD de tudo assentar na obra pública, insistindo-se neste caso em novos caminhos agrícolas para criar alguma dinâmica artificial na economia, sem retorno a curto ou médio prazo.


No entender do CDS, importa fazer diferente, mas tem de ser mais do que propaganda marca deste "novo" PSD. Temos todos de trabalhar para gerar riqueza e com ela emprego, todo o investimento que se tem de fazer tem de ter uma lógica de retorno económico e social, mas do que de imagem ou a simples dinamização de festas para apenas alegrar almas entristecidas com o seu dia-a-dia. Isto não pode continuar assim, pois aquele que ainda é considerado um Concelho jovem e com potencial, pode rapidamente se tornar num Concelho envelhecido e sem futuro, pois com tanta pobreza não há outro caminho a seguir do que emigrar.

Sem comentários: