sábado, 29 de dezembro de 2012

Mais algumas notas sobre o Campo Sobranceiro ao Galeão

Deixo aqui o texto que enviei ao DN-M (secção Cartas do Leitor), em resposta a um texto que o referido matutino publicou no passado dia 25 de Dezembro intitulado: «Galeão,5-CDS/PP, o», tal como as fotos do Campo de Jogos de forma ao cabal esclarecimento que julgo importa fazer face as deturpações e falta de verdade que o texto publicado no dia de Natal referem.




Tive oportunidade de ler, por estes dias de Natal, uma “Carta de Leitor” publicada neste matutino, escrita por uma sra. Maria Bernardo, ao que parece residente no Galeão (?) e que se deu ao trabalho de tentar rebater aquelas que foram as minhas palavras, quando denunciei a inutilidade do Campo de Jogos existente na faixa sobranceira ao Sítio do Galeão (em espaço florestal), na Freguesia de S. Roque. As afirmações constantes da carta não poderiam ficar sem a devida resposta da minha parte.
Em primeiro lugar, gostaria de registar a tentativa frustrada de defesa da obra. Julgo que nem o secretário da tutela, nem os seus assessores, seriam capazes de fazer melhor. Mas nem as deturpações nem a falta de verdade no que é referido pela autora conseguem desmontar a realidade, que está a vista de quem quiser, e conseguir, chegar à infraestrutura.
Gostaria, em segundo lugar, de referir que o tal Campo, e segundo informações que recolhi e que já tinha referido anteriormente aquando da denúncia de (mais) um exemplo de mau investimento público, foi inaugurado no final do verão de 2012, e não há três anos como é referido pela sra. Bernardo.
Por outro lado, não sei como é que alguém é capaz de afirmar que o acesso existente se pode fazer facilmente, quando já antes das chuvas de Novembro apenas era possível chegar ao campo não por viatura ligeira como é referido, mas sim por viatura 4x4. Eu estive no local a 13 de Outubro e já tinha constatado a precariedade do acesso existente em terra, que logicamente ficou praticamente intransitável depois das últimas chuvas.
Confesso que a certa altura, ao ler o texto da sra. Bernardo, não sabia se ria ou se chorava, quando esta referia que o tal espaço era utilizado para o “convívio intergeracional”! Não sei, mas parece-me que se algum idoso conseguisse lá chegar pelo seu próprio pé, poderia ter de ser evacuado urgentemente para o hospital tendo em conta o desgaste físico a que seria sujeito… É, de facto, um absurdo tentar passar-se a ideia de que o acesso e o próprio espaço tenham o mínimo de condições de utilização, face à degradação, visível para todos aqueles que conseguirem lá chegar, e à ausência de condições mínimas resultantes da falta de luz e de água, que reafirmo não existem no local, isto para não falar das tais mesas de piquenique, que não existem e que a sra. Bernardo diz existirem junto do Campo.
Para finalizar, gostaria de deixar o endereço do meu blog (www.cortardadireita.blogspot.com), onde é possível ver fotos do Campo, da sua envolvente e do acesso, tal como a peça da RTP-M sobre a denúncia que fiz, para que fique claro quem tenta enganar quem.
Agradeço também às pessoas do Galeão que, indignadas, me alertaram para este que é mais um mau investimento público do Governo Regional do PSD-M, pois não poderiam, e bem, deixar passa-lo sem a necessária denuncia sobretudo porque a Freguesia continua à espera do cumprimento das velhas promessas feitas e renovadas sempre que há eleições mas que depois, não passam do papel.

Fica aqui também o link da peça da RTP-M feita sobre este mesmo assunto e as fotos feitas por mim no passado dia 13 de Outubro deste ano.









Sem comentários: