sexta-feira, 23 de maio de 2014

Atenção há mais uma vez candidaturas enganosas!...

Hoje é o último dia da campanha eleitoral para as Eleições Europeias do dia 25 de Maio. Todos tivemos oportunidade como cidadãos de ver e ouvir o que as diversas candidaturas tinham a dizer sobre os seus projectos, compromissos e acima de tudo assistimos claramente a deriva de grande parte das candidaturas, que furtaram-se as questões que verdadeiramente estão em causas nestas eleições, para centrar o seu discurso em avaliações fora de tempo de acções governativas.

Honestamente mais uma vez a campanha talvez não foi esclarecedora o quanto devia sobre os assuntos Europeus em causa e sobre o próprio projecto Europeu, tenho também a consciência disso, isto porque a tentação de avaliar outras questões foi mais forte.

Mas de todos as Candidaturas, confesso que aquela que menos gostei e considero verdadeiramente enganosa é a do MPT de Marinho Pinto e do João Isidoro. Quer no continente, quer por cá, estes Candidatos tiveram uma campanha de promessas que como sabemos não passa disso mesmo intenções.

O Marinho Pinto, quer capitalizar descontentamentos atendendo a sua postura trauliteira e populista, semelhante daquela de aquele de quem já confessou quando por cá esteve recentemente ser admirador, Alberto João Jardim. Este tenta ser uma espécie de José Manuel Coelho a querer também surpreender como aconteceu nas ultimas Presidenciais. Acontece é que a multiplicação de Marinhos Pintos, Josés Manueis Coelhos ou de Albertos Joãos Jardins já o tempo provou afinal nada de novo acrescentam a vida política e na verdade degradam ainda mais a imagem da política e dos políticos como sabemos.

Para mim não chega dizer que são contra todos e contra tudo, contra sistemas e que se candidatam para combater isso tudo. Não chega porque na verdade ter palavras que vão ao encontro dos sentimentos das pessoas que descontentes se podem deixar iludir com este falar grosso de certos candidatos é engana-las e iludi-las.

Por cá não podemos permitir que certos candidatos continuem como habitualmente de eleição em eleição, sem nenhum pudor a prometer fazer e depois das eleições esquecerem rapidamente o prometido. É o caso novamente do MPT, que dizem sempre defender a agricultura, a pesca, querem mais dinheiro para isto e para aquilo, mas depois das eleições e eleitos nenhuma proposta apresentam para materializar o que prometeram. Veja-se o que acontece por exemplo na Assembleia Legislativa da Madeira que quase a finalizar mais esta legislatura e a produção deste como de outros Partidos que tentam capitalizar o protesto é quase nula e raramente vai ao encontro do que prometem as pessoas.

Por isso não podia deixar acabar a campanha eleitoral sem denunciar estes comportamentos de políticos que apenas andam a caça de votos para continuarem a subsistir no sistema e que infelizmente com a dispersão de votos colocam em causa a eleição de outros candidatos de certas forças políticas  que historicamente demonstram mais trabalho e resultado em favor das populações.

Assim apelo aos cidadãos indiferentemente de outras avaliações que queiram fazer, que se concentrem no essencial e no que está verdadeiramente em causa no próximo domingo, dia 25 de Maio, que é a escolha de representantes ao Parlamento Europeu e não de avaliar governos, pois esse tempo em breve chegará. Importa escolher tendo em conta o trabalho do passado recente de Candidatos e das forças que representam e isso é conhecido. Nada de dar tiros no escuro, votando em quem para além das suas promessas ou das suas berrarias, nada trouxeram em benefício das populações.

Em consciência votemos a pensar no futuro das próximas gerações e friamente colocar também no Parlamento Europeu, Candidatos que possam com segurança e dentro de famílias políticas com influência ajudar Portugal e a Madeira a serem verdadeiramente mais prosperas, não porque sejam como alguns querem subsidio-dependente mas sim produtiva. É disso que precisamos de levar o País e a Região adiante e só assim criar emprego e riqueza.

Imagem: JM


Sem comentários: