O arquitecto madeirense Paulo David integra uma exposição intitulada 'Overlappings: Seis Estúdios Portugueses de Arquitectura', que abriu a 3 de Junho (e permanece até 2 de Julho) na Galeria 1 do 'Royal Institute of British Architects' (RIBA, Instituto Real de Arquitectos Britânicos) em Londres.
Os outros estúdios representados sãos os dos arquitectos Aires Mateus, Bak Gordon, Inês Lobo, do também madeirense João Favila (que vive e trabalha em Lisboa) e de Ricardo Carvalho/Joana Vilhena.
O 'Royal Institute' sublinha que esta mostra "aborda a diversidade de práticas num país que continua a proporcionar um contexto excitante para a arquitectura contemporânea - particularmente num ano em que Álvaro Siza recebeu a Royal Gold Medal".
A exposição em que Paulo David e o seu conterrâneo João Favila participam consiste em maquetas e desenhos, e explora "os temas da localidade, da territorialidade, da permanência e do significado cultural (...) na prática arquitectural portuguesa (...)".
Patentes estarão projectos diferentes, como um liceu, uma livraria, um hotel e, no caso de Paulo David, um Centro das Artes - o da Casa das Mudas, na Calheta, e outro projecto, o das Grutas de São Vicente.
Já João Favila apresenta os projectos da Estalagem da Casa Branca, de um hotel em Aljezur (Alentejo) e uma intervenção num hotel do Porto Santo. Uma apresentação realizada pelo arquitecto Jonathan Sergison, do estúdio 'Sergison Bates Architects' acompanha esta mostra, que tem entrada livre, e que é co-organizada (além do RIBA), pela Associação dos Arquitectos Portugueses.
Paulo David considerou ao DIÁRIO "sem dúvida muito interessante e importante participar nesta exposição no RIBA, que é uma verdadeira 'catedral da arquitectura'".
Fonte: DN-Madeira
_______________________
Sobre isto apenas duas considerações:
1. O DN-Madeira, julgo terá cometido uma imprecição quando refere que o arq. João Favila Menezes é madeirense, quando não o é. Deveria ter dito então que é de origem Madeirense e que por essa razão tem muitos trabalhos na Madeira, isto tudo devido ao fundador do Atelier Bugio, João Luis de Sousa Menezes, pai do arquitecto aqui referenciado. Podendo tal facto ser constatado numa entrevista dada pelo mesmo arquitecto ao Site Construir.
2. É pena mais uma vez ouvirmos falar dos trabalhos de bons arquitectos portugueses e nomeadamente do madeirense Arq. Paulo David, sem que tais exposições cheguem cá para poder ser apreciadas por todos nós, é pena!...
Sem comentários:
Enviar um comentário