terça-feira, 9 de junho de 2009

Rescaldo Eleições Europeias 2009 III

No plano regional estas eleições Europeias evidenciaram o desnorte político dentro do PS-M e a falta de credibilidade que este Partido tem perante os Madeirenses (nada que qualquer um de nós não adivinhasse!). Ninguém acredita no seu líder, homem muito contestado internamente, que teimosamente pretende levar este Partido esfrangalhado até 2011, facilitando em muito a vida ao PSD-M, que embora esteja a portas com uma crise de sucessão, vê a tarefa de encontrar um sucessor de Jardim facilitada por esta situação do PS-M.

Adivinham-se tempos difíceis no PS-M, que em vésperas de outras duas eleições corre o risco de continuar a perder votos, se continuar a teimar trilhar este caminho.


Outro que embora vencendo deverá ter ficado triste e aborrecido com o resultado de Rangel foi o próprio AJJ, que julgo vê cada vez mais distante uma possível ida para Lisboa e liderar o seu PPD/PSD.


De resto, no panorama regional é evidente que os restantes Partidos (a excepção do PND), abriu-se uma janela de oportunidade tendo em conta o estado lamentável em que se encontra o PS-M. Tudo indica que em legislativas nacionais e autárquicas os resultados para estes Partidos poderão ser muito razoáveis. Veremos!...


Para o PND-M, julgo que a aposta em Emanuel Jardim Fernandes e nos seus aliados socialistas, demonstraram que este Partido que meramente existe para a denuncia e a maledicência tem os dias contados. Sem matriz ideológica e sem dirigentes credíveis o futuro mostra-se muito complicado. Julgo que nem Bexigas, nem Coelhos vão valer-lhes no futuro!...


Rescaldo Eleições Europeias 2009 II

Devo confessar que não acreditava na vitoria do PSD e do seu candidato Paulo Rangel. Primeiro porque a liderança de Manuela Ferreira Leite não tinha até agora brilhado e segundo a opinião pública está não galvanizava o descontentamento que existia na sociedade civil. Pelos vistos enganei-me!...

Porem, continuo achar que esta vitoria só é parcialmente dela, por ter apenas indicado o candidato, contra a vontade de muitos dos barões do PSD.
É mais uma vitoria do próprio candidato Rangel, surpreendeu-nós julgo eu!? Revelou-se ser um forte candidato com bons dotes para eleições difíceis. Mais do que tudo, julgo que o PSD ganhou mais um bom candidato para futuros desafios.


Outros vencedores foram os Bloquistas, elegendo três deputados. Bom ou mau veremos!...


Outro vencedor foi o CDS, que embora não tenha obtido uma votação para grandes alaridos, julgo venceu a morte que teimosamente as sondagens lhe queriam impingir. Só por isso merecem ser considerados vencedores.


Derrotados?


O PS de José Sócrates e a forma pouco ética e responsável de fazer campanha do seu candidato, Vital Moreira. Quem acompanhou esta campanha viu os argumentos e os temas que este utilizou para tentar vencer estas eleições. Defendeu também políticas nacionais deste governo socialista, que ninguém no seu bom juízo defenderia. Erros acima de erros que só poderiam ter os resultados obtidos.


Outro derrotado, do meu ponto de vista foi o sistema político português, que novamente fica preso ao chamado "centrão". Continuaremos pelos vistos a ver PS e PSD decidirem sozinhos o nosso futuro. Ainda não veremos pelos vistos as mudanças de rumo que tanto este País precisa. É pena!...


Rescaldo Eleições Europeias 2009 I

Contados os votos já é perceptível a dimensão da vitoria da Direita Europeia (PPE), que segundo os dados já disponíveis deverá conseguir 267 do total de 736 assentos, no Parlamento Europeu. É um resultado bem acima do conseguido pelo grupo socialista (PSE), que não terá ido além dos 183 deputados.

De referir que nos Países governados por Governos da área da direita democrática, terão ganho as eleições nos seus Países, salientado os casos da Alemanha, da França e da própria Itália, que como todos sabemos é governada pelo Berlusconi. Situação contraria aconteceu com Governos socialistas, como é o caso da Portuguesa, da Espanhola e da Inglesa, onde sofreram grandes derrotas.


Outros dados a reter destas eleições são os resultados obtidos por outras correntes políticas, que mantém ou sobem em termos de eleitos. É o caso dos liberais, com um resultado estável de 81 deputados eleitos, e os Verdes que se reforçam significativamente com 50 assentos conquistados. Por outro lado a extrema direita conseguiu eleger deputados na Holanda, na Áustria, Dinamarca, Eslováquia, Hungria, e também no Reino Unido onde o Partido Nacionalista obteve dois deputados, um feito inédito no país numa eleição a nível nacional, dados preocupantes que nós deveriam fazer reflectir, tendo em conta o passado do nosso Continente.


Para finalizar este resultado julgo vai permitir a ré-eleição de Durão Barroso para mais um mandato a frente da Comissão Europeia.


Fonte: Público

domingo, 7 de junho de 2009

E as Sondagens?

Não eram as sondagens que davam como certo o desaparecimento do CDS?

Pois é!...


Enganaram-se novamente em relação ao CDS!...


Queriam enterrar o CDS, mas o Povo não deixou!...


Resultado final: 8,39%.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

A melhor opção é votar CDS/PP, veja porque!...


Outras Sondagens: «Conservadores à frente em sondagem europeia»

Ainda nas sondagens, o Público também fala de uma outra que julgo também importa ver. Falo da sondagem que refere que os partidos conservadores deverão voltar a ser os mais votados nas eleições europeias que decorrem em toda a União Europeia.
Este artigo refere também que segundo este estudo, a federação europeia dos partidos conservadores – o PPE – terá 262 deputados no novo Parlamento Europeu (PE), enquanto que os socialistas do PSE deverão obter 194. Os dois maiores grupos mantém assim sensivelmente a mesma posição relativa que tinham no Parlamento cessante, com uma quebra de duas décimas para o PPE e uma décima para o PSE.


A novidade da previsão de hoje é que mesmo com a saída anunciada de um número que pode chegar aos 60 deputados – os conservadores britânicos, polacos (PiS) e checos (ODS) que querem formar um novo grupo “anti-federalista” – o PPE manter-se-à o maior grupo parlamentar.


Ao invés, na anterior previsão do “eu-predict” de 21 de Maio, a saída dos anti-federalistas colocava o PPE ligeiramente abaixo dos socialistas, o que, no mínimo, baralharia a nomeação de Barroso.


Os liberais do ALDE manter-se-ão o terceiro grupo parlamentar, com 88 deputados, seguidos dos soberanistas do UEN, com 53, dos Verdes, com 50, dos comunistas da GUE com 40 e dos eurocépticos do INDEM, com 23. Os “não inscritos” ascenderão a 29.


Se estas sondagens se confirmarem, deverá garantir sem dificuldades a nomeação de Durão Barroso para um novo mandato de presidente da Comissão Europeia.


"Sem Eira e Nem Beira", mais uma vez em vésperas de reflexão!...

Ainda as Sondagens

O socialista Tino do blog "Farpas da Madeira", a conta deste "post" que aqui coloquei, decidiu comentar apontando-me um outro blog denominado "Margens de Erro", para justificar o seu ponto de vista. Até aqui tudo bem!...

Mas após ler o tal post do blog "Margens de Erro", não resisto também deixar aqui este link, onde é desmontado esse tal "post".


De qualquer forma, tal como já o referi, "as sondagens valem o que valem", sendo que devemos esperar pelo dia das Eleições, onde verificaremos se esta ou outras sondagens estão próximas da realidade.

Atelier Bugio



Bugio é o nome do atelier fundado em 1980, por João Luis Sousa Menezes (Funchal, 1940), licenciado pela ESBAL em 1970.


Desde 1988 passou a ser coordenado por João Favila Menezes (Coimbra 1966), licenciado pela ESBAL em 1992, tendo como co-autores Teresa Goes Ferreira (Funchal 1962), licenciada pela ESBAL em 1986, Luis Filipe Rosário (Lourenço Marques 1967), licenciado pela ESBAL em 1993 e a partir de 2003 Pedro Neves Mota (Lisboa 1966), licenciado ESBAL em 1993.


A reconversão do forte de Nª Srª da Conceição no Funchal (1994-1996), recebeu o prémio anual de restauração da Associação Portuguesa de Municípios e Centros Históricos.


A estalagem da Qtª da Casa Branca no Funchal (1994-1998), foi prémio municipal de arquitectura da cidade do Funchal.


A casa Ricardo Diogo de Freitas (1997-2001), a ampliação da estalagem Qtª da Casa Branca (1999-2002) e um pavilhão de jardim para o mesmo estabelecimento hoteleiro (2000-2002) ou a casa Aguiar em Caniço (2004) são outras das suas obras.


Realizou projectos hoteleiros e turísticos para Carvalhal, Cotas (Soures), Porto Santo e Mouraria (Lisboa).


Participou na 3ª Bienal de Arquitectura de Sintra e na exposição "Geração 90".


A Quinta da Casa Branca foi nomeada para o prémio Secil e para o prémio Mies Van der Rohe em 2001.




Vejam aqui também o slideshow que o atelier disponibiliza aos seus visitantes.


Foto da Maqueta da Estalagem Quinta da Casa Branca, Funchal: Norigem

«Paulo David integra mostra em Londres»

O arquitecto madeirense Paulo David integra uma exposição intitulada 'Overlappings: Seis Estúdios Portugueses de Arquitectura', que abriu a 3 de Junho (e permanece até 2 de Julho) na Galeria 1 do 'Royal Institute of British Architects' (RIBA, Instituto Real de Arquitectos Britânicos) em Londres.

Os outros estúdios representados sãos os dos arquitectos Aires Mateus, Bak Gordon, Inês Lobo, do também madeirense João Favila (que vive e trabalha em Lisboa) e de Ricardo Carvalho/Joana Vilhena.


O 'Royal Institute' sublinha que esta mostra "aborda a diversidade de práticas num país que continua a proporcionar um contexto excitante para a arquitectura contemporânea - particularmente num ano em que Álvaro Siza recebeu a Royal Gold Medal".


A exposição em que Paulo David e o seu conterrâneo João Favila participam consiste em maquetas e desenhos, e explora "os temas da localidade, da territorialidade, da permanência e do significado cultural (...) na prática arquitectural portuguesa (...)".


Patentes estarão projectos diferentes, como um liceu, uma livraria, um hotel e, no caso de Paulo David, um Centro das Artes - o da Casa das Mudas, na Calheta, e outro projecto, o das Grutas de São Vicente.


Já João Favila apresenta os projectos da Estalagem da Casa Branca, de um hotel em Aljezur (Alentejo) e uma intervenção num hotel do Porto Santo. Uma apresentação realizada pelo arquitecto Jonathan Sergison, do estúdio 'Sergison Bates Architects' acompanha esta mostra, que tem entrada livre, e que é co-organizada (além do RIBA), pela Associação dos Arquitectos Portugueses.


Paulo David considerou ao DIÁRIO "sem dúvida muito interessante e importante participar nesta exposição no RIBA, que é uma verdadeira 'catedral da arquitectura'".


Fonte: DN-Madeira



_______________________



Sobre isto apenas duas considerações:


1. O DN-Madeira, julgo terá cometido uma imprecição quando refere que o arq. João Favila Menezes é madeirense, quando não o é. Deveria ter dito então que é de origem Madeirense e que por essa razão tem muitos trabalhos na Madeira, isto tudo devido ao fundador do Atelier Bugio, João Luis de Sousa Menezes, pai do arquitecto aqui referenciado. Podendo tal facto ser constatado numa entrevista dada pelo mesmo arquitecto ao Site Construir.


2. É pena mais uma vez ouvirmos falar dos trabalhos de bons arquitectos portugueses e nomeadamente do madeirense Arq. Paulo David, sem que tais exposições cheguem cá para poder ser apreciadas por todos nós, é pena!...


Sobre as sondagens Nuno Melo responde bem!...

«O cabeça-de-lista do CDS , Nuno Melo, desvalorizou os números das sondagens que dão-lhe 4 a 5 por cento. E lembrou que na antevéspera das últimas europeias as sondagens atribuíam ao CDS 1,5 por cento "e o partido teve 8,7". Para o candidato, o resultado de 4 por cento não se confirmará, "é martelado ou é ficção científica".»

DN-Lisboa

terça-feira, 2 de junho de 2009

Frase da Semana: Nuno Melo e a actuação de Vítor Constâncio no caso BPN

"Em apenas sete linhas, o Governo decide quase por intuição a nacionalização do banco, notando que o parecer de Vítor Constâncio não faz qualquer estimativa dos custos para o contribuinte, demonstrando assim a sua incompetência".

Fonte: Público

"CDS realça que PS e PSD estão juntos na defesa do imposto europeu"

Com o jornal aberto em cima de uma mesa, o cabeça de lista do CDS, Nuno Melo, afirmou que PS e PSD estão juntos na defesa de um imposto europeu, apontando para uma entrevista a Paulo Rangel publicada hoje em que dizia “não estar fechado” a essa solução.

“Não lembra a ninguém que Vital Moreira e Paulo Rangel insistam na criação de impostos europeus. Não deve ser esse o caminho”, disse Nuno Melo, numa esplanada no centro de Almada, depois de um percurso a pé, ao lado do líder Paulo Portas.


O candidato sublinha que os dois candidatos do PS e PSD “são federalistas radicais” e realça que o CDS faz a diferença entre os dois partidos do centro.


Na entrevista ao Jornal de Negócios, que Nuno Melo quis mostrar às televisões como prova documental, Rangel disse que “não está fechado” ao imposto europeu mas se isso não significar um aumento da carga fiscal.


Afinal, assinalou Nuno Melo, “o dr.Vital Moreira já não está sozinho na criação de um imposto europeu”.


Fonte: Público

Até a BBC de Londres o confirma!...

É verdade a conceituada BBC londrina, afirma no seu Site que no estudo efectuado a todos os países do mundo, que Portugal terá reduzido seu défice orçamental graças à redução de pensões, aumento da idade de reforma e retirando benefícios aos funcionários públicos.

Portanto até os ingleses já chegaram a mesma conclusão do que muitos de nós. José Sócrates mentiu e enganou os portugueses.


Para quem ainda não acredite poderá ver o conteúdo desta notícia neste link do Público.