segunda-feira, 29 de março de 2010

O que a notícia do DN-Madeira não disse...

Na última reunião de Câmara, o jornalista Orlando Drumond do DN-Madeira, que habitualmente faz o acompanhamento destas reuniões em Câmara de Lobos, não sei se por falta de espaço ou se por causa de uma outra razão qualquer, fez uma referência muito pequena, quase nula, a qual catalogou de "...situações da vida concelhia." aos assuntos tratados no período de antes da ordem do dia na notícia que fez, que neste órgão autárquico de Cª Lobos acostuma ter grande importância tendo em conta os assuntos que são trazidos a discussão e o tempo que estas situações consomem na reunião, sendo que Sexta-feira passada acho que alguns dos assuntos foram verdadeiramente muito importantes. Eu acostumo dizer que na prática e na grande maioria das vezes estes assuntos são por vezes tão importantes como os assuntos da ordem de trabalho e se querem saber mesmo, para mim são até mais importantes, porque fojem dos assuntos neutros da gestão autárquica que em regra são consensuais.



Em termos políticos e ao contrário do que por vezes se quer fazer crer, as reuniões em Cª Lobos podem ser civilizadas e até respeitosas, sem ofensas de nenhuma espécie, com algumas picardias humorísticas pelo meio vindas de todos os quadrantes, como é referida na notícia, mas uma coisa tem de ficar clara e em abono da verdade, eu e o Vereador do PS não deixamos de defender os diversos pontos de vista que caracterizam o nosso posicionamento político e quando necessário discorda-se e votasse também contra. Outros podem não faze-lo, mas nós não vamos nesse barco!...


Um exemplo disso e que o Drumond não tem feito referência é a votação das actas. Eu a muito tempo que não voto favoravelmente uma acta, por estas não respeitarem o sentido mais básico da democracia, isto é, não fazem referência ou quando faz alguma referência são deturpadas as intervenções que faço. Nestas actas não são registadas as declarações de voto entre tantas trapalhadas que claramente se vê, visam abafar as nossas intervenções.


Nesta última reunião por exemplo critiquei a falta de um critério único para as cedências nas obras dadas para passeios, falei (novamente!) do péssimo estado das estradas do Concelho, falei de situações que põe em causa a saúde pública, junto de algumas instituições que trabalham com crianças, que a muito se queixam da Câmara por esta não fazer nada para acabar com estas situações, sei lá!... tantas coisas que sempre levamos e que são muito importantes para as pessoas que nos contactam.


Alias, são estas coisas que as notícias não dão conta que depois obriga aos governantes actuarem, como é o caso da ponte no Terço que vai depois da nossa acção já ser reparada por estes dias. Não é por acaso, por exemplo que o Sr. Secretario dos Recursos Naturais lá esteve para fazer avançar a obra. Foi a nossa acção que provocou a vinda deste senhor e por consequência o avançar da obra.


Mais exemplos poderiam ser apontados, mas o que importa aqui é referir que de facto muitas coisas são resolvidas porque as oposições também fazem o seu trabalho, pelo menos nós fazemos.


Outro facto que o jornalista não relatou, mas que julgo teria importância relatar é a atitude do Vereador do MPT, João Isidoro, que tentou por todos os meios que a nossa proposta de isenção do IMI para todos atingidos pelos temporais, fosse chumbada, numa atitude quase incompreensível, querendo apenas aprovar a proposta do PSD, sabe-se lá porque?!... Só no fim de uma longa discussão e vendo que afinal o PSD e o PS estavam dispostos a votar favoravelmente a proposta é que recuou e acabou por votar a favor. Mas sobre isto mais uma vez nada foi dito!...


Vamos esperar que para a próxima as notícias possam ser um verdadeiro e completo reflexo do que são estas reuniões, afinal de contas é isso que julgo esperam todos os leitores do DN-Madeira!...

 
Imagem: DN-Madeira


Sem comentários: