domingo, 1 de novembro de 2009

Socialista madeirenses querem mudar modelo educativo regional?

Hoje o DN-Madeira, antecipa as linhas gerais da proposta socialista, que pretende "revolucionar", todo o sistema educativo regional. A proposta tem a assinatura do professor e deputado, André Escórcio, pessoa que nesta área sabe do que fala, porque conhece muito bem o sector, tendo em conta a sua experiência profissional reconhecida pelos seus pares e não só.

Do que foi hoje conhecido, há sem duvida muitas coisas com as quais concordo, mas também muitas outras com as quais discordo totalmente. Além disto julgo que muito terá ficado por saber-se, pelo que antes de tomar uma posição definitiva sobre esta proposta esperarei até que a proposta seja na integra conhecida, isto porque como pai é um assunto que muito me interessa. Além disto é importante também saber o que pensam os professores sobre o texto, porque não há reforma que vingue, sem que os profissionais da área acreditem que pode ser benéfica.


Mas, confesso que tal como terá acontecido a outros madeirenses, surgiu-me também um conjunto de questões que não resisto aqui colocar.


A primeira e a mais evidente é porque é que esta proposta sendo segundo os socialistas locais tão boa, tão inovadora, não foi apresentada ao Governo de José Sócrates?


É importante lembrar que nos últimos anos foi o Governo Socialista na República que quis mudar todo o sistema, cometendo tremendos erros, que julgo agora deverão pelo menos parcialmente alterados, visto que temos nova Ministra e outra equipa no Ministério. Aqui se a tal proposta do PS-M é de facto tão boa, tinha pertinência em ser acolhida. Então, porque não é assumida pelos socialistas na República?


Outra duvida que surge tendo em conta o actual momento do PS-M, tem a ver com o "timing". Em vésperas de um Congresso socialista e quando na praça pública de forma vergonhosa ambas as candidaturas conhecidas a liderança, atacam-se de forma pouco "convencional", isto não será mais uma manobra para distrair os madeirenses? Será que alguém quer desviar a atenção dessa pouca vergonha que tem sido a disputa interna pela liderança do PS-M?

De facto podemos estar talvez perante uma boa proposta, mas se calhar apresentada no lugar e no tempo errados. Esperar para ver!...



Sem comentários: