sexta-feira, 23 de abril de 2010

Presidente deverá vetar casamento homossexual

Afinal parece que nem tudo esta perdido!...

_______

Cavaco Silva deverá vetar politicamente o diploma que consagra o casamento entre pessoas do mesmo sexo, sabe a Renascença. O Presidente da República deverá tomar a sua decisão logo após a visita de Bento XVI a Portugal.
Nos termos da Constituição, a decisão do Presidente terá de ser tomada 20 dias após a publicação em Diário da República do acórdão do Tribunal Constitucional, o que ainda não aconteceu.
O Presidente terá em conta os prazos e a presença do Papa em Portugal, para anunciar a sua decisão sobre o diploma.
Cavaco Silva enviou a lei para os juízes do Palácio Ratton, que se pronunciaram pela constitucionalidade do diploma sendo que, ressalva o acórdão, embora a decisão não seja desconforme com a Constituição, não é no entanto constitucionalmente imposta. Ou seja, a situação anterior que não permitia o casamento entre pessoas do mesmo sexo também não é desconforme à lei fundamental.
O Presidente terá pois de fundamentar a sua decisão de veto político, tendo em conta esta base.
Recorde-se que Cavaco Silva sustentou o seu pedido ao Tribunal Constitucional com um parecer jurídico, que sustenta a não imposição constitucional de legislar de acordo com o principio da igualdade.
Belém diz que Presidente ainda tomou nenhuma decisão
A Presidência da República afirma que Cavaco Silva ainda não tomou uma decisão formal sobre o diploma que prevê o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Numa nota enviada à redacção, a Presidência sublinha que o Chefe de Estado tem até 20 dias após a publicação do acórdão do Tribunal Constitucional para anunciar a sua posição.


Sem comentários: