segunda-feira, 26 de abril de 2010

Dívidas das autarquias ultrapassam os 7 mil milhões de euros

Uma em cada três autarquias registou prejuízos em 2008. A conclusão é de um estudo sobre o poder local. O documento revela também que as dívidas dos municípios são já superiores a sete mil milhões de euros.

O anuário financeiro dos municipais, hoje divulgado pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, revela que as despesas dos municípios ultrapassam em 30 por cento a capacidade de pagamento das instituições.
No ranking dos municípios com maior índice de endividamento em 2008 lidera Lisboa, seguida de Vila Nova de Gaia, Aveiro, Porto e Gondomar.
"É preciso dizer que este endividamento municipal é um endividamento controlado, que é feito com claras regras legais e orçamentais, um investimento autorizado", disse Miguel Albuquerque, presidente da Câmara do Funchal e membro do conselho diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).
O autarca salientou que 2008 foi já um ano de crise pelo que houve necessidade de efetuar já um investimento na área social.
Capacidade de pagamento ultrapassada em 30%
Um terço das autarquias tem resultados económicos negativos, o pior resultado desde 2005, e apenas 193 municípios apresentam resultados económicos positivos.
"Os principais indicadores pioraram, mas ainda não considero uma situação grave em termos globais" disse João Carvalho, um dos responsáveis pelo estudo.
"Estamos no amarelo, mas ainda não no vermelho", acrescentou.

Fonte: SIC

___________________

Gostaria de ver o ponto da situação das Autarquias da Região e até se possível comparar estas as sua congéneres continentais e até as açorianas. Aposto que ficariamos muito surpreendidos e preocupados!...



Sem comentários: