quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Álvaro Siza Vieira homenageado com Medalha da Rainha Isabell II

A distinção foi anunciada formalmente na terça-feira, mas o galardão só será entregue numa cerimónia em Londres em meados de Fevereiro do próximo ano, na qual a Rainha não deverá participar.

“A Rainha aprova pessoalmente o escolhido, mas não costuma estar presente na cerimónia”, disse hoje à agência Lusa uma porta-voz do Instituto Real dos Arquitectos Britânicos.


O prémio é atribuído em reconhecimento do trabalho feito ao longo da vida, sendo normalmente atribuído a pessoas com uma longa carreira.


No comunicado que anuncia a sua escolha, Siza é descrito como um “arquitecto completo” cujos edifícios “nunca são previsíveis nem comuns”.


“Nos edifícios de Siza, talvez mais do que outros, é às relações entre os elementos da arquitectura que é dada primazia ao invés da forma ou textura dos próprios elementos”, elogia.

“É uma arquitectura”, acrescenta, “em que a economia de meios expressivos é conciliada com uma abundância de revelação espacial”.


A abertura de Siza Vieira a novos arquitectos, a boa relação com os seus colegas de profissão e o facto de continuar a acompanhar pessoalmente todos os projectos do seu gabinete são também louvados.


A Medalha de Ouro Real é atribuída todos os anos desde 1848 e no passado distingui conhecidos arquitectos como Le Corbusier (1953), Renzo Piano (1989), Frank Gehry (2000) e Jean Nouvel (2001).


Em 2008, o galardoado foi o britânico Edward Cullinan.



Sem comentários: