- Indústria baixa preço do leite: A maioria da indústria láctea nos Açores - Prolacto, Bel e Insulac anunciaram que vão reduzir o preço do leite pago à produção em dois cêntimos por litro. A medida foi recebida com desagrado pela Associação Agrícola de São Miguel, apesar de reconhecerem que as condições no mercado não são favoráveis às pretensões dos agricultores.
- Oficiais discutem tensão ao jantar: Cerca de uma centena de oficiais das Forças Armadas analisam hoje, num jantar à porta fechada, em Lisboa, a actual situação dos militares.
- Obras começam este ano: A Liscont recusa que a expansão do terminal de contentores de Alcântara crie uma muralha de aço.
- Vereador funchalense convida a investir na Madeira : O vereador Pedro Calado, da Câmara Municipal do Funchal, convidou, no sábado, 25, os portugueses radicados na Venezuela...
- Vivemos numa cultura em que tudo é "sexualizado”: Ao contrário do que sucedia no tempo dos nossos avós e dos nossos pais, onde o namoro e o casamento eram vistos como algo sagrado e perpétuo, os adolescentes têm hoje uma concepção completamente diferente sobre este tema.
Diário de Notícias de Lisboa:
- Autoeuropa pára produção mais 20 dias até final do ano: Produção. A crise instalou-se. Despedimentos e redução da produção são o dia-a- -dia do sector. Por cá, a Autoeuropa está a ressentir-se da quebra nas encomenda, mas o recurso ao banco de horas permite-lhe manter o nível de emprego. Fábrica sobe de quatro para seis o número de dias de paragem...
- Sócrates compara 'Magalhães' a Tintim: Mas mais curiosa foi a referência a Tintim, com o chefe do Governo português a garantir que de forma alguma o Magalhães é um produto apenas para crianças. "Pode ser usado dos 7 aos 77 anos"...
- Região quer ter acesso às contas bancárias: parecer da Região à proposta de Orçamento de Estado 2009 vai este ano mais longe ao sugerir várias alterações legais, com destaque para as alterações à Lei Geral Tributária a Região, que entre outras propostas introduz "o alargamento do prazo de caducidade quando o valor patrimonial definitivo", assumindo-se neste parecer a defesa do acesso às contas bancárias exclusivamente afectas à actividade empresarial, sugerindo-se que "os serviços de inspecção tributária possam aceder directamente e sem necessidade de autorização prévia a todos os documentos e informações bancárias", o que contraria o discurso público de Alberto João Jardim nesta matéria.
- Nova Lei do Divórcio entrará em vigor dentro de um mês: A Lei do Divórcio, aprovada em Setembro no Parlamento e que mereceu reparos do Presidente da República, foi hoje publicada em Diário da República e entrará em vigor dentro de um mês.
- Eurosondagem: PS mais perto da maioria absoluta em Outubro: Apesar da crise, o Partido Socialista continua a subir nas intenções de votos entre os portugueses, aumentando a distância para o PSD e cada vez mais próximo de nova maioria absoluta. O CDS-PP continua a cotar-se como a quinta força partidária em Portugal, apesar de registar, em Outubro, uma subida de 5,2%, ao passo que o seu presidente, Paulo Portas, prestes a ir a eleições directas, surge como o líder que mais sobe, com 3.3%.
- Chávez: Yo no estoy en campaña: El Presidente niega que viole la Constitución con sus transmisiones "en cadena". "Dicen que me van a hacer un juicio porque yo hago cadenas.
- Jardim ganha batalha no Tribunal Constitucional: A suspensão da mobilidade dos funcionários da administração regional foi declarada ilegal, por se considerar que o Estatuto da Madeira prevalece sobre as leis do Orçamento do Estado. Apenas conselheiros mais próximos do PS votaram contra.
- Internet não elimina burocracia do Estado: "Onde é que posso pedir isto pela net?" A pergunta é tão comum quanto o passo seguinte: o incontornável teclar na caixa de pesquisa do Google. "Certidão de nascimento". Enter. Logo nos primeiros resultados chega a resposta: www.portaldocidadao.pt. E neste caso a surpresa é agradável. Mas não é sempre assim: na era digital, a burocracia está longe de ter terminado.
- 30 por cento já executado: No primeiro ano do actual mandato, o GR já executou 30 por cento do Programa de Governo, anunciou ontem Alberto João Jardim...
- Vacinação atinge 1.900 com 17 anos: As meninas que já fizeram ou façam até 31 de Dezembro 13 anos devem dirigir-se a centro de saúde da sua área de residência, a partir da próxima segunda-feira, para serem vacinadas contra o Vírus do Papiloma Humano. Em Janeiro do próximo ano, as jovens que façam 17 anos também estarão sujeitas à mesma vacinação...
- "Luvas" de tráfico de armas para Angola passaram por bancos portugueses: Mais de 21 milhões de dólares recebidos por altos responsáveis do regime angolano no negócio ilícito da venda de armas da Rússia a Angola passaram por bancos portugueses. Os dados constam da lista de transferências bancárias do caso Angolagate, cujo julgamento começou em França no dia 6 de Outubro e que envolve altas figuras do Estado francês.
- Inflação na Zona Euro baixa para 3,2 por cento em Outubro: A inflação na Zona Euro baixou para 3,2 por cento em Outubro, menos quatro décimas do que no mês precedente, estima hoje o Eurostat, o departamento de estatística da Comissão Europeia.
- Sócrates diz que a crise financeira internacional não vai poupar ninguém: José Sócrates disse hoje que quem sonha com um regresso ao passado por causa da crise financeira devia lembrar-se que a queda do Muro de Berlim representou o fim do capitalismo de Estado, que não proporcionou liberdade nem prosperidade.
SOL:
- MP recorre da indemnização «exorbitante» a Pedroso: O Ministério Público sustenta que não houve «acto temerário ou erro grosseiro» do juiz Rui Teixeira quando prendeu Paulo Pedroso, e considera «exorbitante» a indemnização atribuida ao deputado socialista.
- Conselho Nacional do CDS-PP altera data das directas: O Conselho Nacional do CDS-PP aprovou hoje o dia 13 de Dezembro para a eleição do líder do partido, a «pedido de várias estruturas distritais», e retirou a proposta do voto por correspondência, disse o secretário-geral.
- TC vai dar razão a veto de Cavaco: O Tribunal Constitucional (TC) já antes considerou que o «dever de audição prévia» no Estatuto dos Açores é inconstitucional. Nesse acórdão, de Julho, o TC definiu que o Presidente da República não podia ser forçado a ter de ouvir o Governo Regional antes de decretar o estado de sítio.
Imagem: Colunas.globoesporte.com
Sem comentários:
Enviar um comentário