sexta-feira, 31 de outubro de 2008

"Cortar (d)a Direita" renovado!...

O "Cortar (d)a Direita, apresenta-se hoje aos seus leitores renovado não só na imagem, mas também nos conteúdos e na abordagem editorial.

Após profunda reflexão, tornou-se imperativo uma mudança de atitude na abordagem aos assuntos que neste blog fossem abordados. Também importava definir meu posicionamento na blogoesfera e a forma como interagir com esta. A questão do relacionamento entre bloguistas e comentadores também foi fundamental pensar, sendo que as decisões tomadas reflectem-se no "modus operandi" a seguir!...


Assim sendo, em primeiro lugar, é abandonada de vez a possibilidade de permitir o acesso aos comentários aos "anónimos", chega de dar "tempo de antena" a pessoas sem coluna vertebral, que agarrados ao anonimato tentam denegrir e insultar todos aqueles que dando a cara, discutem civilizadamente os seus pontos de vista e as suas opiniões. Aqui acabou de vez esta palhaçada!...


Sobre os conteúdos algumas novidades semanais irão aparecer, como "O Contraponto" e o "Cortando Fundo" e a "Arquitectura e a Obra da Semana", onde em profundidade abordarei temas discutidos na blogoesfera e na opinião pública em geral, na tentativa de dar mais um contributo na discussão de temas de interesse a muitos de nós.


A opinião cívica e política, nivelarão com os temas da arquitectura que tenciono trazer e em breve outros temas do meu interesse serão abordados por cá também duma forma mais intensa. Chega só de falar de política!!!...


Por fim, também combaterei ainda com mais força, todos aqueles que utilizando a comunicação social tencionam impor uma espécie de "pensamento único", sendo que tal como já o disse em tempos, importa estar atentos a certa comunicação social e aos seus protagonistas, que fazem o seu próprio jogo político, motivado por interesses económicos e não só, manipulando a opinião pública, para atingir fins estranhos a sua missão, contrariando assim o seu verdadeiro papel de informadores isentos, mesmo que para tal tenha de estar sujeito a difamações como recentemente aconteceu. Aqui não terão tréguas!...


Espero que gostem!...

ARX Arquitectos - Biblioteca de Ílhavo

"A nossa arquitectura não segue um léxico, ou uma linguagem fixa. Em cada novo caso, procuramos encontrar os “vocábulos“ para uma linguagem específica desse novo contexto. Mais do que procurarmos os pontos comuns entre cada novo projecto e o anterior, interessa-nos encontrar as diferenças. É como se voltássemos sempre ao zero. E, a um certo nível, é essa ideia de inovação que nos interessa.

Evidentemente que esta abordagem também nos abre um campo de pesquisa muito vasto. Não tendo que trabalhar dentro de pressupostos fixos, procuramos um caminho experimental, onde podemos testar novos conceitos a partir daquilo que nos interessa e fascina. No entanto, parecem-nos sábias as palavras do poeta e filósofo brasileiro António Cícero que um dia disse: “o que interessa, não é tanto escrever algo novo. É escrever algo que a leitura não envelheça“.

O futuro é sempre difícil prever, mas, comprovadamente, depois das revoluções, do desinteresse pela história e do advento da globalização, virá certamente um retorno à cultura local, específica, à arquitectura feita de pequenos mas sólidos impulsos a partir das coisas que nos chegam"."

ARX Profile

Site: ARX-Portugal

Arquitecto José Guedes Cruz - "Presentation"

Apresentação de alguns trabalhos do Arq. Jose Guedes Cruz em Portugal e no Brasil.

Orçamento de Estado para 2009 por Bagão Félix

"Cortando Fundo": «PSD propõe subsídio igual a 50% dos juros do crédito à habitação»??!...

Segundo o DN-Madeira de hoje:

"A ALM deverá discutir e aprovar, na próxima semana, um projecto de proposta de lei à Assembleia da República, da autoria do PSD-M, que cria um apoio extraordinário para todas as famílias portuguesas com dificuldades em cumprir os contratos de crédito à habitação.


A medida, apresentada ontem, pretende ser um complemento às propostas o Governo da República que, como fez questão de sublinhar Rafaela Fernandes "são confusas" e "significam a perda de propriedade".


Os social-democratas madeirenses propõem que o apoio às famílias seja equivalente a 50% dos juros dos empréstimos. Uma medida que, justifica a deputada, deve ser entendida como uma ajuda às famílias, idêntica à que foi dada aos bancos, com um pacote de 20 mil milhões de euros.


Rafaela Fernandes não tem dúvidas de que o PSD, ao nível nacional, irá apoiar esta proposta."


Sobre isto, gostaria de referir, que logicamente estou a favor de medidas que venham de facto ajudar as famílias portuguesas, que neste momento de crise, necessitam tal como a Banca de ajuda do Estado. Isso sem duvida nenhuma!...


Porém, não concordo nem com a medida anunciada pelo Governo da República que pretende adquirir as habitações das famílias sobre-endividadas, para daqui a alguns anos vende-las novamente aos "inquilinos-donos", que passariam a pagar uma renda levemente mais baixa, como se isso resolvesse algum problema. Esta medida só adia o inadiável, ser o estado (e não a banca) a ficar com imóveis que as pessoas não vão poder pagar. Porque como é que o Estado espera que as pessoas que tendo dificuldades financeiras, que vão pagar renda, vão poupar dinheiro para pagar duma só vez, mesmo que daqui a 20 anos, uma casa?!!... Não pagam!!!...


A "nova" proposta social-democrata, que de peregrina nada tem, é uma espécie de bonificado, que só deve ser financiado em exclusivo pelo Governo da República. E que na verdade é insustentável em termos financeiros para o Estado. Uma verdadeira utopia!!!...


Eu continuo a achar que a solução poderá passar pela reintrodução do "original" Crédito Bonificado, extinto e mal, pelo Governo PSD/CDS de Durão Barroso. Essa sim uma solução mais adequada a realidade portuguesa, onde ninguém na pratica perderia a sua casa.




A foto do Dia: "Sócrates a Vender Magalhães"!!!...



Imagem: DN-Lisboa

A mentira do Ano!...

Segundo o Jornal da Madeira de hoje, o Presidente do Governo Regional da Madeira terá dito o seguinte: "...Terminado o primeiro ano do Programa de Governo, está já concretizado 30 por cento das obras previstas no decorrer do mandato..."

Bom se o Dr. AJJ, pronunciou estas palavras, na verdade ele terá dito uma monumental mentira, que é para mim a mentira do ano, tendo em conta que esta a falar "do primeiro ano de mandato" (12 meses)!!!...


Não acham!!!...


Que falta de vergonha, mentir descaradamente dessa maneira!!!....


Só não vê quem não quer que de longe o programa de governo esta aquem dos tais 30% por cumprir.


Enfim a propaganda habitual do regime!...



"Notícias do Dia"


- Indústria baixa preço do leite: A maioria da indústria láctea nos Açores - Prolacto, Bel e Insulac anunciaram que vão reduzir o preço do leite pago à produção em dois cêntimos por litro. A medida foi recebida com desagrado pela Associação Agrícola de São Miguel, apesar de reconhecerem que as condições no mercado não são favoráveis às pretensões dos agricultores.




- Oficiais discutem tensão ao jantar: Cerca de uma centena de oficiais das Forças Armadas analisam hoje, num jantar à porta fechada, em Lisboa, a actual situação dos militares.

- Obras começam este ano: A Liscont recusa que a expansão do terminal de contentores de Alcântara crie uma muralha de aço.




- Vereador funchalense convida a investir na Madeira : O vereador Pedro Calado, da Câmara Municipal do Funchal, convidou, no sábado, 25, os portugueses radicados na Venezuela...




- Vivemos numa cultura em que tudo é "sexualizado”: Ao contrário do que sucedia no tempo dos nossos avós e dos nossos pais, onde o namoro e o casamento eram vistos como algo sagrado e perpétuo, os adolescentes têm hoje uma concepção completamente diferente sobre este tema.


Diário de Notícias de Lisboa:


- Autoeuropa pára produção mais 20 dias até final do ano: Produção. A crise instalou-se. Despedimentos e redução da produção são o dia-a- -dia do sector. Por cá, a Autoeuropa está a ressentir-se da quebra nas encomenda, mas o recurso ao banco de horas permite-lhe manter o nível de emprego. Fábrica sobe de quatro para seis o número de dias de paragem...


- Sócrates compara 'Magalhães' a Tintim: Mas mais curiosa foi a referência a Tintim, com o chefe do Governo português a garantir que de forma alguma o Magalhães é um produto apenas para crianças. "Pode ser usado dos 7 aos 77 anos"...




- Região quer ter acesso às contas bancárias: parecer da Região à proposta de Orçamento de Estado 2009 vai este ano mais longe ao sugerir várias alterações legais, com destaque para as alterações à Lei Geral Tributária a Região, que entre outras propostas introduz "o alargamento do prazo de caducidade quando o valor patrimonial definitivo", assumindo-se neste parecer a defesa do acesso às contas bancárias exclusivamente afectas à actividade empresarial, sugerindo-se que "os serviços de inspecção tributária possam aceder directamente e sem necessidade de autorização prévia a todos os documentos e informações bancárias", o que contraria o discurso público de Alberto João Jardim nesta matéria.




- Nova Lei do Divórcio entrará em vigor dentro de um mês: A Lei do Divórcio, aprovada em Setembro no Parlamento e que mereceu reparos do Presidente da República, foi hoje publicada em Diário da República e entrará em vigor dentro de um mês.


- Eurosondagem: PS mais perto da maioria absoluta em Outubro: Apesar da crise, o Partido Socialista continua a subir nas intenções de votos entre os portugueses, aumentando a distância para o PSD e cada vez mais próximo de nova maioria absoluta. O CDS-PP continua a cotar-se como a quinta força partidária em Portugal, apesar de registar, em Outubro, uma subida de 5,2%, ao passo que o seu presidente, Paulo Portas, prestes a ir a eleições directas, surge como o líder que mais sobe, com 3.3%.




- Chávez: Yo no estoy en campaña: El Presidente niega que viole la Constitución con sus transmisiones "en cadena". "Dicen que me van a hacer un juicio porque yo hago cadenas.




- Jardim ganha batalha no Tribunal Constitucional: A suspensão da mobilidade dos funcionários da administração regional foi declarada ilegal, por se considerar que o Estatuto da Madeira prevalece sobre as leis do Orçamento do Estado. Apenas conselheiros mais próximos do PS votaram contra.


- Internet não elimina burocracia do Estado: "Onde é que posso pedir isto pela net?" A pergunta é tão comum quanto o passo seguinte: o incontornável teclar na caixa de pesquisa do Google. "Certidão de nascimento". Enter. Logo nos primeiros resultados chega a resposta: www.portaldocidadao.pt. E neste caso a surpresa é agradável. Mas não é sempre assim: na era digital, a burocracia está longe de ter terminado.




- 30 por cento já executado: No primeiro ano do actual mandato, o GR já executou 30 por cento do Programa de Governo, anunciou ontem Alberto João Jardim...


- Vacinação atinge 1.900 com 17 anos: As meninas que já fizeram ou façam até 31 de Dezembro 13 anos devem dirigir-se a centro de saúde da sua área de residência, a partir da próxima segunda-feira, para serem vacinadas contra o Vírus do Papiloma Humano. Em Janeiro do próximo ano, as jovens que façam 17 anos também estarão sujeitas à mesma vacinação...




- "Luvas" de tráfico de armas para Angola passaram por bancos portugueses: Mais de 21 milhões de dólares recebidos por altos responsáveis do regime angolano no negócio ilícito da venda de armas da Rússia a Angola passaram por bancos portugueses. Os dados constam da lista de transferências bancárias do caso Angolagate, cujo julgamento começou em França no dia 6 de Outubro e que envolve altas figuras do Estado francês.


- Inflação na Zona Euro baixa para 3,2 por cento em Outubro: A inflação na Zona Euro baixou para 3,2 por cento em Outubro, menos quatro décimas do que no mês precedente, estima hoje o Eurostat, o departamento de estatística da Comissão Europeia.


- Sócrates diz que a crise financeira internacional não vai poupar ninguém: José Sócrates disse hoje que quem sonha com um regresso ao passado por causa da crise financeira devia lembrar-se que a queda do Muro de Berlim representou o fim do capitalismo de Estado, que não proporcionou liberdade nem prosperidade.




- MP recorre da indemnização «exorbitante» a Pedroso: O Ministério Público sustenta que não houve «acto temerário ou erro grosseiro» do juiz Rui Teixeira quando prendeu Paulo Pedroso, e considera «exorbitante» a indemnização atribuida ao deputado socialista.


- Conselho Nacional do CDS-PP altera data das directas: O Conselho Nacional do CDS-PP aprovou hoje o dia 13 de Dezembro para a eleição do líder do partido, a «pedido de várias estruturas distritais», e retirou a proposta do voto por correspondência, disse o secretário-geral.


- TC vai dar razão a veto de Cavaco: O Tribunal Constitucional (TC) já antes considerou que o «dever de audição prévia» no Estatuto dos Açores é inconstitucional. Nesse acórdão, de Julho, o TC definiu que o Presidente da República não podia ser forçado a ter de ouvir o Governo Regional antes de decretar o estado de sítio.


"O Contraponto": A liberalização dos Céus da Madeira funciona ou não?

Nesta semana como é do conhecimento público entrou na rota aérea Madeira - Lisboa, a companhia aérea "EasyJet", que veio fazer concorrência ao duo "TAP/SATA", num céu liberalizado, cujas expectativas para muitos de nós tem ficado de certa forma aquém do desejado, embora reconheça algumas vantagens no actual modelo, tendo em conta o anterior, nomeadamente o preço médio dos bilhetes para e de Lisboa, que efectivamente baixaram.

Logicamente, que várias questões estão ainda por resolver, como o problema dos Estudantes Madeirenses deslocados no Continente e claro o preço máximo dos bilhetes, que tem deixado com os cabelos em pé os viajantes que desejem vir e ir para o Porto, numa linha que ainda não tem concorrente a TAP e claro o preço das viagens de última da hora que são absurdos.

Sobre isto acompanhei o que dois socialistas da "praça"(o
André Escórcio e o Tino) escreveram nos seus respectivos blogs, sendo interessante ver em pontos de vista totalmente divergentes (um a favor e outro totalmente contra), como este problema de longe esta encerrado e resolvido. Não é de facto pacifico nem no seio dos socialistas madeirenses, que salvo as pontuais discordâncias públicas de alguns, tem-se oficialmente mostrado favoráveis ao que o Governo da República negociou com o Governo Regional, que do meu ponto de vista é ainda lesivo dos interesses de grande parte daqueles que precisam viajar, quer por razões profissionais, quer por razões académicas, ou simplesmente para resolverem com urgência de um dia para outro assuntos inadiáveis. Para esses (uma fatia considerável dos viajantes), estas mudanças só prejudicaram ainda mais o problema existente, visto terem de pagar muito mais do que pagavam antes da liberalização, porque não é de forma alguma possível para estes grupos preverem com grande antecedência as deslocações necessárias.

Tal como
já o defendi por diversas vezes por cá, não há muitos caminhos para a resolução deste problema, tendo em conta que embora tenhamos que deixar o mercado funcionar, este tem particularidades, que devem ser acauteladas, na tentativa de tornar esta liberalização verdadeiramente justa para todos, acabando-se de vez com as injustiças e distorções do sistema, que com boa vontade e bom senso se resolvem, para bem de todos.

Pelos vistos este é um assunto em que todos nós queremos, menos "Partidarismo" e mais "boa vontade", em aceitar as propostas já em cima da mesa que resolvem verdadeiramente estas questões.

Haja coragem!!!...

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Esta Decidido!...

O "Cortar (d)a Direita", deverá continuar!... Vai é mudar e muito!...

Para desespero de alguns (os vermes políticos de sempre!), este blog não vai encerrar!...

A partir da próxima semana, este espaço deixa de estar visível por uns dias aos frequentadores habituais, para serem introduzidas todas as alterações pensadas, não só ao nível visual e editorial, mas também para limpar muita "tralha" (blogs não recomendáveis e outros sites), que só ocupam espaço e que de forma alguma deveriam ser promocionados neste blog e para instalar novas aplicações que nos permitirão aperfeiçoar o controlo de visitantes, as estatísticas, entre tantas outras coisas novas que julgo serão do agrado da grande maioria dos que dando a cara aparecem por cá.



Aproveito também para agradecer a todos aqueles (e foram mais de 20 os comentários entre publicados e não publicados), que manifestaram a sua opinião sobre este blog e sobre mim, sendo que de facto foi através destes comentários, que consegui ver o que fazer a este Blog. Muito Obrigado!...


Aos outros os mal intencionados e invejosos (que normalmente aparecem como anónimos e que já estão devidamente identificados!) descansem porque por muito que não gostem deste espaço este continuará e ainda com mais força!...



segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Uma excepção para cumprimentar os companheiros Açorianos!...

Como sabem este blog e o seu bloguista fizeram uma pausa para avaliarem estes espaço de opinião. Porém ontem como é sobejamente sabido, os Açorianos foram a eleições, para escolherem os seus representantes regionais e tendo em conta que os resultados do meu Partido foram muito bons, faço uma excepção para os cumprimentar, tendo em conta que sei que muitos dos meus companheiros Açorianos, por este blog também passam.

Nessas eleições o PS-Açores, foi o vencedor com maioria absoluta, pelo que aos socialistas em geral também os meus parabéns!...


Aos Comunista, Bloquistas e Monárquicos, também uma saudação, por terem conseguido representatividade no Parlamento Açoriano!...


Como disse no inicio o CDS/PP, esta de parabéns porque conseguiu eleger 5 deputados para a ALAç, o que superou de longe as nossas expectativas. O que vem demonstrar mais uma vez, que quando o Partido trabalha a sério, consegue encontrar espaço para crescer. Os Democratas-cristãos Açorianos, encabeçados pelo Dr. Artur Lima, são exemplos vivos de trabalho partidário, que todos nós devemos seguir.


Por outro lado ontem também ficou provado (ao contrario do que outros tentaram fazer passar), que o Dr. Paulo Portas, afinal também é uma mais valia política para o CDS, sendo que também, ficou provado que este não tira votos ao Partido, muito pelo contrario acrescenta!...


Os Socialistas e Sociais-democratas que se cuidem para o ano!...




segunda-feira, 13 de outubro de 2008

"Cortar (d)a Direita" faz pausa para avaliar continuidade

De facto é tempo de avaliar e pensar novamente este blog!
O blog tem sido para mim um projecto interessante, mas tem fugido muito do que inicialmente quis fazer.
Hoje acho que este blog, aos poucos tem saído da rota inicialmente traçada e para desgosto meu, tem enveredado muito para as questões políticas, que embora sendo do meu interesse não deveriam de ter o peso que hoje tem.
Outros assuntos que gostaria fossem principais passaram a ser laterais. Temas que gostaria de discutir com profundidade passaram a ser muito superficiais.
Enfim muitas coisas não estão bem, pelo que torna-se importante parar e pensar o assunto com seriedade e profundidade.
Por isso hoje o "Cortar (d)a Direita", vai parar por uns tempos, para definir o seu futuro.
Em breve darei notícias!...

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Portal "Cantinho da Madeira" também em Blog

O Portal Madeirense "Cantinho da Madeira", conforme tive oportunidade de conhecer tem também disponível para acompanhamento diário um "Blog" com o mesmo nome, para estar-mos atentos aos acontecimentos regionais, sendo esta mais uma opção de informação regional muito interessante.

Bem hajam novamente pela iniciativa!

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Álvaro Siza Vieira homenageado com Medalha da Rainha Isabell II

A distinção foi anunciada formalmente na terça-feira, mas o galardão só será entregue numa cerimónia em Londres em meados de Fevereiro do próximo ano, na qual a Rainha não deverá participar.

“A Rainha aprova pessoalmente o escolhido, mas não costuma estar presente na cerimónia”, disse hoje à agência Lusa uma porta-voz do Instituto Real dos Arquitectos Britânicos.


O prémio é atribuído em reconhecimento do trabalho feito ao longo da vida, sendo normalmente atribuído a pessoas com uma longa carreira.


No comunicado que anuncia a sua escolha, Siza é descrito como um “arquitecto completo” cujos edifícios “nunca são previsíveis nem comuns”.


“Nos edifícios de Siza, talvez mais do que outros, é às relações entre os elementos da arquitectura que é dada primazia ao invés da forma ou textura dos próprios elementos”, elogia.

“É uma arquitectura”, acrescenta, “em que a economia de meios expressivos é conciliada com uma abundância de revelação espacial”.


A abertura de Siza Vieira a novos arquitectos, a boa relação com os seus colegas de profissão e o facto de continuar a acompanhar pessoalmente todos os projectos do seu gabinete são também louvados.


A Medalha de Ouro Real é atribuída todos os anos desde 1848 e no passado distingui conhecidos arquitectos como Le Corbusier (1953), Renzo Piano (1989), Frank Gehry (2000) e Jean Nouvel (2001).


Em 2008, o galardoado foi o britânico Edward Cullinan.



BCE, Fed e Banco de Inglaterra cortam taxas de juro em 0,5%

O Banco Central Europeu, a Reserva Federal norte-americana e o Banco de Inglaterra cortaram hoje em 0,5 pontos percentuais a taxa de juro de referência, segundo as instituições. Assim, na zona euro a taxa de juro passou para os 3,75%, nos EUA, a taxa de juro foi fixada em 1,5% e, no Reino Unido, o custo do dinheiro diminuiu para os 4,5%.



______________


Graças a Deus!!!...

terça-feira, 7 de outubro de 2008

O dia em que evaporaram 10 mil milhões da Bolsa de Lisboa

'Crash'. A Bolsa de Lisboa viveu ontem o dia mais negativo da história do PSI-20, com uma queda de 9,9%, reflectindo o sentimento de pânico que invadiu todas as praças europeias. A falta de liquidez da banca está a gerar uma falta confiança generalizada.



_______

A crise vai-se agravando ao nível mundial, sendo que preocupa-me os efeitos (retardados) que deverão chegar a todos nós.


Será que a Madeira esta preparada para isto??!...


As notícias mais recentes ligadas a economia regional, são verdadeiramente preocupantes, com os investimentos governamentais que são tudo menos rentáveis, isto para não falar das graves dificuldades que as famílias desta região já atravessam, sem mais dinheiro para nada, tendo em conta a constante subida de juros.


Veremos!...



segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Piscinas das Salinas e Passeio Marítimo, Câmara de Lobos - Arq. Paulo David




Referências a esta obra aqui





A Arquitectura nesta terra aos olhos de Luis Vilhena

Tive a oportunidade de ver e ouvir a entrevista de ontem na RTP-Madeira, ao Arq. Luís Vilhena, com o qual concordo plenamente nas preocupações, que julgo são alargadas a toda a classe.

De facto é incrível que o Funchal não venha a ter um edifício que dignifique a sua passagem pelos seus 500 anos. O Funchal e a Madeira mereciam esse reconhecimento para memória futura, é pena!...


Outra das preocupações, com a qual concordo tem a ver com a falta de qualidade na arquitectura e com a falta de sensibilidade do Governo Regional, que ainda não coloca a classe no seu todo a pensar os edifícios públicos desta terra através dos concursos de ideias, a Madeira merecia melhor!...


E claro não posso deixar também de concordar com ele, quando diz que na Madeira ainda assistimos a uma espécie de selva na área da construção, onde a construção desordenada prolifera, sem qualidade e sem regras.


Achegas importantes quando hoje se comemora o Dia Mundial da Arquitectura.

Afinal o DN-Madeira persegue dirigentes do CDS/PP-Madeira?!!...

Quem não se lembra também da perseguição ao nível profissional que o DN-Madeira fez ao foto-jornalista Rui Marote??!...

Não terá sido por este ser do CDS e ter denunciado interesses pouco claros entre políticos e outros individuos ligados a certa comunicação social (tendo em conta o próprio esclarecimento desse jornal em Dezembro de 2007)??!...

Se calhar é mera coincidência, mas a duvida subsiste!!?...

Quem sabe!!?...

Medo do plágio??!...

Então agora o DN-Madeira, justifica a sua falta de isenção e ética jornalística com um suposto "medo", de estar a publicar textos plagiados!!?....

Estas "virgens" ofendidas esquecem que já por diversas ocasiões terão feito coisas bem piores!!!...


Mas fiquem descansados!...


A solução é simples!...


Quando houverem iniciativas políticas do CDS, em que seja eu o dirigente de serviço, eu próprio irei convidar os jornalistas do DN-Madeira a saírem!... E quando não apareçam como é a maioria das vezes farei de tudo para que não lhes enviem as peças gravadas como tem sido habito!...


Assim livram-se do "medo" e eu fico descansado porque vou-me ver também livre da "arte de distorcer" (que este jornal faz com muito mau gosto) e da falta de ética jornalística dum jornal que passou a ser mais uma força política concorrente, que encapotados sobre a capa dum jornal hoje faz política ao serviço de alguns interesses que ao seu tempo e por quem de direito serão desmascarados!!!...




«CASAMENTO 'GAY' E IMPÉRIO GALÁCTICO»



Hoje a política segue as regras dramáticas dos filmes de aventuras. Como o nosso tempo cresceu à sombra de 007, Indiana Jones, Star Wars e outras ficções, elas modelaram a nossa sensibilidade. Os exemplos poderiam multiplicar-se, mas a tragicomédia que agora se encena em Portugal à volta da "magna" questão do casamento dos homossexuais parece um caso de antologia.
A história começa com um pequeno punhado de jovens e intrépidos heróis que desafia a instituição vetusta e paralisante, atrevidamente lançando uma provocação. Os espectadores sustêm a respiração perante a audácia, intimamente aplaudindo a bravura. Entretanto, naturalmente, a sociedade gorda, preconceituosa e estúpida, guincha de horror face à justa proposta. A decisão, porém, será tomada nos cumes irrespiráveis do poder, onde os heróis não podem entrar, apesar de aí possuírem simpatias. O supremo líder, que no fundo é boa pessoa, até concorda com a causa nobre. Ele sabe que o futuro pertence aos revolucionários e que a sociedade apodrecida vai morrer. Mas para já tem de ceder aos intrincados equilíbrios e acaba por adiar o confronto para a próxima legislatura. Desta vez a justiça foi sufocada mas não percam o segundo episódio.
Nos dias que correm a política tem cada vez menos a ver com os reais problemas, sendo crescentemente um espectáculo de entretenimento. Não admira que adopte as regras do género. Portugal tem gravíssimas dificuldades de vária ordem. Exactamente quais são e como se resolvem é assunto menor da actualidade, entretanto obcecada com temas laterais, fictícios ou simplesmente tontos, mas muito dramáticos: lutas internas do PSD, eleições americanas, um empolado surto criminal e, claro, o casamento dos homossexuais.
Este último é o mais curioso porque, falho de conteúdo, tem os contornos largamente determinados pelas formas cinematográficas. A questão é introduzida como um decisivo combate de civilização a favor da justiça e dos direitos fundamentais. Mas a pose é oca e infundada, pois as mesmas forças políticas têm feito tudo o que podem para desqualificar o casamento como força válida na sociedade. Além disso, se é indispensável regularizar a situação doméstica desses casais, porque não da miríade de outras circunstâncias familiares e relacionais que não possuem cobertura jurídica? Apesar de tudo o número de coabitações de irmãos, tios, sobrinhos ou amigos é maior que a dos gays, para não falar dos casos de poligamia, incesto e pedofilia, que a mesma sociedade (ainda) insiste em repudiar. Porquê esta obsessão com uma situação particular?
O Estado não regula o amor entre pessoas. Se o fizesse teria de criar muitos contratos além do casamento. A lógica da instituição matrimonial vem das implicações estruturais na sociedade da união fecunda entre mulher e homem, incomparáveis com as de qualquer outra. Escamotear isto e tratar o contrato como um direito do amor mútuo é uma tolice.
O enredo baseia-se num silêncio ensurdecedor. Todos os participantes no debate fingem ignorar um facto central, que traz o picante ao drama. A grande maioria da população considera a homossexualidade uma depravação, um acto intrinsecamente desordenado e contrário à natureza. Não se trata de um preconceito, mas de uma opinião válida e legítima a ponderar. E não deve ser confundida com homofobia, que é agressão ou discriminação de pessoas. É possível discordar fortemente da orientação de alguém, tratando-o com respeito e consideração. É isso a democracia e é assim que somos chamados a lidar com fumadores, racistas, poluidores.
Infelizmente não são tratados assim os que se opõem à reforma. No caso dos homossexuais a única atitude admissível parece ser a aceitação do dogma intocável da sua perfeita equivalência com sexualidade normal. Assim, o combate pelo casamento gay representa um teste a esse sacrossanto mandamento da equivalência. Deixa de ser um debate político, para se transformar em cruzada quasi-religiosa. O assunto toma a emoção de Luke Skywalker enfrentando o Império Galáctico.

João César das Neves
Professor universitário


Fonte: DN-Lisboa


Dia Mundial da Arquitectura


*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Leia aqui o Programa das comemorações que se realizarão na Madeira da responsabilidade da Delegação da Ordem do Arquitectos.

domingo, 5 de outubro de 2008

Cavaco diz que Portugal vive "tempos difíceis"

Neste dia 5 de Outubro o Presidente da República disse:

"...O que é vivido pelos cidadãos não pode ser iludido pelos agentes políticos. Quando a realidade se impõe como uma evidência, não há forma de a contornar"...


"...Portugal tem registado fracos índices de crescimento económico. Afastámo-nos dos níveis de prosperidade e de bem-estar dos nossos parceiros europeus. Ainda não invertemos a insustentável tendência do endividamento externo..."


"...Porque falo sempre verdade aos portugueses e porque tenho como princípio conhecer a realidade do país, escutar os meus concidadãos e ouvir as suas preocupações, sei bem que muitos atravessam momentos de incerteza perante o futuro..."


"...Muitas famílias têm dificuldade em pagar os seus empréstimos que contraíram para comprar as suas casas; há idosos para quem a reforma mal chega para as despesas essenciais; há jovens que buscam ansiosamente o seu primeiro emprego; há homens e mulheres que perderam os seus postos de trabalho..."


"...Estão a nascer em Portugal novas formas de pobreza e exclusão social e, em paralelo, emergem novas e chocantes disparidades..."




________


Isto é o que dá quando temos Governos de matriz socialista!...


Miséria!...


Só lamento que o Presidente da República, sabendo disto tudo, ainda não tenha obrigado ao Governo Socialista do Eng. José Sócrates a mudar de rumo. É isso que o País que votou nele espera que ele faça.

Actividade Autarquica as vezes compensa!!!...

Afinal, mesmo sem a devida cobertura jornalística e claro sem esperar nenhum agradecimento público, as nossas reivindicações se fizeram ouvir!...

O povo pediu e nós falamos delas nos lugares próprios (mesmo quando nós chamam mentirosos) e passados alguns dias já estão os assuntos levantados a serem resolvidos.


Veja-se o caso das estradas e caminhos municipais de Cª de Lobos por limpar, que aqui já denunciei e que segundo soube hoje já foram em grande parte limpas e arranjadas.


A outra boa notícia tem a ver com a nossa "marcação cerrada" a pedir a reabertura da UNIVA (Clube de Emprego) de Câmara de Lobos que fechou a cerca de dois meses por desentendimentos entre PPD's e que nesta semana ficou resolvido. O DN-Madeira logicamente não referiu que na Assembleia Municipal de Cª de Lobos fomos nós CDS a voltar-mos a carga com esta nossa preocupação, mas sei de fonte segura, que tal chamada de atenção nossa na AMCL, fez com que algumas pessoas fartas destas confusões entre PPD's dessem murros na mesa e forçassem entendimentos para a reabertura da tal UNIVA.


Pela minha parte fica a satisfação de conseguir com que algumas das nossas preocupações a bem ou a mal sejam levadas em conta. É aqui que a nossa atitude e forma de fazer política nos diferencia dos políticos do folclore e da baixaria e do insulto gratuito!...


Continuaremos, mesmo que contra nós também esteja a comunicação social!...


O CDS e as políticas de Imigração e Segurança

De facto quando não há argumentos inventa-se!!!...

Mais uma vez o
Paulo Barata do Blog "Farpas da Madeira", pensa que engana ou surpreende alguém com as suas bombásticas "pseúdo-comparações"!!!...

Logicamente que entre Paulo Portas e Mário Machado, há diferenças tremendas e nenhum tipo de comparação como aquela que este senhor Barata fez, fazem sentido. Em lado algum Portas afirmou que é contra a imigração. Portas e o CDS defenderam sim, imigração
controlada e com regras desde há muito!, sendo a principal preocupação acolher os imigrantes, que de facto o País tenha condições de receber, algo que pelos vistos aos socialistas custa!!!... E é receber com humanidade!!!...
Já no passado o CDS foi claro quanto a política de imigração, mas socialistas e sociais-democratas sempre foram insensíveis a estas questões e agora cá estão as consequências desastrosas de termos imigrantes, muitos deles sem emprego, desesperados e claro a terem de cometer crimes para sobreviver. Logicamente que para além destes há outros que fogem dos seus países porque são criminosos e quando cá chegam continuam nos crimes, como forma de vida. Também e que fique bem CLARO, há muitos imigrantes honestos e trabalhadores que procuram uma oportunidade de vida que não tiveram na sua terra natal, mas que também tal como nós passam por muitas dificuldades.
Por isso não venham a dar-nos lições de moral e não nós comparem com a extrema direita, que em nada se assemelha ao CDS/PP. Tenham juízo e respeito!!!...

Para repor a verdade ficam aqui as declarações de Paulo Portas que foram propositadamente mal interpretadas e as
propostas que o CDS apresentou recentemente na Assembleia da República, para que cada um possa verificar quem fala verdade.


Portas acusa Estado de dever mais de 2000 milhões de euros às empresas

«Apressam-se a colocar na Internet as listas das empresas e particulares, e são 13 mil, que devem ao fisco, mas quando é o Estado a dever não esclarecem a população nem colocam a lista das suas dívidas», acrescentou.
Paulo Portas, que falava no maior comício de sempre do CDS/PP nos Açores, que juntou mais de 600 pessoas, defendeu a «regionalização do IFAP» por considerar ser «a única forma de acabar com os atrasos nos pagamentos aos lavradores da região».
O líder dos centristas apelou ao voto no seu partido, frisando que nas últimas eleições faltaram apenas 143 votos para eleger mais quatro deputados. «No Corvo, faltou um voto, nas Flores, dois, em São Jorge, 50 e, em São Miguel, 90» explicou. Portas sublinhou que «agora todos os votos contam, porque acabam todos a ser contabilizados no novo círculo de compensação».
Por outro lado, garantiu que «o CDS/PP não é uma oposição do bota-abaixo mas uma oposição dura e crítica com boas ideias». Depois de enumerar as iniciativas que o CDS/PP-Açores conseguiu na região, como o apoio aos medicamentos dos idosos, a criação das tarifas promocionais na companhia aérea regional, entre outras, Paulo Portas garante que «o voto no CDS é um voto no trabalho».
«É preciso apoiar quem trabalha e não quem recebe Rendimento Social de Inserção (RSI) porque assim se apoia quem nada produz», adiantou. Para Paulo Portas, «os filhos dos beneficiários do RSI servem para multiplicar os apoios mas os filhos de quem trabalha não servem para dividir e diminuir a carga fiscal no IRS».
O líder do CSD/PP terminou explicando que «a alternância se dá quando há diferença entre os partidos e não quando há semelhanças (PS e PSD)». Por seu turno, o cabeça-de-lista do partido pela ilha de São Miguel, Pedro Medina, acusou o Governo de «estar desgovernado na atribuição do RSI, de estar equivocado na qualificação da educação».
Pediu ainda para se protestar «contra a taxa do seguro automóvel que vai para o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), porque nos Açores esta estrutura simplesmente não existe».
Pediu ainda para que o 'kit' autonómico - uma bandeira dos Açores, o hino e uma mensagem do presidente do governo regional distribuída pela população - seja também entregue a José Sócrates «para não se esquecer das promessas que fez aos açorianos».
«Entre elas está a construção do novo estabelecimento prisional de Ponta Delgada e a criação das polícias municipais», realçou. Para Pedro Medina, «votar em César é votar em Sócrates e isso não é bom para os açorianos».
Lusa/SOL
Foto: SOL

Santana vai a votos contra António Costa

Já está. Santana Lopes é, de novo, candidato a presidente da Câmara Municipal de Lisboa. A notícia do fumo branco foi ontem confirmada pelo semanário Sol. Na reunião que existiu esta semana entre a líder do PSD e o seu adversário nas directas, Pedro Santana Lopes, saiu o ámen para a candidatura do antigo primeiro-ministro à Câmara de Lisboa.Agora, resta "desenvolver o processo de candidatura", como disse ao DN, o presidente da distrital de Lisboa, Carlos Carreiras. O objectivo é agora "aprofundar a candidatura do dr. Pedro Santana Lopes, para merecermos ganhar". Para o líder do PSD/Lisboa, Santana Lopes é o melhor candidato à vitória nas autárquicas: "Do ponto de vista objectivo, o tempo em que o dr. Santana Lopes foi presidente da Câmara Municipal de Lisboa demonstrou claramente a sua capacidade de concretização, que não tem comparação com António Costa". Além disso, Pedro Santana Lopes, segundo Carlos Carreiras, "é um português com uma larga capacidade de fazer acontecer". É, ainda, um político "a quem é reconhecida inteligência emocional". O presidente da distrital lembra que este processo foi gerido "com total respeito por todos os órgãos do partido" e que "não fazia sentido criar convulsões internas" por causa da candidatura a Lisboa. "Sempre foi defendido que a escolha do candidato a presidente da Câmara de Lisboa caberia sempre à líder do partido. Estaríamos sempre solidários nesta decisão", disse Carlos Carreiras. Agora, o processo haverá de continuar com o anúncio público, por parte do candidato e da líder do partido, da decisão de candidatura. A um ano das autárquicas, o PSD fechou o dossier Lisboa. - A.S.L.



Foto: www.rr.pt