O arquitecto madeirense Paulo David foi convidado a participar numa exposição e no projecto de um livro no início de 2010, um evento enquadrado nas celebrações dos 50 anos do edifício construído pelo famoso arquitecto Frank Lloyd Wright, e que alberga o Museu Guggenheim, na Quinta Avenida, em Nova Iorque.
Aliás, já de 15 de Maio a 23 de Agosto do corrente ano, decorrerá uma exposição naquele museu, intitulada 'Frank Lloyd Wright: From Within Outward', reunindo 64 projectos realizados por aquele que foi um dos mais influentes arquitectos do século XX. Serão mostrados mais de 200 desenhos originais de Wright, bem como maquetas e animações digitais, revelando os conceitos pioneiros do famoso arquitecto e enfatizando a sua relevância para o design contemporâneo. Tudo para celebrar meio século de existência do museu.
O convite para a exposição futura, em 2010, foi formulado a Paulo David por Nancy Spector, curadora-chefe, e por David Van Der Leer, curador assistente para a Arquitectura e Design do 'Solomon R. Guggenheim Museum'. O que se pede ao arquitecto madeirense é que apresente um projecto do que seria, para ele, a melhor intervenção possível no átrio do Guggenheim. O projecto poderá ser incluído no âmbito da exposição 'Contemplating the Void: Interventions in the Guggenheim Museum', em 2010, e reproduzido num catálogo que acompanha esta mostra.
O Guggenheim em Nova Iorque é uma curiosa estrutura, cujo interior faz com que os visitantes efectuem um percurso em espiral em torno de um centro iluminado por uma cúpula.
"Desde a sua abertura em 1959, o edifício serviu como inspiração para a invenção, desafiando artistas e arquitectos a reagir ao seu design excêntrico, orgânico. O vazio central da Rotunda espoletou muitas reacções únicas e inovadoras (...), que têm sido manifestadas em mostras 'site-specific' e (...) em designs expositivos", referem Nancy Spector e David Van Der Leer na carta enviada a Paulo David, que pensa criar um projecto com referência à água e à forma como Frank Lloyd Wright a abordou numa das suas criações.
Sem comentários:
Enviar um comentário