A produção na construção registou em Janeiro de 2009 uma variação homóloga negativa de 4,8%, mais intensa em 2,2 pontos percentuais face ao observado no trimestre terminado em Dezembro, indicam dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) esta sexta-feira.
Segundo detalha o documento do Instituto Nacional de Estatística (INE), produção na construção, corrigida dos efeitos de calendário e da sazonalidade e tendo como base a média móvel dos últimos três meses, apresentou, em Janeiro de 2009, uma variação de -4,8% em termos homólogos, menos 2,2 pontos percentuais (p.p.) quando comparada com a observada no trimestre terminado em Dezembro.
A diminuição da actividade resultou, principalmente da redução do segmento da Construção de Edifícios que, à semelhança dos períodos anteriores, tem apresentado variações negativas mais intensas. A Construção de Edifícios registou uma variação homóloga de -8,7% (-6,6% em Dezembro), contribuindo com -4,5 p.p. para a variação total. A Engenharia Civil apresentou uma variação homóloga de -0,6% (1,8% no mês de Dezembro), tendo contribuído com -0,3 p.p. para a variação do índice agregado.
Numa óptica temporal mais alargada, o organismo público indica que a taxa de variação média nos últimos 12 meses (dados corrigidos dos efeitos de calendário e da sazonalidade) fixou-se, em Janeiro, em -1,9% (-1,4% em Dezembro de 2008).A segmento “Edifícios” apresentou uma variação média anual de -5,6% (-5,0% em Dezembro), enquanto as obras de engenharia registaram uma variação de 2,2% (2,5% no mês anterior).
Relativamente ao mês homólogo de 2008, em Janeiro deste ano, o emprego diminuiu 7,8% e as remunerações aumentaram 0,9%, acrescenta a mesma fonte.
Fonte: Diário Digital
Sem comentários:
Enviar um comentário