domingo, 29 de março de 2009

Sócrates em maus lençois!...

Ahhh!...

Só falta dizerem que este vídeo também foi feito por um militante do CDS!!!...

sábado, 28 de março de 2009

João Sousa formaliza candidatura a coordenador-geral do SPM

Tomei conhecimento hoje por via do DN-Madeira, da candidatura formalizada pelo meu amigo João Sousa ao cargo de Coordenador-geral do Sindicato dos Professores da Madeira, que pelo que tive oportunidade de ler nessa mesma notícia, esta bem apadrinhada pelo André Escórcio.

De facto a poucos dias atrás quando num convívio familiar, tivemos oportunidade de conversar o João, deu-me conta da sua intenção agora concretizada, pelo que tal como lhe disse na altura desejo-lhe sorte rumo a vitoria, que julgo poderá alcançar.


Não sendo eu docente, logicamente não vou pronunciar-me sobre as candidaturas em questão, nem programas, mas não deixarei aqui de referir, que como pessoa o João parece-me ser uma pessoa totalmente habilitada para o cargo que agora disputa, pelo que caso vença tal situação, pelo menos para mim, não será estranha.


Sobre as conotações político-partidárias que parece ser o tema dominante (pelo que pode ler-se em alguns blogs), acho que na verdade ninguém tem duvidas que nos sindicatos existem ligações profundas a sectores partidários nomeadamente da esquerda, sendo que no caso concreto ambas as listas pelos vistos tem pessoas ligadas a esses Partidos.


Por isso espanta-me sim o escândalo de alguns com estas ligações!!?...


João, indiferentemente de quem ganhe, sabes que estou contigo e por isso, os desejos de muita sorte e sucessos nesta nova caminhada!...


Um Abraço!...


sexta-feira, 27 de março de 2009

"Cortando Fundo": Olhe que não!...

A propósito de uma reflexão feita pela Dra. Maria José Nogueira Pinto em que dizia, no DN- Lisboa de 25/03/2009, o seguinte:

"Penso que as mulheres não estão na política não porque não podem mas porque não querem. Fazer carreira dentro de um partido político não lhes interessa, sentem que é um desperdício de tempo".


A socialista e também bloguista Célia Pessegueiro, num "Post" denominado "Pensamento Revelador", afirmou o seguinte:


"A primeira reacção seria dar aqui uma série de razões pelas quais as Mulheres ainda não participam na política como os homens mas, é preferível explicar algumas razões pelas quais as Mulheres não colaboram com certos políticos e certos partidos:


Há pessoas que por não terem dificuldades não compreendem que os outros as tenham;


Há partidos que por não compreenderem as dificuldades dos cidadãos, não só das mulheres, nunca conseguiram o seu voto. Tudo isto diz muito dos resultados do CDS-PP."


A isto queria dizer a Célia o seguinte: "Olhe que não!..." não é verdade a sua afirmação e muito menos se pode aplicar ao CDS. A sua afirmação é demonstrativa do pouco que pelos vistos conhece dos Partidos e das pessoas que se identificam com determinadas correntes políticas.


Basta para tal por exemplo ver a composição da Direcção Nacional e Regional do CDS e ver o número de mulheres com assento nesses órgãos e ver o lugar de destaque que algumas delas ocupam, isto em primeiro lugar!...


Depois, deixe que lhe diga que a sua percepção da vida política é de facto muito redutora e pobre, visto que o prisma que utiliza para catalogar a participação cívica e política das mulheres nos Partidos prende-se pelos vistos, em função das causas fracturantes que estas possam ou não apoiar, tendo em conta as linhas orientadoras dos Partidos a que pertencem, o que é manifestamente falso ou então é uma visão miserabilista do papel das mulheres na sociedade. Porque se a ver vamos, também a outras mulheres que defendem posições antagónicas, como se viu na questão do aborto e se vê agora na discussão que tem existido sobre os casamentos homossexuais. Tem tudo a ver com a identificação que cada um faz (seja homem ou mulher), com as orientações e matriz política dos Partidos. Por isso a afirmação da Célia, não faz nenhum sentido!...


Por isso, concordo com a Dra. Maria José Nogueira Pinto. A sua afirmação faz de facto todo o sentido, porque na verdade (e aqui acho que elas: "Mulheres em geral", são mais pragmáticas), as mulheres quando envolvem-se na vida política é porque gostam de facto da política e da vida partidária, sendo que grande parte destas, não o fazem porque acham que no meio das suas vidas agitadas (com filhos, lar, carreira profissional e outras ocupações de carácter social), a política dita partidária é muito formatada e até chata. Elas próprias muitas delas consideram os Partidos como "coisa" que deve ficar para os homens (não é a regra geral, mas é o sentimento duma boa porção das mulheres, que numa sociedade como a nossa, ainda acha que isso é para os homens). Situação que aos poucos tem vindo a mudar, mas que vai levar anos a notar-se.


Por isso Célia, veja a vida com horizontes mais largos, ela não tem de ser necessariamente como a sua. As mulheres, em regra geral tem mais ocupações e outras formas de participação cívica e política, que não a partidária.


E mais!... Em democracia cada um (neste caso cada uma), escolhe o que quer fazer e não é por decreto que se vai obrigar as mulheres a participarem cada vez mais na política!...


A questão é mais profunda do que a questão da paridade e das quotas nas listas dos Partidos!...




Jaime Ramos critica uns e esquece outros?!...

Segundo li hoje no DN-Madeira, o social-democrata Jaime Ramos criticou ontem os lucros "disparatados" da banca, quando há casais jovens a ter dificuldades no acesso ao credito para a construção de habitação. Nesta ocasião sinceramente não sei quem estava a falar, se era o sr. Jaime Ramos deputado ou o sr. Jaime Ramos empreiteiro!?... Mas de qualquer forma aqui tem alguma razão, visto que de facto o Banco de Portugal tem tido uma actuação verdadeiramente vergonhosa, como se sabe.

Agora, acho que o sr. ou deputado Jaime Ramos também esqueceu de censurar o Governo Regional que tal como a banca tem dificultado a vida a muitos casais jovens, que esperam e desesperam pelos seus salários em atraso, visto que o Governo Regional do PSD, tem pagado mal e tarde as pequenas e médias empresas regionais que lhe prestaram serviços ou foram as suas fornecedoras, que por consequência andam "a rasca" para pagar ordenados, algumas com meses em atrasos.


Choca também ver que são sempre os mesmos a verem as suas contas saldadas com a Região, veja-se esta outra notícia do DN-Madeira, em que os graúdos empreiteiros de cá da terra (Jaime Ramos, AFA, Mota Engil (Jorge Coelho) e companhia lda!..), são os que se safam enquanto as empresas mais frágeis continuam na aflição que se conhece e com eles os seus trabalhadores.


Por isso sr. Jaime Ramos, quando fale de injustiças fale de todas!... OK?!...



Imagem da Semana: "Primeira Edição"


Fonte: "Henri Cartoon"

sábado, 21 de março de 2009

Paulo David convidado para projecto no 'Guggenheim'

O arquitecto madeirense Paulo David foi convidado a participar numa exposição e no projecto de um livro no início de 2010, um evento enquadrado nas celebrações dos 50 anos do edifício construído pelo famoso arquitecto Frank Lloyd Wright, e que alberga o Museu Guggenheim, na Quinta Avenida, em Nova Iorque.

Aliás, já de 15 de Maio a 23 de Agosto do corrente ano, decorrerá uma exposição naquele museu, intitulada 'Frank Lloyd Wright: From Within Outward', reunindo 64 projectos realizados por aquele que foi um dos mais influentes arquitectos do século XX. Serão mostrados mais de 200 desenhos originais de Wright, bem como maquetas e animações digitais, revelando os conceitos pioneiros do famoso arquitecto e enfatizando a sua relevância para o design contemporâneo. Tudo para celebrar meio século de existência do museu.


O convite para a exposição futura, em 2010, foi formulado a Paulo David por Nancy Spector, curadora-chefe, e por David Van Der Leer, curador assistente para a Arquitectura e Design do 'Solomon R. Guggenheim Museum'. O que se pede ao arquitecto madeirense é que apresente um projecto do que seria, para ele, a melhor intervenção possível no átrio do Guggenheim. O projecto poderá ser incluído no âmbito da exposição 'Contemplating the Void: Interventions in the Guggenheim Museum', em 2010, e reproduzido num catálogo que acompanha esta mostra.


O Guggenheim em Nova Iorque é uma curiosa estrutura, cujo interior faz com que os visitantes efectuem um percurso em espiral em torno de um centro iluminado por uma cúpula.


"Desde a sua abertura em 1959, o edifício serviu como inspiração para a invenção, desafiando artistas e arquitectos a reagir ao seu design excêntrico, orgânico. O vazio central da Rotunda espoletou muitas reacções únicas e inovadoras (...), que têm sido manifestadas em mostras 'site-specific' e (...) em designs expositivos", referem Nancy Spector e David Van Der Leer na carta enviada a Paulo David, que pensa criar um projecto com referência à água e à forma como Frank Lloyd Wright a abordou numa das suas criações.


segunda-feira, 16 de março de 2009

Rui Marote põe a nu as razões da perseguição a Ricardo Vieira

Afinal a tentativa de assassinato político movido pelo DN-Madeira ao Vereador do CDS/PP na CMF, Ricardo Vieira terá segundo o Deputado Municipal, também do CDS/PP, Rui Marote, motivações de vingança, visto que o Dr. Ricardo Vieira, na qualidade de advogado ter defendido e vencido as acções em Tribunal a favor do foto-jornalista Rui Marote.

Segundo o Tribuna da Madeira, numa entrevista feita ao ex-colaborador do DN-M, Rui Marote, tudo terá começado com as denuncias de actos pouco claros, no âmbito da suas obrigações políticas a frente da bancada do CDS na Assembleia Municipal do Funchal, do antigo Vereador do PSD, Duarte Gomes, que como se sabe é cunhado do director do DN e agora administrador José Bettencourt da Câmara.


Sendo que aqui transcrevo um excerto dessa entrevista, onde o entrevistado refere as razões da perseguição política ao Vereador Ricardo Vieira.


«...Tribuna - Falemos agora do caso Ricardo Vieira. Que análise faz da polémica gerada em torno do actual vereador do CDS/ PP na CMF?


RM - "...Quando Ricardo Vieira candidatou- se à CMF já era advogado, a população do Funchal
sabia a sua profissão de há muitos anos. Neste momento, é um vereador sem pelouro. Nessa ordem de razões, penso que não há nada que lhe possa ser apontado.


Tribuna - As contrapartidas na questão do licenciamento do Savoy foram boas para a autarquia?


RM - Foram boas para a autarquia, mas isto não quer dizer que eu concorde com o projecto.


Tribuna - Não vê neste caso quaisquer motivos que possam levantar questões éticas?


RM - Toda esta polémica começou por iniciativa do DN, jornal de quem se espera tudo, até este "terrorismo mediático" contra Ricardo Vieira. E porque razão o fizeram? Simplesmente porque ele foi o meu advogado no processo que tive contra essa empresa.


Tribuna - Um vereador pode representar os munícipes e actuar enquanto advogado em negócios com a autarquia?


RM - Não foi Ricardo Vieira quem fez o Plano de Pormenor do Infante, não foi ele quem fez avançar o projecto do hotel. O plano esteve em discussão pública e o projecto do Savoy foi a aprovar na Assembleia Municipal. Que eu saiba, Ricardo Vieira não é dono de nenhum hotel. Para mim, o vereador do CDS/PP na CMF está apenas a ser vítima de outros interesses. Muito se disse que Ricardo Vieira devia manifestar os seus interesses na qualidade de advogado /vereador. Será que o DN pratica aquilo que apregoa? Porque razão não o faz quando vende pinheiros e velas às câmaras municipais, porque razão não fez aquando da venda de computadores obsoletos à CMF? Ricardo Vieira apenas segue os exemplos de outras democracias por esse mundo fora: se há conflito de interesses, não vota.


Tribuna - O voto de solidariedade concedido a Ricardo Vieira por todos os vereadores da CMF não o surpreendeu?


RM - Absolutamente nada. Todos, sem excepção, reconheceram a sua competência e idoneidade profissional e política.


Tribuna - Não há neste caso, como defende o PND, uma "traição ao eleitorado"?


RM - Não sei se o dr. Ricardo Vieira pretende candidatar-se a novo mandato. Mas não tenho dúvidas que, se o fizer, os funchalenses vão continuar a depositar nele a mesma confiança.


Tribuna - Portanto, não havia quaisquer motivos para Ricardo Vieira apresentar a sua demissão de vereador?


RM - Nenhumas. Isto tudo não passou de uma orquestração do DN. Ricardo Vieira apenas pagou um preço por ter sido o meu defensor contra o jornal.»


No meio disto tudo só lamento que ao mais alto nível no CDS-M, não tenha havido a coragem de assumirem uma posição clara na defesa do nosso vereador.
Aos que se aproveitaram disto, quer no PS, quer no PND, fica aqui a prova de que não basta por em causa tudo é necessário também ter provas irrefutáveis do que dizem, porque caso contrario e como agora se vê, passam a ficar descredibilizados por causa das suas dores de cotovelo. Por isso tudo ao seu tempo!... Tudo se esclarece e quem tem razão, mais tarde ou mais cedo vê provada a sua razão!...


sexta-feira, 13 de março de 2009

«Produção na construção recuou 4,8% em Janeiro»

A produção na construção registou em Janeiro de 2009 uma variação homóloga negativa de 4,8%, mais intensa em 2,2 pontos percentuais face ao observado no trimestre terminado em Dezembro, indicam dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) esta sexta-feira.

Segundo detalha o documento do Instituto Nacional de Estatística (INE), produção na construção, corrigida dos efeitos de calendário e da sazonalidade e tendo como base a média móvel dos últimos três meses, apresentou, em Janeiro de 2009, uma variação de -4,8% em termos homólogos, menos 2,2 pontos percentuais (p.p.) quando comparada com a observada no trimestre terminado em Dezembro.


A diminuição da actividade resultou, principalmente da redução do segmento da Construção de Edifícios que, à semelhança dos períodos anteriores, tem apresentado variações negativas mais intensas. A Construção de Edifícios registou uma variação homóloga de -8,7% (-6,6% em Dezembro), contribuindo com -4,5 p.p. para a variação total. A Engenharia Civil apresentou uma variação homóloga de -0,6% (1,8% no mês de Dezembro), tendo contribuído com -0,3 p.p. para a variação do índice agregado.


Numa óptica temporal mais alargada, o organismo público indica que a taxa de variação média nos últimos 12 meses (dados corrigidos dos efeitos de calendário e da sazonalidade) fixou-se, em Janeiro, em -1,9% (-1,4% em Dezembro de 2008).A segmento “Edifícios” apresentou uma variação média anual de -5,6% (-5,0% em Dezembro), enquanto as obras de engenharia registaram uma variação de 2,2% (2,5% no mês anterior).


Relativamente ao mês homólogo de 2008, em Janeiro deste ano, o emprego diminuiu 7,8% e as remunerações aumentaram 0,9%, acrescenta a mesma fonte.


quinta-feira, 12 de março de 2009

Recordando Prof. Lagoa Henriques: Obras na Madeira II




"Sissi" - Casino da Madeira
Fotos: RR

Novos Blogs na Blogoesfera Regional

De facto a blogoesfera regional tem vindo a crescer (e ainda bem), enriquecendo a discussão de inúmeros temas, nomeadamente na área política.

De salientar dois factos relevantes neste crescimento da blogoesfera regional. O Primeiro é que a esquerda e portanto as pessoas ligadas a esta área política, perceberam melhor a importância que o acesso a estas ferramentas de divulgação do pensamento tem nos dias de hoje e que lamentavelmente as pessoas da área da direita regional ainda não são capazes de entender, perdendo um excelente meio de divulgação de ideias e de propostas, que a comunicação social regional, servidora de interesses pouco claros já não divulga e quando divulga, o faz de forma enviusada. O que é uma pena!...


O outro facto a salientar e a lamentar é que ao contrario das poucas pessoas ligadas a área da direita nesta terra com blogs, os "novos" bloguistas regionais da esquerda, pelos vistos não convivem muito bem, com a diversidade de pensamentos, pelo que raramente os vê-mos referenciar nas suas listas de blogs que frequentam, os blogs da área da direita, mostrando o tão estreitos de pensamento que por vezes são!...


De qualquer forma sejam bem-vindos e abram-se ao mundo, sejam mais pluralistas, por que este mundo é mais do que um mundo as esquerdas!...


Ou será que estas pessoas não "clicam" em blogs ditos de direita??!...



quarta-feira, 11 de março de 2009

Arq. Enrique Norten - TEN Arquitectos



Desde a sua fundação no ano de 1985, os Ten arquitectos, Atelier de Enrique Norten, não só alterou a face do México, como a percepção internacional da arquitectura mexicana. Enrique Norten e Bernardo Gómez-Pimenta, são conhecidos pelas suas composições modernistas, na maior parte das vezes caracterizadas por materiais leves, formas complexas e inovações técnicas, sem nunca abandonar o formal e material da arquitectura tradicional mexicana. Hoje contam com dois gabinetes. Um no México, a sua cidade natal, e outro nos Estados Unidos.

O trabalho dos TEN recai sobre a compreensão do papel do arquitecto num mundo que tenta responder ás necessidades dos indivíduos e das comunidades, enquanto se torna cada vez mais complexo, tecnologicamente influenciável e global. Outra das preocupações do seu gabinete consiste na percepção da tradição da habitação na nossa cultura e como os espaços que a compõem se interligam. Uma das áreas chave desta exploração tem sido a relação entre exterior e interior, e a tentativa de atingir uma integração fluida entre os dois. Neste contexto, o ecrã e a fachada de vidro, para regular não apenas a qualidade e a quantidade de luz, como também o grau de privacidade e intimidade do espaço, tiveram um papel central na forma de desenhar e de pensar.


Em 1998 recebeu o primeiro prémio “Mies van der Rohe”. Em 1999 foi nomeado Membro Honorario do American Institute of Architects (AIA). Em 2003, recebeu a Medalla de Ouro por parte da Society of American Registered Architects (SARA) e em 2004 o Certificado ao Mérito pelo Municipal Art Society de Nova York. Em Novembro de 2005 Enrique Norten recebeu o Premio Mundial das Artes “Leonardo da Vinci” por parte del Conselho Cultural Mundial. En 2006 TEN Arquitectos recebeu uma Mención de Honra por parte do American Institute of Architects (AIA) NY Chapter pelo projecto del Museo Guggenheim de Guadalajara.

Para aqueles que queiram conhecer os trabalhos mais recentes deste arquitecto e do seu ateliê, fica aqui o seu endereço electrónico: http://www.ten-arquitectos.com/

Fontes: Wikipedia e Construlink






Recomendo também os seguintes videos:

La gente y sus casas: Enrique Norten: I







La gente y sus casas: Enrique Norten: II





Recordando o Prof. Lagoa Henriques: Obras na Madeira I



"A Terra e o Mar" - Sta. Cruz
Fotos: RR

segunda-feira, 9 de março de 2009

Imagem da Semana: «Os erros do Magalhães»



Fonte: "HeriCartoon"

«CDS quer ver reduzido número de habitações clandestinas»

Antes de fazer referência a notícia em questão, deixem-me dar os parabéns ao Diário Cidade, que ao longo da sua ainda curta existência, tem sabido tratar com equidade e isenção as iniciativas políticas de TODOS os Partidos Políticos nesta terra e não tem (pelo menos até agora!) embarcado em sencionalismos baratos. Parabéns e continuem sempre assim!...

E já agora fica aqui a notícia do Diário Cidade, sendo que peço aos leitores deste Blog, que comparem e verifiquem se tenho ou não razão no que digo, tendo em conta o "post" anterior!...


«De acordo com a nova legislação, “às construções não licenciadas que tenham mais de dez anos, ou seja, edificadas praticamente antes da entrada em vigor do Plano Director do Funchal, já não é possível invocar a sua ilegalidade”. Segundo Ricardo Vieira, estas alterações têm como consequência para a autarquia funchalense “o dever de olhar” para as habitações que foram construídas ilegalmente e “tentar resolvêlas, legalizando-as, adoptando um conjunto de medidas concretas.


Medidas essas, avançou o vereador do CDS/PP na Câmara Municipal do Funchal, que passam
por criar um gabinete específico para proceder ao levantamento do existente, aproveitando
e centralizando o trabalho executado pelos departamentos camarários. Que passam também, prosseguiu o porta-voz do CDS/PP, por fornecer gratuitamente os elementos necessários à inscrição fiscal dos prédios e isentar as taxas municipais de edificação, urbanização ou de utilização, bem como do agravamento de taxas ou multas previstas no Regulamento Municipal aplicável.


A proposta dos populares visa, conforme fez questão de referir, em conferência de imprensa,
conciliar os interesses dos munícipes com as necessidades e prioridades camarárias, “diminuindo significativamente a habitação clandestina existente na cidade”. Refira-se que a representação do CDS/PP apresenta-la-à na próxima reunião camarária para ser agendada pelo presidente, Miguel Albuquerque, e votada em reunião posterior que espera reunir “um largo consenso à volta da iniciativa”.»



Os criterios da informação nesta terra cada vez piores!...

De facto é vergonhoso!...

Mais uma vez, existem determinados órgãos de comunicação social, que continuamente marginalizam iniciativas políticas de certos Partidos, quando estas medidas tem um alcance tremendo em beneficio das populações, caso venham a ser aprovadas. Mas quando é para fazer campanhas de puro e simples assassinato político, envolvendo os mesmos políticos, até a primeira página usam.


Refiro-me concretamente ao que o DN-M, tem vindo a fazer, sabe-se lá a mando e ao serviço de quem, que continuamente e em "lume brando", tem vindo a "assassinar" politicamente o Vereador do CDS, na CMF, inclusive dando destaques de primeira página e sem direito a contraditório nalguns casos publicando opiniões anónimas, que não espelham a verdade de alguns factos publicados.


Mas quando este Vereador apresenta uma iniciativa altamente benéfica para as pessoas desta Cidade, a notícia, quase que nem se vê!... A simplificação excessiva da iniciativa política proposta no referido artigo do DN-M é de tal ordem que quase parece um perfeito telegrama, publicado só para não dizerem que não cobriram a iniciativa.


Bom, onde esta o equilíbrio?... Onde para a equivalência de tratamento?!... Se isto, não é também uma certa falta de ética!...


De facto nesse matutino, a muito que perdeu o respeito pelas pessoas, a muito que não serve os interesses dos Madeirenses (seus leitores) e a muito que pauta a sua orientação editorial, pelo sencionalismo barato.


É pena!...


Imagem retirada do Blog "Madeira Minha Vida..."

domingo, 8 de março de 2009

161-5

O amigo Luis Melo, arranjou-me esta brincadeira, na qual eu alinhei e que é esta:

1 - Agarrar o livro mais próximo

2 - Abrir na pág.161

3 - Procurar a quinta frase completa

4 - Colocar a frase no blog

5 - Indicar 5 pessoas para continuar a tarefa


A minha frente encontrei "REVIT ARCHITECTURE" de José Garcia, da FCA editora e seguindo as instruções cá esta a frase:


«Nem tods as famílias de sistema se encontram referenciadas no Explorador de projecto.»


E no cumprimento do quinto passo deste desafio, encarrego ao BaBy_BoY_sWiM, a Donne, ao Pedro Quartin Graça, Ao Tino e ao Duarte Gouveia, a continuidade desta tarefa.