terça-feira, 11 de maio de 2010

Comunicado da Secretária do Plano sobre isenções de IMI e o CDS

Hoje na leitura que faço habitualmente dos jornais da Região, deparei-me com uma notícia do Jornal da Madeira, que fazendo eco do comunicado da Secretária Regional do Plano e Finanças refere que o CDS/PP não apresentou para além do Funchal, nenhuma proposta de isenção de IMI que fosse aprovada, referindo de forma grosseira que o CDS e em especial o seu líder teriam feito aproveitamento político ilegítimo das propostas que foram aprovadas nos diversos Municípios que desde 2010 e anos seguintes isentarão do Imposto Municipal de Imóveis (IMI), todos aqueles que foram prejudicados pelos temporais que assolaram recentemente a Região, como se estas propostas fossem um exclusivo dos governantes do PSD.


Qualquer cidadão minimamente atento sabe que este comunicado não tem razão de ser e que todas as acusações que são feitas são no mínimo ridículas. Basta dar uma olhadela aos jornais após o 20 de Fevereiro (a todos inclusive ao JM), para perceber quem afinal inventa! Dá para ver que ao longo de algumas semanas nos diversos Municípios atingidos os Autarcas do CDS para além de contactarem com as populações foram avançando também várias propostas para minimizar o sofrimento daqueles que perderam familiares e os seus haveres, para que estes rapidamente pudessem retomar as suas vidas.


No caso concreto de Câmara de Lobos gostaria de referir que fui eu o primeiro em nome do CDS a introduzir uma proposta nesse sentido na reunião ordinária da Câmara, no dia 15 de Março (ver acta), sendo que só posteriormente no dia 26 de Março é que o executivo PSD apresenta uma proposta que para além da questão do IMI junta outras medidas de apoio que por unanimidade foram aprovadas. Nesse mesmo dia também foi votada a proposta do CDS, que também mereceu aprovação por unanimidade, referindo a deliberação que esta proposta e a proposta do PSD seriam remetidas em documento único a Assembleia Municipal (ver acta). E assim foi, o documento foi a sessão ordinária da Assembleia Municipal no dia 30 de Abril e foi aprovada também por unanimidade (ver deliberações).


Por isso acho que é legitimo que o CDS faça referência as suas propostas, tal como o fez e bem, no Domingo o Presidente do CDS-M. De facto se hoje em Câmara de Lobos e noutros Municípios foram aprovadas medidas que vão atenuar as dificuldades dos atingidos pelos temporais isso deve-se ao CDS e aos seus Autarcas, o resto é conversa de quem hoje sente que afinal o CDS esta a crescer, que vê o CDS mais forte e organizado, na defesa das populações, com um objectivo claro de se afirmar como alternativa real e credível de poder nesta Região e isso claro começa a perturbar. Basta para tal ver os contínuos ataques que se vem verificando nestas últimas semanas ao Partido e aos seus Dirigentes. É por demais evidente, que estamos a ser incómodos!...


Mas por muito que digam a verdade é clara e por muito que tentem não vão anular o que conseguimos para as populações. Por isso e como diz o Povo: “o seu ao seu dono”!!!...



Imagem: Google

Sem comentários: