quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Cª Lobos: Projecto de Regulamento Municipal de controlo de queimadas e fogueiras proposto pelo CDS

Hoje já enviei aos correspondentes serviços municipais de Cª Lobos a nossa proposta designada de "Projecto de Regulamento Municipal para minimizar o risco de incêndios nas áreas florestais do Município e disciplinar a prática de Fogueiras e Queimadas no Município de Câmara de Lobos", que deverá ser discutida e votada na próxima reunião de Câmara, que como o próprio nome indica visa reduzir os fogos florestais que por imprudência e falta de acompanhamento devido, tem aumentado nos últimos anos no Concelho.

Esta proposta é um pequeno contributo, na esperança que sirva para consciencializar os Câmaralobenses para a necessidade de maiores cuidados quando se torne imperiosa a realização de fogueiras ou queimadas, nomeadamente decorrentes da actividade agrícola ou florestal.

A proposta hoje entregue é baseada noutras existentes e que tem sido aplicadas com relativo sucesso por outras Câmaras nomeadamente pela CM do Funchal. Nestas materias não há nada a inventar, devendo-se pôr em prática aquilo que de bom se vai fazendo pelo País.

Também na próxima reunião de Câmara, apresentarei uma outra proposta de recomendação, que vai no sentido de alertar para a necessidade do PDM de Cª Lobos, tenha instrumentos que permitam uma melhor gestão dos espaços florestais do Concelho e permitam também com um melhor ordenamento do território, que as intervenções que venham a ser necessárias por parte dos bombeiros, possam ser realizadas com maior eficácia e ao mesmo tempo façam diminuir o número de incêndios que eclodem todos os anos.

Espero sinceramente que os restantes Partidos representados neste órgão autarquico (PSD, PS e MPT), ponham de parte as normais diferenças políticas que temos e se consiga aprovar este projecto de regulamento que julgo é importante para um futuro melhor, com maior qualidade, preservando a nossa bela floresta, também cartaz turístico importante para o Concelho e para toda a Região.

Assim espero...

Fica aqui o link da notícia do jornalista Francisco José Cardoso do DN-Madeira, referente a conferência de imprensa realizada hoje de apresentação destas propostas.

Imagem: Google


Sem comentários: