segunda-feira, 2 de agosto de 2010

"Tridente" chega a Portugal

É com muita satisfação que tomei conhecimento da notícia vinda hoje a público que dá conta da chegada a Portugal do primeiro dos dois submarinos que a Armada Portuguesa a muito esperava. O "Tridente".

Como é do conhecimento geral (pelo menos julgo eu!), Portugal tem uma extensa zona económica marítima exclusiva, que para além de muito importante em termos de vida marinha e respectivos ecossistemas, poderá ser também fonte de novas riquezas e aqui estes novos submarinos mostram-se vitais para o futuro do nosso País. Não ver isto é de uma cegueira irracional, de quem não sendo intelectualmente honesto ou capaz, tenta encontrar justificações absurdas para retirar importância ao dia de hoje, tendo em conta as inúmeras vantagens que de futuro estes equipamentos navais terão para Portugal. Como já disse anteriormente estes submarinos, não só tem uma função de defesa da soberania portuguesa nas nossas águas, como também permitirá o descobrimentos de novos mundos submarinos.

Sem duvidas é um forte investimento que vai custar cerca de mil milhões de euros, representando próximo de 0,6 % do PIB. Mas importa não esquecer duas situações importantes para se perceber o porque desta compra na altura em que o Governo PSD-CDS se decidiu definitivamente pela aquisição. Uma é que este processo foi iniciado no Governo de Guterres, que como sabemos pretendia adquirir 4 destes equipamentos, tendo em conta que os existentes já nessa altura eram considerados obsoletos. Em segundo lugar importa referir que a situação financeira e económica do País era bem diferente e ninguém previa a grave crise económica que anos depois acabou por aparecer, isto para não falar das consequências da Governação de Sócrates, claro! De referir que adjudicados foram apenas dois submarinos menos dois do que o Governo PS da altura pretendia.

Embora a situação do País seja muito difícil, há investimentos que não podem deixar de ser feitos e este é um deles, sendo que tal como já foi noticiado hoje o seu impacto no défice será gradual e ajustado as regras do Eurostat e do INE.

Só não percebo determinados pontos de vista de gente que agora dizem que este investimento é mau para o País e que não se devia ter realizado (estão no seu direito de achar e são opiniões respeitáveis!), inclusive políticos e seus Partidos que agora culpam o CDS e o seu líder (Paulo Portas), na altura Ministro de Estado e da Defesa do Governo PSD-CDS de terem feito segundo eles um péssimo investimento. Mas importa relembrar, que para além das chefias militares que sempre pugnaram pela modernização da frota de submarinos, TODOS os outros Partidos representados na Assembleia da República na altura (PS, PSD e PCP) também já foram favoráveis a renovação, portanto a aquisição. Agora não porque?...

Mais estranho é ver sociais-democratas agora contestar este negocio. Esquecem em primeiro lugar que a decisão de compra no Governo PSD-CDS, não foi só dos governantes do CDS, foi também de todo o Governo da altura, inclusive da Ministra das Finanças Manuela Ferreira Leite e do actual Presidente da União Europeia, Durão Barroso.

Por mim podem negar a sua participação, no futuro quando estes equipamentos estiverem em pleno funcionamento e as suas mais-valias sejam reconhecidas, veremos se também querem ficar de fora!...

Pena é ver que todo este processo não esteja totalmente arrumado administrativamente e que hajam situações a serem investigadas judicialmente. Espero é que rapidamente estes processos a correrem actualmente na justiça não demorem anos para serem resolvidos. Espero também que de facto se existem crimes que estes sejam punidos e que estes processos não sejam mais uns desses processos fabricados artificialmente para prejudicar políticos, como tantos outros do passado que depois de anos nos tribunais em nada deram.

Lamentavelmente haverá gente que ainda não consegue distinguir a importância do dia de hoje para Portugal, confundindo os casos judiciais com a importância destes equipamentos. Ou pior veremos certos indivíduos utilizarem estes processos judiciais para fazer política rasca, tentando enganar alguém. Pena!...

Imagem: Google




Sem comentários: