sábado, 7 de agosto de 2010

Coligações?... Não obrigado!...

Nos últimos dias o DN-Madeira num exercício hipotético de possíveis coligações de âmbito autárquico e não só tem explorado várias combinações, relembrando também os fracassos do passado nesta terra. Hoje voltou a apresentar várias combinações para várias Freguesias e Concelhos, inclusive abordou possíveis acordos nacionais e regionais, quase sempre envolvendo o CDS.

A isto  gostaria de expressar a minha opinião. Quem tem acompanhado este blog ao longo dos últimos anos, sabe que não sou a favor de coligações. Aceito que em circunstâncias muito especificas estas tenham razão de ser, em favor das populações, mas muito pontuais. Não gosto de coligações porque há sempre quem perca com isso, de entre os que se coligam, o passado assim o demonstra. Pelo que me parece na Madeira, o Povo não gosta disto, os resultados de anteriores coligações falam por si. Por isso dentro do CDS nunca defenderei nenhuma coligação.

Relativamente ao cenário hipotético colocado pelo DN-Madeira para Câmara de Lobos, importa referir que já no passado o CDS nunca alinhou em nenhuma coligação neste Concelho, os seus militantes nunca quiseram. E quanto sei no PS local, também nunca gostaram dessa ideia.

Tal como a peça jornalística refere, em Câmara de Lobos seria necessário que o PS, MPT e CDS se juntassem para que uma possível coligação tivesse algum sucesso. O grau de incerteza para além de ser grande é tentar juntar Partidos que tendo em conta os seus actuais posicionamentos nas reuniões de Câmara, parece-me praticamente impossível.

Para além disto, quando fui eleito Presidente da Concelhia do CDS em Câmara de Lobos em Fevereiro, apresentei um projecto político com vista as próximas eleições autárquicas de 2013, onde claramente o caminho traçado se faria sem nenhuma espécie de coligação com ninguém. O CDS por si só tem no meu entender todas as condições para continuar a crescer e afirmar-se como verdadeira alternativa de poder no Concelho, sozinho. Assim sendo parece-me que coligações se existirem neste Concelho só poderão existir na unificação dos dois actuais PS's (PS+MPT), de resto não me parece que venha a existir mais alguma.

Sinceramente também não vejo nestes exercícios de possíveis coligações, pelo menos agora, razões para se pensar nelas. O desejo de alguns (PS-Machico), parece-me que para além de não fazerem sentido hoje, na mesma não terão nenhuma viabilidade e muito menos utilidade aos Partidos que agora o DN-Madeira envolve nestes exercícios. Veremos!... 



Imagem: Google

Sem comentários: