terça-feira, 24 de agosto de 2010

“Plataforma Democrática”: esclarecimentos

Acabei de ler o texto que o Miguel Fonseca me dirigiu em jeito de resposta ao meu anterior “post”, relacionado com esta proposta do PS-M, sobre a “Plataforma Democrática” e julgo importante clarificar o seguinte:

Miguel, a escolha do título teve por base as anteriores tentativas de coligação do passado nesta terra. Se bem te lembras, pelo menos na última Coligação que acabou por ser só do PS com o CDS, a intenção inicial do PS era juntar todos os Partidos! Não conseguiram, mas de que essa era a vontade, isso era!...

Mas voltando ao presente pensando no futuro, quero que fique claro que embora pessoalmente não acredite que esta plataforma, tal qual como foi lançada tenha sucesso, quero sinceramente que haja entendimentos que permitam a Madeira se livrar deste poder laranja que sufoca a sua liberdade democrática e hipoteca o seu futuro autonómico, com esta ou outra solução.

Miguel, pelas tuas palavras é possível perceber também que afinal no seio do PS-M, há constatação e até preocupação com o possível crescimento eleitoral do CDS-M e daí tentares virar a cabeça ao prego, com aquela conversa dos “sonhos do CDS”!!!...

Mas que fique claro, o CDS tal como todos os outros Partidos inclusive o teu PS, não quer apenas liderar a oposição, quer ser alternativa de governo, com a convicção de ter um projecto de futuro de progresso para a RAM. É para isso que nasceu! O achas que só o PS tem esse direito?

Aliás se há Partido nesta terra que já participou em plataformas plurais abertas aos cidadãos e a outros Partidos foi o CDS a par do PS, mesmo sendo considerada “contra-natura” por muitos, por duas vezes coligou-se com o PS!... Isto não é um sinal de democracia e pluralidade? Acho que sim…

Tal como no passado estou convencido pessoalmente que o CDS, estará disponível para explorar e estudar todas as opções que sejam úteis e importantes para a Madeira, foi assim no passado e assim vai continuar!...

Miguel, mas do que uma possível oportunidade para os Partidos, o importante é encontrar uma importante oportunidade para a Madeira e os Madeirenses. Isso é que é verdadeiramente importante.

Atenção não me meti na vida interna do PS, só fiz uma constatação! Nada de confusões! E fico por aqui…

Relativamente a questão da credibilidade do Jacinto Serrão, antes de mais referir, que não tenho nada contra esse senhor pessoalmente. Aqui a questão tem a ver com a figura política que julgo não terá as melhores condições para encabeçar este projecto, visto que perdeu todos os seus créditos políticos no seu primeiro mandato político a frente do PS, com a sua passagem pela Assembleia da República e mais recentemente com a “cena” da Vice-presidência da Assembleia Legislativa da Madeira. No meu ponto de vista ele está sem nenhuma credibilidade política para convencer ninguém dos benefícios desta “Plataforma”.

Sobre a pluralidade dentro do CDS, posta indirectamente em causa por ti, apenas referir que já critiquei nos locais próprios estratégias e até pedi a saída do líder, mas isso nunca motivou pelo menos até agora discriminações políticas, visto que como sabes tive todo o apoio na candidatura que liderei para Câmara de Lobos. Podes tu e outros estarem descansados que no CDS também há democracia! Hoje, penso diferente apoio a actual liderança e trabalho com ela para que o CDS continue a crescer e possa ser cada vez mais útil aos Madeirenses. Divergências há sempre, agora que estas ponham em causa o projecto político isso não!..

Para finalizar reitero as minhas dúvidas e preocupações, sendo que quase aposto contigo que se está plataforma não vingar, a culpa não será do CDS. Vais ver!...

Sem comentários: