segunda-feira, 26 de abril de 2010

Dívidas das autarquias ultrapassam os 7 mil milhões de euros

Uma em cada três autarquias registou prejuízos em 2008. A conclusão é de um estudo sobre o poder local. O documento revela também que as dívidas dos municípios são já superiores a sete mil milhões de euros.

O anuário financeiro dos municipais, hoje divulgado pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, revela que as despesas dos municípios ultrapassam em 30 por cento a capacidade de pagamento das instituições.
No ranking dos municípios com maior índice de endividamento em 2008 lidera Lisboa, seguida de Vila Nova de Gaia, Aveiro, Porto e Gondomar.
"É preciso dizer que este endividamento municipal é um endividamento controlado, que é feito com claras regras legais e orçamentais, um investimento autorizado", disse Miguel Albuquerque, presidente da Câmara do Funchal e membro do conselho diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).
O autarca salientou que 2008 foi já um ano de crise pelo que houve necessidade de efetuar já um investimento na área social.
Capacidade de pagamento ultrapassada em 30%
Um terço das autarquias tem resultados económicos negativos, o pior resultado desde 2005, e apenas 193 municípios apresentam resultados económicos positivos.
"Os principais indicadores pioraram, mas ainda não considero uma situação grave em termos globais" disse João Carvalho, um dos responsáveis pelo estudo.
"Estamos no amarelo, mas ainda não no vermelho", acrescentou.

Fonte: SIC

___________________

Gostaria de ver o ponto da situação das Autarquias da Região e até se possível comparar estas as sua congéneres continentais e até as açorianas. Aposto que ficariamos muito surpreendidos e preocupados!...



domingo, 25 de abril de 2010

25 de abril: «CDS fala dos “três dês” de dívida, défice e desemprego»

O deputado do CDS-PP, José Manuel Rodrigues, defendeu durante a sessão solene comemorativa do 25 de Abril que, se a revolução de 1974 prometia democratizar, descolonizar, desenvolver, os novos “três dês” são “a dívida, o défice e o desemprego”.

José Manuel Rodrigues saudou o 25 de Abril como “o dia que pôs fim a um regime autoritário”, mas os aplausos da sua bancada ouviram-se quando enalteceu “outro 25, o 25 de Novembro”, por “recolocar o processo político no seu desígnio original”.

 
A revisão constitucional foi também defendida pelo deputado do CDS-PP, que prestou homenagem ao voto isolado do seu partido contra a Constituição de 1975.

 
“Uma boa Constituição não é um programa nem de esquerda, nem de direita. Deve ser, apenas e só, uma Lei Fundamental para todos e de uma só nação, factor de progresso e não de bloqueio”, defendeu.
Os “três dês” da actualidade

José Manuel Rodrigues dedicou a maior parte do seu discurso à dívida, ao défice e ao desemprego, que apontou como os “três dês” da actualidade.

 
O desemprego é “o mais alto de sempre”, Portugal tem “o maior défice dos últimos 30 anos” e a dívida pública “ultrapassa a totalidade do produto”, estando em grande parte “na mão de entidades estrangeiras” e obrigando ao pagamento de juros anuais de “cerca de 5 mil milhões de euros”, apontou.
 
O deputado do CDS-PP acusou o Governo de ter ocultado esta situação e de estar agora a desdizer tudo o que prometeu e acrescentou: “Lá por este Governo não ser capaz, isso não quer dizer que o país não seja capaz” de “transformar as fraquezas em forças, os perigos em desafios e as ameaças em oportunidades”.
 
Fonte: Público
Imagem: Google

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Presidente deverá vetar casamento homossexual

Afinal parece que nem tudo esta perdido!...

_______

Cavaco Silva deverá vetar politicamente o diploma que consagra o casamento entre pessoas do mesmo sexo, sabe a Renascença. O Presidente da República deverá tomar a sua decisão logo após a visita de Bento XVI a Portugal.
Nos termos da Constituição, a decisão do Presidente terá de ser tomada 20 dias após a publicação em Diário da República do acórdão do Tribunal Constitucional, o que ainda não aconteceu.
O Presidente terá em conta os prazos e a presença do Papa em Portugal, para anunciar a sua decisão sobre o diploma.
Cavaco Silva enviou a lei para os juízes do Palácio Ratton, que se pronunciaram pela constitucionalidade do diploma sendo que, ressalva o acórdão, embora a decisão não seja desconforme com a Constituição, não é no entanto constitucionalmente imposta. Ou seja, a situação anterior que não permitia o casamento entre pessoas do mesmo sexo também não é desconforme à lei fundamental.
O Presidente terá pois de fundamentar a sua decisão de veto político, tendo em conta esta base.
Recorde-se que Cavaco Silva sustentou o seu pedido ao Tribunal Constitucional com um parecer jurídico, que sustenta a não imposição constitucional de legislar de acordo com o principio da igualdade.
Belém diz que Presidente ainda tomou nenhuma decisão
A Presidência da República afirma que Cavaco Silva ainda não tomou uma decisão formal sobre o diploma que prevê o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Numa nota enviada à redacção, a Presidência sublinha que o Chefe de Estado tem até 20 dias após a publicação do acórdão do Tribunal Constitucional para anunciar a sua posição.


A política no seu pior nível!...

O pior é que nenhum tem água que se lave!... Os dois são comparáveis a certos deputados da ALM e até a certos funcionários políticos de nível duvidoso que andam por ai!...

Estamos entregues a bicharada!...

Sabonete é bom para lavar a boca de gente sem nível e sem educação!...

Só por esta vez vou perder o meu tempo para endereçar ao pseúdo-burguês da esquerda caviar, que habitualmente metido a besta só sabe insultar e dizer barbaridades imitando estilos próximos aos de Evo Morales e do Hugo Chávez quando quer contra argumentar, para lhe dizer o seguinte:

Não compares a minha mãe com a tua!...

Poupe-nos a todos das suas diarreias mentais e das suas ordinarices que só ficam mal a quem as produz…

Antes de apontar o dedo olhe para o espelho!...

Você não é melhor do que ninguém!...


Imagem (não plagiada) do Google

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Evo Morales: A barbaridade do dia!...

«O capitalismo está a levar a humanidade à beira de “um planeta morte”, afirmou o presidente que enunciou os culpados: as quintas de frangos industriais, as batatas holandesas, as embalagens de plástico e, claro, a Coca-Cola.»

Evo Morales - Na Conferência Mundial dos Povos sobre as Alterações Climáticas que se realizava na cidade de Tiquipaya.

______

 
Nota: Este discurso provocou entre os assistentes fortes gargalhadas. Ora, com tanta asneirada junta, estavam a espera de que(?)!!!...
 
Fonte: Jornal "i"

Evo Morales: Frangos com hormonas e transgénicos culpados da homosexualidade

De facto esta gente de esquerda é que sabe!...

Vejam, o Presidente da Bolívia, Evo Morales, seguidor de Chávez e admirado por bloquistas e por mais alguns outros esquerdistas portugueses, avançou com uma nova teoria que vai "revolucionar" a questão da homossexualidade!...

Ele afirmou isto:

«...a grande quantidade de hormonas femininas nos frangos está na origem da alteração de comportamentos sexuais nos homens, levando à homossexualidade. Existem “tantos homossexuais na Europa e no Mundo” por causa dos alimentos geneticamente modificados que consomem em grande escala...»

Fantástico não é?!!:..

Só ainda não explicou o que é que provoca os comportamentos lésbicos nas mulheres. Pode ser que em breve ele avance com uma explicação para isto! Veremos!!!...

Mas o homem não ficou por aqui! Também avançou uma nova teoria para a calvície, que segundo este é consequência «...da utilização de recipientes e embalagens em plástico para preservar melhor os alimentos e o consumo de alimentos geneticamente modificados que provocam a calvície. “A calvície parece ser uma doença normal na Europa, onde a maioria dos homens são carecas”, ao contrário dos indígenas. “Isso deve-se às coisas que eles comem. Os povos indígenas não são carecas, porque comem outras coisas.”...»

Afinal tenho de deixar de levar o meu almoço na marmita plástica! Querem ver que é por isso que estou a ficar "careca"!!!...

Aposto que em breve será o BE na Assembleia da República, a levar propostas para resolver estes problemas, que afinal de contas tem soluções revolucionárias!...

Vamos esperar calmamente pelo comunicado de imprensa bloquista sobre este assunto, tendo em conta que Evo Morales é uma referência ideólogica e não só para este Partido!...

Aposto também que as folhas de coca também terão uma palavra a dizer...


Fonte da Notícia: Jornal "i"

domingo, 11 de abril de 2010

"Nuno Melo: Discurso de Passos «marcou» medidas do CDS"

O eurodeputado do CDS-PP Nuno Melo assinalou hoje que o discurso de encerramento de Passos Coelho no XXXIII Congresso do PSD «marcou» medidas emblemáticas do seu partido, adiantando que os centristas já começaram a preparar propostas para a revisão constitucional.

 
«O CDS continuará a estar sempre na linha da frente das grandes mudanças que importam a este país, hoje ouviu em diversos momentos falar em misericórdias, há quantos anos ouve o CDS falar de misericórdias? De quem presta apoio social relevante e deve ter o apoio do Estado, há quantos anos ouve o CDS falar nisso?», interrogou Nuno Melo, logo após o discurso final da reunião magna do PSD, que terminou hoje em Carcavelos.

«De rendimento mínimo, veja lá, há quanto tempo ouve o CDS falar nisso e às vezes até com a incompreensão de tantos?», acrescentou o dirigente democrata cristão.

Para o eurodeputado, «se o discurso de outros se for adaptando, e também em função do que o CDS vai propondo, ainda bem, é um bom caminho que Portugal vai seguindo».

«Não vemos isso com rancor, vemos com vantagem para o país, sinceramente», assegurou.

«Se hoje o PS sugere um teto, e ainda bem, e se hoje o PSD sugere esse retorno dado por quem recebe um rendimento mínimo, em favor da sociedade, e ainda bem», declarou, sublinhando que o seu partido quer ir mais longe.

«O CDS quer talvez mais, quer menos rendimento mínimo, quer muito mais fiscalização, quer que o rendimento mínimo não se renove automaticamente e muito mais atenção aos pensionistas e aos idosos deste país, que foram quem trabalhou toda a vida», disse.

Sobre o desejo de rever a Constituição Portuguesa antes das eleições presidenciais de janeiro, manifestado hoje por Pedro Passos Coelho, Melo referiu que «o CDS há dois meses que incumbiu o doutor Cruz Vilaça de, em ano de revisão ordinária da Constituição, preparar aquilo que vai ser a proposta» do seu partido.

«Depois se verá, tendo em conta a maioria que é preciso obter, aquilo que terá vencimento ou não», respondeu, questionado sobre se PSD e CDS poderão apresentar propostas conjuntas.

O eurodeputado disse que este é o ano «de revisão ordinária» da Constituição e que por isso esse processo «depende daquilo que no Parlamento seja considerado oportuno».


__________________

Estou 100% de acordo com o Nuno Melo, há uma aproximação ao CDS nestas matérias por parte do PSD de Passos Coelho.

De qualquer forma parece-me que Passos Coelho não é o líder que fará frente a Sócrates, acho sinceramente que é muita fachada e um político sem conteúdo, o seu discurso mostrou isso mesmo, "panos quentes" para manter a unidade artificial em que actualmente vive o PSD e uma colagem a esquerda e a direita em termos de propostas para "agradar gregos e troianos", sem profundidade.

Mais do mesmo...

Imagem: CDS/PP

quarta-feira, 7 de abril de 2010

O descrédito em que caíram jornalistas e magistrados

Todos os dias qualquer um de nós depara-se com diversos “casos”, que envolvem fugas de informação provenientes da justiça, noutros casos ouvimos falar de jornalistas que tendenciosamente distorcem informações com fins muito pouco claros. Enfim “casos” e “casos” que em nada abonam a favor de duas classes que pelo papel que cumprem na nossa sociedade deveriam estar acima de qualquer suspeita e longe destes “casos”, que só servem para que os cidadãos desconfiem do sistema judicial e da ética dos jornalistas.

O que aconteceu ontem na Assembleia da República é uma espécie de ponto máximo do descrédito em que estas classes caíram. Vergonhoso!...


Imagem: Google

segunda-feira, 5 de abril de 2010

O RR responde ao anónimo do DN-Madeira

Ontem na sua revista de domingo, o DN-Madeira num espaço denominado o “Planeta” que habitualmente é utilizado para a sátira, tendo como alvos preferenciais alguns políticos da praça, decidiu dedicar-me algumas linhas, escrevendo o seguinte:

«O RR
Alguém disse a Roberto Rodrigues que ele sabe fazer política. Então, o estudante de arquitectura arquitectou-se em político. Fez-se vereador em Câmara de Lobos e, tal como muitos outros, julga que o mundo gira à sua volta. Então no seu blog faz as noticias que gostaria de ver publicadas no DIÁRIO. Nada de especial, tirando o narcisismo da questão. O pior é que aquelas lamentações parecem plagiadas de outros textos idênticos.»

A isto gostaria de referir o seguinte:

1. Julgo que esta vergonhosa “critica” do DN-Madeira, deve-se ao texto que escrevi recentemente aqui neste meu blog, onde fiz referências a factos que em regra as notícias sobre o acompanhamento das reuniões da CMCL não falam e que na minha opinião deveriam também ter alguma referência. Não sei se foi o próprio jornalista o ofendido ou não, não sei, mas o facto é que alguém nessa casa, não terá pelos visto gostado do que escrevi!...

2. Aceito como é normal em democracia que haja discordância e que quem de direito venha dizer da sua justiça e argumente justificando a sua posição, agora não aceito é que se tente de uma forma quase que difamatória e até caluniosa, num espaço supostamente aberto a sátira, onde julgam eles lhes dá “cobertura” para este tipo de argumentação responder-me desta forma. Este não é o caso de “a brincar se dizer verdades”, muito pelo contrário.

3. Podem chamar-me narcisista, por entender que se omitem factos importantes das reuniões acima referidas, mas nunca referi que as mesmas fossem só minhas, está lá claro do que falo e distorcer isso não é jornalismo. E mais, se alguém frustrado com a vida que tem, deseja mudar de vida, FORÇA!, vá faça um novo curso, se quiserem também até podem ser arquitectos, agora não afoguem as vossas magoas e frustrações para cima de quem faz pela vida e que hoje é quem é e que tem o que tem do trabalho e da sua perseverança. Quem não esta bem, que se mude!...

4. Sei que no DN-Madeira existem alguma pessoas que não vão com a minha cara, pelas criticas que lhes tenho feito ao longo dos tempos de algumas peças que escrevem (penso que estou no meu direito de opinar, mas enfim pelos vistos não gostam!), sendo que quando crítico é por entender que muitas delas são tendenciosas e quando podem não perdem a oportunidade para se vingarem de A, B ou C. E assim foi ontem, jogaram-me a cara a tal “estória” do plágio, argumento baixo que julgam eles me atinge, para responder ao meu “post”. Eles como todos aqueles que tem acompanhado meu percurso político sabem que esse é um assunto ultrapassado e resolvido com quem de direito, que teve as suas consequências no seu tempo e que simplesmente morreu. Podem tentar quantas vezes quiserem, desenterra-lo, mas julgo agora este “apontar do dedo” só se vira contra quem o desenterra e aponta.

5. Podem achar que sou um mau político, tem todo o direito de o achar. Mas a verdade é que ganhei a uns anos eleições disputadas na JP-Madeira e mais recentemente a Concelhia do CDS em Cª Lobos e comigo o Partido teve nestas últimas eleições Autárquicas um dos seus melhores resultados de sempre, num Concelho onde tivemos figuras mediáticas da política regional a concorrer, sendo que conseguimos reforçar o número de Autarcas eleitos, elegendo também um Vereador, facto que não acontecia desde 1976 em Cª Lobos. Uma coisa é certa, dou a cara pelo que acredito e penso. Vou a eleições e acho que não me tenho dado mal, na política e fora dela. Se quem me critica acha que consegue melhores resultados e sabe fazer melhor politicamente falando, que avance, quero também ver as suas prestações políticas. Porque isto de comentar e criticar o trabalho político dos outros parece-me será fácil, sentado numa cadeira e em função das nossas preferências. Mas se calhar seja este o jornalismo que interessa a um já desacreditado DN-Madeira, que pelo sensacionalismo e a falta de ética julga poderá sobreviver no mercado regional.

6. Outra coisa que não me podem apontar é que dou a cara pelo que penso e não utilizo o anonimato para atacar ninguém, nunca me defendi sem dar a cara. O mesmo já não posso dizer de quem utilizando um jornal escreve sem assinar. Podem esses anónimos levantar as acusações que quiserem nos seus “elevados” padrões morais e éticos, mas uma coisa é certa, não utilizo jornais nem blogs para difamar ou caluniar ninguém, mesmo no anonimato.

7. Por isso ao DN-Madeira, que tem na sua história várias tentativas de assassinato político perpetradas a dirigentes do CDS, na Madeira, endereçar-lhes o meu repúdio pela forma baixa como utiliza este jornalismo de baixo nível para fazer política e tentar “queimar” políticos da praça, nomeadamente os do meu Partido, é lamentável e indigno de um jornal com mais de um século de história.

RR

_____
Imagem: Google

“Santinhos” de sacristia sem moral julgam-se no direito de por em causa outros?.... Tristes figuras!...

A uns tipos que gostam de passar a imagem de “santinhos” e de pseudo-crentes praticantes católicos, que ao abrigo do já tão confortável anonimato, parecem ter prazer em mandar as urtigas todo esse catecismo, para atingir os seus fins políticos, mesmo que para tal se pratique a difamação e a calunia cobarde.

Falo dos dinamizadores ou pseudo-reporteres do blog simpatizante do PND denominado de “Política Pura e Dura”, que constantemente pelo que me é dado a saber utiliza como já referi a difamação, a mentira e a calunia barata, para atingir-me a mim e a outros políticos. Utilizam estes meios porque é a única forma que esta gente tem e sabe de fazer política e porque se não for assim nada tem para apontar aos seus adversários políticos. Em especial os dirigentes do CDS, alvo dos seus ódios e traumas pessoais.

De facto muitos dos que por cá passam, neste momento devem estar a perguntar-se qual é então a novidade?! Pois é, nenhuma! Tanto é que por cá a muito que não dou trela a esses desgraçados de sacristia.

Mas, tendo em conta que vou responder também a letra ao DN-Madeira pela miserável critica de ontem, tinha de fazer uma referência a esta gente adepta do PND, porque para “variar” serviram de caixa de ressonância desses senhores.

Assim sendo não resisto hoje a perguntar a esses “ilustres” anónimos, para quando vão dignar-se a fazer a tal oposição ao PSD em Câmara de Lobos, que na campanha eleitoral disseram iriam fazer? Para quando veremos os seus representantes autárquicos a desmontarem nas sessões dos órgãos onde estão representados os tais negócios e negociatas de que tanto falam? O melhor para quando é que vão abrir a boca pelo menos? Porque até agora nada de nada!

Gostava de facto ver os tais “pseudo-repórteres” do “Política Pura e Dura”, referenciarem nesse blog (talvez seria mais útil do que andar a difamar dirigentes do CDS!), as posturas, propostas e até intervenções dos seus eleitos em Câmara de Lobos, nomeadamente na Assembleia Municipal. Talvez seria mais produtivos falarem deles do de falar dos outros, mas percebo, não há de facto muito para dizer, ainda não abriram a boca!...

De facto é fácil fazer política desta maneira difamando, caluniando. O difícil é faze-la nos locais próprios.

Eu, bem ou mal vou tentando, sem caluniar, sem difamar e sem nenhum tipo de má-criação, respeitando os adversários e gostem ou não assim vai continuar a ser. Podem dizer a vontade que sou um mau político, estou-me borrifando para isso, não vivo da política. Enquanto o Povo quiser lá estarei, afinal de contas são eles que nos escolhem!...


Imagem: Google

_________________________

Nota: Já repararam que estes individuos que habitualmente me apontam o dedo, também caem habitualmente no chamado plágio. Pois é! Desta vez utilizaram no "post" que me dedicaram uma imagem do CDS que tem direitos de autor e que pela qual não pediram autorização para utilizarem.