terça-feira, 31 de agosto de 2010

BE quer Plataforma ou a Frente de Esquerda?

Eis a questão(?)!!!...

Ontem foi conhecida a disponibilidade do BE em “dialogar” com o PS a tal proposta de convergência denominada “Plataforma Democrática”.

Porém de entre tantos recados ou puxões de orelhas (desta vez mais brandos), referidos na carta enviada por Roberto Almada a Jacinto Serrão, ressalta a forma muito subtil como o líder bloquista tenta condicionar o PS-M, nomeadamente a abertura da dita Plataforma aos Partidos da Direita, nomeadamente ao CDS.

A carta é clara, o BE apenas aceita «…procurar consensos e convergências alargados à Esquerda…» E percebo o porque! É que caso aceite por hipótese o CDS nessa “Plataforma” estará a ir contra uma deliberação da sua Convenção. E isso não pode ser!...

Além disto, importa referir que o silêncio do PCP, também demonstra que o interesse nesta “Plataforma” ou na dita “Frente de Esquerda” é nenhuma, que aliado ao provável não do MPT, deixa só o PS com o BE, no que se pode já considerar o prolongamento duma outra “Plataforma” já em curso que visa apoiar Manuel Alegre na sua candidatura a Presidência da República e quem sabe na viabilização do próximo orçamento de Estado para 2011(?)…

Veremos! Mas acredito que em vez de “Plataforma” teremos uma espécie de “Frente” reduzida de esquerda, que eventualmente poderá concorrer as Regionais, mas que se calhar vai a sério ser testada em 2013 no Funchal, se entretanto nenhum destes Partidos desaparecer do cenário político regional, claro!...
______________________

Nota: Já repararam que o PCP e o PND tacticamente jogam nesta matéria de forma muito semelhante(?)… Pois é!... O BE que tenha cuidado!!!...


Imagem: Google

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

«O crente»

«Porreiro pá!..»: JS

Roubado / plagiado aqui: Henricartoon

____________________

Julgo que no BE já há quem esteja arrependido do apoio dado ao Manel Alegre!...
Acusaram o toque com a apresentação do candidato do PCP. E de que maneira!...

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Ninguém pode ficar indiferente...

A questão da negligência por causa da queda de palmeira no Porto Santo

Fui alertado para o facto de estar a correr num dos blogs afectos ao PND, uma MENTIRA relativa a uma suposta omissão minha neste blog ao que aconteceu no passado fim de semana no Porto Santo, relativo a queda da Palmeira que vitimou uma senhora e feriu duas outras pessoas, como se com isso estivesse supostamente a encobrir o regime laranja. Triste coisa!...

Em primeiro lugar apenas dizer a esses indivíduos que no meu blog mando eu e mais ninguém e coloca cá o que quero e quando quero!

Em segundo lugar, referir que nas redes sociais há mais vida para além dos blogs, existindo facebook, twitter e outros, onde qualquer cidadão também pode expressar as suas opiniões. Quem tem associado o meu perfil nessas redes, sabe claramente o que penso sobre isso e sobre outras tantas coisas do quotidiano regional e nacional.

Em terceiro lugar e para que não fiquem duvidas mesmo a esses doentes, eu Roberto Rodrigues, considero que o que aconteceu nesse domingo foi consequência de negligência de quem por obrigação própria não viu que a palmeira em questão estava em risco de queda eminente.

E já agora, os outros blogs de gente de esquerda que também não fizeram referência a este facto também estão feitos com o regime? Fica aqui a pergunta para ver se o energumeno com falta de honestidade intelectual habitual, que escreve nesse blog responde...

Por isso não vale a pena perderem o vosso miserável tempo a fazerem acusações tontas contra mim, porque para além de serem falsas, essas não me arrefecem nem me aquecem!...

Imagem: Google

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Conselhos Municipais de Juventude

A Assembleia Legislativa da Madeira adaptou a Região a Lei que regula os Conselhos Municipais de Juventude, proposta esta oriunda dos deputados da JSD-M, sendo que as alterações que introduz são no geral muito reduzidas.

Dessas alterações a única que faz grande diferença e que esvazia lamentavelmente de importancia este órgão, tem a ver com as competências, em que este órgão deixa de emitir "pareceres obrigatórios" para passar a emitir "pareceres facultativos". Grandes democrátas!...

Afinal este órgão vai servir para que?... Deve ser para dizerem: "Yes Man"! a boa maneira dos laranjinhas desta terra!..

Fica aqui os links com a Legislação em causa, compare:


 
Imagem: Google

terça-feira, 24 de agosto de 2010

“Plataforma Democrática”: esclarecimentos

Acabei de ler o texto que o Miguel Fonseca me dirigiu em jeito de resposta ao meu anterior “post”, relacionado com esta proposta do PS-M, sobre a “Plataforma Democrática” e julgo importante clarificar o seguinte:

Miguel, a escolha do título teve por base as anteriores tentativas de coligação do passado nesta terra. Se bem te lembras, pelo menos na última Coligação que acabou por ser só do PS com o CDS, a intenção inicial do PS era juntar todos os Partidos! Não conseguiram, mas de que essa era a vontade, isso era!...

Mas voltando ao presente pensando no futuro, quero que fique claro que embora pessoalmente não acredite que esta plataforma, tal qual como foi lançada tenha sucesso, quero sinceramente que haja entendimentos que permitam a Madeira se livrar deste poder laranja que sufoca a sua liberdade democrática e hipoteca o seu futuro autonómico, com esta ou outra solução.

Miguel, pelas tuas palavras é possível perceber também que afinal no seio do PS-M, há constatação e até preocupação com o possível crescimento eleitoral do CDS-M e daí tentares virar a cabeça ao prego, com aquela conversa dos “sonhos do CDS”!!!...

Mas que fique claro, o CDS tal como todos os outros Partidos inclusive o teu PS, não quer apenas liderar a oposição, quer ser alternativa de governo, com a convicção de ter um projecto de futuro de progresso para a RAM. É para isso que nasceu! O achas que só o PS tem esse direito?

Aliás se há Partido nesta terra que já participou em plataformas plurais abertas aos cidadãos e a outros Partidos foi o CDS a par do PS, mesmo sendo considerada “contra-natura” por muitos, por duas vezes coligou-se com o PS!... Isto não é um sinal de democracia e pluralidade? Acho que sim…

Tal como no passado estou convencido pessoalmente que o CDS, estará disponível para explorar e estudar todas as opções que sejam úteis e importantes para a Madeira, foi assim no passado e assim vai continuar!...

Miguel, mas do que uma possível oportunidade para os Partidos, o importante é encontrar uma importante oportunidade para a Madeira e os Madeirenses. Isso é que é verdadeiramente importante.

Atenção não me meti na vida interna do PS, só fiz uma constatação! Nada de confusões! E fico por aqui…

Relativamente a questão da credibilidade do Jacinto Serrão, antes de mais referir, que não tenho nada contra esse senhor pessoalmente. Aqui a questão tem a ver com a figura política que julgo não terá as melhores condições para encabeçar este projecto, visto que perdeu todos os seus créditos políticos no seu primeiro mandato político a frente do PS, com a sua passagem pela Assembleia da República e mais recentemente com a “cena” da Vice-presidência da Assembleia Legislativa da Madeira. No meu ponto de vista ele está sem nenhuma credibilidade política para convencer ninguém dos benefícios desta “Plataforma”.

Sobre a pluralidade dentro do CDS, posta indirectamente em causa por ti, apenas referir que já critiquei nos locais próprios estratégias e até pedi a saída do líder, mas isso nunca motivou pelo menos até agora discriminações políticas, visto que como sabes tive todo o apoio na candidatura que liderei para Câmara de Lobos. Podes tu e outros estarem descansados que no CDS também há democracia! Hoje, penso diferente apoio a actual liderança e trabalho com ela para que o CDS continue a crescer e possa ser cada vez mais útil aos Madeirenses. Divergências há sempre, agora que estas ponham em causa o projecto político isso não!..

Para finalizar reitero as minhas dúvidas e preocupações, sendo que quase aposto contigo que se está plataforma não vingar, a culpa não será do CDS. Vais ver!...

A velha/nova “plataforma democrática” proposta pelo PS-Madeira

Tenho acompanhado nestes últimos dias a mais recente proposta política do Partido Socialista da Madeira, que pretende ensaiar novamente uma “plataforma democrática” que visa juntar em torno de um projecto de cariz político, Partidos e outras organizações da sociedade civil com vista a derrubar o regime jardinista que governa a Madeira a mais de 36 anos.
No Facebook tenho vindo a trocar algumas impressões com alguns socialistas da praça sobre este assunto, sendo que a título pessoal, já referi que não sou “crente” que esta solução tenha algum sucesso. Sendo que desconfio que venha sequer nascer.
Para mim, esta solução teoricamente poderia servir de facto para derrubar este regime instalado, visto que acima de tudo está a nossa Madeira. Acontece que o passado e o presente tem sempre uma palavra a dizer quando pensamos o futuro e aí confesso perco o entusiasmo na ideia.
Primeiro porque o Partido proponente (PS-M), não estará julgo eu credível o quanto baste para liderar este processo. A sociedade Madeirense não acredita neste PS-M e nomeadamente no seu actual líder. É a tal questão do passado que o acompanha e que lhe retira legitimidade para agora numa fase em que o PS-M tem a sua mais fraca influência eleitoral, querer assumir um papel de liderança que se calhar já não terá. Quanto mais que é líder de um partido com os já velhos problemas internos que fragilizam a sua liderança. Se não é capaz de governar a sua casa como pretende governar uma coligação tão abrangente, com tantas diferenças? Não pode!...Isto para não falar das colagens sucessivas ao Governo de Sócrates, que queiram ou não também é importante para aferir a pertinência ou não desta plataforma.

Ao contrário do que pensa o estimado amigo André Escórcio, com quem já trabalhei numa coligação para o Funchal, se houve culpado do que aconteceu em 2007, foi o PS de Jacinto Serrão e mais ninguém. A sua ânsia desmedida para derrubar a tudo o custo o poder laranja nesta terra, utilizando o Governo da República para disciplinar as finanças regionais, foi um grande erro, que até hoje o PS paga e julgo continuará a pagar por mais algum tempo. Não porque não fosse necessário acabar com o regabofe que todos conhecemos, que levou a crise que hoje na Madeira se vive, com mais de 15.000 desempregados, mas porque não utilizou o caminho mais correcto para o fazer. Prepotência e autoritarismo, nunca combaterão outros prepotentes como aqueles que governam esta terra. Jacinto Serrão, ao cometer esse pecado capital, demonstrou não conhecer a história recente da Madeira e deu de bandeja a vitoria estrondosa ao PSD, prejudicando-se e prejudicando os restantes Partidos da Oposição, que tiveram caminhos muito estreitos para evitar os maus resultados obtidos. Repare André, nessa altura ou se era a favor do corte de verbas ou contra, campanha demagógica utilizada por uma máquina que com os meios financeiros que acostuma a ter consegue transformar uma mentira numa verdade.
Em segundo lugar esta ideia perde força, porque grande parte das organizações não políticas da sociedade civil nesta terra ou são controladas pelo PSD ou não tem influência suficiente para serem relevantes neste processo. A par disto as organizações sindicais, como sabemos estão partidarizadas de tal modo, que muitos dos seus dirigentes até são ao mesmo tempo dirigentes partidários, o que lhes retira força, para este desafio.
A minha descrença agudiza-se quando vejo nos jornais líderes de forças partidárias de fraca influência eleitoral, a quererem liderar este processo. E mais! Afirmam estarem abertos a discutir o tema, mas não deixam de fazerem acusações rídiculas, duras e graves, que no meu ponto de vista condicionam desde já qualquer entendimento, com o agora proponente PS-M. Assim deixa de haver condições, quando na prática no inicio de conversa não se tem interlocutores a altura do desafio.
Não sei o que outros Partidos pensam disto, inclusive o meu, que ainda não debateu o assunto, mas acho que dificilmente esta “plataforma” tem pernas para andar.

_____________

PS: Ao contrário do que o Tino refere neste assunto não está em causa o que cada Partido pode ou não ganhar com esta Plataforma, mas sim se este é ou não um projecto com possibilidades de ser aos olhos dos Madeirenses um projecto ganhador, só assim ganham TODOS os seus intervenientes e claro a Madeira. Porque se for um projecto perdedor só servirá para minimizar ou esconder o insucesso eleitoral do PS, que de acto eleitoral para acto eleitoral perde eleitores.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Cª Lobos: Projecto de Regulamento Municipal de controlo de queimadas e fogueiras proposto pelo CDS

Hoje já enviei aos correspondentes serviços municipais de Cª Lobos a nossa proposta designada de "Projecto de Regulamento Municipal para minimizar o risco de incêndios nas áreas florestais do Município e disciplinar a prática de Fogueiras e Queimadas no Município de Câmara de Lobos", que deverá ser discutida e votada na próxima reunião de Câmara, que como o próprio nome indica visa reduzir os fogos florestais que por imprudência e falta de acompanhamento devido, tem aumentado nos últimos anos no Concelho.

Esta proposta é um pequeno contributo, na esperança que sirva para consciencializar os Câmaralobenses para a necessidade de maiores cuidados quando se torne imperiosa a realização de fogueiras ou queimadas, nomeadamente decorrentes da actividade agrícola ou florestal.

A proposta hoje entregue é baseada noutras existentes e que tem sido aplicadas com relativo sucesso por outras Câmaras nomeadamente pela CM do Funchal. Nestas materias não há nada a inventar, devendo-se pôr em prática aquilo que de bom se vai fazendo pelo País.

Também na próxima reunião de Câmara, apresentarei uma outra proposta de recomendação, que vai no sentido de alertar para a necessidade do PDM de Cª Lobos, tenha instrumentos que permitam uma melhor gestão dos espaços florestais do Concelho e permitam também com um melhor ordenamento do território, que as intervenções que venham a ser necessárias por parte dos bombeiros, possam ser realizadas com maior eficácia e ao mesmo tempo façam diminuir o número de incêndios que eclodem todos os anos.

Espero sinceramente que os restantes Partidos representados neste órgão autarquico (PSD, PS e MPT), ponham de parte as normais diferenças políticas que temos e se consiga aprovar este projecto de regulamento que julgo é importante para um futuro melhor, com maior qualidade, preservando a nossa bela floresta, também cartaz turístico importante para o Concelho e para toda a Região.

Assim espero...

Fica aqui o link da notícia do jornalista Francisco José Cardoso do DN-Madeira, referente a conferência de imprensa realizada hoje de apresentação destas propostas.

Imagem: Google


terça-feira, 17 de agosto de 2010

O Farpista Tino diz que proposta do CDS é demagogia barata(?)

Demagogia barata? De quem? Só se for tua!...

Repara que o teu post desde o inicio até ao fim é enganador.

Vamos por partes:

Começando pela frase de que os beneficiários do RSI recebem em média 95€ é uma confusão propositada da tua parte visto que o quadro que tu apresentas refere claramente que o valor apontado refere-se ao VALOR MÉDIO POR BENEFICIÁRIO POR DISTRITO, que como é sabido inclui todos os beneficiários (idosos e crianças, os tais que tu disses que o CDS quer pôr a trabalhar(?)). Portanto vai desde o simples complemento que é acrescentado a outras prestações sociais de idosos, crianças e doentes até a prestação única que muitos recebem de valor muito acima dos tais 95€, que consegue em muitos casos ser mais do que um ordenado de trabalho. Portanto se fizeres umas contas podes ter por exemplo num agregado composto por 5 pessoas estes valores de apoios em termos de RSI:  2 Crianças x 95€ + 1 Idoso: 150€ (ascendente de um dos adultos em idade produtiva) + 2 desempregados em idade produtiva, com prestações sociais de RSI de 285€ C/U, dá no total 910€ que em regra geral são geridos pelo tal casal em idade produtiva . Repara que não coloquei nestas contas nem abonos de família, nem pensões, nem subsídios de desemprego, que em grande parte dos casos de RSI's estão acumulados! E mais!... Nem o subsídio de renda também faz parte destas contas!...

Em segundo lugar distorces também o que a proposta do CDS pretende. Sendo que a cabeça, nunca ouvi, nem li escrito em lado algum, que o CDS queira pôr a trabalhar crianças ou idosos. Isto para além de ser um argumento de baixa política é desonesto intelectualmente. É evidente que o que se pretende é que as pessoas que tenham capacidade activa para o trabalho e recebam o RSI, prestem uma espécie de "contraprestação" da pensão que recebem do Estado. A limpeza de matas por estes beneficiários poderia, na óptica do CDS-PP, compensar as "dificuldades que existem do ponto de vista dos recursos humanos" do Estado.

Outra mentira do teu post, que também tem de ser desmontada é aquela em que tentas fazer crer que esta proposta visa a limpeza de matas PRIVADAS, para favorecer supostos CDS's, nada mais falso! A proposta do CDS prevê que se celebrem protocolos com o Governo, câmaras municipais e juntas de freguesia. O objectivo é "garantir que logo que acabem as chuvas e antes da época de incêndios, haja uma efectiva limpeza das matas nacionais PÚBLICAS e dos baldios".

Podes não concordar com a proposta, agora inventar uma outra dizendo que é do CDS, para servir de argumento é que não é correcto da tua parte!...

Imagem: Google

sábado, 14 de agosto de 2010

Incêndios na RAM (2)

Imagens dos fogos no Concelho de Câmara de Lobos feitas por mim.

Incêndios na RAM (I)

Mais fotos feitas por mim, a partir da minha casa em S. Roque. Uma das serras de Santo António e São Roque e outra do Monte.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Incêndios na RAM

Fica aqui a fotografia do incêndio que deflagra nas zonas altas do Funchal tirada por mim, feita as 23h00, em São Roque, Funchal, da frente activa Santo António - São Roque. Pelo que pude observar esta frente já estende-se até ao Monte.

Por esta imagem podemos ter uma ideia da gravidade da situação...

Por isso só posso estar chateado quando para além desta situação grave, vejo laranjas a dizerem asneiradas. Começa pelo Presidente do Governo com as asneiras ditas para a TV e acaba com o António Trindade que desde Santana no Facebook, lembra que "...Há 3 anos a JSD M lançou uma campanha EM ALERTA PELA FLORESTA, hoje é dia de lembrar..." Valha-me Deus!!!...

Triste terra a mercê de incendiários e de maus políticos!...

sábado, 7 de agosto de 2010

Coligações?... Não obrigado!...

Nos últimos dias o DN-Madeira num exercício hipotético de possíveis coligações de âmbito autárquico e não só tem explorado várias combinações, relembrando também os fracassos do passado nesta terra. Hoje voltou a apresentar várias combinações para várias Freguesias e Concelhos, inclusive abordou possíveis acordos nacionais e regionais, quase sempre envolvendo o CDS.

A isto  gostaria de expressar a minha opinião. Quem tem acompanhado este blog ao longo dos últimos anos, sabe que não sou a favor de coligações. Aceito que em circunstâncias muito especificas estas tenham razão de ser, em favor das populações, mas muito pontuais. Não gosto de coligações porque há sempre quem perca com isso, de entre os que se coligam, o passado assim o demonstra. Pelo que me parece na Madeira, o Povo não gosta disto, os resultados de anteriores coligações falam por si. Por isso dentro do CDS nunca defenderei nenhuma coligação.

Relativamente ao cenário hipotético colocado pelo DN-Madeira para Câmara de Lobos, importa referir que já no passado o CDS nunca alinhou em nenhuma coligação neste Concelho, os seus militantes nunca quiseram. E quanto sei no PS local, também nunca gostaram dessa ideia.

Tal como a peça jornalística refere, em Câmara de Lobos seria necessário que o PS, MPT e CDS se juntassem para que uma possível coligação tivesse algum sucesso. O grau de incerteza para além de ser grande é tentar juntar Partidos que tendo em conta os seus actuais posicionamentos nas reuniões de Câmara, parece-me praticamente impossível.

Para além disto, quando fui eleito Presidente da Concelhia do CDS em Câmara de Lobos em Fevereiro, apresentei um projecto político com vista as próximas eleições autárquicas de 2013, onde claramente o caminho traçado se faria sem nenhuma espécie de coligação com ninguém. O CDS por si só tem no meu entender todas as condições para continuar a crescer e afirmar-se como verdadeira alternativa de poder no Concelho, sozinho. Assim sendo parece-me que coligações se existirem neste Concelho só poderão existir na unificação dos dois actuais PS's (PS+MPT), de resto não me parece que venha a existir mais alguma.

Sinceramente também não vejo nestes exercícios de possíveis coligações, pelo menos agora, razões para se pensar nelas. O desejo de alguns (PS-Machico), parece-me que para além de não fazerem sentido hoje, na mesma não terão nenhuma viabilidade e muito menos utilidade aos Partidos que agora o DN-Madeira envolve nestes exercícios. Veremos!... 



Imagem: Google

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

"Art Déco" - Exposição patente no Centro das Artes - Casa das Mudas

Tenho aproveitado estes meus dias de descanso para ver alguns museus e exposições que pela nossa Ilha estão patentes ao público.

Hoje vi no Centro das Artes - Casa das Mudas, a exposição "Art Déco – Colecção Berardo, What a Wonderful World!", que  chega até nos depois de sucessos alcançados na Fundação de Serralves, no Porto, no Sintra Museu de Arte Moderna – Colecção Berardo, no Museu Berardo, em Belém, entre outros locais por onde já passou.

Valeu a pena a visita, sendo que a recomendo é de grande qualidade!...

Para quem ainda não teve a oportunidade de ler qualquer coisa sobre esta exposição e tenha alguma reticencia em visita-la, ficam aqui os seguintes links, que julgo poderão dar uma ideia do que podem encontrar na Calheta. Acreditem vale mesmo a pena!...


«Portas vende arma ao desbarato»??!... Acho que não... (II)

Vou também aqui deixar o esclarecimento dado pelo próprio Paulo Portas, feito através da sua página pessoal no Facebook, que de forma muito clara desmonta esta notícia fabricada que tem fins políticos muito claros.

---------------------

Nota para um leitor que acreditou no título do Correio da Manhã

Caro Paulo Especial,
Não acredite em tudo o que lê. Acha mesmo que eu andei a “vender armas ao desbarato”?
Faça-me um favor: compare a notícia do Correio da Manhã com um texto igualzinho (excepto nalguns detalhes) que está na Wikipédia. Então verá que quando eu cheguei ao Governo já a decisão de fechar a INDEP tinha sido tomada, contratos anulados, produção parada, rescisões em marcha. Azar...é tiro ao lado.
Depois lerá que o investimento no tal projecto ou protótipo parou em...1992, estava eu bem fora da política. Azar... novo tiro ao lado.
Não vá ainda ter dúvidas, e reparará que o jornalista fala em 15 milhões de euros mas a “fonte” Wikipédia diz 2,5 milhões de dólares. Um pormenor para agigantar a coisa? Azar... mais um tiro ao lado.
Enfim, dar-se-á conta que no meu tempo na Defesa não só a INDEP já era - estava, aliás, falida - como o que houve foram leilões dos seus bens...
Ou seja, nem os ministros de Cavaco nem os de Guterres, “deram” pela tal Lusa A2, e a culpa é minha, logo eu que já apanhei a INDEP em destroços e só soube dessa tal Lusa A2 ontem? E de resto, olhe que o jornal não diz mas a “fonte” sim, não há clientes militares desse protótipo ou do seu desenvolvimento.
Último detalhe - quem fabricava pistolas era a antecessora da INDEP (e serviu as Forças Armadas na guerra do ultramar). A INDEP - dizem os que têm memória – dedicava-se a munições.
Caro Paulo, chamam ao Verão a “silly season”. Não acredite em todos os títulos que vê... Em contrapartida, gostei de ler “nação soberana” várias vezes no seu “post”.
 
 
Imagem: Google

«Portas vende arma ao desbarato»??!... Acho que não...

Anda aí um... (já nem sei como catalogar esse individuo!), que tendo diarreias mentais todos os dias gosta de para além de insultar como método de argumentação, lançar troços de notícias para dar leituras parciais e distorcidas da realidade, só para atingir fins políticos.

Já outros bloguistas também repararam nesta forma de escrever que de intelectual nada tem para um tipo que quer fazer passar a ideia contrária, isto por causa de outro assunto, que agora não interessa debater e muito menos com este acomplexado de extrema-esquerda.

Mas vamos ao que verdadeiramente interessa.

O texto que falta e que de facto da verdadeiro conteúdo a notícia do Correio da Manhã (que diga-se de passagem tem um titulo não coincidente com o texto da notícia), é este:

«...A Lusa A2 foi desenvolvida pela INDEP com o objectivo de guarnecer as forças de segurança pessoal e de forças especiais e também as Forças Armadas.
Na PSP, segundo apurou o CM, existem elementos desta força de segurança que se recordam da Lusa A2. Como esta arma acabou por não ser produzida, devido a alegados custos de investimento, as forças de segurança e as Forças Armadas adquiriram armas estrangeiras. A Lusa A2 foi vendida em 2004, mas o processo de extinção da INDEP foi iniciado em 2001, no Governo de António Guterres. Os bens da INDEP foram vendidos em leilões públicos em 2003 e 2004, no Executivo PSD/CDS-PP...»

O resto da notícia deve ser lido como é evidente para enquadrar este outro conteúdo, mas por aqui percebe-se a falta de honestidade intelectual, de quem quis dar conta desta notícia.

Nada de novo!... O habitual vindo desses extremistas!...

Por mim, que cada um com o conteúdo total da notícia que faça o seu juízo.

Para mim não há desbarato nenhum.

__________________

Nota: Já repararam que este iluminado, só perde tempo no seu blog para escrever sobre o CDS! De duas uma, ou gosta ou tem uma fixação doentia tendo em conta a data de disparates e insultos que escreve. Eu inclino-me para a segunda!

Trate-se antes que seja tarde!... 

Imagem: Google

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

"Tridente" chega a Portugal

É com muita satisfação que tomei conhecimento da notícia vinda hoje a público que dá conta da chegada a Portugal do primeiro dos dois submarinos que a Armada Portuguesa a muito esperava. O "Tridente".

Como é do conhecimento geral (pelo menos julgo eu!), Portugal tem uma extensa zona económica marítima exclusiva, que para além de muito importante em termos de vida marinha e respectivos ecossistemas, poderá ser também fonte de novas riquezas e aqui estes novos submarinos mostram-se vitais para o futuro do nosso País. Não ver isto é de uma cegueira irracional, de quem não sendo intelectualmente honesto ou capaz, tenta encontrar justificações absurdas para retirar importância ao dia de hoje, tendo em conta as inúmeras vantagens que de futuro estes equipamentos navais terão para Portugal. Como já disse anteriormente estes submarinos, não só tem uma função de defesa da soberania portuguesa nas nossas águas, como também permitirá o descobrimentos de novos mundos submarinos.

Sem duvidas é um forte investimento que vai custar cerca de mil milhões de euros, representando próximo de 0,6 % do PIB. Mas importa não esquecer duas situações importantes para se perceber o porque desta compra na altura em que o Governo PSD-CDS se decidiu definitivamente pela aquisição. Uma é que este processo foi iniciado no Governo de Guterres, que como sabemos pretendia adquirir 4 destes equipamentos, tendo em conta que os existentes já nessa altura eram considerados obsoletos. Em segundo lugar importa referir que a situação financeira e económica do País era bem diferente e ninguém previa a grave crise económica que anos depois acabou por aparecer, isto para não falar das consequências da Governação de Sócrates, claro! De referir que adjudicados foram apenas dois submarinos menos dois do que o Governo PS da altura pretendia.

Embora a situação do País seja muito difícil, há investimentos que não podem deixar de ser feitos e este é um deles, sendo que tal como já foi noticiado hoje o seu impacto no défice será gradual e ajustado as regras do Eurostat e do INE.

Só não percebo determinados pontos de vista de gente que agora dizem que este investimento é mau para o País e que não se devia ter realizado (estão no seu direito de achar e são opiniões respeitáveis!), inclusive políticos e seus Partidos que agora culpam o CDS e o seu líder (Paulo Portas), na altura Ministro de Estado e da Defesa do Governo PSD-CDS de terem feito segundo eles um péssimo investimento. Mas importa relembrar, que para além das chefias militares que sempre pugnaram pela modernização da frota de submarinos, TODOS os outros Partidos representados na Assembleia da República na altura (PS, PSD e PCP) também já foram favoráveis a renovação, portanto a aquisição. Agora não porque?...

Mais estranho é ver sociais-democratas agora contestar este negocio. Esquecem em primeiro lugar que a decisão de compra no Governo PSD-CDS, não foi só dos governantes do CDS, foi também de todo o Governo da altura, inclusive da Ministra das Finanças Manuela Ferreira Leite e do actual Presidente da União Europeia, Durão Barroso.

Por mim podem negar a sua participação, no futuro quando estes equipamentos estiverem em pleno funcionamento e as suas mais-valias sejam reconhecidas, veremos se também querem ficar de fora!...

Pena é ver que todo este processo não esteja totalmente arrumado administrativamente e que hajam situações a serem investigadas judicialmente. Espero é que rapidamente estes processos a correrem actualmente na justiça não demorem anos para serem resolvidos. Espero também que de facto se existem crimes que estes sejam punidos e que estes processos não sejam mais uns desses processos fabricados artificialmente para prejudicar políticos, como tantos outros do passado que depois de anos nos tribunais em nada deram.

Lamentavelmente haverá gente que ainda não consegue distinguir a importância do dia de hoje para Portugal, confundindo os casos judiciais com a importância destes equipamentos. Ou pior veremos certos indivíduos utilizarem estes processos judiciais para fazer política rasca, tentando enganar alguém. Pena!...

Imagem: Google




JMR consegue mais uma vez que os seus adversários políticos se contorçam quando este acerta nas leituras políticas que faz!...

Hoje o líder do CDS-Madeira, José Manuel Rodrigues, num artigo de opinião toca novamente no cerne do problema actual que a Madeira enfrenta, que é estar perante um ciclo governativo esgotado, moribundo dirigido pelo Alberto João Jardim. Nesse artigo de opinião hoje publicado no DN-Madeira, JMR expressa aquilo que muitos Madeirenses pensam, que afinal neste momento AJJ é o principal problema para o futuro da Madeira.

Desde a extrema-esquerda até certa direita estas palavras foram muito incomodas e como se de uma pedra no charco se tratasse, mexeu com eles!... Afinal e ao contrário do que já vi por aí escrito é do CDS e do JMR, que muitos tem receio...

Percebe-se que afinal, que o alvo político do próximo ano político será sem duvidas o CDS, tendo em conta a imagem forte de alternativa que este Partido esta a construir pelo País, mas principalmente na Madeira.

Confesso a minha satisfação pessoal por ver certos indivíduos que julgam-se intelectualmente alguma coisa, mas que só conseguem viver do erário público como pseúdo-políticos, danados com este crescer do CDS!... Vomitam ódios a cada frase que escrevem, contorcem-se por cada notícia nos jornais que aparece em que a opinião pública reconhece o trabalho de quem tendo a oportunidade não a desperdiça, isso podem acreditar pelo menos a mim me dá certo gozo...

Mais uma vez os meus parabéns ao JMR, pela visão certeira que tem tido, certo que a Madeira saberá reconhecer ao seu devido tempo este exemplar trabalho. Um bem haja José Manuel!...

Fica aqui o link ao texto de opinião publicado hoje no DN-Madeira