segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Filipão, os Portugueses e Portugal

Embora o jogo com a Sérvia tenha acontecido a quase uma semana, gostaria de exprimir a minha opinião sobre este incidente que envolveu o Treinador da Selecção de Portugal.

Dizer que embora reprove o seu comportamento no final do jogo (em que claramente tentou agredir o jogador Sérvio), estou solidário com ele.


Filipão, como foi conhecido no tempo em que foi campeão do mundo com a Selecção do Brasil, também tem direito a um dia mau, a perder também o controlo. Todos erramos e temos dias assim.


Scolari, fez o que devia no dia seguinte pedir desculpas pela falha. As explicações para mim espelham claramente o sucedido. De facto o Sérvio veio ao encontro dos jogadores portugueses na tentativa de acertar uma "conta" com o Quaresma e claro que o dever do Filipão é defender os seus jogadores. Isto de alguém de forma simulada nos agredir como sê viu (na mão) e depois dirigir palavras pouco engraçadas as nossas mães põe a qualquer um em pé de guerra!!!... Ou não!?... Por isso compreendo e aceito o pedido de desculpas, como grande parte dos portugueses também a aceitaram.


Os Portugueses julgo eu estão também muito gratos com o Seleccionador Nacional, porque ao longo das últimas campanhas ao comando da Selecção Portuguesa nos deu a alegria de termos uma equipa a disputar os primeiros lugares de competições muito importantes no mundo do Futebol. De facto nestes últimos tempos as coisas não tem corrido bem, mas acredito que a classificação para o próximo Europeu será conseguida.


Portugal através do seu governo acho que agiu mal nesta situação, o Secretário de Estado do Desporto, mais uma vez "meteu água", ao tomar posição sem esperar a posição oficial da Federação Portuguesa de Futebol, podendo com as suas declarações ter forçado a saída do Seleccionador num momento muito delicado desta campanha rumo ao Europeu. O Governante precipitou-se, porque o correcto seria esperar pelos esclarecimentos do Scolari, pela posição oficial da FPF e só depois é que o Governo deveria tomar posição. Isso é o que seria de esperar dum Governante responsável.


Ninguém me venha com o argumento de que a imagem de Portugal foi prejudicada com isso porque não é verdade, com isto não quero de forma alguma branquear nenhuma atitude menos digna do Seleccionador Nacional, não! O que pretendo dizer claramente é que todos erram e não é por causa disso que a imagem do País nem da Selecção ficam prejudicadas, nada disso!


Força Filipão, Força Portugal!!!...



Sem comentários: