sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Direcção Regional da Madeira do Sindicato dos Jornalistas solidária com Rui Marote

1. A Direcção Regional da Madeira do Sindicato dos Jornalistas repudia publicamente a decisão da Empresa Diário de Notícias de despedir o repórter fotográfico Rui Marote, na sequência de um processo disciplinar interno, nas vésperas de Natal e quando este profissional estava a 2 anos da reforma.

2. Para além de considerar que não existem motivos que justifiquem esta sanção, o Sindicato dos Jornalistas não pode deixar de condenar a atitude da empresa, que invadiu a caixa de correio electrónico individual daquele profissional, de onde retirou as mensagens que entendeu, sem o conhecimento prévio do jornalista em causa.


3. Esta invasão e retirada de cópias de mensagens da caixa de correio de um jornalista constitui um acto inaceitável de devassa de dados pessoais, tanto mais grave quanto o trabalhador em causa tem garantida pela Constituição e pela lei a protecção do sigilo profissional que, desta forma, pode ter sido posta em causa. Aliás , esta devassa pode mesmo vir, no futuro, a prejudicar a actividade jornalística da empresa. Perguntamos: Será que uma fonte pode, a partir de agora, enviar informações para o correio electrónico dos jornalistas do DN-Madeira sem que lhe assista o receio de que as mesmas vão parar às mãos da administração daquela empresa? Quantas fontes que pretendam manter o anonimato se coibirão de prestar informações relevantes aos jornalistas?


4. Rui Marote é um dos jornalistas mais experientes e conceituados da Madeira - está há 35 anos nesta profissão e foi um dos fundadores da Direcção Regional da Madeira do SJ. Se o DN tem sido reconhecido nas últimas décadas como uma referência em termos de liberdade de expressão e do jornalismo na Região Autónoma da Madeira, deve-o acima de tudo à categoria de profissionais como Rui Marote. Mal vai a empresa que desperdiça tal talento e maestria. Por ironia do destino, no dia em que lhe foi comunicada a decisão do seu despedimento, o DN anunciava que tinha sido premiada internacionalmente uma 1.ª página com foto de Rui Marote.


5. O Sindicato dos Jornalistas aplaude a decisão dos jornalistas eleitos do Conselho de Redacção do DN, que deram um parecer contra o despedimento.


6. Além de manifestar solidariedade ao nosso associado Rui Marote, o Sindicato dos Jornalistas vai garantir-lhe o apoio jurídico necessário ao procedimento judicial para impugnação da sanção de que foi alvo.


Funchal, 20 de Dezembro de 2007


A Direcção do SJ-Madeira




Sobre isto só apenas dizer que do DN-Madeira espero tudo. É um jornal sem ética que de credível pouco tem.


Quem leu hoje as justificações da Direcção desse jornal para o afastamento do Rui Marote, percebe logo que nada de substâncial, nem verdadeiro está na base do afastamento deste grande profissional do jornalismo regional, cuja carreira ao longo de 35 anos, demonstram a retidão e o sentido de ética que estes senhores do DN-Madeira, agora querem apagar.


Força Rui estamos contigo!!!...


1 comentário:

Fajã da Ovelha disse...

Os tormentos do linho também esta solidario com o Sr. Rui Marote.