Afinal o Presidente da República não vai vir a Madeira só para ter de aturar os loucos da oposição!!!!...
Vai ter também na sua visita uma vertente cultural. Segundo o "Público", tem no programa da visita oficial várias iniciativas dedicadas ao património cultural do arquipélago.
No âmbito das comemorações dos 500 anos da elevação da capital madeirense a cidade, Cavaco Silva visita terça-feira, logo após a sessão solene nos Paços do Concelho, a igreja do Colégio dos Jesuítas ou de São João Evangelista do Colégio do Funchal, que é considerado um dos mais belos templos portugueses da sua época.
Cavaco Silva passa também pela Forte de São Tiago, uma fortaleza cuja construção começou em 1614 devido à necessidade de defender a baía do Funchal após o saque dos corsários franceses, em 1572, que passou para o património na Região Autónoma da Madeira (em Julho de 1992) onde o governo madeirense decidiu instalar o Museu de Arte Contemporânea. Depois, na Reitoria da Universidade da Madeira que funciona no antigo Colégio dos Jesuítas, um edifício que, em conjunto com a Igreja de S. João Evangelista, constitui o maior complexo edificado até o século XIX, o Presidente da República, inaugura a exposição intitulada "Turismo Cultura-Percursos na Cidade do Funchal" que estará patente ao público até 31 de Agosto.
Cavaco Silva visitará ainda o Museu da Arte Sacra, estrutura instalada no antigo Paço Episcopal do Funchal, um núcleo que se distingue pelas suas colecções de Arte Flamenga, reunida com os proventos do tempo com elementos de pintura, escultura e ourivesaria desde os finais áureo do comércio do açúcar que data do século XV até ao fim da primeira metade do século XVI. É neste espaço que o chefe de Estado inaugura uma outra exposição, a de "Obras de Referência dos Museus da Madeira", composta por 77 peças seleccionadas dos núcleos museológicos da cidade, como a Quinta das Cruzes, Casa-Museu Frederico de Freitas, o de Arte Contemporânea do Funchal, Photografia Vicentes, o de Arte Sacra, Henrique e Francisco Feanco, o "A Cidade do Açúcar", Instituto do Bordado e Artesanato da Madeira e a Casa Colombo (Porto Santo).
Nos restantes dias, Cavaco Silva inaugura ainda uma outra mostra, a do Museu da Presidência da República, no edifício do Governo Regional da Madeira, dedicada aos Chefes de Estado.
O Centro Cultural John dos Passos (Ponta do Sol), o Centro das Artes - Casa das Mudas (Calheta) são outras estruturas de carácter cultural existentes fora do Funchal que serão visitadas pelo Presidente da República.
Sem comentários:
Enviar um comentário