quarta-feira, 30 de abril de 2008

CDS apoia candidatura independente em Gaula com o BE?

Li no Blog do Miguel Fonseca, que ouviu dizer que em Gaula o CDS e o BE, apoiarão a candidatura dita independente do ainda Presidente, anteriormente eleito pelo PS.

Sinceramente, não sei absolutamente nada, sobre isso. Estou no Continente por estes dias e não fui informado dessa pretensão, ainda por cima juntando o BE. Não esta marcada nenhuma reunião da CPR do CDS, para breve, pelo que quero e acredito que tal cenário é irreal.


De qualquer forma na minha opinião, acho que coligações com o BE, nem pensar. E apoios a candidaturas ditas independentes, é necessário ter-se muito cuidado.

Rota aérea Funchal-Lisboa não tem novas companhias interessadas

O Jornal da Madeira de hoje lamentavelmente confirma aquilo que já vinhamos referindo sobre o tema da liberalização da rota aérea entre a Madeira e Lisboa. Portanto não foi assegurada a tal concorrência necessária, que uma liberalização destas exige e lamentar também que a tal publicidade da Easy Jet / Jornal da Madeira, não tenha sido o anunciar da nova Rota de que a muito se fala, pena!...

Por isso não compreendo o que certos bloguistas andaram por aí a escrever, em que põe em causa, o que muitos de nós já verificamos e que esta aos olhos de qualquer um. Sinceramente isto de defender A ou B, porque temos de ser solidários por qualquer tipo de afinidade, neste caso política é no mínimo ridículo, porque não conseguem "tapar o sol com uma peneira"!!!...


Ainda por cima quando deputados do seu próprio Partido confirmam, esta situação!!!...


Ninguém, dos que escreveram por estes dias sobre este assunto disse ser contra a liberalização, pelo que tentar insinuar o contrário é tentar enviesar o que de facto esta em causa e que é termos uma liberalização, com a qual todos podemos concordar teoricamente, mas que na prática não acautelou os interesses dos madeirenses. Simplesmente isso!!!...


E reafirmo que a TAP e a SATA praticam preços médios mais elevados e encontrar os tais bilhetes promocionados, não é tarefa fácil. E se quisermos ir com urgência ao Continente ou vice-versa, temos de pagar valores muito acima dos que já pagávamos. Isto para não falar que nas épocas altas, não é possível encontrar bilhetes a preços inferiores, muito menos de promoção, aos praticados até a liberalização. Além disto é impossível adquirir pela net viagens de ida e volta no mesmo dia, o que obriga ao passageiro a pelo menos ficar 24h, com as inerentes despesas que isso acarreta.


Quem diz o contrario é mentiroso!!!...


Também já disse que não é impossível comprar bilhetes baratos, eu próprio já os encontrei. Agora de que são muito difíceis de encontrar, lá isso são, e obriga-nos a alterar substancialmente o plano de voo pretendido, para poder usufruir de bons preços.


Como disse no inicio, basta ler o JM, para perceberem quem fala verdade e não brinca com coisas sérias, nem faz pesquisas da "cha-cha", na net, para tentar enganar não sei bem a quem:


"...Prestes a completar uma semana de entrada em vigor da liberalização do espaço aéreo da Madeira com o continente, não se vislumbra, para já, a entrada na rota, de qualquer companhia de aviação. Nem low cost, nem de linha..."


"...As agências de viagens andam às voltas com o novo sistema tarifário proposto pelas companhias TAP e SATA, à luz da liberalização do espaço aéreo.


Não obstante, embora surjam algumas críticas, como a questão da isenção de pagamento de 5 euros nas compras directas no site da TAP (em relação aos 20 mil bilhetes de promoção que estão à venda até o próximo dia 24), que não acontece nas agências de viagens e nos balcões da própria companhia, existe quem veja a nova fase de outro prisma.


António Cruz, director da agência Abreu na Madeira, diz que estamos a assistir a uma fase mais exigente para os agentes de viagens na medida em que para encontrarem tarifas mais baratas têm de proceder a maiores pesquisas no sistema. E, além disso, têm de encontrar uma plataforma de entendimento com o cliente no sentido de corresponder aos seus desejos não só em matérias de dias como de horários.


Não obstante, António Cruz admite que existe uma maior dificuldade para os meses de Verão devido à maior procura que, por tradição, surge nesta altura do ano, mais procurada para férias. Contudo, acentua que têm conseguido vender viagens com tarifas promocionais, tanto da TAP como da SATA.


Para João Welsh, delegado da APAVT na Madeira, embora defenda a liberalização, considera que deveria ter sido uma liberalização com algumas regras, como a implementação de tectos máximos nas tarifas, no sentido de evitar situações que vão criar dificuldades aos madeirenses que pretendem viajar nos picos, como seja o Verão, já referido, e o Natal e o fim-do-ano.Por outro lado, voltou a acentuar que o princípio da garantia de continuidade territorial não ficou assegurado com a liberalização, pelo facto do Governo da República não ter seguido as recomendações do grupo de trabalho, no sentido de serem assegurados tectos máximos paras as tarifas no novo quadro, desprotegendo, assim, os passageiros residentes e os estudantes..."

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Parceria Jornal da Madeira - EasyJet??!

Cheira-me a dedinho da Senhora Secretária do Turismo e Transportes, o que hoje apareceu no "Gratuito" pago pelo Governo Regional!!!...

Recomendo a quem quiser irem a página 38 deste jornal, para verem uma discreta publicidade, que fala duma parceria entre o Jornal da Madeira e a Easy Jet, que diz "Amanhã vamos pô-lo andar nas nuvens".


Parece-me que alguém deve ter apertado a empresa de transportes aéreos em questão, para vir para a região antes do tempo (Setembro), talvés a conta dos tais acordos assinados!!!...


Deve ter sido também a conta das broncas com a TAP e a SATA, que a "coisa" acelerou!!!...


Digo eu!!?...


Veremos!!!...

domingo, 27 de abril de 2008

Afinal também temos disto em Portugal!!!...

*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Bar do gelo "Minus 5", no Palácio do Gelo, em Viseu


Santos Silva meteu água outra vez!!!...

O socialista e Ministro Santos Silva veio a Madeira, para comemorar o 25 de Abril, com os seus camaradas, num jantar organizado pela estrutura regional do Partido Socialista.

De visita a região e questionado sobre as palavras de Jaime Gama recentemente eis que o homem afirmou o seguinte:


"...As declarações de Jaime Gama foram proferidas na qualidade de Presidente da Assembleia da República e que, portanto, não vê razão para tanta crispação em redor do discurso na cerimónia de abertura do recente congresso da ANAFRE. Discordo. E discordo por dois motivos: desde logo porque, como segunda figura institucional do País, o Dr. Jaime Gama tem o dever de estar atento e, portanto, de saber (e sabe) as características ímpares do exercício do poder na Região e os respectivos indicadores de desenvolvimento humano; em segundo lugar, porque o discurso institucional tem regras que estão muito para além dos elogios fáceis e despropositados..."


Bom!!!...


Mais uma vez o Ministro tenta justificar o injustificável, metendo água!!!!...


Sobre este assunto mais uma vez concordo plenamente com o socialista e também Deputado André Escórcio que considera a "emenda pior que o soneto"!!!....


Vala-me Deus!!!...


Isto vai de mal a pior!!!...




Os Jovens e a Política

Agora fora de brincadeiras!!!...

De facto fiquei muito espantado com a inercia das juventudes partidárias madeirenses, que nada tenham dito sobre as palavras do Presidente da República, que nas Comemorações do 25 de Abril, chamou a atenção para o distanciamento que os jovens tem para com a política.


Sinceramente, estava a espera de reacções a este discurso e a esta problemática, que na Madeira, na minha modesta opinião, é ainda mais acentuada.


De qualquer forma, parece-me que o Prof. Cavaco Silva, parece que só constatou isto agora, através dum estudo da Universidade Católica, o que sinceramente demonstra que andou sobre esta matéria, muito distante da realidade social do País, pelos vistos!!!...


Isto de dizer que o presidente "mostrou-se chocado com os resultados deste estudo, que demonstrou um «total alheamento» dos jovens, «de tal forma baixo que ultrapassa os limites daquilo que é natural e salutar numa democracia amadurecida»..." É incompreensível quando há anos se fala disto.


De qualquer forma na minha opinião, entendo que o sistema e os próprios Partidos tem culpa disto, tendo em conta a forma como por vezes, indirecta ou directamente condicionam a acção das suas organizações de juventude.


Mais uma vez, fica aqui manifestado o lamento, pela forma como este assunto na Madeira, mais uma vez passa ao lado das chamadas "Jotas" e claro dos Partidos.


É pena!!!...





PS: Fica aqui um link, a notícia do JN, sobre este assunto para aqueles que queiram ler as palavras do Presidente da República sobre este assunto.

Jovens e política: o divórcio sem culpa


*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Fonte: Expresso

Açores: Deputado independente recusa encabeçar coligação

O deputado independente no Parlamento açoriano Paulo Gusmão recusou o convite para encabeçar uma coligação nos Açores, reunindo três forças partidárias, que vai concorrer às eleições regionais de Outubro.

Na quinta-feira, o Partido Democrático do Atlântico (PDA) anunciou ter chegado a um entendimento com o Partido Popular Monárquico (PPM) e Partido da Nova Democracia (PND) e decidiu convidar o deputado independente Paulo Gusmão para encabeçar a nova coligação.


Num comunicado hoje divulgado, Paulo Gusmão diz «agradecer o honroso convite» que lhe foi dirigido, mas sublinha que «não será candidato» nas próximas eleições à Assembleia Legislativa Regional dos Açores, tencionando «dedicar-se em exclusivo» à advocacia.


«Cumprirei até ao fim o meu mandato de deputado, tencionando, a partir de Outubro, dedicar-me em exclusivo à minha vida profissional de advogado», frisa.


sexta-feira, 25 de abril de 2008

25 de Abril 1974 - Revolução dos Cravos




José Manuel Rodrigues, defende que «o 25 de Abril valeu a pena pela Democracia que trouxe a Portugal e pela Autonomia que possibilitou à Madeira».
Para o líder regional do CDS-PP, igualmente importante foi o 25 de Novembro de 1975 que terminou com um processo revolucionário violento que deu cabo da economia e pôs em causa o Estado de Direito Democrático que Abril prometera.
Sem complexos, realça o dirigente popular, é preciso comemorar Abril, mas ressalva «o Abril da Democracia não o dos desmandos da revolução; o Abril da Liberdade não o dos saneamentos e perseguições; o Abril do Estado de Direito não o dos mandatos de captura em branco e dos julgamentos populares; o Abril do fim da guerra ultramarina não o da desastrada descolonização; o Abril da liberdade económica não o das ocupações selvagens e das nacionalizações».
Para José Manuel Rodrigues, «é inquestionável o desenvolvimento do país e da região nas últimas décadas, sobretudo, na melhoria das condições de vida básicas das populações», reconheceu o líder centrista madeirense, para quem a obra física do Governo Regional «está à vista, mas não esconde as consequências negativas do modelo de desenvolvimento adoptado».

Jornal da Madeira

Açores: PDA, PPM e PND coligados nas eleições regionais

O Partido Democrático do Atlântico (PDA) anunciou hoje ter chegado a um entendimento com duas forças partidárias sem representação no Parlamento açoriano, permitindo estabelecer uma coligação nos Açores para concorrer às eleições regionais de Outubro.

O presidente do PDA adiantou à agência Lusa que depois de «diversas reuniões» com dirigentes regionais do Partido Popular Monárquico (PPM), Partido da Nova Democracia (PND) e ainda independentes, ficou decidido estabelecer este projecto de coligação, que pretende «reunir forças e fazer uma frente democrática que permita eleger deputados» ao Parlamento açoriano.


«Depois da auscultação e de diversas reuniões informais, foi concluído que o PDA concorrerá em coligação com o PPM, PND às próximas eleições regionais», frisou José Ventura.


Segundo o dirigente, ficou também aprovado convidar o deputado independente, no Parlamento açoriano, Paulo Gusmão (ex-CDS) para encabeçar este movimento eleitoral (na fotografia).


A Liberalização dos Ceus da Madeira estão a dar bronca!... I

Hoje a conversa já é outra!...

Não sei o que é que mudou, mas já é de facto possível depois de muita procura encontrar bilhetes mais em conta inclusive a 151,63€, na TAP. A SATA continua a ter preços muito elevados, inclusive a mais de 700€!!!...


Ontem de facto foi um dia para esquecer!!!...


Mas, continuo a achar que alguém tem que por termo a esta situação, em que a especulação fomentada pela TAP e a SATA, condiciona a tão desejada liberalização aérea.


Veremos!!!...

quinta-feira, 24 de abril de 2008

A Liberalização dos Ceus da Madeira estão a dar bronca!...

Hoje em contacto com algumas pessoas, que como eu andaram a procura dos tais bilhetes de "baixo custos" largamente publicitados por estes dias quer pela TAP, quer pela SATA, verificamos que afinal esses bilhetes se existem ninguém os encontra.

O pior é que de hora a hora, a manipulação de preços foram acontecendo nos sites destas empresas, acontecendo por exemplo, que nos mesmos voos, a certa hora o preço poderia rondar os 226€ e passadas duas horas, já estavam a 190€, como disse sempre nos mesmos voos, nas mesmas datas e as mesmas horas. Depois passada mais uma hora o preço subia novamente para cima dos 400€, fogo!!!...


Da SATA, começou por mostrar preços relativamente baixos e depois alinhou com a TAP na manipulação. Telefonei para pedir esclarecimentos e a resposta foi de que ainda não estavam a praticar as novas tarifas, o que só deveria acontecer para o final do dia, visto não existirem informações sobre este assunto dentro da empresa. Incrível não é!!!...


Entre tanto, liguei para a minha Agência de Viagens, e falei com a vendedora habitual, que já não conseguia dizer nada, tendo em conta que a TAP estava a manipular os preços que as agências tinham acesso, sendo que na pratica eram muito mais caras, a rondar preços superiores a 300€.


Vi pela blogoesfera, que afinal não só eu constatou que este processo começou mal, por culpa não só do Governo da República, que fez uma péssima Lei, mas também do Governo Regional que calou e consentiu, todo este disparate, que pelos vistos vai transformar-se num negocio da "china" para a TAP e a SATA.


Recomendo que leiam também o "post" do Filipe Malheiro, sobre isto e o comentário que o .bp, também deixou por cá no meu anterior "post" sobre este assunto, que julgo são importantes para a compreensão do problema agora colocado com a liberalização dos ceus da Madeira, que pelos vistos estão a dar bronca!...


E será que alguém vai por mão nisto??!...


Quando??!...


Cortar (d)a Direita: 1000 "Posts"!!!!...

Mil "posts", já cá cantam!!!...

Num ano de vida o "Cortar (d)a Direita" (feito no passado dia 20 de Março), conseguiu ser visto por mais de 35.000 pessoas (só desde Junho, mais de 22.000 pessoas).


Muitos comentários também foram feitos e claro este blog faz parte de muitas sugestões de leitura, propostos por outros bloguistas, sendo que tais propostas são feitas em blogs de vários Países e em várias línguas (Inglês, Castelhano e Português).


Podem crer, dá gozo!!!...

As pinturas a óleo mais antigas do mundo estão no Afeganistão

Quem diria!!!...

Segundo também o "Público", numa gruta da região de Bamiyan, no Afeganistão, abriga as pinturas a óleo mais antigas do mundo, anunciou uma equipa de investigadores de várias nacionalidades. Os frescos religiosos representam budas vestidos de vermelho e terão sido pintados a óleo no século VII, técnica que na Europa surgiu apenas a partir dos séculos XII e XIV.


DECO: Alargar crédito bonificado a 50 anos pode penalizar duplamente as famílias

A oportunidade dada pelo Governo de permitir às famílias com crédito à habitação bonificado aumentar o prazo dos empréstimos de 30 para 50 anos pode ser muito desvantajosa para os titulares desses créditos.Quem o diz é a a associação de defesa dos consumidores, Deco/Proteste, depois de analisar a portaria publicada ontem em Diário da República que coloca em vigor as novas regras.

A medida, que à primeira vista traz vantagens para os titulares do crédito, porque permite reduzir a prestação mensal a pagar ao banco, irá, segundo a Deco, aumentar os encargos com juros no final do empréstimo e poderá levar a uma diminuição mais rápida da comparticipação do Estado, encarecendo, assim, a mensalidade a pagar pelos titulares do crédito.


A associação de defesa dos consumidores considera que a portaria não é clara, gerando três interpretações possíveis, sendo uma delas bastante penalizadora para os beneficiários, ao levar a uma diminuição da comparticipação do Estado de forma muito rápida. Mas não é apenas a Deco a ter esta interpretação.


O PUBLICO contactou um grande banco nacional, que interpreta a nova legislação de uma única forma: aquela que a Deco considera mais penalizadora.


É neste cenário que a associação de defesa dos consumidores pede ao Ministério das Finanças uma rápida clarificação do texto, defendendo que, como está, vai ter aplicações distintas por parte das instituições de crédito, e que a clarifique no sentido mais favorável para as famílias.


Caso contrário, adverte a associação, há uma dupla penalização....




Guilherme Silva disse hoje: «ainda é cedo»!...

Segundo o "Diário Digital" hoje, o deputado do PSD-M e vice-presidente da Assembleia da República, Guilherme Silva, disse à agência Lusa ser «ainda cedo» para considerar que uma candidatura de Alberto João Jardim à liderança nacional do partido esteja encerrada.

Acrescentando que: «O dr. Alberto João Jardim disse ao Conselho Nacional que estava disposto a assumir uma candidatura de unidade à liderança do partido, esse cenário, porém, não se desenhou e acabou por retirá-la face à disponibilidade também manifestada por Pedro Santana Lopes».


O deputado à Assembleia da República eleito pelo círculo eleitoral da Madeira referiu ainda que Alberto João Jardim pretendia «com a sua candidatura contribuir para a unidade do partido que teria como credibilidade a sua carreira política de 30 anos de sucesso».


«Para evitar mais divisões - continuou Guilherme Silva - deixou de lado essa sua disponibilidade e manifestou o seu apoio a Pedro Santana Lopes, o que demonstrou elevação da sua parte por não querer perturbar essa pretensão de um colega de partido».


Guilherme Silva faz notar, no entanto, que as eleições directas no partido foram adiadas por mais uma semana e que «ainda é cedo para considerar o assunto encerrado, vamos aguardar os acontecimentos».


«Se o partido tomar consciência que está a fraccionar-se e reflectir que Alberto João Jardim pode ser o elemento aglutinador face aos próximos desafios políticos, o assunto pode não estar encerrado, basta que o partido o queira«, sublinhou.


«As portas não estão ainda fechadas», concluiu.


__________________________________


Pela minha parte vou também fazer um "voto de silêncio" até que todas as candidaturas estejam na "rua". Já formei a minha opinião sobre o assunto e a minha crença!...


Julgo que a fotografia que deixei cá ontem, fala por si e por mim!!!...


Veremos!!!


Por outro lado gostaria de endereçar ao amigo Filipe Malheiro, os parabéns pela sua projecção nacional, através do blog "Ultraperiferias", que até já foi apelidado pela comunicação social de "blog oficial de AJJ"!!!...

Que Pinta!!!...




Bagão esperava mais alterações

O ex-ministro do Trabalho Bagão Félix disse ontem que esperava que o Código do Trabalho tivesse mais alterações, tendo em conta as posições assumidas pelo PS quando a nova legislação laboral foi discutida na Assembleia da República.

"Esperava uma coerência mínima garantida, da parte do PS", disse à Lusa Bagão Félix, lembrando as posições de oposição assumida pelos deputados do PS durante a discussão do código, em particular as de Vieira da Silva, que é agora ministro do Trabalho.


Para o ex-governante, a proposta representa "uma alteração minimalista", pois as grandes questões do código mantêm-se.


quarta-feira, 23 de abril de 2008

AR: Parlamento português aprovou Tratado de Lisboa

O Tratado de Lisboa foi aprovado esta quarta-feira no Parlamento, com os votos favoráveis do PS, PSD e CDS-PP e contra dos restantes partidos, que criticaram a ausência de um referendo e as «perdas de soberania» nacional.

A Foto do Dia!!!...



Gaula vai a votos

Segundo o "Diário Digital", o secretário-geral do PS/M, Jaime Leandro, afirmou hoje que a queda dos órgãos autárquicos da freguesia socialista de Gaula, visa repor a «legalidade».

Refere também que o imbróglio em torno desta freguesia santacruzense terá começado com quezílias entre o presidente da Junta e o presidente da Assembleia de Freguesia, Filipe Sousa (que suspendeu o mandato devido à Lei das Incompatibilidades) e o seu irmão e vice-presidente da Junta, Élvio Sousa.


As quezílias envolveram questões de chaves das instalações, sucessivas declarações à imprensa do presidente da Junta de Freguesia acusando os irmãos Sousa de obstrução e, no final, o seu isolamento político na Assembleia de Freguesia.


terça-feira, 22 de abril de 2008

AJJ deverá ser candidato a liderança do PSD

Começa a desenhar-se o caminho que abrirá a porta a uma candidatura de Alberto João Jardim, a Presidência do PSD nacional.

Parece clara a vontade, parece evidente que esta a angariar os apois necessários e claro com este avançar para Lisboa, tem a oportunidade única de resolver o seu maior problema no PSD-Madeira, por a frente dos destinos desta terra o seu verdadeiro e único "delfim", Cunha e Silva. Abrindo com isso o caminho para a uma sucessão incontestável, para "bem do País, da Madeira" e claro do seu PSD regional!...


Amanhã a noite, julgo teremos a confirmação!...


Veremos!...


PSD (JSD) insiste no subsídio social de mobilidade??!...

Tive conhecimento através do Blog do amigo Filipe Malheiro (Ultraperiferias), que o Grupo Parlamentar do PSD entregaria por estes dias (se já não entregou!), uma proposta da JSD, na ALM, sobre a alteração que estes pretendem sobre o Decreto-lei n.º 66/2008, de 9 de Abril, que regula a atribuição de um subsídio social de mobilidade aos cidadãos beneficiários no âmbito dos serviços aéreos entre o continente e a Região Autónoma da Madeira, incidindo basicamente no apoio aos Estudantes.

Acontece que a JSD ou o PSD, pretendem iludir os Madeirenses!...


Mais uma vez nesta matéria, o PSD e a JSD tem tido uma atitude, contrastante, estranha e desfaçada da atitude do seu Governo Regional, que com o seu silêncio tem mostrado total e inequivoco apoio ao Governo da República.


Digo isto porque, afinal o Grupo Parlamentar do PSD, ao agendar um Projecto de proposta de Lei a enviar à Assembleia da República (que com certeza será aprovado), vê defeitos nesta liberalização promovida pelo Governo da República. Acontece que esta tentativa de alteração do Decreto-Lei, na minha modesta opinião não vai ter eficacia absolutamente nenhuma. Primeiro porque o tempo que vai entre a votação na Madeira e o seu debate na AR, vai ser de certeza muito longo, se não for engavetado na AR, a exemplo de tantos outros diplomas que por lá tem criado "barbas"!!!...


Segundo porque o PSD já vai tarde, o CDS já apresentou uma proposta mais abrangente na Assembleia da República no passado dia 18 de Abril, devendo essa proposta ser agendada brevemente.


Além disto a proposta da JSD é como disse muito curta, feita encima do joelho, apenas discutindo uma das variáveis do problema e mesmo assim sem a profundidade que deveria ter. Não é só os apoios ao Estudantes que esta mal na actual lei. São outras questões que também devem ser acauteladas e este projecto social-democrata não contempla.


Ao contrario desta, a proposta entregue na AR, pelo CDS, prevê alterações não só ao nível dos apoios aos estudantes, mas também que sejam garantidos serviços minimos no caso de greve, um número minimo de frequências diárias também esta previsto, um tecto máximo para o preço do bilhete, impedindo as companhias de praticarem preços proibitivos aos residentes nas épocas de maior movimento aéreo é outro ponto que a proposta democrata-cristã pretende ver consagrada.


Também pretende o CDS, que o Governo acabe com a designação "provisória", na Lei, quando se refere a comparticipação, o que pode levar a desresponsabilização total do Estado a qualquer momento, nesta matéria, com as gravissimas consequências que uma situação destas pode ocasionar.


Para o CDS que esteve desde o inicio a favor da liberalização, esta não pode ser feita de qualquer maneira, pelo que uma liberalização bem feita só pode existir se tiver regras claras e que não ponham em causa aquela que é hoje a única forma de ligação as principais cidades do País, por parte dos cidadãos desta terra e também não pode por em causa a principal actividade economica da Região, que é o Turismo.


Aqui caro Filipe, mais uma vez o CDS levou a dianteira ao PSD!!!...


Sejamos francos!!!...

Concurso de Fotografia




Arquitectura do Vinho

O "Expresso" apresenta por estes dias uma peça jornalística muito interessante, designado de "Arquitectura do Vinho", usando a arquitectura associada ao cuidado com a produção do vinho e o enoturismo que estão a revolucionar as adegas.


Segundo o artigo do "Expresso": «O importante já não é só a qualidade do vinho. A tendência actual, e comum a todos os países com grande produção vitivinícola, vai no sentido de valorizar o produto através de uma arquitectura ao mais alto nível que respeite o enquadramento paisagístico que envolve as adegas e ponha em destaque todos os passos do processo de criação de cada vinho. Ousadia, originalidade e criatividade pautam as obras dos arquitectos que se juntam às exigências da enologia. Desde a escolha do local certo para a construção dos edifícios entre os hectares de vinha que o rodeiam às especificidades da produção - área de recepção das uvas, área de vinificação, sala de barricas, laboratórios, zona de engarrafamento e armazenamento -, até ao ambiente cuidado de zonas sociais como lojas e recepções, restaurantes, bares, áreas de acolhimentos, espaços polivalentes para apresentações e conferências e mesmo locais de lazer.
A estas "regras saudáveis" obedecem em Portugal quatro adegas de excelência: Niepoort, em Armamar, Douro; Quinta do Encontro, na Anadia, Bairrada; Herdade do Rocim, em Cuba, Baixo-Alentejo; e Adega Mayor, em campo Maior, Alto-Alentejo.
Uma adega desarrumada e com um processo de produção tradicional e sem recurso a tecnologias de ponta para controlar com rigor e eficácia toda a produção vitivinícola é uma imagem ultrapassada. As exigências do mercado ditam novas leis que passam pela criação do mais cuidado ambiente de trabalho e por uma estética apurada que cative tanto ou mais público do que a qualidade do vinho produzido. Grandes nomes da arquitectura passaram a assinar projectos singulares para desenvolver verdadeiros monumentos dedicados à arte da enologia. Por todo o país surgem novas adegas que já não conseguem dissociar-se de um modelo de turismo criado a partir do fabrico do vinho. O enoturismo funciona como chamariz para um aprofundar dos conhecimentos sobre os cheiros, cores e sabores do vinho, ao mesmo tempo que se abre a uma cada vez mais procurada forma de lazer. Mesmo assim, é sobretudo em nome da qualidade do vinho que se lhe construem as mais modernas habitações. O útil sempre se juntou ao agradável.»
Recomendo também que passem pelo sítio do "Expresso" na Net e apreciem, o vídeo e as imagem a 360º e acreditem vão gostar!!!....



Um muito mau texto de Miguel Sousa Tavares no Expresso

Vou fazer minhas, as Palavras do Bloguista Miguel Fonseca:



"...E por que razão Sousa Tavares acha que pode decidir da minha portugalidade e eu não posso dizer da dele? Há claramente aí uma mente com ressaibos de colonialismo. E isso eu não aceito. Portanto, ou Tavares muda ou qualquer dia acordo mal disposto a tiro-lhe a pátria. Já está!..."


E ainda há uns "cromos" por lá que dizem que somos todos independentistas!!!


E este tipo de discurso é o que??!...


Xenofobia pura!!!...


Fica aqui o "link" para o artigo de opinião publicado no "Expresso"

Alberto João quer uma nova AD??!...

Ontem numa inauguração na Ribeira Brava, o Presidente do Governo Regional e também líder do PSD-Madeira, surpreendeu tudo e todos!...

Primeiro com um discurso longo e enigmático que para alguns tem "entrelinhas" ainda por decifrar. Ou então ainda acreditam que AJJ, ainda possa ser um possível candidato a liderança do PSD. Veremos!!!...


Segundo, porque tal como o refere o "Jornal da Madeira", Jardim ontem defendeu, a reconstituição da Aliança Democrática em Portugal. A Aliança Democrática, que resultaria da ligação entre o PSD e o CDS-PP (eventuais propostas de quem ainda não atirou a toalha ao chão. Não sei!... Veremos!!).


Jardim entende ser necessário, tendo em conta a conjuntura política «reconstituir a Aliança Democrática, antes que se dê uma balcanização na nossa área do centro e na área da direita, com reformulação partidária destes espaços».


Este discurso, que no meu entender vai atravessar as directas no PSD e vai trazer amargos de boca aos PPD's, sendo que todos os candidatos terão de ser claros, sobre acordos políticos com o CDS, valorizando indirectamente o CDS. O que é sempre muito bom para o CDS, que sem fazer nada, será valorizado.


Valoriza ainda mais, porque já é conhecida a vontade do CDS e do seu Presidente que nas últimas Jornadas Parlamentares, assumiu a vontade de fazer o seu caminho e a do Partido distantes quer do PS e claro do PSD.


O CDS, tem no meu entender muito a ganhar com este distanciamento político do chamado "centro de interesses", protagonizado pelo PS e pelo PSD. O País começa a perceber que por muito que alterne nestes dois Partidos, o País continua sempre na mesma. Começa também a perceber que só é possível avançar se houver uma real mudança, que passa inevitavelmente por virar a esquerda ou então a direita. É neste contexto que aparece o BE, com uma penetração no eleitorado da esquerda muito forte, assumindo nesse polo a ruptura que parece inevitável no sistema.


Por outro lado começa a clarificar-se o caminho do polo a Direita, que deverá passar pelo CDS, que já deu o primeiro passo ao assumir um percurso "solitário", rumo aos interesses dos Portugueses.


Não há naqueles outros Partidos "ditos" a direita ou também do centro (PND, MPT, PA e PL), pelas suas mais recentes colagens ao PS e ao PSD, capacidade de assumir esta vontade dos Portugueses, por estarem ainda muito dependentes do "centro de interesses", que os mantém (veja-se por exemplo o que se passa com o MPT e o PND, na Madeira).


Aqui entra o discurso de Jardim, que não sendo burro percebeu claramente, o que deverá acontecer a meio prazo no País. A clarificação do cenário político dentro do PSD, acelerou ainda mais o inevitável, porque é por demais evidente que a austeridade e a falta de carisma de Manuela Ferreira Leite (que julgo será a futura líder do PSD), não vai galvanizar o eleitorado do Centro e da Direita, deste País, cansado de apertar o cinto, que muito foi associado a esta figura.


Aqui Jardim, sabe que Portas tem vantagens. Sabe que num cenário de disputa eleitoral Paulo Portas vai estar na dianteira, porque para além de ter mais carisma que Manuela Ferreira Leite, é defensor de propostas que o PSD chega tarde para defender.


Isto de dizer "...que Educação; Saúde; Segurança de pessoas e bens; sistema de Justiça; questão dos impostos e a necessidade de mais investimento público sustentável e de mais investimento privado; Combate ao capitalismo selvagem; Emprego e defesa dos Direitos de quem trabalha; recuperação económica da classe média e das classes mais desfavorecidas. devem ser as propostas do PSD..." É chegar tarde e mal!...


A muito que o CDS já defende estas bandeiras e a muito tem-se batido por elas. E o Povo sabe-o!...


Por isso, e pelo que a mim me diz respeito, agradeço a importância dada ao CDS, mas prefiro ir sozinho, do que mal acompanhado!!!...


Para finalizar, acho muita piada as asneiras que alguns andaram por aí a escrever sobre as coligações e a tal AD. Esses que do alto das suas arrogâncias por vezes vomitam ódios estranhos, julgo que por perceberem (se é que percebem), que o futuro incontornavelmente passa por aqueles que eles tanto dizem odiar.


Deveriam sim, era comentar e justificar algumas "uniões de facto" que vão acontecendo na praça, nas suas área políticas, melhor dizendo com os seus Partidos, porque sendo "contra-natura", devem estar a fazer muita confusão nas cabeças de muita boa gente!... Ou será que não??!...


PS-Madeira passa a ter um oitavo deputado na ALM oriundo do PND!!!...

Sinceramente já nada nesta terra deixa-me admirado.

Foi também conhecido ontem que o "amuado" Baltasar Aguiar vai deixar o parlamento regional em protesto pela forma como decorreu a visita do Presidente da República à Madeira.


Parece que o líder regional do PND, estava a espera que Cavaco viesse a Região para atacar o PSD e o Alberto João!!!...


O que todos claramente já sabíamos que não aconteceria.


Mas, lá esta o homem a fazer a sua figura triste mais uma vez!...


Acontece porém é que a saída do Baltasar, já fortemente conotado com a liderança do PS-Madeira, esclarece de vez o rumo que o PND, na Madeira vai seguir. De apoio claro e inequívoco ao Partido Socialista da madeira.


Para tal basta ler ou ouvir as declarações daquele que será o próximo deputado do PND, José Manuel Coelho (ex-PCP) na ALM, que afirmou "...apoiarei incondicionalmente o Dr. João Carlos Gouveia, o líder que a Madeira precisa..."


De facto o PS-Madeira ganha mais um deputado!...


Não sei é se os eleitores que votaram PND estarão muito satisfeitos com isto e se o PND Nacional, também vai apoiar José Sócrates e o PS-Nacional?!...


Aguardo e de certeza não serei o único a reacção do Presidente do PND, Dr. Manuel Monteiro sobre esta colagem do seu Partido ao PS-Madeira.


Agora fica outra duvida por esclarecer!...


Clara que esta a intenção do PS e do PND em juntarem-se, será que o Bloco de Esquerda agora liderado pelo Roberto Almada aceita uma coligação com os radicais e extremistas de direita do PND??!!...


Veremos se para chegar ao poder vale tudo!!!...

Manuela a mulher que se segue!!?...

Parece que afinal a tal candidatura de união, desejada pela grande maioria do PSD, vai aparecer encarnada na Manuela Ferreira Leite.

Embora, desejada a ex-ministra das Finanças, deverá aguardar a vinda a terreiro do candidato da área Menezes / Santana, que segundo alguns poderá ser encarnada pelo próprio Santana Lopes.


Veremos!!!...


De qualquer maneira e caso o PSD confirme a Dra. Manuela, parece-me que não será a adversária a altura de José Sócrates, dentro do PSD. Falta-lhe carisma e de austeridade o País esta farto!!!...


Este será um assunto a acompanhar, com alguma atenção!...


Afinal não querem o AJJ??!...

Já todos nós e o próprio (AJJ) percebemos que no PSD Nacional, ninguém de peso, que não seja Madeirense, quer o Alberto João no Continente, a bater-se contra Sócrates. Porque será??!...

Afinal aquele que é elogiado quer por seus pares e até por importantes figuras do PS-Nacional, não é o escolhido para disputar eleições com José Sócrates.??!...

Afinal o melhor político, deste País, é rejeitado pelo seu próprio Partido!!?...

Quem diria!!!...

Parece-me que afinal, ninguém vê no homem essas virtudes que lhe apontam!!!...

Portanto AJJ, continuará a ser um político para consumo regional, e nada mais!!!...

Poupem-nós de hipocrisias!...

Ainda a Visita do Presidente da República

Concluída a visita do Presidente da República a Região, gostaria de fazer uma espécie de balanço destes dias em que o Prof. Cavaco Silva passou entre nós.

Em primeiro lugar, salientar que o Presidente logo ao inicio de uma forma clara rebateu qualquer duvida que ainda alguns tentariam explorar, quando claramente o Presidente disse estar na Madeira, não como estrangeiro, mas sim como o mais alto dignatário do País, do qual a Madeira faz parte, o que para mim foi muito importante e se calhar o único ponto positivo desta visita.


De facto tudo o resto, foi pobre. O programa, as visitas, os contactos, foram muito escassos, para que alguém possa fazer uma ideia realista do que se passa nesta terra.


Aqui julgo que o Prof. Cavaco esteve mal, deixou que AJJ e o PSD, o levassem a onde queriam, mostrando uma pequena parte da realidade da Região. Faltou impor a sua agenda, a agenda que todos os Portugueses da Madeira, queriam que ele tivesse, e não a agenda do PSD.


Eu compreendo que o Prof. Cavaco, nunca viria a Madeira, para enfrentar Jardim e muito menos o seu PSD, eu sei!.... Mas acho que se queria fazer uma visita virtual, deveria então ter ido direitinho ao Parque Temático de Santana, que lá no simulador via tudo o que o PSD, lhe mostrou numa semana, poupando recursos e tempo, que nos dias de hoje são muito importantes!....


Faltou a Cavaco, sentir o pulsar da nova Cidade do Funchal, que se encontra passados 500 anos nas zonal altas!...


Faltou a Cavaco, visitar localidades como o Curral das Freiras, que pede há anos uma esquadra da PSP, da responsabilidade do Estado!...


Faltou a Cavaco, visitar o Tribunal de Santa Cruz, de São Vicente e o da Ponta de Sol (que ele próprio inaugurou quando era Primeiro Ministro), para ver como o Estado virou a cara as suas responsabilidades nesta terra. Como se a Autonomia, fosse por si só razão suficiente para o Estado esquecer que cá há uma soberania e responsabilidades que deveria ter mantido e não as manteve.


Faltou a Cavaco, ver as obras inúteis e o desperdiço que por esta região abundam!...


Espero que na próxima visita, ele faça uma verdadeira visita e não uma visita de Turista, de encomenda e de promoção ao seu PSD!!!... Já viu o lado turístico da Ilha, agora falta ver o lado verdadeiro e real da Região!...


sexta-feira, 18 de abril de 2008

Roberto Almada será o próximo Líder Regional do BE

Segundo o "Jornal da Madeira" de hoje, Roberto Almada (do Blog "Esquerda Revolucionaria", fechado para "obras"), encabeça a lista candidata à nova comissão coordenadora regional do Bloco de Esquerda. Roberto Almada sucederá assim a Paulo Martins já na próxima convenção regional do partido que terá lugar no próximo dia 27 de Abril.

De facto já aqui, a quando do fecho do Blog "Esquerda Revolucionaria", tinha chamado a atenção para esta possibilidade, que como podemos agora verificar, concretizou-se.


É um facto a registar, tendo em conta que com este sinal o Bloco de Esquerda na RAM, renova os seus principais dirigentes, mostrando vitalidade, o que em democracia é sempre muito positivo.


Pela minha parte, desejo ao Roberto Almada, sucesso nesta nova etapa da sua vida, na certeza de que por cá terá ao nível político o combate político de sempre!...


Por outro lado devo confessar que fico com pena, por um lado, porque com esta ascensão do Roberto Almada, no BE, o "Esquerda Revolucionaria" ficará pelos vistos fechado.




Afinal não sou o único a querer "despachar" AJJ!...

Pelos vistos afinal não serei o único na Madeira a querer "despachar" de vez o Alberto João Jardim, para o Continente!...

O próprio Miguel Abuquerque já não quer esperar até 2011 e já "empurrou" o homem para ser devorado pelas feras!....


Mas temos de admitir que o Albuquerque fez a coisa com "jeitinho", reparem:


"...Instado a comentar se «alguém é capaz de salvar este PSD», Miguel Albuquerque aponta que «o Dr. Alberto João Jardim seria neste momento, de facto, um grande líder do PSD e teria todas as condições para fazer oposição incisiva a este governo»...."


E a vaga de fundo cresce!!!...


Alberto João para o Continente já!!!...


Fonte: "SOL"

A Frase da Semana

“Reconheço que não consegui vencer estas contrariedades [críticas internas no partido] e assumo a inteira responsabilidade. Para mim chega, basta. Está na altura de os críticos demonstrarem que são carismáticos e mobilizadores.”

Luís Filipe Menezes

PPD / PSD III

Vou ser o primeiro a promover por cá uma "vaga de fundo", para "empurrar" o Alberto João, para o Continente aproveitando este momento único que ele tem para ser "jogado" duma vez por todas para o Continente que ele tanto ama!!!...

É a oportunidade única que ele terá de directamente enfrentar o José Sócrates, como candidato a Primeiro Ministro!!!...


Força Alberto!!!..


A oposição esta contigo!!!...


Vai!!!...


Mas vai de preza!!!...


(Não sei é se o seu PPD / PSD o quer!!!...)



PPD / PSD II

Com estas confusões sistemáticas no PPD / PSD, pergunto mais uma vez o que diferencia este Partido que também na oposição tem comportamentos semelhantes ao PS-M, Partido que também na oposição na Madeira tem problemas semelhantes??!...
Nenhuma diferença!!!...

Mais uma vez fica aqui comprovado que estes dois Partidos cá e lá são farinha do mesmo saco!...


Tudo o resto é como se acostuma dizer "tretas"!!!...

PPD / PSD I

O ainda Presidente do PSD, Luís Filipe Menezes, anunciou ontem, em conferência de imprensa que vai pedir a convocação de eleições directas para a liderança do partido a 24 de Maio.

Isto aconteceu depois de Aguiar Branco, ex-ministro da Justiça e deputado do Partido em revelação feita numa entrevista à revista “Visão”, arrasa a actual direcção e diz que o PSD corre o risco de “definhar”.


Perfilam-se para a disputa interna o próprio Aguiar Branco, Pedro Passos Coelho e como foi hoje já ventilado no Público, a Manuela Ferreira Leite numa candidatura de suposta união do PSD.


Veremos!!!....



"Está mal!!!---"

Numa leitura atenta ao Decreto-Lei n.º 66/2008, de 9 de Abril, que regula a atribuição de um subsídio social de mobilidade aos cidadãos residentes e estudantes, no âmbito dos serviços aéreos entre o continente e a Região Autónoma da Madeira, que mais uma vez este Governo Socialista do Eng. Sócrates é incoerente e mentiroso.

Quem já não ouviu por responsáveis deste Governo afirmar que o grande problema do nosso País é a falta de qualificações profissionais dos Portugueses?!!... Quem?...


Quem já não ouviu da boca do Primeiro Ministro que tudo faria para promover a formação e valorização profissional ao longo da vida?!... Quem?...


E afinal, onde vemos aplicação prática disto?!...


É na entrega de computadores a professores e a meia dúzia de estudantes do secundário?!!...


Se calhar é isto?!!!...


Mas, quando toca apoiar decisivamente a estudantes universitários mais "velhos" acima dos 26 anos, que por falta de cursos nas suas terras tem de deslocar-se como é??!...


Nada, nem o subsídio as passagens se tem direito!...


Mais uma vez "está mal!!!...


Para os mais curiosos fica aqui um "link" ao Decreto Lei.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Diga??!...

O Presidente da República, «amante da jardinagem», recebeu hoje sementes da floresta de «Laurissilva» para plantar no Algarve, e «prometeu» regressar à Madeira no próximo mandato de Jardim, apesar deste já ter garantido que não se recandidatará.

«No seu próximo mandato virei aqui dar conta da plantação que irei fazer com as sementes que levo daqui de Laurissilva», disse Cavaco Silva, sorridente, a Alberto João Jardim, ao que este replicou: «Mas vai haver outro mandato? Onde?».




Esta conversa vai dar dor de cabeça a alguns!!!...


Não acham??!...

Quem casa?

O poder vem ensaiando a medo um ataque à Igreja. «Para sustentar a tese da 'secularização', o PS avança com números: em 1960, 90,7% dos casamentos em Portugal eram católicos. Em 1981, baixaram para 74,6% e para 52% em 2006 (Expresso, 12 de Abril). A coisa até é mais dramática que isso: no ano 2000 os casamentos católicos eram 64,8% e desde então caíram para os referidos 52,1%. A descida tornou-se derrocada. Como explicar que a Igreja perca um quinto da sua influência em seis anos?
Poucas coisas são mais perigosas que números nas mãos de quem não os entende. O que está a acontecer nos casamentos tem pouco a ver com a Igreja. Na última década entraram em Portugal quase meio milhão de imigrantes. A maior parte deles são jovens e em idade de casar. Como os portugueses deixaram-se disso, o que acontece simplesmente é que uma percentagem crescente (ninguém sabe qual) de casamentos são de estrangeiros que, embora religiosos, não são católicos.
Este ano o INE procurou incluir esse elemento. Mas como, de 2000 a 2006, só conseguiu detectar 12 casamentos religiosos não-católicos, a estimativa está longe de ser segura. A verdade é que nas comunidades estrangeiras, cabo-verdianas, ucranianas, chinesas, etc, as pessoas casam sem ligar ao Estado e ao INE.
Assim, os números citados não mostram uma secularização. Mostram uma derrocada da família portuguesa. Isso é um problema estrutural gravíssimo, que devia merecer a atenção do Governo. Este toma medidas: facilita o divórcio! Poucas coisas são mais perigosas que o poder nas mãos de quem não o entende.

João César das Neves - Destak, 08-04-17

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Quercus: Arquitectura Sustentável



Interessante não é!?...

Nova Lei do Divórcio aprovada hoje

Devo confessar que no meio de algumas trapalhadas apontadas e bem pelo deputado Nuno Melo (CDS), a Lei hoje aprovada tem alguns pontos positivos, tendo em conta a realidade social do nosso País.

A questão da violência doméstica, foi acautelada e permite agora que as vitimas possam de facto rapidamente separar-se do seu/sua agressor/ra. Outro ponto positivo é a lei prever que o cônjuge "que contribui manifestamente mais do que era devido para os encargos da vida familiar adquire um crédito de compensação que deve ser respeitado no momento da partilha". E um terceiro aspecto positivo é a obrigação dos pais separados a assumirem verdadeiramente as suas responsabilidades perante os filhos, nomeadamente nas pensões de sobrevivência, caso contrario serão considerados criminosos.


O pontos mais negativo e que só por isso deveria merecer ser revista e votada posteriormente, é aquele que tal como disse no inicio foi levantada pelo deputado Nuno Melo.


O deputado frisou que o diploma propõe que "os pedidos de reparação de danos serão, em qualquer caso, julgados nos temos gerais da responsabilidade civil, nas acções próprias".


"E nelas, como é evidente, todo o conceito de culpa será invocado, eventualmente demonstrado, e judicialmente considerado, com todos os inconvenientes que os proponentes dizem querer afastar".


Todos percebemos que estas questões resultam da presa eleitoralista do PS, que a reboque do Bloco de Esquerda quis seguir os passos do vizinho PSOE, na Espanha, só que vão ver que estas situações hoje levantadas, farão com que a Lei hoje aprovada seja revista em breve.


É o que dá ir a reboque do BE!...
Mais pormenores da discussão poderão ser lidas nesta peça do "Público".


Revisão da lei autárquica chumbada

Devo dizer que fiquei muito satisfeito por saber que na Assembleia da República a tal nova Proposta de Lei Autárquica foi chumbada.

Chumbada conforme se sabe, porque o PSD rompeu o acordo que tinha com o PS e que para além de tentar esvaziar de poderes os Presidentes de Junta de Freguesia, pretendia acima de tudo varrer das Autarquias os Partidos mais pequenos.


Assim sendo ainda bem que o acordo rompeu-se!!!...


Ganham as Autarquias, Ganha a Democracia e Ganha claro o Povo!!!...


Fica aqui também a notícia do Diário Digital, elucidativa do debate de hoje.


"O diploma conjunto do PS e do PSD de revisão da lei eleitoral autárquica foi hoje chumbado no Parlamento em votação final global com os votos contra dos sociais-democratas, CDS-PP, PCP, BE e PEV.
Apenas o PS votou a favor do projecto de lei eleitoral autárquica que apresentou e aprovou na generalidade com o PSD em Janeiro, também na altura com os votos contra da restante oposição. O deputado socialista Manuel Alegre absteve-se.
As leis eleitorais só podem ser revistas com o voto de dois terços dos deputados, o que com a actual composição do Parlamento implica um acordo entre o PS e o PSD ou entre o PS e todos os outros partidos.
O projecto de lei do PS e do PSD tinha entrada em vigor prevista para as autárquicas de 2009 e assegurava à força política mais votada em cada autarquia a maioria absoluta dos membros do executivo, independentemente do resultado eleitoral."

Cavaco em Câmara de Lobos

Sinceramente, se não fosse a boa conversa que gerou-se entre os que esperaram o Presidente da República que atrasou-se cerca de uma hora, esta visita a Câmara de Lobos seria mais uma tremenda seca.

Digo isto, porque a visita foi curta, diria até que demasiado curta e confinou-se ao Largo da Autonomia (antigo Largo da República) e a Câmara Municipal.


O Presidente vem que tentou fugir um pouco a esse protocolo absurdo, indo ao encontro das pessoas aí presentes, mas só algumas é que conseguiram o tal contacto.


Se isso é conhecer a realidade dum Concelho, vou aí e já volto!!!...


Os Autarcas que também foram convidados, como foi o meu caso, ficaram uma hora a espera em frente da Câmara, para depois ver o homem, passar de um lado para o outro e pouco mais!...


Nem sequer nós convidaram entrar na Autarquia, quando o Presidente recebeu as "Chaves" do Município. Pelo que sinceramente não sei que raio lá fui fazer!!!...


Triste visita!!!...