Ontem numa inauguração na Ribeira Brava, o Presidente do Governo Regional e também líder do PSD-Madeira, surpreendeu tudo e todos!...
Primeiro com um discurso longo e enigmático que para alguns tem "entrelinhas" ainda por decifrar. Ou então ainda acreditam que AJJ, ainda possa ser um possível candidato a liderança do PSD. Veremos!!!...
Segundo, porque tal como o refere o "Jornal da Madeira", Jardim ontem defendeu, a reconstituição da Aliança Democrática em Portugal. A Aliança Democrática, que resultaria da ligação entre o PSD e o CDS-PP (eventuais propostas de quem ainda não atirou a toalha ao chão. Não sei!... Veremos!!).
Jardim entende ser necessário, tendo em conta a conjuntura política «reconstituir a Aliança Democrática, antes que se dê uma balcanização na nossa área do centro e na área da direita, com reformulação partidária destes espaços».
Este discurso, que no meu entender vai atravessar as directas no PSD e vai trazer amargos de boca aos PPD's, sendo que todos os candidatos terão de ser claros, sobre acordos políticos com o CDS, valorizando indirectamente o CDS. O que é sempre muito bom para o CDS, que sem fazer nada, será valorizado.
Valoriza ainda mais, porque já é conhecida a vontade do CDS e do seu Presidente que nas últimas Jornadas Parlamentares, assumiu a vontade de fazer o seu caminho e a do Partido distantes quer do PS e claro do PSD.
O CDS, tem no meu entender muito a ganhar com este distanciamento político do chamado "centro de interesses", protagonizado pelo PS e pelo PSD. O País começa a perceber que por muito que alterne nestes dois Partidos, o País continua sempre na mesma. Começa também a perceber que só é possível avançar se houver uma real mudança, que passa inevitavelmente por virar a esquerda ou então a direita. É neste contexto que aparece o BE, com uma penetração no eleitorado da esquerda muito forte, assumindo nesse polo a ruptura que parece inevitável no sistema.
Por outro lado começa a clarificar-se o caminho do polo a Direita, que deverá passar pelo CDS, que já deu o primeiro passo ao assumir um percurso "solitário", rumo aos interesses dos Portugueses.
Não há naqueles outros Partidos "ditos" a direita ou também do centro (PND, MPT, PA e PL), pelas suas mais recentes colagens ao PS e ao PSD, capacidade de assumir esta vontade dos Portugueses, por estarem ainda muito dependentes do "centro de interesses", que os mantém (veja-se por exemplo o que se passa com o MPT e o PND, na Madeira).
Aqui entra o discurso de Jardim, que não sendo burro percebeu claramente, o que deverá acontecer a meio prazo no País. A clarificação do cenário político dentro do PSD, acelerou ainda mais o inevitável, porque é por demais evidente que a austeridade e a falta de carisma de Manuela Ferreira Leite (que julgo será a futura líder do PSD), não vai galvanizar o eleitorado do Centro e da Direita, deste País, cansado de apertar o cinto, que muito foi associado a esta figura.
Aqui Jardim, sabe que Portas tem vantagens. Sabe que num cenário de disputa eleitoral Paulo Portas vai estar na dianteira, porque para além de ter mais carisma que Manuela Ferreira Leite, é defensor de propostas que o PSD chega tarde para defender.
Isto de dizer "...que Educação; Saúde; Segurança de pessoas e bens; sistema de Justiça; questão dos impostos e a necessidade de mais investimento público sustentável e de mais investimento privado; Combate ao capitalismo selvagem; Emprego e defesa dos Direitos de quem trabalha; recuperação económica da classe média e das classes mais desfavorecidas. devem ser as propostas do PSD..." É chegar tarde e mal!...
A muito que o CDS já defende estas bandeiras e a muito tem-se batido por elas. E o Povo sabe-o!...
Por isso, e pelo que a mim me diz respeito, agradeço a importância dada ao CDS, mas prefiro ir sozinho, do que mal acompanhado!!!...
Para finalizar, acho muita piada as asneiras que alguns andaram por aí a escrever sobre as coligações e a tal AD. Esses que do alto das suas arrogâncias por vezes vomitam ódios estranhos, julgo que por perceberem (se é que percebem), que o futuro incontornavelmente passa por aqueles que eles tanto dizem odiar.
Deveriam sim, era comentar e justificar algumas "uniões de facto" que vão acontecendo na praça, nas suas área políticas, melhor dizendo com os seus Partidos, porque sendo "contra-natura", devem estar a fazer muita confusão nas cabeças de muita boa gente!... Ou será que não??!...
6 comentários:
A sua leitura é correcta e falta um líder carismatico ao PSD, não sei se a Manuela terá esse perfil... Só o tempo derá. Todavia uma coisa é certa o CDS não anda lá muito bem e para tirar (pelo menos) a maioria absoluta do PS seria importante a AD!
Ao baby,
AD nem pensar!...
Esquece isso, não vai acontecer!...
Ao contrario do que possa parecer, vais ver se a MFL, ganhar, como Portas e o CDS , vão subir nas sondagens, vais ver!
A campanha ainda não começou!...
Cumprimentos
RR
Ao que parece a ala do "Sá Carneiro" quer que o Menezes se recandidate, se não o Santana Lopes e se nenhum deles quiser irão forçar o Alberto João a entrar nesta luta...
Ao Baby,
Começo a acreditar que AJJ será candidato já amanhã.
RR
O problema é que Ferreira Leite está a receber o apoio do "militantes mais famosos", se for a Ferreira Leite, o Abrupto cala-se de vez...
Ao baby,
Repara bem!
Acompanhas-te o discurso de ontem de AJJ?
Hoje já repara-te no silêncio, perante o anuncio de MFL? Só fala depois do CN do PSD.
Falta como deves ter reparado que a ala Menezes / Santana apresente um candidato, certo?
Menezes dificilmente será, Santana poucas possibilidades, pelo que a pressão será feita sobre AJJ, que não é Cavaquista.
Não esquecer que Menezes e Santana controlam parte importante das estruturas do Partido (como JR na Madeira!)
Não esquecer também que AJJ, pode não agradar ao barões, mas se calhar agrada as bases do PSD, que olham para ele como o um vencedor, que tem obra.
Por isso se somar-mos estas variaveis todas, a soma da "Candidatura"!...
Sem esquecer que o LFM, também da a entender no seu blog que AJJ, ainda não deitou a toalha!...
RR
Enviar um comentário