quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Para Todos Um Bom e Feliz 2009!...


Açores/Estatuto: CDS diz «não há quebra lealdade entre órgãos»

«O entendimento do CDS é de que não há aqui qualquer quebra de lealdade entre órgãos de soberania», declarou à agência Lusa o dirigente do CDS-PP Filipe Lobo d'Ávila.

Filipe Lobo d'Ávila não subscreveu a opinião crítica do Presidente da República quanto à Assembleia da República e defendeu que «este processo longo tem demonstrado que os órgãos de soberania têm actuado no âmbito das suas competências».


«As instituições funcionaram. E funcionarão, se for caso disso, no futuro«, acrescentou o membro da Comissão Política do CDS-PP, assinalando que as »questões importantes« colocadas pelo Presidente da República »já poderiam ter sido suscitadas e apreciadas pelo Tribunal Constitucional e podem sempre vir a ser em sede de apreciação sucessiva«.


»Se o Tribunal Constitucional considerar que estas considerações são fundadas, a Assembleia da República terá que corrigir o diploma«, salientou o dirigente do CDS-PP. Filipe Lobo d'Ávila reclamou por parte do CDS-PP uma posição de »coerência« durante o processo de revisão do Estatuto dos Açores, frisando que o partido »não mudou de posição« e votou sempre favoravelmente.


Apesar disso, lembrou que em sede de especialidade »o CDS acompanhou a posição do PSD« no que respeita à alteração do artigo 114º, que estabelece as entidades a ouvir pelo Presidente da República em caso de dissolução da Assembleia Legislativa dos Açores -- alteração rejeitada pelo PS.


«Um pequeno esclarecimento à notícia “CDS-PP aplaude Baeta”»

Chegou-me um e-mail a solicitar a publicação do seguinte esclarecimento tendo em conta o "post" que publiquei na passada semana, denominado "O CDS/PP na Calheta meteu água?!... Não me estranha!...". Fica aqui o esclarecimento, que embora venha assinado pelo meu amigo e companheiro de Partido, Gabriel Neto, não me foi endereçado pelo próprio, o que considero estranho!...

«O Diário de noticias publicou, uma noticia em que o seu conteúdo mostra não a realidade de todos os factos que ocorreram na ultima assembleia municipal, mas parte e a opinião do jornalista. Ora vejam:


1º - Um deputado municipal do CDS/PP, pediu ao presidente da assembleia e a todos os deputados municipais um aplauso para todos quantos durante as sessões da assembleia municipal participaram ordeiramente sem “confusões e pancadaria” e não um aplauso ao presidente da Câmara.


2º - Na notícia também é referido que no CDS/PP há indisciplina partidária, eu diria liberdade de voto.


3º - No período da ordem do dia e após uma explicação por parte de Manuel Baeta do orçamento e plano para 2009 o presidente da Assembleia iria colocar os referidos documentos à votação sem abrir um período de discussão. Um deputado do CDS/PP chamou a atenção para a ilegalidade dos factos e inscreveu-se para colocar algumas questões ao presidente da câmara e também referir que a um ano de eleições autárquicas o PSD não ia realizar as promessas que fizera ao eleitorado em 2005.


Sobre está intervenção que escreveu o jornalista?


Que neste Natal, o menino, que hoje nasceu ilumine os nossos corações e faça com que o 2009 traga uma feliz noticia: Governo abandona projecto do teleférico no Rabaçal.


Um feliz 2009 a todos.»


Gabriel B. Neto
(Deputado Municipal do CDS/PP)

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Estatuto Político Administrativo dos Açores: Os Vencedores e os Perdedores

De facto com o discurso de ontem do Presidente da República, este deixou clara a sua postura não só perante as jogadas políticas existentes entre São Bento e Belém, mas também deixou clara a sua posição sobre as Autonomias e o relacionamento destas para com o Estado ou melhor dizendo a subjugação que certos sectores do Estado ainda teimam em querer para com as Autonomias, e que são representadas claramente pelo Prof. Cavaco Silva.

Para mim e ao contrario do que outros julgam, não esta, nem nunca esteve em causa a qualidade da democracia. Nada de palpável, nada que coloca-se em causa a unidade nacional foi colocada em causa com a promulgação feita ontem contra a vontade do Presidente da República. E ao contrario do que alguns acham, penso que mais do que certos interesses partidários, houve sim de facto pressão de certos sectores centralistas nas mais altas esferas do poder (esses sim!), que tentaram de facto sobreporem aos mais altos interesses do País, visões caducas e de secundarização em mais uma tentativa de subjugação dos Povos Insulares dos Açores e da Madeira, colocando em causa o papel fundamental que hoje as Autonomias tem para o desenvolvimento uniforme de TODO o País.


Os vencedores neste processo foram de facto os Açorianos em primeiro lugar, que viram a sua vontade que através dos Partidos Políticos representados na ALAç, souberam por unanimidade mostrar a uma maioria confortável na AR, como através da sua Autonomia é possível continuar fazer crescer Portugal no Atlântico, num momento único em que as diversas diferenças naturais que os diversos Partidos Políticos tem, foram colocadas de lado, colocando-se a frente os superiores interesses do Povo que os elegeu.


Venceram também todos os Partidos Políticos que na AR, souberam interpretar esta vontade clara dos Açorianos e que colocaram também acima de tudo e de todos esses interesses, que no fim de contas é também o interesse da maioria dos Portugueses, que querem todas as parcelas do seu território crescerem sustentadamente, na óptica de que o crescimento dos territórios insulares também contribuem para o crescimento do restante País.


Perderam não só os centralistas encabeçados pelo Presidente Cavaco Silva, mas também aqueles que fazem o jogo duplo, porque desta vez foram apanhados na sua teia de interesses, tendo em conta que os seus discursos autonomistas, não tiveram reflexos práticos na votação na AR. Refiro-me aos deputados do PSD-M, que com a sua abstenção pretenderam colocar acima de tudo a intenção de não provocarem os centralistas encabeçados como já referi pelo prof. Cavaco Silva, numa tentativa de condicionar sua posição para a futura discussão do Estatuto Político-Administrativo da Madeira, que se prevê seja em breve, tendo em conta que se prevê também esta seja uma proposta unilateral do PSD-M, na ALM e que só conte com um apoio reduzido no Parlamento Nacional. Provando-se com isto que afinal o PSD-M, prefere alianças com centralistas do que com o seu Povo (representado não só pelo seu Partido, mas também pelas restantes forças partidárias com representação parlamentar na ALM), porque isso é o que lhes permite perpetuar-se no poder, como até agora. É contra esta visão da Autonomia que o Presidente da República deveria insurgir-se, mas como poderemos ver num futuro próximo, nada dirá e nada fará. Pois serve ao PSD-M e serve ao Centralismo que os sociais-democratas dizem combater!...


Perdemos também nós Madeirenses, na medida em que os nossos representantes na AR, não estiveram na sua totalidade com este Estatuto, nem com os Açorianos, numa solidariedade fundamental e necessária ao desenvolvimento das Autonomias Regionais, tendo em conta o futuro, o que é uma pena!...



quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Feliz Natal!...


José Manuel Coelho candidato do PND as Eleições Autarquicas por Câmara de Lobos

Confesso que para mim é uma surpresa esta notícia. Porém estranha-me esta candidatura, tendo em conta que este Partido teria candidatos naturais neste Concelho, mas decide importar um que desconhece a realidade local.

As motivações, até para os mais distraídos parecem evidentes e resultam duma conjugação de esforços entre o PS e o PND, para retirar votos ao MPT de João Isidoro, que como se sabe é o outro candidato já conhecido neste Concelho.


As razões e motivações de facto são claras. Para o PS, pelo que sei, esta a ser muito difícil digerir os estragos ocasionados pelo MPT e formar uma lista credível e mobilizadora em Cª Lobos, tendo em conta a grande saída de militantes deste Concelho para o dito Partido, o que tem sido uma tremenda dor de cabeça, sendo que não podendo apresentar-se na melhor força para enfrentar João Isidoro, que facilmente conseguiria cativar parte substancial do eleitorado socialista, o PS, força o seu Partido satélite o PND, apresentar um candidato que como se sabe tem vindo a por em causa este candidato já conhecido do MPT e daí aparecer o José Manuel Coelho!...


De qualquer forma acho, que o PND e o PS por várias razões que agora não interessam apresentar, não conseguirão atingir os seus objectivos (em breve falarei disso).


Pelos vistos Câmara de Lobos será o centro da demagogia nas Autarquicas de 2009, visto que para além da já habitual parodia e folclore comunista, liderada pelo Quintino Costa, deverá juntar-se a estes, a palhaçada e a mentira já conhecida do PND e do seu também comunista e militante José Manuel Coelho. Triste coisa!!!...


Lamentavelmente, conjugam-se novamente factores que farão com que o PSD, dê um novo "passeio" eleitoral neste Concelho, culpa novamente da Oposição no geral, mas em especial do PS, que para além de nada ter feito nos órgãos autárquicos onde esta ainda representado, também não candidatará ninguém conhecido que eleve a discussão política, como seria desejável.


Veremos o que farão os restante Partidos!...

CDS/PP na Calheta meteu água?!... Não me estranha!..

Quem leu a notícia de ontem do DN-Madeira, sobre os últimos acontecimentos da Assembleia Municipal da Calheta, deverá ter achado, que a oposição por aquelas bandas não anda bem e pelos vistos é de acreditar que é mesmo verdade!...

Eu, acho sinceramente que este é um sinal claro de que para o ano, em eleições autárquicas o CDS poderá ter resultados como nunca antes obteve na Madeira, inclusive no seu principal bastião autárquico, a Calheta. Previsivelmente os resultados serão em regra geral desastrosos, tendo em conta que continua-se teimosamente a não descentralizar a iniciativa política em estruturas eleitas nos diversos Concelhos, com medo sabe-se lá do que?!... A muito que o Partido não tem estruturas concelhias eleitas na Região (a excepção de P. Sol), não respeitando-se os estatutos vigentes. O pior é que nem se promove a tão desejada revisão estatutária (já estudada e que esta pronta a mais de um ano), que abriria caminho a implantação que o Partido bem precisa na RAM, para motivar os militantes e que lhe permitiria também uma melhor preparação para os embates eleitorais, como aqueles que irão acontecer para o ano, nomeadamente as Eleições Autárquicas. O que é uma pena, tendo em conta na minha opinião, o grande potencial de crescimento que o CDS teria.


É pena!...




domingo, 21 de dezembro de 2008

"Política e Arquitectura"

É comum associar a arquitectura a um acto de posicionamento político. Trata-se de uma associação tão conceptualmente intrínseca às duas actividades como o é, na cultura ocidental, a política em relação a vida na Polis. Unanimente indissociáveis, a arquitectura e a acção política foram conhecendo estados de relação de intensidade variável. Hoje em Portugal, talvez pela primeira vez desde a Revolução de Abril, esta associação é discutida de um modo de transcende em muito a escolha ou eleição partidária: aspira a um outro grau de compromisso os temas da vida pública e a sua extensão à Cidade e ao Território.

Não deixa de ser um paradoxo que, quando a arquitectura, a arte e outras disciplinas do pensamento contemporâneo se orientam para um desejo político de operatividade real, os cidadãos se coibam de expressar através do voto o seu desejo para a eleição dos elementos de governação. A intensidade do pensamento político, associado a uma consciência da necessidade de transformação, coincide com a demonstração de um desinteresse dos cidadãos nas eleições livres dos sistemas democráticos. A abstenção aumenta exponencialmente, mas em simultâneo os temas da vida quotidiana e da cidadania ganham progressivamente expressão global.


Alguns destes temas em torno da cidadania são directamente monitorizados pela arquitectura. Mesmo os que encontram grande resistência face a uma sedimentação das opiniões e das posturas resultantes da manipulação da informação. Sabemos pela experiência do passado recente que muitos destes temas, tratados pela arquitectura, se transformarão em evidencias num futuro próximo...


José Adrião + Ricardo Carvalho
Editorial da Revista "Jornal de Arquitectura" (JA) 232 - Política
Julho - Setembro de 2008

Polêmica a "embrulhar" Obama

Também por estes dias tem aparecido uma série de notícias que põe em causa o recém eleito Presidente dos EUA, Barack Obama.

Refiro-me ao escândalo em que governador (também democrata) de Illinois, Rod Blagojevich, é acusado de tentar vender a cadeira que pertencia ao presidente eleito, Barack Obama, no Senado. Sendo que aponta-se para ligações directas no gabinete de Obama, a este escândalo.

Assim começa mal o "reinado" daquele que é considerado como o "messias" americano que mudaria o mundo!!!...

Veremos o que isto vai dar!...




Esta claro o verdadeiro Líder do PS-M é Vítor Freitas

Quem minimamente acompanhou o debate Parlamentar em torno do Orçamento da Região para 2009, reparou num facto que já não é dissimulável. Refiro-me a questão da liderança deste Partido, que pelos vistos agora já não deixam margens para duvida.

Digam o que quiserem, mas ficou demonstrado neste debate, quem verdadeiramente manda no PS-M e este não é o Dr. João Carlos Gouveia, aquém agora incumbiram a missão de "evangelizar" os Madeirenses em tascas e mercearias da Ilha!...


O líder é de facto Vítor Freitas, que em abono a verdade foi o único que enfrentou de frente o inimigo social-democrata, nessa bancada!...


Reparem que não é só a questão das intervenções de fundo, na defesa do pensamento político socialista na ALM, trata-se também de ver como é Vítor Freitas o homem a quem muitos outros deputados rosa (salvo pontuais excepções), prestam vassalagem e a quem se colam quando querem aparecer em público quando defendem ideias e convicções!... E mesmo fora da ALM, veja-se o discurso no Jantar de Natal deste Partido (que segundo alguns socialistas presentes) foi o mais aplaudido!...


De qualquer forma mais tarde ou mais cedo Vítor deverá formalmente assumir o cargo!...


Só esta a espera tal como Jaime Filipe Ramos do PSD-M, ter a idade mínima, para ser aceite como "sénior" pelos seus pares e claro esta também a espera que no PSD-M a liderança também mude!!!...



"O Contraponto": «O Coelho e os seus 30 euros para os idosos»

Ontem na leitura habitual que faço a blogoesfera regional, dei com um "post" do Bloguista Rui Caetano, que dava os parabéns ao PND-M e ao seu actual deputado pela iniciativa de dar 30 euros a alguns idosos da Região. A esse "post", fiz um comentário já publicado que criticava esta postura, tendo em conta que como já referi também num "post" feito também ontem no meu blog, tal comportamento do PND-M é altamente censurável e que deveria ser alvo de repúdio por todos aqueles que em democracia consideram tais iniciativas uma aversão daquilo que deveria ser a política e a ética que a envolve.

Julgo que na sequência disto, hoje o Coordenador Autárquico do PS-M, Rui Caetano escreve outro "post" no seu blog em jeito de resposta a esta minha posição (e não só minha, basta ver outros posts pela blogoesfera fora) sobre o assunto, justificando mais uma vez a sua posição chamando a atenção para aquela que tem sido a pratica do PSD-M ao longo de mais de 30 anos, em que perto de eleições, fartam-se de dar telhas, blocos areia, cimento, cabazes de Natal, passeios a idosos, viagens ao Porto Santo, etc, etc... Portanto comprando também o voto das pessoas, acrescentando que para alguns isto é um acto de inteligência política.


Para mim não é uma questão de inteligência política que esta em causa, mas sim de oportunismo político de procurarem nas fragilidades humanas formas de as poderem comprar suprimindo necessidades básicas nalguns casos e noutros proporcionando-lhes oportunidades que em situações normais nunca poderiam usufruir, tudo isto numa lógica das agarrarem a uma espécie de "político-dependências", que no fim culmina com o voto que as pessoas depositam naqueles aquém julgam ter a obrigação de compensar por estes os terem ajudado, numa lógica simples de compra de votos. Por isso sempre fui contra este tipo de situações. Para mim, o que o PSD-M faz, não é diferente ao que o PND-M, quer vir agora ensaiar, que é aproveitar-se das necessidades das pessoas para lhes subtrair depois o voto. É deplorável e imoral defender-se isto!...


Desde sempre vários Partidos condenaram estes comportamentos do PSD-M, do seu Governo e das suas Câmaras, inclusive o próprio PS-M já atacou esta forma de se fazer política, embora reconheça que em tempos já distantes!...


Por isso devo confessar não só uma profunda decepção e lastima, mas também uma grande preocupação por ver que os únicos que ainda não vieram a público manifestar o seu repudio por mais esta forma indigna de se fazer política, tenham sido novamente as pessoas ligadas ao PS-M.


É de facto muito preocupante porque o PS-M e todos aqueles que directa ou indirectamente (inclusive na Blogoesfera) se identificam com este Partido, não se distanciem desta forma de fazer política, porque demonstram para além dum radicalismo quase que "islâmico", ter uma visão próxima ou igual ao PSD-M e ao PND-M, visto que aceitando isto como uma "estratégia inteligente", demonstram que chegando ao poder nada de facto se alteraria para além das cores Partidárias e as figuras políticas. Porque se falamos de políticas, pelos vistos tudo continuaria na mesma, continuariam a comprar votos, se calhar não dando telhas, blocos ou cimentos, mas se calhar encontrariam outras formas para da mesma forma fazer com que as pessoas continuassem a estar "político-dependentes" delas!...


Assim fica mais uma vez demonstrado que o actual PS-M, não passa de mais do mesmo, só que mais radical!...


O PS-M, mostra com o apoio a esta forma de fazer política, que afinal também quer o poder pelo poder e que afinal não são diferentes do PSD-M.


Por isso, afinal verifica-se novamente que o PS-M não é a verdadeira alternativa de poder nesta Região, são mais do mesmo!...
__________
PS: Já reparam quais são os blogs que dão eco desta postura socialista??!... Adivinhem!!!...

sábado, 20 de dezembro de 2008

"Cortando Fundo": Mais uns que julgam poder comprar o Povo!...



O Partido da "Nova Demagogia" (PND), segundo anunciou ontem vai dar cerca de 5.000€ em cheques de 30€ aos idosos com mais de 70 anos que apareçam na sua sede, segunda feira dia 22 de Dezembro.

Este é mais um acto de demagogia barata que este Partido já nós tem acostumado. Agora dizem com esta acção, protestar veja-se, contra o tal "Jackpot" da Assembleia Legislativa da Madeira, que como todos nós sabemos beneficia fortemente o PSD e o PS. Logicamente que importa protestar contra este absurdo financiamento aos Partidos através de dinheiros públicos, mas assim não!... É brincar com as necessidades diárias das pessoas, que não só no Natal tem dificuldades.


Isto de tentar comprar votos lembra-me um outro senhor que também comprou muitos votos em Gondomar, com uma táctica muito semelhante. E ainda dizem que o plagiador sou eu!!!...

Por isso, a pergunta que se impõe por estes dias é: O que diferencia José Manuel Coelho / Baltasar Aguiar de Valentim Loureiro??!...

Só deve ser o Partido!... Uns são do PND o outro já foi do PSD, porque de resto são iguais, autênticos demagogos!...

Estatuto Político-Administrativo dos Açores: CDS fez muito bem!...

Quero lá saber se o Dr. Lobo Xavier ou Dr. Manuel Queiró, gostaram ou não da posição do CDS na votação do Partido, quando pela terceira vez, coerentemente com a decisão da sua estrutura regional dos Açores votaram favoravelmente, mais uma vez pela aprovação do Estatuto Político dos Açores.

E digo isto como Madeirense acima de tudo, porque o Prof. Cavaco Silva tem sido ao longo do seu percurso político um homem adverso as Autonomias e agora que é Presidente da República parece ter piorado. Veja-se o seu silêncio perante os últimos acontecimentos na ALM da Madeira por exemplo, deplorável para quem nos Açores não quer perder míseros poderes!...


Digo isto com muita desilusão, porque fui um dos que hoje arrepende-se de ter votado Cavaco. Devia ter ficado em casa!...


A notícia do Público que dá conta do descontentamento de alguns militantes do CDS, os que sempre quiseram ver pelas costas o Partido sabe-se lá porque, dá-me nojo e revolta-me!...


Se não estão bem cá façam favor a porta é serventia da casa!!!...


Chega de pôr em causa uma estratégia coerente que separa o CDS do PS e do PSD. O nosso Partido não tem nada a ver com esses senhores. Queremos ser uma verdadeira alternativa aos Partidos que hoje bloquearam de vez o sistema democrático em Portugal.


Quem não quer que o nosso Partido se diferencie destes outros dois Partidos, que hoje nem são carne, nem são peixe, de facto deveria mesmo sair!!!... Não trazem nada de novo, nem são capazes de se assumirem como corrente divergente e alternativa. Mas querem sempre através da comunicação social, influenciar os destinos do Partido, sabe-se lá a procura do que!!!...


Chega!...


O Dr. Paulo Portas fez muito bem em traçar uma estratégia de distanciamento quer ao PSD, quer ao PS, respondendo claramente ao que todos aqueles que votaram na directas nele e que gostam e acreditam verdadeiramente nos valores Democrata-cristãos do CDS.


Queremos um CDS forte, com um caminho próprio, de alternativa aos já desgastados PS e PSD.


E eu apoio a 100%!!!...


Força Paulo Portas, força CDS!...

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Desfiliações no CDS/PP?

Fiquei muito espantado ao ler hoje a notícia do Público, que dava conta da saída de destacados militantes do CDS, nomeadamente do deputado José Paulo Carvalho, do João Luís Mota Campos, ex-secretário de Estado adjunto da Justiça (indicado por Paulo Portas nos Governos PSD/CDS), de João Anacoreta Correia e e Vítor Faria entre outros que a seguir seguirão o mesmo caminho, sendo importante referir que estas pessoas foram pessoas muito próximas a liderança de Ribeiro e Castro.

Fiquei surpreendido, por que tal atitude surge logo a seguir a uma eleição directa do Presidente do Partido, que só contou com a "presença" de Paulo Portas, sendo que não apareceu nenhum outro candidato que representa-se outra corrente interna. Sendo que o resultado das "directas", foram clarissimas, elegendo o actual Presidente com uma margem muito expressiva (95%), o que lhe permite enfrentar os próximos desafios eleitorais com maior confiança que lhe é dada pelo conjunto de militantes do CDS.


A argumentação utilizada para a saída do Partido, terá a ver com uma divergência em termos estratégicos, tendo em vista as Eleições Legislativas de 2009, em que acusam Paulo Portas de querer "poder por poder", referindo que no documento de orientação política entregue por Portas a quando da sua candidatura, este deixaria entre aberta a possibilidade de coligação com o Partido Socialista e José Sócrates.


Da leitura que fiz desse documento, não vejo em lado algum nenhuma referência a coligações pré ou pós eleições nem com o PS nem com o PSD, muito pelo contrario, vejo uma intenção muito clara de levar o CDS fazer um caminho próprio, na tentativa de mostrar o que nos diferencia destes dois Partido.


Julgo ser clara a matriz Democrata-cristã, subjacente na estratégia, pelo que não consigo compreender a reacção dos agora dissidentes, alguns dos quais pessoas por quem tenho grande consideração e estima pessoal. É pena!...


Para os mais distraídos vou apenas citar algumas partes do texto apresentado, a ver se alguém me consegue dizer onde estão as referências a coligações, em especial com o PS!... Eu caso essa hipótese fosse de alguma forma posta sobre a mesa, também seria um claro opositor dessa ideia, mas sinceramente acho não ser o caso. Vejam:


«... O CDS ambiciona, nas próximas eleições legislativas, promover uma significativa mudança política em Portugal. Mudança de primeiro-ministro, mudança de governo, mudança de políticas, mudança de agenda, mudança de prioridades, mudança na atitude do poder político e, especialmente, do poder executivo, no seu relacionamento com as instituições e a sociedade...



O nosso adversário, nas eleições, é, portanto, o Governo de José Sócrates. O nosso objectivo, em termos eleitorais, é fazer o CDS crescer e torná-lo num Partido determinante na próxima legislatura. A prioridade do CDS não é fazer alianças com outros Partidos; é manter firme o seu contrato com o eleitorado...



A indiferenciação entre o PS e o PSD é um dos graves problemas do nosso sistema político. Como já se referiu, a crispação entre PS e PSD é, na maioria dos casos, adjectiva e subjectiva, no sentido de que quase nunca incide sobre diferenças substantivas e objectivas de políticas. Este facto – PS e PSD são demasiado semelhantes – é altamente responsável pelo afastamento dos eleitores em relação à política...»


segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

PCP anda a enganar as Pessoas do Curral das Freiras

Ontem numa iniciativa do PCP, no Curral das Freiras, o Sr. Quintino Costa teve o desplante (isto para pegar leve!), de afirmar de pés juntos, que na Assembleia da República o CDS junto com outros Partidos teriam votado contra a abertura duma esquadra da PSP, nessa Freguesia (vejam as notícias do DN-M, do Jornal da Madeira e do Diário Cidade).

Após ter tomado conhecimento disto através da comunicação social, evidenciei esforços junto do Grupo Parlamentar do CDS-M, no sentido de saber se tais declarações teriam algum fundamento, na tentativa de perceber com exactidão o que terá acontecido, visto que o CDS já a alguns anos a esta parte tem vindo a defender quer na Assembleia Municipal de Câmara de Lobos, quer na Assembleia Legislativa da Madeira e até na Assembleia da República a construção da dita esquadra em conjunto com outras que são necessárias na RAM.


Após este contacto, soube a pouco que o Grupo Parlamentar do CDS na AR, informou que afinal o que o sr. Quintino Costa e o seu PCP referiram não era bem assim. Mentiram!


O que se terá passado é que o Grupo Parlamentar do PCP na AR, terá apresentado uma proposta de alteração ao Plano de Investimentos em sede de Orçamento de estado sem o devido cabimento orçamental, onde estariam várias esquadras da PSP, inclusive uma para o Curral das Freiras. Ora, uma proposta destas que não prevê nenhum cabimento orçamental, portanto não apresenta as verbas necessárias a sua execução é uma proposta que na pratica é nula é zero. Portanto é o mesmo que nada e ilegal, pelo que os Partidos que não brincam com coisas sérias votaram contra uma ilegalidade, contra um acto nulo!...


Esta é que é a verdade!...


Não esta em causa querer ou não a esquadra da PSP, mas sim uma ilegalidade formal duma proposta.


Assim sendo e logo que chegue as nossas mãos toda essa documentação por nós solicitada, iremos responder de forma contundente a esta monumental mentira e má fé do PCP, que mais uma vez tenta enganar as populações.


E já agora será que o sr. Quintino lembra-se de qual foi o seu sentido de voto e da sua intervenção na AMCL, quando o CDS apresentou na devida altura um voto de protesto contra aqueles que em anos anteriores verdadeiramente votaram contra a uma proposta concreta para a abertura dessa esquadra no Curral das Freiras, na AR??!...


Será que se lembra??!...


Em breve voltarei ao assunto!...


quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

"Choque Fiscal" pedido pelo CDS: Só posso estar 100% de acordo!...

Li também a pouco no Público, que o CDS/PP pediu hoje com carácter de urgência um plano fiscal de estímulo à economia, nomeadamente uma especie de "choque fiscal" para salvar pequenas e médias empresas, que como se sabe passam tremendas dificuldades no País.

Segundo este jornal o CDS através do seu Presidente, pediu directamente ao Primeiro Ministro, numa reunião que teve hoje, a imediata redução do plano especial por conta, do plano por conta, assim com o reembolso mensal do IVA e a existência de estímulos para as empresas que contratam assalariados, nomeadamente jovens ou "gente que está há bastante tempo no desemprego". Em relação às políticas sociais, o presidente do CDS-PP considerou urgente que o Governo "apoie quem cai no desemprego e quer efectivamente voltar a trabalhar". O que demonstra mais uma vez a visão pragmática de Paulo Portas em relação as dificuldades que o País atravessa e das soluções que são necessárias tendo em conta as necessidades dos Portugueses.


Imagem: Público

A Democracia em Portugal esta profundamente doente!...

Já não é só o Parlamento Madeirense a ser palco de falhas enormes de democracia, agora também a Assembleia da República onde a malta também não quer trabalhar!...

Vejam esta notícia do Público:


"...Uma contagem de votos durante a votação de um projecto do CDS-PP revelou a ausência no hemiciclo de 48 deputados, 13 do PS e 35 da oposição, dos quais 30 do PSD, três do CDS-PP, um do PCP e um dos Verdes.


Contudo, a página do Parlamento na Internet indicava terça-feira apenas 35 ausências, das quais 12 do PS, 20 do PSD, duas do CDS-PP e uma do PCP..."


E o pior é que um deputado foi capaz de sugerir mudanças no regimento por causa das faltas às votações, sugerindo que estes a Segunda Feira e a Sexta Feira fiquem livres de plenario e não trabalharem!...


A Justificação é a de os mesmos terem mais tempo para estarem com as suas familias, vsto que muitos deles são de regiões distantes da capital. Inacreditável não é?!...


Os senhores deputados quando se candidatam sabem para onde vão e o que é que vão fazer, pelo que esta sugestão é ridicula!...


Era bonito de se ver um cidadão qualquer que distante de casa por razões profissionais invocasse o mesmo argumento, seria lindo!... Só trabalhariamos 3 dias da semana!... Se calhar até produziriamos mas não?!...


E quem foi o ilustre deputado a sugerir semelhante coisa? Guilherme Silva do PSD-M!...


Triste coisa!...


Ainda bem que o Presidente da AR, não foi na conversa.


De qualquer maneira não há hipótese a nossa democracia esta profundamente doente!...

Imagem: Público

Afinal estes senhores não são Autonomistas!...



Afinal estes senhores que se auto intitulam de defensores acérrimos da Autonomia Regional, são aqueles que no fim de contas desrespeitam e menorizam esta deficitária Autonomia


Porque não estar presente na Assembleia Legislativa da Madeira, para debater com os eleitos do Povo, naquele que é o primeiro órgão da Autonomia Regional as suas próprias opções e propostas e não sujeitar-se ao mais elementar escrutinar da acção governativa é para mim e para muitos, uma prova de que afinal de contas estes senhores não são Autonomistas!...


A Autonomia pelos vistos só serve quando lhes dá jeito porque caso contrario é para desprezar!...

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

LFM: "Os Salvadores?"

Ao ler o blog do amigo Luís Filipe Malheiro, não podia deixar de dar resposta a um "post" por ele escrito denominado "Os Salvadores?", que embora estivesse embuído duma grande carga partidária (o que não pode ser desculpa!), avalia julgo que de forma errada as propostas de dois Partidos da Oposição para este Orçamento Regional, que começa a ser discutido hoje na ALM.

Falarei só das propostas do meu Partido, que o Filipe sabe, não ser novas e que ao contrario do que expressou, são recorrentes tendo em conta que a muito o CDS na Madeira vem alertando para a falência do modelo económico do PSD, como a olhos vistos se pode constatar agora por qualquer cidadão, basta lerem-se os números da pobreza, dos desempregados, das falências, das penhoras por executar e o mais recente dado o número de depressões que por aí vão, que evidenciam que a situação já é critica e que pelos vistos só o PSD-M, não quer ver.


Ninguém como é evidente se quer armar em "Salvador", caro Filipe! Acontece é que isto já era previsível e só o PSD-M é que sempre disse que nunca aconteceria, mas aconteceu! A Madeira atravessa se calhar a maior crise da sua história e o pior é que quem a governa não tem nenhuma solução para a tirar a Madeira desta situação. Pior! Continuam a insistir num modelo já totalmente esgotado e inadaptado ao momento social e económico da Região, colocando com isso em causa ainda mais, a já precária situação de muitos madeirenses.


Filipe, se há demagogia política sobre esta matéria, desta vez é só sua, porque as propostas do CDS de redução das despesas públicas, não podem ser enquadradas como demagógicas. Demagogia para mim é continuar a insistir em betão, alcatrão e em endividamento para pagar ordenados e subsídios a trabalhadores da função pública!...


De qualquer forma, recomendo que vá aos seus apontamentos e olhe com olhos de ver as propostas do CDS, que com responsabilidade exige uma mudança e mais responsabilidade a quem governa!...





segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

sábado, 6 de dezembro de 2008

Louça quer apoiar Roseta em Lisboa e Almada apoia independentes de Gaula?!...

De facto o BE é sempre uma caixa de surpresas!...

Depois do Zé Sá Fernandes já não fazer falta ao Bloco, por este considerar Costa um bom Presidente e estar muito colado a este, prejudicando a estratégia bloquista de contestar qualquer poder, porque é a sua matriz política contestar tudo, evidenciando-se com isto que o BE é um Partido sem vocação de poder. Agora o Bloco de Esquerda vira-se para a ex-socialista Helena Roseta, eleita pelo Movimento Independente "Cidadãos por Lisboa", tentando com isto colar-se a uma candidatura, que deverá ter bons resultados na capital portuguesa e tentando roubar também espaço político a Manuel Alegre. veremos se consegue!...


Aqui na Madeira, impõem-se já uma pergunta ao BE-M e ao seu líder, Roberto Almada. Será que o Bloco voltaria apoiar a lista de independentes que surgiu em Gaula e que pelos vistos poderá vir a concorrer em todo o Concelho de Santa Cruz, nas próximas eleições Autárquicas??!...


E será que o tal Movimento queira novamente o apoio do BE?...


Veremos se alguém responde?!!...


Imagem: BE-M


sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

"O Contraponto": O caso Bernardo Martins na ALM

Na minha modesta opinião, a Oposição na RAM sistematicamente continua a dar os pontos todos ao PSD-M, sendo que o mais recente episódio que nesta semana repetiu-se na Assembleia Legislativa da Madeira, com a não eleição pela quarta vez, do deputado socialista Bernardo Martins, para a terceira vaga ainda aberta para uma Vicepresidência do Parlamento Regional, que segundo o Regimento deve ser ocupada por um representante da oposição é exemplo disso.

Tudo porque teimosamente o PS-M, insiste em apresentar o mesmo candidato (contra o qual nada tenho) e que como todos nós sabemos é odiado por muitos no PSD-M, por causa do seu percurso político em Machico e por alguns ex-camaradas de Partido, que agora estão no MPT-M e que o acusam de ter provocado as suas saídas. Muitos anticorpos políticos, que tornam este deputado ilegível, servindo perfeitamente para a estrategia do PSD-M, de limitar os movimentos das Oposições Regionais na ALM.


O PS-M sabe disto, mas não quer saber! Prefere que a vaga fique por preencher, para alimentar a polémica fazendo disto mais um argumento para alimentar o famoso défice democrático, que todos nós já sabemos que existe e que pelos vistos alguns querem que continue, porque julgam dar votos!...


De facto, há pessoas que ainda acreditam que no grosso do nosso Povo, alguém liga para o que se passa na ALM, o que é manifestamente falso, ainda por mais, quando o Povo acha que aqueles senhores não produzem e que só vão para lá para a palhaçada e "mamar dinheiro", vejam-se as recolhas de opiniões que de quando em vez surgem na comunicação social, recolhidas junto da população madeirense, que em regra geral, mostra ter uma opinião muito negativa do Parlamento Regional!... Isto só serve para degradar ainda mais a imagem dos Partidos da Oposição, muito mais que a do PSD-M, que põe neste caso concreto o assunto nas mãos dos seus adversários!...


Alguns Partidos acreditam e sonham que também que estas "cenas" mediáticas, algum dia farão com que o Presidente da República dissolva ou meta na ordem a ALM, situação que nunca acontecerá, tendo em conta situações bem mais graves que aconteceram no passado e que mereceriam uma atitude firme da Presidência da República e que nunca agiu em consonância, o que leva-me a pensar que situações destas pelos vistos nunca vão mudar nada na Madeira, tendo em conta que a Presidência da República esta pelos vistos mais preocupada, com a perca de supostos poderes nos Açores, para ALAç, do que com o défice democrático existente cá!... Portanto tirem o cavalinho da chuva!!!...


Compreendo que não há que fazer o jogo do PSD-M, mas quando estes deixam na mão da Oposição a resolução de questões destas, as Oposições tem de saber dar a volta a isto, como forma útil de provar que são capazes de resolver impasses e estão prontos para combater o défice democrático que sistematicamente o PSD-M lhes impõe. Não esperem mudanças, porque nunca as vai haver, não com este PSD-M, nem muito menos com os seus actuais dirigentes.


Impõem-se as Oposições a procura da mudança, com simples gestos que dêem sinais ao Povo de que estão prontos e dispostos a mudar o actual estado das coisas nesta terra, que passa por exemplo com um simples gesto na ALM, retirando argumentos aos actuais opositores do candidato socialista. Com a mudança de candidato para a terceira vicepresidência a ALM, pode-se dar este primeiro sinal. Julgo que o deputado Bernardo Martins, não deverá estar obcecado com o lugar, e de certeza quererá contribuir para o desbloquear da situação. Só uma vista tacanha do problema é que torna este simples assunto em mais um entalanço para as Oposições nesta terra.


O actual estado da Região impõe as Oposições uma nova forma de fazer Oposição, mais criativa e acima dos já habituais ressabiamentos, que não levam a nada e que só os prejudica, perante o eleitorado. Importa propor desbloqueamentos e não esperar que terceiros tenham pena de nós e resolvam os nossos problemas. O Povo espera por esse sinal, para ter confiança, caso contrario preferem continuar a confiar nos velhos conhecidos, que já conhecem, mesmo sabendo que estes já não tem capacidade para continuarem com as suas políticas obsoletas!...


A bola esta do lado das Oposições, em especial do lado Socialista, que sendo o ainda maior Partido da Oposição, tem a responsabilidade de desbloquear este assunto, propondo um novo candidato. A restante Oposição incumbe-lhe a missão de fazer ver ao PS-M, que afinal de contas são estes os que devem propor o desbloquear da situação, tendo em conta que não se deve fazer o jogo político do PSD-M, tal como tem vindo a acontecer!...


Toca a acordar!...


«Esquizofrenias»

Vou colocar aqui um texto do Bloguista Paulo Cafôfo, que me parece definir claramente o actual comportamento do Presidente do Governo Regional, sobre o sistema de avaliação de professores na RAM. De facto esta gente precisa de se tratar!...

«Há coisas que não batem certo!


Depois de o Governo Regional ter copiado quase na integra, o Estatuto da Carreira Docente do Governo da República, vem agora Alberto João Jardim afirmar que é «contra qualquer avaliação aos professores», e que se o sistema constitucional assim permitisse nunca na Madeira haveria avaliação.


Se era contra a avaliação, porque adaptou na sua quase totalidade o Estatuto do Continente? Porque vem agora "armar-se" em defensor dos professores, quando ao defender a não avaliação só os prejudica, pois estes o que querem é ser valorizados e distinguidos através da avaliação (embora não com este modelo)? Porque se defende com razões constitucionais, quando a Madeira tem autonomia para legislar em matéria educativa, como aliás já o fez? Não atribuiu nível Bom o ano transacto e neste ano? Quem o impediu?...»

Cortando Fundo: Primeira iniciativa política da JSD: arranjar "Tachos prá malta!"

A nova líder da JSD-M e deputada Vânia Jesus, mostrou nesta sua primeira grande intervenção política (no último Congresso) o seu mais prioritário objectivo político! Arranjar mais "tachos prá malta da JSD-M!!!...

A notícia de hoje do DN-Madeira, mostra-nos que afinal a prioridade das prioridades para esta estrutura de juventude ligada ao PSD-M, não são as tremendas dificuldades dos jovens madeirenses, que a conta da grave crise economica e social que se vive na Região e no País, vivem sem grandes esperanças no seu futuro. Nada ainda se conseguiu ver nesta "jota" sobre o desemprego, sobre o problema de acesso a habitação pelos jovens casais, sobre problemas do ensino, nada de nada!...


Primeiro importa arranjar solução para a lista enorme de colocações que são necessárias fazer da malta da JSD-M e se houver possibilidades e tempo trata-se do resto!...


A isto importa acrescentar que o Governo Socialista de José Sócrates esta a dar uma "mãozinha" a esta gente, sendo que a partir de Janeiro na função pública cá e lá os "boys and girls" da "jotas" laranja e rosa, poderão vir a substituir funcionarios públicos que não sendo afectos aos Partidos de Governo, poderão com o novo estatuto da função pública que entrará brevemente em vigor, serem dispensados por falta de objectivos!... Dando lugar a esta malta mais nova e com grandes objectivos políticos!...


Espero sinceramente, que esteja enganado mas pelo que tenho vindo a ouvir, isto já passa pela cabeça de alguns, ahhh! Se já passa!!!...


Por outro lado é pena ver que as outras "jotas" cá da terra sobre isto nada dizem e a sua actuação, neste tempo de crise, tem sido muito fraca. É pena!!!...




Orçamento da Região para 2009

Ontem na reunião da Comissão Política do CDS-M, foi decido tomar a seguinte posição relativamente ao Orçamento da RAM para o ano de 2009, com o qual identifico-me:

«"O Governo aumenta as receitas que não vai ter e esconde as despesas inevitáveis que vai ter de pagar". Esta é uma das mais concisas conclusões da Comissão Política do PP, que ontem se reuniu no Funchal. O partido liderado por José Manuel Rodrigues lamenta que o executivo não reconheça a crise económica e social que atinge famílias e empresas da Madeira.A ficção do Orçamento é explicada por se basear num aumento das receitas dos impostos em 30 milhões, valor que, diz o PP, a crise não vai permitir. O mesmo vai acontecer com os 120 milhões da venda de património. Além disso, "vai continuar o desperdício e o esbanjamento". Perante este quadro, a direcção do PP sugere propostas que baixem impostos para empresas e famílias, que promovam o investimento e atendam às necessidades dos idosos e dos mais pobres, entre outras ideias. Se isso não acontecer, o CDS vota contra a proposta do Governo.»

Fonte: DN-Madeira

PND-M quer perca de mandato e prisão para Presidente da ALM

Ainda sobre o tal PND-M, apenas referir que duma coisa não podemos duvidar quando falamos destes senhores. Cumprem as ameaças que fazem!...

Anunciaram a dias que iriam meter um processo contra o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, pela forma como arbitrariamente impediu o deputado Coelho de entrar nessa câmara e lá esta. Cumpriram!...


Ontem o líder do PND-M, deslocou-se a Lisboa para entregar uma queixa ao Procurador Geral da República, onde para além da perca de mandato, pede-se uma condenação criminal ao Presidente da ALM.


Pelo meio também insinuou que na RAM, os magistrados poderiam de certa forma estarem coagidos a cumprirem as suas funções e daí a razão da entrega do mesmo em Lisboa, pedindo a nomeação dum procurador especial para tratar do assunto. O que mais uma vez põe em causa este sector da Justiça na RAM, tal como o PS-M, já o fez.


O engraçado disto é que no inicio deste ano o PS-M, fez também uma coisa parecida, entregando um dossiê, que pelos vistos deve estar bem guardado em Lisboa, tendo em conta que nunca mais se ouviu falar dele!...


Pelo que acredito que esta queixa do PND-M, deverá ter um tratamento semelhante!...


Veremos!...


Pela minha parte, continuo a defender que importa sim uma intervenção forte do Presidente da República, visto que acima das questões jurídicas, estão questões fundamentalmente políticas, que suportam a democracia na RAM e que neste momento não funcionam em pleno e merecem uma atenção muito espécial de Cavaco Silva, que pelos vistos tem mais interesse nos Açores, o que é pena!....


Por outro lado não é possível deixar de reparar na necessidade sentida pelo Dr. Baltasar Aguiar em tentar ganhar um protagonismo perdido para o senhor Coelho e que pelo que temos ouvido dizer já tem provocado duros confrontos no seio daquela confusão a que chamam de Partido!...