quarta-feira, 15 de julho de 2009

Acordo entre Roseta e Costa mata o Movimento Cidadãos por Lisboa

Acabei de ler no Público que Helena Roseta formalizou hoje um acordo com António Costa para que três elementos do Movimento Cidadãos por Lisboa, venham pertencer a lista do PS liderada por António Costa e que conta também com o apoio do ex-bloquista independente Sá Fernandes.

Devo confessar que nunca fui crente em independentes e muito menos em movimentos também de independentes, em especial por aqueles que são formados por ex-militantes partidários. E aqui no passado já dei conta disso.


Mas confesso que tive uma certa simpatia por este Movimento Cidadãos por Lisboa, que teve sempre a cabeça Helena Roseta, que sempre teve boas propostas para Lisboa e que mantendo aquele distanciamento com o PS tinha muito a dar a Cidade de Lisboa. Portanto como projecto gerado por lisboetas poderia ser muito útil a Lisboa. Mas hoje ao ser celebrado o tal acordo, foi também sentenciado o fim deste Movimento que deixa de fazer sentido.


Tudo por medo de Santana Lopes e da Coligação de Centro-direita que apresenta-se em grande força e que acredito vai vencer as eleições para esta Autarquia.


Helena Roseta ao assinar este acordo com António Costa, para além de matar este Movimento dá mais uma vez razão a pessoas como eu, que não acreditam em independentes, porque celebrando-se acordos desta natureza, anula-se a essência e as razões do seu surgimento, portanto perdem sentido e deixam de ser mais valias, que neste caso Lisboa teve neste primeiro mandato de Costa.


Quem ganha é António Costa que inclui na sua lista uma excelente arquitecta que conhece muito bem Lisboa e anula um Movimento que roubou muitos votos ao PS. Quem perde mesmo é Lisboa!...


3 comentários:

JS disse...

Inteiramente de acordo.

Jorge Silva

Membro da Nova Esquerda

Helena Roseta disse...

Caro Roberto
O risco de este acordo "matar" o movimento Cidadãos por Lisboa é real. Mas para isso estamos cá nós, a defender a autonomia do movimento, quer através da liberdade de iniciativa e de voto, que o acordo permite em vastas matérias, quer através das nossas listas autónomas às freguesias, que vamos apresentar nalguns casos. Pode consultar o texto do acordo no nosso site.
Os movimentos de cidadãos não se esgotam em uma ou duas pessoas. São trabalho de muita gente. E é desse trabalho que Lisboa, em meu entender, precisa. Vamos ver o que seremos capazes de fazer. A vigilância e as críticas dos lisboetas são para mim fundamentais para nunca esquecer o que motiva a nossa existência.

Helena Roseta

Roberto Rodrigues disse...

Cara Helena Roseta,

Sinceramente espero que o seu Movimento consiga demonstrar que estou errado.

O que foi feito por si e pelo Movimento Cidadãos por Lisboa, neste 1º mandato de Costa foi de facto muito positivo para a Cidade, veremos se integrados no PS, conseguem manter essa linha.

Obrigado por responder!

Roberto