quinta-feira, 16 de julho de 2009

Esquerda e seus seguidores da extrema direita vão faltar ao debate proposto por Jardim na ALM

Li hoje no DN-Madeira que os Partidos da esquerda encabeçados pelo PS de João Carlos Gouveia e seguidos pelos extremistas de direita do PND, deverão faltar ao debate, sobre a proposta de revisão da Constituição, que os social-democratas fizeram a Assembleia Legislativa agendar para a próxima quarta-feira, pretendo fazer paralelamente uma espécie de reunião para debater "a situação real das famílias madeirenses".

Numa primeira leitura muitos de nós acharíamos acertada tal opção tendo em conta que faltar a essa sessão, deveria ser vista como um não a uma estratégia de levar as oposições a discutir um tema que só serve para dar tempo de antena a AJJ e ao PSD-M.


Mas, é isso que claramente o líder do PSD-M quer, para apontar o dedo aos faltosos, acusando-os de serem anti-autonomistas, que não querem discutir o reforço de poderes para a Região, dando-lhe como é evidente mais argumentos para continuar a falar deste assunto, levando atrás o argumento de que na Madeira temos anti-autonomistas: a esquerda e os ressabiados da Madeira velha.


Por isso acho bem que o CDS e o MPT, estejam presentes na discussão imposta pelo PSD e que aproveitem todas os oportunidades que lhes sejam dadas (mesmo que poucas), para em primeiro lugar demonstrar aos Madeirenses, como o Parlamento esta refém das vontades do Presidente do Governo e que a democracia não funciona em pleno na Madeira, mostrando como a ALM é o maior exemplo disso.


Em segundo lugar, estes dois Partidos devem aproveitar a presença do Presidente do Governo para o questionar, olhos nos olhos, sobre os graves problemas que a Região vive, devido a sua governação.


E em terceiro lugar dizer também abertamente o que pensam sobre o aprofundamento da Autonomia e o que é que defendem, mostrando também o que não faz sentido nesta proposta que o PSD a força leva a discussão.


Previamente e posteriormente a esse debate, acho que seria muito útil mostrar aos Madeirenses através de todos os canais de comunicação possíveis, como AJJ e o PSD os esta a enganar ao tentar fazer destas eleições mais um referendo, escondendo e fugindo do que realmente interessa debater, nomeadamente a pobreza crescente, o desemprego e as crises nos sectores produtivos na RAM. Mostrar acima de tudo que esta estratégia não resolve os problemas da Região, tal como podemos ver após os resultados das Regionais de 2007, que em nada melhoraram os problemas da RAM, portanto mostrar que mais votos no PSD, não servem para melhorar os problemas da Madeira e que de nada serviu uma votação massiva neste Partido para resolver na República os assuntos pendentes que a Região tem com o Estado.


Por outro lado, mesmo que posteriormente a esquerda reveja a sua posição e decida participar no debate parlamentar, acho que só a hipótese hoje dada a conhecer pelo DN-M, de não lá estarem, já os encaixa na banda contraria (os anti-autonomistas), dando como é evidente argumentos ao PSD-M de Jardim. O que é pena, visto que com alguma inteligência e arte é possível desmontar esta espécie de "plebiscito", que visa enganar os Madeirenses.


Veremos!...

Sem comentários: